ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01200</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O passado agora</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Fernanda Laércia dos Santos Gomes (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Carolina Ruiz de Macedo (Universidade do Estado da Bahia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerando o potencial da imagem fotográfica para construção de significados, este trabalho inicialmente se propôs à realização de um ensaio fotográfico que explorasse a potencialidade de registro e memória da fotografia. A pretensão foi a de capturar as expressões de idosos ao olharem fotos antigas que registram momentos da sua trajetória de vida, no instante em que exercitam a memória e, assim, flagrar o momento em que as lembranças ganham espaço e significado no presente. Sendo a velhice um processo comum na vida de todos os seres humanos que não morrem precocemente, é de suma importância entender a relação da fotografia com a memória enquanto trabalho de construção ativa. Tendo a percepção de que o ato de narrar está relacionado com o ato de lembrar, o velho que narra suas histórias está de certa forma compartilhando suas vivências. Cada um de nós temos guardadas uma foto sobre nossas experiências de vida, assim somos nós mesmos personagens de experiências fotográficas. Dessa forma, a fotografia foi inserida neste trabalho como instrumento de suporte à reconstituição do passado, uma vez que é tanto uma grande fonte de informação, quanto um objeto para a construção da imaginação. Também os relatos orais que os idosos faziam enquanto rememoravam seu passado através da apreciação de suas fotografias antigas ganharam importância, sendo gravados, editados e incorporados ao trabalho, ajudando a dar sentido às suas expressões faciais capturadas pela câmera. A união de imagem e voz como suporte de rememoração deu ao produto final um caráter multimídia, caráter reforçado por sua forma de distribuição: uma instalação física aberta à visitação e um website. O produto multi e transmídia sobre as expressões dos idosos ao visualizarem suas fotos antigas tem como o objetivo principal expor os efeitos causados pelas imagens do passado, ou seja, o que e quais sentimentos a fotografia sendo usada como suporte de memória e de informação pôde extrair de cada indivíduo fotografado. O ensaio pretende ainda mostrar as diferentes reações físicas e emocionais que o ser humano pode ter quando o assunto é falar e/ou visualizar sobre o seu passado, além de evidenciar o quanto a fotografia como um meio de comunicação é essencial como recurso/suporte de recordação. A escolha por esse produto multimídia parte do princípio de compreender a relevância social da fotografia enquanto ferramenta para reconstrução de memórias para esse grupo de pessoas que já têm uma longa trajetória de vida. O áudio das histórias narradas pelos idosos também foi gravado e fez parte da montagem da apresentação do produto final, tornando-se essencial. Vê-se que o processo narrativo também é um suporte de recordação de grande significação porque, neste caso, sem ele o conceito do trabalho não faria sentido. A conjunção imagem/voz comunica a importância da conservação das memórias e histórias dos idosos, assim como convida os espectadores a participarem dessas recordações. O público a que o trabalho pretendeu atingir foram pessoas que apreciam e acreditam que a fotografia tem um poder de revelar o passado do homem, e também para as pessoas que não têm uma aproximação mais íntima com a fotografia, mas que ao terem a oportunidade de contemplá-la tiveram (ou não) também um processo de relembrar a sua particular trajetória de vida ou refletir sobre o potencial da imagem fotográfica de apreender o tempo, ou ainda puderam simplesmente apreciar os retratos dos idosos. Para apresentação do conteúdo do produto, tanto o suporte físico, na forma de uma instalação multimídia aberta ao público (ver fotos em pdf), quanto o suporte digital, através de um website, foram utilizados. Dessa forma, o primeiro suporte de divulgação foi direcionado a um público regional, tendo um apelo temporal e sensorial diferente, privilegiando a presencialidade, e, por sua vez, o segundo suporte, pelas qualidades intrínsecas do formato, tornou mais difuso e amplo o alcance desse público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia inicial utilizada foi o gênero fotográfico do retrato, usado na produção das imagens do produto. O retrato é um tipo de fotografia que exibe detalhes do rosto de uma pessoa, destacando as expressões, podendo transparecer a personalidade do retratado (BUSSELLE, 1979). Dessa forma, o ensaio fotográfico proposto, sobre as expressões dos idosos, não teria uma melhor forma de ser produzido do que neste formato. Para a execução do produto visual foram selecionados cinco idosos, homens e mulheres, de cidades diferentes, para a realização dos ensaios fotográficos. Desta forma, a escolha por homem ou mulher não teve relação com a discussão de gênero, assim como a opção por cidades diferentes não se limita ao Território do Sisal, mas o principal critério de seleção dos participantes foi o de que tivesse um grau de proximidade com a fotógrafa. De início, foi pensada a proposta dos idosos selecionarem suas fotos, vinte no máximo, para, diante delas, começarem a relatar suas histórias, mas durante o processo de orientação e criação achamos melhor outra pessoa da família fazer essa parte, para que os idosos tivessem seu momento de recordação só no momento do ensaio, preservando o  frescor das reações próprias do processo de rememoração. Todos os ensaios realizados foram feitos nas respectivas cidades de cada um e a opção por fazer as imagens na casa de cada um dos idosos se baseou no entendimento de que a própria residência é um lugar que pode reforçar lembranças relacionadas às fotos, lugar íntimo, em que acontecimentos marcados nas fotografias antigas ajudam na construção imagética da identidade do personagem, e, de alguma forma, pode contribuir para o processo de recordação. No processo de construção do produto, foi elaborado um memorial dividido em três capítulos, nos quais ficaram organizados os conceitos e as referências teóricas, bem como a explanação das etapas do trabalho realizado em campo. O primeiro capítulo, nomeado A Fotografia como objeto de memória é destinado a discutir o conceito de memória, a partir de fotografias antigas para um grupo particular de pessoas, os idosos, apresentando vários autores que discutem o eixo temático da relação entre fotografia e memória. Sendo dividido em dois subtítulos: Memória: mergulho no passado, no qual abordei sobre o  possível mergulho no passado que cada idoso teve que fazer para poder rememorar as fotografias e As duas realidades: a do passado e a do documento, dois instantes a que o trabalho multimídia também se associa. A discussão do capítulo foi alicerçada nos conceitos elaborados por autores como Boris Kossoy, Roland Barthes, Paul Ricoeur, Henri Bergson e Eclea Bosi. Já o segundo capítulo, intitulado Eternizando-os em retratos, discute sobre o gênero fotográfico retrato, refletindo sobre as razões de o ensaio ter sido construído nesse formato. Além disso, abarca a discussão da origem, formas e formatos de criação do retrato através de Annateresa Fabris (2004), François Soulages (2010), Arlindo Machado (1984) e Michel Busselle (1979). Também subdivididos em três subtítulos: Fotografia teatralizante: o isto foi encenado, no qual reflito o que seria essa  encenação na fotografia de retrato; A pose como formação de um corpo social, reflexão sobre o ato de posar diante de uma câmera; e Convergindo as linguagens: de exposição fotográfica para exposição multimídia, em que são discutidos conceitos elaborados por Lucia Santaella (2005) e Paul Zumthor (2005; 2014) sobre a linguagem multimídia e a oralidade, simultaneamente, refletindo a respeito da relevância da junção de foto e áudio que deu um novo formato ao modo de apresentação do ensaio e abriu as possibilidades para pensar também numa forma de distribuição multimídia, que ampliasse o alcance do projeto, o que acabou gerando a organização da instalação e do website. O terceiro capítulo se ocupou em descrever as etapas de realização e justificar as escolhas realizadas no produto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de produção foi divido em pré-produção, produção e pós-produção. Na pré-produção, a tarefa de encontrar os idosos para participarem do projeto foi mais complexa do que o imaginado. Os idosos, por terem vivido em épocas em que uma grande parte das pessoas não tinha a prática de ser fotografada ou fotografar no cotidiano, acabaram tendo certo receio de ficar em frente a uma câmera fotográfica. Com alguns dos participantes já escolhidos, houve uma conversa com outra pessoa da família de cada um para que me ajudasse no processo de seleção das fotografias que seriam rememoradas. Para alcançar o objetivo do trabalho, ou seja, as lembranças serem recordadas pelos idosos a partir de suas fotografias antigas no momento da execução do ensaio, era necessário que fosse mantido o frescor da provocação. Durante a realização dos ensaios com os idosos, as lembranças foram narradas por eles a cada fotografia vista e estes relatos foram registrados por meio de um gravador de áudio. Esses depoimentos acabaram tendo um papel tão importante quanto as fotografias. A utilização dos áudios no trabalho teve o papel de retomar as memórias de cada idoso surgidas naquele pequeno espaço de tempo e relacioná-las com as imagens visualizadas por eles. Um dos pontos cruciais para a composição imagética foi o ambiente no qual planejei fazer os ensaios. Todos foram realizados nas residências dos idosos, um lugar particular que poderia reforçar as lembranças relacionadas às fotos e que também ajudava na construção imagética da identidade de cada um. Utilizei em todos os ensaios a câmera t5i da Canon, com a objetiva de distância focal 18-55mm e uma teleobjetiva zoom de distância focal 18-200mm. A iluminação utilizada foi a luz existente, ou seja, a luz encontrada na casa de cada fotografado. Concordando com o entendimento de que a fotografia colorida é mais realista, já que o que capturamos é próximo do que vemos, as fotos dos ensaios foram feitas em colorido. Após o processo de produção, as imagens capturadas passaram pelo procedimento de pré-seleção, escolhendo as que mais contemplavam o tema, ou seja, as que mais transpareciam sentimentos em suas expressões. Logo depois, tratei essas imagens, corrigindo somente o necessário, como leves ajustes de enquadramento, contraste, brilho, saturação, temperatura e realce. As histórias narradas pelos idosos foram gravadas em áudios e logo depois decupadas, quando fiz os cortes para melhor sincronização. No processo de edição do áudio as falas selecionadas foram organizadas em faixas e realizada a redução de ruído em alguns áudios, pois havia em certos momentos sons ambiente que atrapalhavam a compreensão do que estava sendo dito. Para a instalação, realizada na sala de fotografia do campus XIV da UNEB, foi planejada a divisão de um espaço para cada personagem, prevendo a arrumação personalizada de cada um deles, separando-os um dos outros, a fim de obter um ambiente com identidade própria para cada retratado. Os áudios de cada idoso estiveram disponíveis em mp3 através de um player e fones de ouvido, juntamente com um álbum físico, também personalizado para cada personagem, contendo as fotos de seu passado, as mesmas utilizadas para disparar suas memórias no momento de feitura de seus retratos fotográficos. Estes, por sua vez, estampavam, em formato 30x45cm, todas as paredes da área reservada para casa personagem, constituindo um ensaio com 15 imagens das expressões de cada idoso. Para proporcionar melhor experiência e apresentação de todo conteúdo visual e sonoro, havia, integrado em cada ambiente, um puf, cadeira ou sofá para que o visitante pudesse prolongar com conforto sua apreciação. Foi feito o convite para todos os idosos envolvidos, amigos e também para a comunidade externa para visitar a instalação. O website seguiu o mesmo conceito, trabalhando a associação dos retratos dos idosos e seus relatos orais, assim como a possibilidade de apreciação de seus álbuns de fotos antigas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>