INSCRIÇÃO: 01278
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT01
 
TÍTULO: O campo é delas: Mulher, Futebol e Quilombo
 
AUTORES: Jayanne Rodrigues Sousa (Universidade do Estado da Bahia); Fernanda Pereira de Mattos (Universidade do Estado da Bahia); Kássia Emanuela Varjão Nunes (Universidade do Estado da Bahia); Lucas Matheus Oliveira Barros (Universidade do Estado da Bahia); Nathalia Abreu Carvalho (Universidade do Estado da Bahia); Priscilla Maria de Souza Silva (Universidade do Estado da Bahia); Teresa Leonel de Oliveira Costa (Universidade do Estado da Bahia )
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A série radiofônica O Campo é Delas: Mulher, Futebol e Quilombo é um produto experimental desenvolvido durante a disciplina Jornalismo Online, no sexto semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios. O trabalho buscou protagonizar mulheres quilombolas que transformam o futebol em prática cultural de seus territórios. Conhecemos a realidade de dois times femininos, Coleguinhas Fashion Futebol Clube e Alagadiço Futebol Clube que pertencem às respectivas comunidades, Rodeadouro e Alagadiço, localizadas no submédio do São Francisco, no semiárido baiano.਀伀 刀漀搀攀愀搀漀甀爀漀 昀椀挀愀 愀 ㄀㈀ 焀甀椀氀洀攀琀爀漀猀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀Ⰰ 渀漀爀琀攀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ 攀 琀攀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 㘀㘀  洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 䨀 漀 䄀氀愀最愀搀椀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 愀 ㄀㠀 焀甀椀氀洀攀琀爀漀猀 搀漀 洀攀猀洀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀Ⰰ 漀渀搀攀 爀攀猀椀搀攀洀 㐀㌀ 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀Ⰰ 琀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 ㄀㈀  洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 䔀氀愀猀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 㜀㤀㜀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀 挀攀爀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 渀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀愀 䘀甀渀搀愀漀 倀愀氀洀愀爀攀猀 ⠀㈀ ㄀㠀⤀⸀ 䄀洀戀漀猀 瀀漀瘀漀愀搀漀猀 猀漀 爀椀戀攀椀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 攀 瘀椀瘀攀洀 攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 愀洀攀愀愀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀  椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀 搀漀猀 氀愀琀椀昀甀渀搀椀爀椀漀猀 攀 愀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 爀攀琀椀爀愀搀愀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀⸀ 䄀琀爀椀戀甀洀漀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀洀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀 洀愀椀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀⸀ 嘀椀猀琀漀 焀甀攀 栀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 攀猀挀愀猀猀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 氀漀挀愀氀 攀 渀愀挀椀漀渀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀猀猀攀 攀猀瀀漀爀琀攀 氀椀搀攀爀愀搀漀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀猀猀攀猀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀猀⸀ 준 瘀氀椀搀漀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 愀瀀攀猀愀爀 搀愀 搀椀猀瀀愀爀椀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀猀猀甀洀攀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀⸀ 䴀愀爀椀愀 䔀搀椀渀愀氀瘀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䌀愀爀洀漀 愀昀椀爀洀愀 攀洀 猀甀愀 搀椀猀猀攀爀琀愀漀㨀 䄀 刀攀氀愀漀 䴀甀氀栀攀爀ⴀ一愀琀甀爀攀稀愀 渀愀 䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 刀攀洀愀渀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀漀 儀甀椀氀漀洀戀漀 搀攀 䘀漀樀漀Ⰰ 䤀琀愀挀愀爀ⴀ䈀䄀Ⰰ ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀漀 匀甀搀漀攀猀琀攀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀㨀 ᰀ渠愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 攀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 渀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 ⠀伀᠀䐠圀夀䔀刀Ⰰ ㈀  ㈀⤀ 攀砀攀爀挀攀洀 瀀愀瀀椀猀 搀攀 氀椀搀攀爀愀渀愀 攀 搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 攀洀 猀攀甀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀⸀ᴀ†一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 昀愀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀漀猀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀⸀  No futebol a mulher ainda possui presença minoritária. Historicamente, a modalidade foi um espaço feito e praticado por homens, tendo os jogadores os postos de liderança. O primeiro jogo de futebol disputado por mulheres foi noticiado em 1921. A prática seguiu até 1941, quando o Conselho Nacional de Desportos (CND), decretou que alguns esportes não seriam compatíveis com a natureza feminina, a proibição durou até 1979. De lá para cá, as mulheres vêm ganhando espaço em locais, até então, ocupado por homens. No entanto, ainda existe desigualdade, principalmente, quando essa mulher é negra. Segundo Sueli Carneiro, Ennegrecer al Feminism: La situación de la mujer negra en América Latina desde una perspectiva de género, (2002, p. 181): “A condição de mulher e negra, o papel histórico que as mulheres negras desempenham nas suas comunidades, a comunidade de destino colocada para homens e mulheres negras pelo racismo e pela discriminação impedem que os esforços de organização das mulheres negras possam se realizar dissociados da luta geral de emancipação do povo negro.” A partir dessas análises, o nosso trabalho levantou questões, como: até que ponto o futebol feminino liderado por mulheres negras vai estar condicionado não só ao futebol masculino, mas também a jogadoras brancas?਀䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 愀 猀爀椀攀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 戀甀猀挀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀Ⰰ 爀攀洀漀瘀攀渀搀漀 漀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀漀 爀搀椀漀 愀漀 琀爀愀琀愀爀 搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀攀最爀愀 攀 猀攀爀琀愀渀攀樀愀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀爀愀稀 甀洀愀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 愀漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 爀攀椀琀攀爀愀洀漀猀 焀甀攀 漀 瀀漀搀挀愀猀琀 瀀漀搀攀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀漀爀渀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 攀洀愀渀挀椀瀀愀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 挀漀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀漀瘀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䄀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀漀搀挀愀猀琀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀⸀ 준 渀攀猀琀愀 氀椀渀栀愀 焀甀攀 漀 渀漀猀猀漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瘀攀洀 猀漀昀爀攀渀搀漀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 攀 漀 攀猀瀀漀爀琀攀 昀漀椀 甀洀 愀最攀渀琀攀 攀洀愀渀挀椀瀀愀琀爀椀漀 搀愀 搀漀洀攀猀琀椀挀愀漀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀漀 挀漀爀瀀漀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀爀愀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀 漀 搀攀猀愀瀀爀椀猀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 爀攀挀栀愀愀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䴀攀猀洀漀 愀瀀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 昀攀洀椀渀椀渀愀猀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 猀攀最甀攀 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 猀攀砀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀 瘀椀猀攀猀 攀爀爀渀攀愀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 愀甀琀漀爀愀Ⰰ 䠀攀氀漀椀猀愀 䈀爀甀栀渀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀 䘀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 䌀愀爀渀愀瘀愀氀 攀 䌀愀瀀漀攀椀爀愀㨀 䔀渀琀爀攀 愀猀 最椀渀最愀猀 搀漀 挀漀爀瀀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 ⠀倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀   ⤀㨀 ᰀ䄠 洀甀氀栀攀爀 渀漀 攀猀瀀漀爀琀攀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ  氀攀洀戀爀愀搀愀 渀漀 瀀漀爀 猀攀甀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 漀甀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀Ⰰ 洀愀猀 瀀攀氀愀 猀甀愀 戀攀氀攀稀愀 攀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 爀攀琀爀愀琀愀∀⸀ A mídia tradicional reverbera discursos masculinos, inviabiliza a participação de mulheres, o que resulta no estereótipo de que só homem entende de futebol. Nesse sentido, pautar este tema em forma de webrádio possibilita a ampliação do alcance do número de vozes femininas no campo comunicacional, para que mais mulheres se apropriem do que lhe foi tirado por muito tempo. Por isso, escolher o formato áudio para esta temática, acompanhado de uma linguagem interativa e hipertextual na web pode gerar um conteúdo mais livre. Paula Cordeiro, no artigo Rádio e Internet: novas perspectivas para um velho meio (2004, p. 2), enfatiza: “Uma vez que a Internet está a transformar a rádio, devemos então, desenvolver elementos de análise deste impacto, considerando as tecnologias e estruturas que alteram a comunicação deste meio.”਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 挀漀洀漀 最甀椀愀Ⰰ 漀 愀爀挀愀戀漀甀漀 琀攀爀椀挀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 氀攀椀琀甀爀愀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀攀 搀攀挀椀搀椀爀 愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 昀漀洀漀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 吀攀爀攀猀愀 䰀攀漀渀攀氀 愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀洀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀ 匀 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀  愀爀焀甀椀瘀漀猀 搀攀 甀搀椀漀 瀀愀爀愀 眀攀戀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 攀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 攀洀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 洀漀琀椀瘀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 搀攀洀愀渀搀愀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀⸀ 倀愀爀愀 䴀愀爀挀攀氀漀 䬀椀猀挀栀椀渀栀攀瘀猀欀礀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 伀 爀搀椀漀 猀攀洀 漀渀搀愀㨀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀椀最椀琀愀氀 攀 渀漀瘀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 渀愀 爀愀搀椀漀搀椀昀甀猀漀 ⠀攀ⴀ瀀愀瀀攀爀猀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀㈀㈀⤀㨀 ᰀ传 爀搀椀漀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 洀攀搀椀漀甀 攀渀琀爀攀 琀爀愀搀椀漀 攀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 挀愀洀瀀漀 攀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀猀攀爀瘀愀渀搀漀 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 氀椀渀最甀猀琀椀挀漀 搀攀 挀愀洀愀搀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 渀攀氀攀猀 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀愀洀Ⰰ 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀瘀愀洀 猀漀挀椀愀氀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀洀攀渀琀攀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀 琀椀渀栀愀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 甀洀 猀漀昀椀猀琀椀挀愀搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 戀攀渀猀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀ᴀ⸠ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 瀀漀搀挀愀猀琀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 甀洀愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀漀稀攀猀⸀ A relevância social do trabalho exigiu responsabilidade e esforço coletivo do grupo para divulgar o futebol feminino quilombola, pois durante a etapa de pesquisa, tivemos acesso aos dados de políticas públicas voltadas ao fomento da prática. Foi descoberto que a categoria feminina distrital não recebeu investimentos no ano de 2018, vestida da justificativa que o município de Juazeiro-BA não possuía verbas, de acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte. No entanto, o campeonato masculino foi realizado. A decisão da gestão municipal excluiu 13 times que fazem parte da Liga Quilombola de Futebol Feminino da região, incluindo Alagadiço e Rodeadouro. O cenário de rechaçamento social é um reflexo do discurso discriminatório do presidenciável Jair Bolsonaro. Em abril de 2017, durante a campanha eleitoral, ele afirmou: "não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola." Diante deste contexto trazemos o pensamento de Marielle Franco em Tem Saída? Ensaios críticos sobre o Brasil (Ed. Zouk, 2017, p. 94) que entende como um desafio, “registrar as ações das mulheres negras e faveladas que são marcas de conquistas e pigmentações de ações transformadoras, inventivas e potencialmente revolucionárias. Disputar o olhar, sentimentos e pensamentos para um mundo que vive mudanças todo o tempo e situar as ações existentes das mulheres negras, nesses territórios, superando em suas vidas o impacto do racismo institucional [...]”਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 猀爀椀攀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 愀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ 䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀漀猀 愀氀最甀渀猀 樀漀最漀猀 攀 瘀椀猀椀琀愀洀漀猀 愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀猀 琀椀洀攀猀 攀 愀猀 昀甀琀甀爀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 琀椀瘀攀洀漀猀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀攀 氀攀最椀琀椀洀愀爀 漀 氀甀最愀爀 搀攀 昀愀氀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀氀愀猀 渀漀猀 琀椀洀攀猀⸀ 䌀漀渀猀琀爀甀椀甀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 愀 最漀氀攀椀爀愀 搀漀 䌀漀氀攀最甀椀渀栀愀猀 䘀愀猀栀椀漀渀 䘀甀琀攀戀漀氀 䌀氀甀戀攀 攀 猀漀戀爀椀渀栀愀 搀攀 䐀甀搀甀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀愀 匀攀渀愀⸀ 儀甀攀洀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀稀漀甀 漀 猀攀最甀渀搀漀 昀漀椀 愀 稀愀最甀攀椀爀愀 搀漀 䌀漀氀攀最甀椀渀栀愀猀 䘀愀猀栀椀漀渀Ⰰ 䔀氀椀愀渀愀 䰀攀椀琀攀⸀ 䔀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀漀 切氀琀椀洀漀㨀 愀 昀甀渀搀愀搀漀爀愀 搀漀 䄀氀愀最愀搀椀漀 䘀甀琀攀戀漀氀 䌀氀甀戀攀Ⰰ 䨀甀愀爀愀 䘀氀椀砀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 樀漀最愀搀漀爀愀猀 搀漀 䄀氀愀最愀搀椀漀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀愀 攀 䌀漀渀挀攀椀漀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 挀漀渀昀椀愀渀愀 洀切琀甀愀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 倀愀爀愀 挀漀氀攀琀愀爀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 洀琀漀搀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 ᰀ搠椀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀ᴀⰠ 搀攀昀攀渀搀椀搀漀 瀀漀爀 䌀爀攀洀椀氀搀愀 䴀攀搀椀渀愀⸀ 倀愀爀愀 愀 愀甀琀漀爀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㨀 漀 䐀椀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 ⠀섀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㜀⤀Ⰰ  愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 猀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 猀攀 栀漀甀瘀攀爀 椀渀琀攀爀爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀⸀ 䔀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 猀攀 ᰀ愠洀戀漀猀 猀愀攀洀 ᠀愠氀琀攀爀愀搀漀猀ᤀ†搀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀Ⰰ 愀 琀挀渀椀挀愀 昀漀椀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀搀愀 瀀攀氀愀 ᠀椠渀琀椀洀椀搀愀搀攀ᤀ†攀渀琀爀攀 漀 䔀唀 攀 吀唀ᴀ⸠ 䄀漀 琀漀搀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀琀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 洀漀搀攀氀漀 䤀瀀栀漀渀攀 匀䔀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀 愀 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀Ⰰ 焀甀攀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 甀搀椀漀⸀ 䄀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 伀䘀䘀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀洀 甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 爀搀椀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀愀 瀀漀挀愀 漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 刀搀椀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 渀漀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 挀愀猀愀 搀攀 甀洀 搀漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 匀漀甀渀搀 䘀漀爀最攀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 琀椀瘀攀洀漀猀 攀洀 洀愀渀甀猀攀愀爀Ⰰ 樀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 昀漀椀 漀昀攀爀琀愀搀愀 愀甀氀愀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 甀搀椀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 挀甀爀猀漀⸀  O presente produto é uma série dividida em três episódios: o primeiro tem duração de 8 minutos e 29 segundos, o segundo, 7 minutos e 36 segundos, o último, 6 minutos e 29 segundos. Para executar o produto experimental utilizamos nos três episódios um background (BG) com o intuito de harmonizar as narrativas, mas também levar os ouvintes para uma experiência imersiva, através de trilhas, e relatos que envolvem o receptor no ambiente. Todos os episódios foram apresentados por uma integrante do grupo, Jayanne Rodrigues, em formato de storytelling. No episódio piloto (Me Chame de Dudu), resgatamos arquivos pessoais para fazer um paralelo entre passado e presente. Nesta etapa, criamos um elo entre as histórias, escolhemos a trilha sonora “Sibito Baleado” de Comadre Fulozinha que dá início aos três episódios, percorre as narrativas e os finaliza. O primeiro episódio (Me Chame de Dudu) inicia-se com o depoimento da goleira do Coleguinhas, Fernanda Sena. Sua figura simboliza a representatividade familiar, comunitária e esportiva de Dudu. Os relatos são intercalados com áudios de Dudu que foram disponibilizados por familiares. O segundo episódio da série (Coleguinhas Fashion Futebol Clube) reproduz os preconceitos, as dificuldades enfrentadas pelas jogadoras e as perspectivas sobre o time. O depoimento é da zagueira do Coleguinhas, Eliana Leite. O terceiro e último episódio (Alagadiço Futebol Clube) desdobra-se nas declarações das três jogadoras: Juçara Félix, Roberta e Conceição, o foco é o início e a evolução do futebol feminino na comunidade quilombola. Durante o processo de produção e finalização deste produto, disponibilizado na plataforma SoundCloud, tivemos o cuidado de priorizar vozes femininas, pessoas comuns, com respeito à memória de Dudu, para que as três histórias fossem diretamente conectadas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀