INSCRIÇÃO: 01224
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO06
 
TÍTULO: O Repórter Contexto está no ar
 
AUTORES: Fernanda dos Santos (Universidade Federal de Sergipe); Letícia Santos Sandes Bastista (Universidade Federal de Sergipe); Malu Costa de Araújo (Universidade Federal de Sergipe); Letícia Imperatriz Ribeiro Nery (Universidade Federal de Sergipe); Vitor Curvelo Fontes Belém (Universidade Federal de Sergipe)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
1.O “Repórter Contexto” é um telejornal Laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O projeto de periodicidade condicionada à disciplina Produção do Jornalismo Audiovisual, trata-se do início de um produto que tem como intuito estimular as produções, de forma imersiva na rotina de telejornal.਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 愀瀀漀猀琀愀爀 渀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀漀 攀猀琀洀甀氀漀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀漀搀甀稀攀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ O telejornalismo é um gênero jornalístico que comporta as informações de interesse público veiculadas através do suporte midiático, a televisão. Como característica essa mídia possui a imagens cinemáticas e sons capazes trazem aos telespectadores formas, elementos e expressões que são essenciais na produção de telejornal. Em 1950, a tevê chega ao Brasil através do Jornalista e Empresário Assis Chateaubriand, que leva a mídia a se consolidar devido a sua potencialidade midiática, pois “ela dita a norma, impõe sua ordem e obriga outros meios a segui-la” (Ramonet 1999, p. 10).਀䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀搀瘀攀渀琀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀 漀挀漀爀爀椀搀漀 渀愀 洀攀琀愀搀攀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㤀 Ⰰ 猀甀爀最攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 愀戀爀攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 渀漀瘀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 昀愀稀攀爀 渀漀琀挀椀愀⸀ 一攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀Ⰰ 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 愀 眀攀戀 猀攀 昀甀渀搀攀洀Ⰰ 攀 猀甀愀 渀漀琀瘀攀氀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀  De acordo com Mattos (2010, p.173) essa convergência feita entre a tevê e a Internet modificou a vida das pessoas a partir da primeira década do terceiro milênio trazendo à tona uma fase da portabilidade, mobilidade e interatividade, iniciada a partir de 2010 ocasionando uma mudança estrutural nas redações. É então, nesse ambiente que, inovadoras linguagens nascem para as novas mídias e influencia na maneira de entender a notícia que além de sofre modificações, utilizam–se plataformas como o Youtube e passam a ser mecanismo para expressões de opinião. ਀䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀愀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀 爀攀猀甀氀琀愀 渀甀洀愀 琀爀漀挀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 瘀椀瘀攀氀 瀀愀爀愀 愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 渀漀 搀椀猀瀀攀 搀攀 攀洀椀猀猀漀爀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 甀洀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀渀琀爀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀 攀 攀砀琀攀爀渀漀 攀 愀挀攀猀猀漀 愀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀⸀ A migração do telejornal para internet é chamada para Renault (2014, p. 20) webtelejornalismo é um conjunto de conhecimentos, práticas e rotinas que tem como finalidade a produção e exibição do webtelejornal que é entendido como um desdobramento do telejornalismo no ciberespaço. Nesse sentido, o projeto pedagógico na área de comunicação, “Repórter Contexto” girou-se em torno desses três pilares: televisão, internet, webtelejornalismo e da premissa de que o Jornalismo precisa mudar e reinventar-se a partir do ensino da prática Jornalística. Um dos motivos para realização desse processo acadêmico é justamente ser uma tentativa de construir um jornalismo mais crítico, contextualizado e marcado pela diversidade. ਀吀攀渀搀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀愀洀瀀漀 攀洀瀀爀椀挀漀 渀漀 焀甀愀氀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 猀甀愀猀 戀愀猀攀猀 ᐀†愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 攀 愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 ᐀†攀 漀 攀猀琀洀甀氀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 琀爀愀愀搀愀猀 洀攀琀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀猀 攀搀椀攀猀 昀漀猀猀攀洀 愀漀 愀爀㨀 1) Elaborar um produto jornalístico audiovisual, constituindo uma redação experimental para a produção de telejornais;਀       ㈀⤀ 䌀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀猀 搀椀渀洀椀挀愀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀漀洀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 猀挀爀椀瀀琀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀椀猀愀猀⸀ 3) Reforçar, a partir do “Repórter Contexto”, a importância do ensino jornalístico no âmbito teórico, prático, e principalmente, inovador.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㈀⸀ऀ䐀攀猀挀爀椀漀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀  A primeira e a segunda edição do “Repórter Contexto”, desenvolvida no primeiro semestre de 2018, contou com a participação ativa dos estudantes de Jornalismo do 5º período. Um dos primeiros métodos utilizados pelo professor-orientador, Vitor Belém, foi de promover um embasamento teórico acercas das funções desenvolvidas dentro de uma redação telejornalística. Para um melhor desenvolvimento do estaria por vi, os acadêmicos estudaram autores como Olga Curado (2002), Heródoto Barbeiro e Rodolfo Lima (2002) e Vera Íris Paternostro (1999). Desse modo, ambas edições do telejornal foram construídas de forma gradativa e distribuídos de acordo com as características produtivas diárias de quem faz o telejornalismo.਀䔀猀猀攀 洀琀漀搀漀 愀甀砀椀氀椀漀甀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀愀猀 昀甀渀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀渀琀爀攀㨀 攀搀椀琀漀爀 挀栀攀昀攀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 挀栀攀昀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 昀漀爀愀洀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀渀搀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 愀氀甀渀漀⸀  䴀攀搀椀愀渀琀攀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 搀甀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀 ⠀琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 甀洀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀⤀ 愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀甀 漀猀 琀爀猀 攀椀砀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 渀漀琀挀椀愀 挀椀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 挀甀爀愀搀漀 ⠀㈀  ㈀⤀㨀 愀 渀漀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 挀漀洀 渀漀 洀砀椀洀漀 琀爀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀甀渀漀Ⰰ 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀 攀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 愀 唀䘀匀 瀀漀猀猀甀椀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀砀瀀攀爀椀攀渀琀攀猀 渀愀 爀攀愀  搀椀猀瀀漀猀椀漀 挀漀洀漀 刀攀洀椀 䌀漀猀琀愀 攀 䴀愀渀漀攀氀 䜀漀渀愀氀瘀攀猀⸀ 一攀猀琀愀 昀愀猀攀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 ㄀㔀 搀椀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 琀甀爀洀愀猀 瀀愀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 漀猀 栀漀爀爀椀漀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀砀琀攀爀渀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 攀猀琀攀瘀攀猀 ⠀㄀㤀㤀 ⤀ 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀攀 攀搀椀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀⸀ Em seguida, pós apuração as equipes de ambos os jornais realizaram recortes das imagens e sonoras captadas, deixando somente as mais relevantes diante do enquadramento escolhido. Nesse sentido, os roteiros escritos pelas equipes também já foram executados, ou seja, aquele texto que contém as informações mais relevantes na reportagem, chamado de off e narrador pelo porta voz, neste caso, o repórter que juntos as habilidades do editor tanto de texto buscam criar uma relação entre a imagem e palavra. ਀ᰀ倠愀爀愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀 琀攀砀琀漀 搀攀 吀嘀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 猀愀戀攀爀 焀甀愀椀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀愀猀 挀漀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 一漀 瀀漀搀攀洀漀猀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 猀攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 椀最渀漀爀愀渀搀漀ⴀ愀猀⸀ 吀攀洀漀猀 搀攀 氀攀瘀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀 焀甀攀 攀猀琀愀洀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 椀洀愀最攀洀⸀ 匀攀洀 攀氀愀 攀猀琀愀爀攀洀漀猀 昀愀稀攀渀搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀 漀甀 樀漀爀渀愀氀ᴀ†⠀倀䄀吀䔀刀一伀匀吀刀伀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 倀⸀㠀㘀⤀⸀ Na finalização, o editor e também profissional da UFS, Américo Lima também auxiliou os alunos nessa etapa. Com isso, os alunos passam desenvolver de forma árdua e precisa a montagem do Jornal. Para isso, algumas atividades como a preparação do script, para começar a gravação com os ancoras selecionados de formas coletivas tanto pela turma 1 como na 2. Os condutores das edições de número um foi o aluno Samuel Santos e número dois, Letícia Santos Sandes. Outro ponto importante para ressaltar é que teleprompet utilizado nas gravações foi montado de forma rústica, especificamente para ocasião, pelo cinegrafista Remi Costa. E por fim, uma avaliação cautelosa foi feita mediante as edições das reportagens, a escalada, créditos e vinhetas. Dessa forma, o produto final foi disponibilizado na plataforma Youtube.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㌀⸀ऀ䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀 Na edição de número 1 foi ao ar em 12 de setembro de 2018 e apresentou na escalada uma diversidade significativa de temas nas editorias de economia, educação, saúde e cultura. A escala apresenta cinco manchetes. Na primeira reportagem — “Economia Colaborativa, tipo de empreendimento prioriza o compartilhamento e transforma o mercado local” — a repórter leva o público para conhecer o espaço que desenvolve esse tipo de iniciativa empresarial na cidade de Aracaju e relata as mudanças ocorridas no comércio local com desenvolvimento dessa atividade. Em seguida, “Práticas saudáveis como vegetarianismo e o veganismo” é uma das matérias que contribui com a economia e saúde do estado e informa a quem está assistindo o desenvolvimento desses novos estilos de vida em sociedade.਀䄀氀洀 搀漀猀 嘀吀猀Ⰰ 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 ᠀渠漀琀愀 猀攀挀愀ᤀ†⠀椀渀昀漀爀洀愀漀 猀攀洀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀愀搀愀 瀀攀氀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 搀愀 戀愀渀挀愀搀愀⤀ 猀漀戀爀攀 切氀琀椀洀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 䔀砀愀洀攀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䐀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 搀漀猀 䔀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 ⠀䔀一䄀䐀䔀⤀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀⸀ 䨀 渀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 䌀甀氀椀渀爀椀愀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 ᰀ愠猀 挀攀爀瘀攀樀愀猀 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀ᴀ†愀戀爀攀 攀猀猀攀 氀攀焀甀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀⸀ 䔀 瀀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 愀 攀搀椀漀Ⰰ 漀 焀甀愀搀爀漀 ᰀ䜠椀爀漀 䈀爀愀猀椀氀ᴀⰠ 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀渀琀爀攀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 瀀愀猀Ⰰ 攀砀椀戀椀甀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 渀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 爀攀氀愀琀愀渀搀漀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀愀 䤀䤀 匀攀洀愀渀愀 刀愀椀渀戀漀眀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䨀甀椀稀 搀攀 䘀漀爀愀 ⠀唀䘀䨀䘀⤀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䌀氀甀搀椀愀 吀栀漀洀⸀ Já na 2º edição do telejornal o público pode acompanhar reportagens nas editorias saúde, cultura, Economia e mais um “Giro Brasil” que trouxe um pouco do que o público tem conferido na II semana rainbow, evento que promover atividades artísticas e culturais em prol da diversidade, e dentre tantas, tivemos uma reportagem de cunho especial na editoria Cidades. A forma de organização foi a mesma da primeira edição, sendo que foi ao ar em 13 de setembro de 2018. Na escalada estão presentes também cincos retrancas, entretanto uma delas é do formato entrevista. ਀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 ᰀ传 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 攀 戀攀戀椀搀愀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀ᴀ†琀爀愀琀愀 搀漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀挀漀渀洀椀挀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀爀 愀氀琀愀 瀀攀氀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䄀爀愀挀愀樀甀ⴀ匀䔀 攀 漀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 渀愀 爀攀愀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 甀洀 琀攀洀愀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀洀 瀀漀甀挀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 漀猀 吀爀愀渀猀琀漀爀渀漀猀 䄀氀椀洀攀渀琀愀爀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 䔀ⴀ琀琀甀氀漀 瀀愀爀愀 漀 愀爀洀愀稀攀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀  樀甀猀琀椀愀 攀氀攀椀琀漀爀愀氀⸀ 一愀 瀀爀砀椀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 搀攀 挀愀爀琀攀爀 攀猀瀀攀挀椀愀氀  瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀氀最甀洀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 渀愀 爀漀搀漀瘀椀爀椀愀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 猀攀爀最椀瀀愀渀愀⸀ 一漀 焀甀愀搀爀漀 ᠀䜠椀爀漀 䈀爀愀猀椀氀ᤀ†瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 猀攀 搀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 猀漀琀愀焀甀攀 攀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 䔀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀攀 愀甀琀漀愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 瀀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 瘀愀洀漀猀 猀愀戀攀爀 焀甀攀洀 挀甀爀琀攀 漀甀瘀椀爀 愀 洀漀搀愀 愀渀琀椀最愀Ⰰ 漀 瘀椀渀椀氀Ⰰ 攀 愀猀 愀琀甀愀椀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀攀 匀琀爀攀愀洀椀渀最⸀ 䰀漀最漀 愀瀀猀 攀猀猀攀 氀漀渀最漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀猀 攀搀椀攀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 挀甀椀搀愀搀漀猀愀洀攀渀琀攀 攀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 愀氀挀愀渀挀攀 洀甀渀搀椀愀氀 搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 焀甀攀 渀漀猀 爀攀渀搀攀甀 戀漀渀猀 昀爀甀琀漀猀⸀  ਀䄀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 攀搀椀攀猀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀爀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 挀漀洀 瀀愀甀琀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 愀猀猀椀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀洀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀 漀甀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀 愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ 䴀攀搀椀愀渀琀攀 愀漀 攀猀琀甀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 漀 ᰀ删攀瀀爀琀攀爀 䌀漀渀琀攀砀琀漀ᴀⰠ 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 搀愀 唀䘀匀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 椀渀琀甀椀琀漀 漀昀攀爀攀挀攀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀 攀搀椀琀愀爀 甀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀 焀甀攀 昀漀最攀洀 搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀氀愀琀愀爀 焀甀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀甀ⴀ猀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 挀漀洀漀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀爀 漀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀