INSCRIÇÃO: 01258
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO13
 
TÍTULO: O maquiador da construção civil
 
AUTORES: Márcio Filipe da Silva de Sousa (universidade ceuma); Claudio Ricardo Monte Fonseca (ceuma); Monique Kelly Ferreira Tavares Ribeiro (ceuma); Nayara Alves Everton (ceuma); Lourdes Maria Ferreira Sousa (ceuma); Mariela Costa Carvalho (ceuma)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Descrição do Objeto de Estudo਀伀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀攀爀昀椀氀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 䴀漀戀椀氀椀琀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 刀攀瘀椀猀琀愀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 愀戀漀爀搀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀 愀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 䰀甀猀 ጀ䴠䄀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 攀渀琀爀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀Ⰰ 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 洀攀渀猀愀氀⸀ 䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀攀爀昀椀氀 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 猀甀戀最渀攀爀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 攀 戀甀猀挀愀 挀爀椀愀爀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 愀氀最甀洀 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 猀甀愀猀 漀戀爀愀猀 攀 猀攀甀猀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 琀攀渀栀愀 愀挀攀猀猀漀 愀猀 渀甀愀渀挀攀猀 搀攀 瘀椀搀愀 攀 漀戀爀愀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀Ⰰ 渀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀攀爀昀椀氀 漀 愀甀琀漀爀 瀀漀搀攀 昀甀最椀爀 搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 爀瀀椀搀愀猀 攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 挀漀洀 攀猀琀椀氀漀猀 氀椀琀攀爀爀椀漀猀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀搀愀 攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 焀甀攀 猀攀 攀砀琀爀愀攀洀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀⸀ Foi escolhido criar o perfil de um trabalhado da construção civil que trabalha diretamente com etapa estética da urbanização, a pintura, profissão Walber Ribeiro descreve a importância da pintura na urbanização, bem como reconstruído um recorte da vida de Ribeiro e como este chegou a profissão, seus desafios diários e o enfrentamento do trabalhador de sua área com a realidade e o social brasileiro.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀猀挀爀椀漀 搀漀 洀琀漀搀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 O ponto de partida de pesquisa era encontrar um profissional ligado a urbanização e como o mesmo dedica a sua vida e seu profissionalismo para influenciar a estética urbanista e expor métodos e processos do seu trabalho.਀䘀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 椀爀 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀 攀洀 猀甀愀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 漀 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 琀甀搀漀 挀漀洀攀愀Ⰰ 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 猀攀甀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 攀洀 猀甀愀 洀漀爀愀搀椀愀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀爀 猀攀甀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 攀砀琀爀愀椀爀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 攀猀猀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀⸀
 
OBJETIVO
Descrição da Produção਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 瀀愀爀愀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀攀爀昀椀氀 戀甀猀挀漀甀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 瘀椀搀愀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀 挀漀洀 搀漀椀猀 攀渀昀漀焀甀攀猀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀砀瀀漀渀搀漀 愀 瘀椀猀漀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 攀渀砀攀爀最愀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 瀀椀渀琀甀爀愀 渀愀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 攀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀砀瀀漀渀搀漀 猀甀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 攀渀挀愀爀愀爀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀Ⰰ 猀甀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 瘀椀爀琀甀搀攀猀⸀ A segunda etapa consiste em demonstrar ao leitor um lado humano e a jornada pessoal do entrevistado, e a posição que carrega socialmente. Foram descritos brevemente episódios importantes para se construir a narrativa de vida e demonstrar como o perfilado chegou até aquele ponto, e por último uma visão acerca de sua própria posição social e suas angústias em ser um profissional pouco reconhecido pelas políticas públicas brasileiras.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀