ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01220</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO16</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Elas São Música</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Caio Afonso Ponciano Barbosa (Faculdades Integradas Barros Melo); Caio Afonso Ponciano Barbosa (Faculdades Integradas Barros Melo); Ana Carolina Vanderlei Cavalcanti (Faculdades Integradas Barros Melo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por admirar a cena musical pernambucana e acompanhar diversas apresentações femininas, eu decidi produzir uma videorreportagem para a disciplina homônima, sobre mulheres na música, ainda no segundo semestre de 2017. Durante a produção desse trabalho e a partir de relatos das entrevistadas, eu pude observar que havia muito mais a ser dito e explorado sobre a questão de gênero em diversos âmbitos do meio musical, e foi assim que nasceu o projeto/documentário Elas São Música, já como meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Desde o princípio, a ideia foi aprovada e incentivada pela minha professora e orientadora Carolina Cavalcanti, que logo me orientou a ouvir mais o que as artistas e técnicas pernambucanas tinham a dizer sobre o assunto, em um processo de escuta e absorção. A escolha pelo documentário se deu por querer dar voz para as próprias artistas contarem suas respectivas histórias. Por este motivo, optei por um formato de depoimentos, nos quais as participantes responderam a algumas perguntas relacionadas às diversas problemáticas do tema proposto. Comecei a minha pesquisa com leitura de artigos, livros e matérias jornalísticas disponíveis na internet sobre o tema. Com algumas questões pertinentes em mente, comecei a pensar nos nomes das entrevistadas. Em um processo de  peneira , cheguei a quatro nomes de diferentes estilos e áreas musicais. Convidei as rappers Nina Rodrigues, Weedja Lins e Ya Juste, do projeto Arrete, a roadie Julia Andrade, a cantora de música brega Michelle Melo e a cantora e compositora Flaira Ferro. Fiz questão de explorar a história de cada uma das artistas na música e, sobretudo, na área e gênero musical em que elas estão inseridas. Apesar da ajuda de alguns profissionais (na captação de imagens, edição etc), o trabalho foi individual. Então, o maior desafio foi exercer sozinho as funções de diretor, produtor e roteirista. Em pouco tempo, eu tive que pensar nos mínimos detalhes do documentário, desde a pré-produção até a finalização, para que tudo ficasse coeso e digno da aprovação da banca. Além disso, produzi um relatório, em que eu apresentei o referencial teórico, descrevi todo o processo e apresentei o produto. O desenvolvimento desse projeto tornou-se um aprendizado, não somente no que se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso, mas também uma realização pessoal, por não me prender apenas à teoria e ao que os estudiosos dizem, mas, sim, por produzir um conteúdo que me levou a campo, me fez escutar o que essas mulheres têm a dizer, me tornando uma pessoa com um repertório mais rico profissional e pessoalmente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para este trabalho, utilizei como pesquisa livros e artigos publicados sobre o formato documentário e sobre o tema do projeto. A exemplo de: RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... O que é mesmo documentário?. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008. / NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2010. / PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário - Da pré-produção à pós-produção. Campinas: Papirus, 2009. / GOMES, Rodrigo Cantos Savelli. MPB no Feminino: notas sobre relação de gênero na música brasileira. Curitiba: Appris, 2017. / Diario de Pernambuco. Coquetel Molotov é inserido em projeto global que estimula a igualdade. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2018/06/27/internas_viver,756032/.shtml>. / Embrulhador. Melhores da Música Brasileira. Disponível em: <http://www.melhoresdamusicabrasileira.com.br/2015/12/2015.html?m=1>. / Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). Mulheres figuram lista de autores mais tocados nas rádios em 2015. Disponível em: <http://www2.ecad.org.br/pt/noticias/Clipping/Paginas/Mulheres-figuram-lista-de-autores-mais- tocados-nas-r%C3%A1dios-em-2015.aspx>. / NOGUEIRA, Bruno. Lugar de homem? Os desafios quando as mulheres chegam aos bastidores da música. Outros Críticos. Disponível em: <https://outroscriticos.com/lugar-de-homem-os-desafios-quando-as-mulheres-chegam-aos-bastidores-da-musica/>. / União Brasileira de Compositores (UBC). Por Elas Que Fazem a Música. Disponível em: <http://www.ubc.org.br/anexos/publicacoes/arquivos_noticias/porelasquefazemamusica2018.pdf>. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O documentário Elas São Música possui 23 minutos e 12 segundos, três blocos e dois intervalos de pouco mais de três minutos, totalizando um tempo de 30 minutos, se adequando à grade de programação de uma emissora pública. Os nomes das entrevistadas são apresentados a cada retorno de intervalo, assim como fez a Globo News no Capital do Brega, de 2018. Por ser um produto pensado para a televisão, o que pode fazer com que algumas pessoas não consigam assistir do início, e por ter uma narrativa que se constrói por subtemas de um mote central, apostei nesse método de identificar quem está falando a cada retorno de bloco. Com participação da cantora e compositora Flaira Ferro, do grupo de rap Arrete, da cantora Michelle Melo e da roadie Julia Andrade, o vídeo tem como objetivo apresentar as experiências de cada uma dessas mulheres na música e na vida, com relatos de situações que marcaram a trajetória de cada uma delas nesse cenário e o ônus e bônus que há na carreira musical. O documentário apresenta depoimentos das entrevistadas sobre o cenário musical feminino, de modo geral, mas também as particularidades de cada uma delas, como a censura ao clipe  Coisa mais bonita e a concepção do espetáculo A Dita Curva, ambos de Flaira Ferro. Já o grupo Arrete comentou sobre a falta de empatia no próprio cenário do rap, no qual elas estão inseridas e a cantora Michelle Melo relatou as dificuldades que enfrentou no início da carreira, por causa da sensualidade nas vestimentas e nas canções. A roadie Julia Andrade levou o tema de mulheres na música para trás dos palcos, apresentando a realidade das mulheres da técnica, espaço majoritariamente ocupado por homens. Os depoimentos são costurados com imagens dessas mulheres no exercício da profissão, ou seja, cenas de apresentações ao vivo, videoclipes e, no caso de Julia Andrade, imagens manuseando os equipamentos. Em resumo, o Elas São Música é sobre mulheres e, principalmente, as mulheres que persistem na área da música, mesmo diante das dificuldades.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>