ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01266</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Personagens da Cidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lucas da silva fonseca (Universidade federal do maranhao); Rebecca Keslem Sousa Ferreira (Universidade Federal do Maranhão); PATRICIA KELY AZAMBUJA (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A cidade é composta por diversas singularidades. Os carros, os prédios em construção, os celulares, o relógio são objetos que compõem esse universo agitado e plural. E dentro deste universo existem os seus personagens, que o moldam de acordo com as suas visões de mundo. Para Foucault a subjetividade é um processo que se origina de relações sociais e que está diretamente ligada aos processos históricos e ao ambiente em que o ser está inserido. Pensar na construção do  eu na contemporaneidade, é observar que essa construção está atrelada aos aparatos tecnológicos e que a cidade, principal cenário do mundo moderno, é modificada pelos seres aqui habitam. Cada rua, bairro ou monumento é a materialização das personalidades humanas. Esses itens carregam a história ao mesmo tempo que constrói uma nova narrativa. A pluralidade, que Foucault aponta como produto da dimensão social, ganha espaço e visibilidade nas redes sociais, plataformas que são acessadas através de celulares ou computadores, objetos eletrônicos que estão traçando uma nova forma de ser e de estar. Atrelar o conceito de pluralidade, cidade moderna e tecnologia foi uma das principais propostas da cadeira de Direção de Arte, que juntamente com a cadeira de Direção de Fotografia, desenvolveu a exposição fotográfica denominada Personagens da Cidade, que tinha como principal objetivo mostrar as diversas personalidades que constroem a cidade moderna, junto com os aparatos tecnológicos que se tornaram novos personagens. A vinheta é um produto audiovisual desenvolvido principalmente para a divulgação e apresentação de um conteúdo, tendo como principal característica um tempo curto, em torno de segundos. Jaqueline Schiavoni destaca que o conceito de só divulgar um produto está ultrapassado, hoje podemos acrescentar, como objetivo da vinheta, a geração de sentimentos no consumidor, que muitas das vezes pode ser seduzido e conquistado pelo tema divulgado. Pensando nisso, a vinheta  Personagens da Cidade foi desenvolvida na cadeira de Direção de Arte para compor as peças de divulgação da exposição de fotos desenvolvidas por alunos da cadeira de Direção de Fotografia. As discussões para saber como seria exposto o tema em uma vinheta de 30 segundos perpassaram pelos conceitos de diversidade e de dinamicidade. Além da transmissão do conteúdo, também foi objetivado a construção de um produto que colocasse em prática os conceitos aprendidos ao longo da cadeira de Direção de Arte, como o desenvolvimento de um conceito visual. Outro propósito do trabalho foi provocar reflexão sobre as diversas personalidades e cenários que formam a cidade, que não se restringe apenas a uma área urbanizada com uma grande densidade populacional, mas também, como define Léfèbvre, é a materialização das características sociais em um determinado local, gerando assim a exaltação de uma sociedade real, que foge dos padrões. Como mostrar essa pluralidade e ao mesmo tempo introduzir a cidade como cenário? Esse foi o principal questionamento para a definição de como seria retratado o tema, atrelando a essa pergunta os conceitos já expostos no logo da exposição. A vinheta precisava se derivar desse logo, que definiu a sua identidade visual. A paleta de cores, tons terrosos e pluralidade de rostos e formas. Tendo esses direcionamentos em mãos, foi preciso adaptá-los as principais características do produto audiovisual denominado vinheta: clareza e velocidade, para que dessa forma a mensagem de divulgação do evento fosse transmitida com sucesso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após o lançamento da proposta de criar uma peça publicitária para a exposição fotográfica  Personagens da Cidade , teve início a primeira fase da produção audiovisual, a pré-produção. Nesta etapa, após saber o tema central, passamos pela a discussão de como iriamos retratar a cidade e a sua pluralidade. Nesse brainstorm definimos a narrativa, elaboramos o storyboard e escolhemos a trilha sonora da vinheta. Neste mesmo momento, também definimos o conceito visual do produto que se derivou do logo desenvolvido para a exposição, além da determinação de acordo com os recursos e tempo, onde seria as filmagens. Com a paleta de cores, tema e com uma narrativa já construída, demos prosseguimento para segunda etapa, a produção. Foi utilizada uma câmera NIKON D7000, lente 50mm e 18-105, fixada em um tripé. Nesse segundo momento teve início a gravação da vinheta que ocorreu em quatro ambientes que transmitiam com precisão a cidade de São Luís-Ma. A Praça Oito, localizada no Centro de Ciências Sociais que serviu para a captação de imagens dos personagens; Centro Histórico da capital que remete a história; Beira-Mar que retrata os pescadores e a principal característica de São Luís, a imensidão de águas que formam a ilha, e o bairro Renascença que mostra a modernidade, os prédios, carros e agitação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com iluminação natural, as imagens da cidade foram gravadas no Iphone 6 em Time Lapse, para transmitir o conceito de agitação e velocidade do tempo, características da vida de cidade grande. Também foi utilizado uma câmera NIKON D7000, lente 50mm e 18-105, fixada em um tripé. Assim como o logo, que é construído por vários rostos remetendo a um rosto só, captamos os rostos de várias pessoas que passavam pela Praça Oito. Rostos de estudantes, professores, vendedores ambulantes, auxiliares de limpeza e tantos outros, que quando fundidos com as imagens de São Luís conseguem ressaltar o tema central da exposição, a pluralidade que forma a cidade. Na última fase, a pós-produção, todo o material foi decupado e editado no Adobe Premier. Foram adicionados a vinheta a trilha sonora  Imunização Racial do cantor Tim Maia, mas que foi remixada por Iccarus Remix. A escolha da música se deu por duas questões, primeiro pelo tema da construção da subjetividade, já que a letra da música apesar de não estar presente no áudio exalta o passado, a origem e pluralidade. Segundo pela sua melodia e remix que consegue impactar. A trilha é uma junção da narrativa, pois assim como ela, inicia-se de forma rápida, animada e depois se anexa a imagem que vai mudando constantemente. A vinheta foi montada assim: Imagens da cidade de São Luís em TimeLapse; O aparecimento de rostos diversos, sendo o último o rosto o logo do evento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>