ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01216</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;PROBLEMAS?</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Igor Almeida Lucas (Universidade Estadual de Santa Cruz); Gabriela Medrado Messias (Universidade Estadual de Santa Cruz); Jefferson Santos Nascimento Silva (Universidade Estadual de Santa Cruz); Karen Vieira Ramos (Universidade Estadual de Santa Cruz)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Constituição Federal, no seu artigo 5º, estabelece que todos são iguais perante a lei independentemente de qualquer natureza, seja ela de cor, sexo, religião, ou condição social. Apesar da lei, na prática, várias pessoas são vítimas de racismo e homofobia diariamente, o que as impede de, por exemplo, conseguir um emprego ou ter realizações numa área que amam. A criação deste vídeo-minuto tem como objetivo levar a reflexão sobre a liberdade e o direito de igualdade para todos, exemplificando, por meio de atores, com o relato de pessoas que são consideradas minorias e sofrem com o preconceito nas áreas de atuação que gostariam de desempenhar. Seu título, "Problemas?", remete à mensagem final do produto, que é a colocação de um ponto de interrogação na cabeça do espectador, fazendo-o refletir sobre questões que possa considerar um problema. Com classificação indicativa livre, o foco é alcançar por meio das mídias sociais um número significativo de pessoas, de diversas idades, que ainda carregam preconceitos enraizados de uma época passada e que não cabem mais nos dias atuais. O material trata da quebra de padrões, com o intuito de abrir os olhos de quem ainda julga a sociedade com base em estereótipos, criando um debate sobre os ditos "padrões" e propondo atualizar conceitos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante de situações constantemente presenciadas no cotidiano, o principal sustento do conteúdo do vídeo-minuto "Problemas?" é o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988, que trata de direitos e deveres individuais e coletivos, estabelecendo que todos são iguais perante a lei independentemente de qualquer natureza, seja ela de cor, sexo, religião, ou condição social. Como melhor forma de divulgação da mensagem, o produto foi pensado para mídias sociais, pela facilidade de impulsionar seu alcance para diversas idades e pelo poder do telespectador de compartilhar com mais pessoas, causando maior impacto na sociedade. Além disso, por ser um vídeo curto facilita a visualização do usuário, principalmente na web, pois pode ser acessado por dispositivos móveis - que atualmente, podendo ser utilizados em qualquer lugar, funcionam como uma economia de tempo - e transmite o pensamento do vídeo de forma simples e direta, atingindo assim facilmente a sua intencionalidade. As principais referências partem de campanhas famosas como "Vídeo Manifesto Rede pela Diversidade" e "CEDS - A Sua Voz na Luta Contra o Preconceito" (ambos acessados na plataforma YouTube) que buscaram passar a mesma mensagem para a sociedade, reforçando a ideia que já vinha sendo debatida. Houve ainda o cuidado com o uso dos recursos audiovisuais, escolhidos de acordo com o tema para trazer melhor representação, também com o intuito de tornar a mensagem mais clara para o telespectador.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após toda a pesquisa a respeito do tema, os roteiros literário e técnico foram desenvolvidos em busca do objetivo final, sendo esse o debate acerca de determinados estereótipos gerados por conceitos prévios inseridos na sociedade. A busca dos atores foi, desde o início, feita com a prioridade voltada aos que realmente vivessem as respectivas situações em seu dia-a-dia, com o intuito de manter a maior originalidade em seu discurso. Os planos e movimentos de câmera utilizados visam mostrar, de maneira dinâmica, o que esses perfis têm a dizer e características marcantes de sua realidade, trazendo a ideia de visualização dos personagens um por um, num local escuro e com uma luz direcionada nos mesmos, dando destaque e adotando um tom mais sério como comumente é utilizado em diversas publicidades semelhantes. Para os momentos de mostrar cada personagem exercendo sua função, foi planejada uma alternância entre plano geral e plano detalhe, para cada ator ter liberdade e espaço, mas ao mesmo tempo existir um foco em detalhes importantes para essa quebra de padrões. Os recursos físicos utilizados foram de fornecimento da Universidade Estadual de Santa Cruz (estúdio, câmeras, equipamentos de iluminação e som e equipamentos para edição), dos realizadores (objetos de cena) e dos atores (figurino).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>