ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01253</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;As ilustrações do livro As Criaturas Fantásticas do Folclore Brasileiro</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Pedro Lemos da Silva (Universidade de Fortaleza); Adrian Felipe Meneses Teixeira (Universidade de Fortaleza); Mário Maciel de Souza Júnior (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As ilustrações, objeto de estudo, estão inseridas no livro  As criaturas fantásticas do Folclore Brasileiro , que conta com 1 capa, 24 páginas, 11 interações e é ilustrado do começo ao fim. Produzido por alunos da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, na disciplina de Comunicação Visual II, sob a orientação do professor Tarcísio Bezerra Martins Filho, as ilustrações em questão, visam a criação de um material voltado para o público infantil, despertando o interesse pela cultura e pelo folclore brasileiro. Através dessa elaboração, as ilustrações se tornam lúdicas e recreativas para proporcionar uma experiência de leitura, tendo como consequência, o aprendizado de uma maneira divertida e criativa. A ilustração exerce bastante influência nos aspectos referentes à comunicação, assunto tratado por Camargo (1998), sendo um meio de expressar a praticidade da mesma, facilitando o aprendizado da criança e com isso a fixação de qualquer conteúdo ou narrativa que o livro venha a tratar. Ele aponta:  A ilustração pode comunicar um sentimento, uma emoção. Estes podem se expressos principalmente através de movimentos e expressões faciais de personagens, e pelos recursos gráficos que passam a transmitir certos sentimentos (CAMARGO, Luís. Ilustração do Livro Infantil. Editora Lê, 1995, p. 36). Analisando seu conteúdo, as ilustrações estão inseridas no contexto do folclore, se definindo como todo o conjunto de expressões e manifestações culturais de um povo, incluindo mitos, lendas, cerimônias, festas regionais, brincadeiras, superstições, canções, comidas típicas e muitas outras criações de origem popular. Pela tradição, essas expressões são transmitidas entre gerações e por meio do boca-a-boca, passando a ser aceitas e praticadas coletivamente como afirma Edelweiss (2001):  O folclore, o saber popular, são, em resumo, as manifestações variadas da alma popular através das idéias e dos sentimentos coletivos, inconscientemente feitos e refeitos através dos tempos (EDELWEISS, Frederico. Apontamentos de folclore. EDUFBA, 2001, p.20). Como são manifestações que chegaram há muito tempo e se perdem ao longo dos anos, necessitam de novas interpretações e incentivos para a sua permanência. Por esse motivo, nota-se que a cultura vem sendo deixada de lado com a chegada de novas tecnologias, e produções que trazem esse tipo de ilustração manual acabam sendo cada vez mais desvalorizadas.  É perceptível como o público brasileiro está embevecido pelas superproduções hollywoodianas, tanto que esqueceram-se de incentivar, o gosto e a espiritualidade de heróis e vilões brasileiros às crianças. As lendas são muitas e a cada história contada ou lida, o ouvinte ou leitor, pode ficar cada vez mais curioso para entender e redescobrir os mistérios deixados por nossos antepassados. Disponivel em< obviousmag.org/cutucadas_dbc/2015/a-literatura-popular-do-esquecido-folclore-brasileiro.html#ixzz5jTIUOCGp>. Acesso em: 24 Mar. 2019. O objetivo central do trabalho é o desenvolvimento de ilustrações que despertem o interesse da criança pela cultura brasileira, buscou-se entender o comportamento dessa comunicação voltada para o público infantil, atrelar o tema a ilustração e então, avaliar sua repercussão na literatura interativa e aplicar os conceitos e procedimentos estudados na disciplina de forma correta. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir dos estudos, foi necessário analisar a ilustração junto ao texto, sendo a melhor forma de explorar a técnica para obter o resultado. A medida em que foram desenvolvidas, as ilustrações buscavam as características que expressassem as temáticas abordadas, sendo elaborado também um conceito narrativo, ou seja, a interpretação do texto literário no formato de desenhos. Posterior a isso, os estudos que envolvem ilustração e suas técnicas, foram explorados em suas capacidades comunicacionais, compondo a produção dos desenhos, identificando uma forte importância desses como instrumento marcador de memória, unindo e fixando esses às histórias que são contadas. Por isso, as ilustrações foram feitas buscando sempre incorporar as características descritivas de cada personagem presente no imaginário popular, tentando assim personificar o mesmo nos desenhos.  A ilustração funciona [...] como um potencial registro do mundo histórico, capaz de eternizar a memória da figura que pretende-se representar. Tal qual o desenho, a História guarda consigo uma característica de transmissão, de perpetuação. Através do desenho temos a possibilidade de reler várias histórias. (TRINCHÃO, G, C.; OLIVEIRA, L. R. O. A história contada a partir do desenho. Feira de Santana, 1998, p. 03). Analisando as múltiplas alternativas de comunicação visual e exposição de sentido, através do uso de desenhos, permite-se observar diversos temas a serem trabalhos, principalmente no conjunto de seus significados com foco para o público infantil, permitindo a abordagem das linguagens: visual e verbal. Com isso, este público se destacou como foco para o trabalho, sendo fator decisivo para que dentro do contexto inserido, fosse escolhido aprofundar as histórias.  O primeiro contato da criança com as histórias acontece na primeira infância, onde os livros são apresentados por meio da comunicação oral, e os mediadores são desses momentos são principalmente os pais e os professores. Ouvir histórias contribui para o desenvolvimento do ouvinte. (...) Por meio da história contada é possível conhecer um mundo com diferentes culturas, personagens, culturas, etc. (SILVA, Joice. Literatura Infantil e seus Encantamentos. Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1176-1189, Universidade do Estado do Mato Grosso. 2016, p.7) O processo de pesquisa até chegar no tema, permitiu perceber uma carência de produtos ilustrativos sobre expressões culturais do povo brasileiro, percebendo-se assim, que estas carregam consigo a diversidade cultural, constituindo múltiplas versões ao redor do território brasileiro. Obras culturais no âmbito do Brasil foram usadas como referências, como Castelo Rá-tim-bum e as obras de Ziraldo, que vieram à tona no processo de pesquisa. Porém, foram as diversas ilustrações encontradas nas edições de Monteiro Lobato que se destacaram dentro das pesquisas, além do visual percebido nas produções audiovisuais do autor. Por todos esses registros e afirmações acerca do tema e da produção de imagens e sentidos, o folclore torna-se nacional para a construção do que é o Brasil.  Basta a leitura dos assuntos pesquisados pelo Folclore para nos convencermos do que ele é essencialmente nacional. Os resultados das suas pesquisas não se cobrem com os de quaisquer outros países, por motivos óbvios. (EDELWEISS, Frederico. Apontamentos de folclore. Salvador: EDUFBA, 2001, p.31). Ou seja, apesar de todas as nacionalidades que trouxeram os mitos e crenças para o Brasil, o Folclore se faz fortemente parte da cultura sendo comunicado nas produções de imagens, enquanto ilustrações e nas técnicas utilizadas, que será detalhado no próximo tópico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Posterior a seleção do tema e escolha dos personagens, partiu-se para o processo de teste, onde foram realizados inúmeros rafes. Tinha-se o desafio de fazer esses testes para encontrar a melhor perspectiva nas quais os personagens apareceriam, necessitando de unidade, tanto na sua estética e traços, quanto nas suas cores. Após desenhados a lápis, com diferentes espessuras e rigidez do grafite, como HB, 6B, 2B, o desenho foi coberto com a intenção de definir o traço com caneta Unipin, também de diferentes espessuras, como 0,5mm, 0,2mm e 0,4mm, para que, quando digitalizado, não perdesse os detalhes e a definição do tracejado. Analisando as funções da cor aplicados às ilustrações e ao aperfeiçoamento, sendo um dos primeiros conteúdos que as crianças aprendem na primeira infância, entende-se, dessa forma, as atribuições da cor e como aplicá-las se utilizando de funções perceptivas, indicativas e em maioria das representativas. Pode-se dizer que uma função representativa ocorre se a cor facilita ou possibilita a identificação de objetos ou ideias representadas na peça gráfica, seja por semelhança ou convenção, auxiliando na construção de significado. (MENEZES, H.; PEREIRA, C. Funções da cor na infografia: uma proposta de categorização aplicada à análise de infográficos jornalísticos. InfoDesign  Revista Brasileira de Design da Informação. São Paulo: SBDI  Sociedade Brasileira de Design da Informação; 2017. É necessário que a criança entenda e assimile as ilustrações presentes no livro, por mais que se tratem de lendas e seres mitológicos que não podem ser vistos. As cores têm o papel de fornecer e despertar a lembrança na criança, seja o azul que está presente no lago da Iara, ou o verde presente na mata do Curupira, desta forma, identificando e simbolizando signos presentes nos desenhos. Além destas, a utilização de cores que buscam despertar o interesse da criança, deixa presente durante toda a leitura uma enorme paleta de cores, pois o colorido desperta a imaginação e o interesse dos menores para continuar a leitura, atraindo e harmonizando a peça gráfica. O processo de desenvolvimento da criança está em constante aprendizado e, a partir das situações vivenciadas, a inteligência infantil amplia-se. Neste sentido, o livro ilustrado colaborará para a construção de novos conceitos. O contato com as cores, as formas e as pluri-significações que a ilustração apresenta despertará o interesse pela leitura e pela literatura (ABREU, Ana. Revelações que a escrita não faz: A ilustração do livro infantil. Revista eletrônica do grupo de pesquisa em cinema e literatura, Vol. 1, nº 7, Ano VII, UNESP, 2010, p. 5). Com base nos conceitos de funcionalidade da cor, foi montado junto às ilustrações o design do livro, esperando sempre gerar uma expectativa no leitor para o conteúdo da próxima página. Posterior ao estudo de cor, os desenhos foram digitalizados com o intuito de serem aperfeiçoados nos softwares gráficos Illustrator e Photoshop. O Illustrator foi utilizado para ressaltar os contornos, vetorizando os mesmos para dar as formas dos personagens. Após todos os contornos finalizados, iniciou-se o processo de pintura digital dentro do Photoshop, já com os estudos de cor definidos, sendo possível saber onde aplicar cada tonalidade. Iniciou-se utilizando pincéis chapados, com cores sólidas, sem variações, para poder colorir o todo. Após colorido, com diferentes tipos de pincéis e aplicação de texturas, foram construídas diferentes tonalidades e feito um sombreamento nos personagens com a intenção de se aproximar da realidade. Por fim, as ilustrações elaboradas buscam preservar a cultura popular brasileira infantil, e trazer para esse público o conhecimento dessas histórias. O folclore é muito mais do que simples costumes e inocentes criações, mas todo o conjunto de riquezas culturais produzidas por um povo, e as ilustrações atuam fortemente como forma de preservar essas riquezas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>