INSCRIÇÃO: 01283
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: “Sabiá”: protótipo de aplicativo de notícias para crianças
 
AUTORES: Alessandra Silva de Oliveira (Universidade Federal da Bahia); André Luiz Martins Lemos (Universidade Federal da Bahia)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Sabiá é um protótipo de aplicativo com conteúdo jornalístico destinado a crianças brasileiras de 8 a 12 anos que possuam celular ou tablet com internet, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação, com habilitação em Jornalismo, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. ਀ O objetivo do produto é apresentar uma alternativa ao desfavorável cenário do jornalismo infantil brasileiro, possibilitando às crianças o consumo de informação de qualidade em um formato interativo. Dentre os maiores jornais em circulação paga do Brasil (ANJ, 2015) apenas os jornais A Tarde, na Bahia, e Estado de Minas, em Minas Gerais, ainda produziam suplementos infantis impressos. A diminuição das opções de produtos para esse público-alvo prejudica o direito de acesso à informação das crianças, cujas vidas também são afetadas pelos assuntos de interesse público. Esse direito está expresso no artigo 17 da Declaração dos Direitos das Crianças, homologada pela ONU em 1959. Pensando que essa é uma crise geral da instituição jornalística, que carece de novos modelos de negócio e dinamização de fontes de receita, pensar produtos para o público infantil é estratégico. ਀ Dentre os formatos disponíveis, escolhemos o aplicativo por conta do alto crescimento do mercado de produtos/serviços relacionados a plataformas móveis. Em 2017, o número de downloads de aplicativos em todo o mundo alcançou 175 bilhões, segundo levantamento da Annie App (um crescimento de 60% em relação à 2015), sendo que o Brasil ocupa o quarto lugar nesse número de downloads. ਀ Para entender o uso de celulares por parte de crianças e adolescentes, usamos a pesquisa Tic Kids Online Brasil divulgada em 2016. Os resultados mostram que 70% das pessoas de 10 a 15 anos baixaram aplicativos nos três meses anteriores à pesquisa, sendo que a “busca por informações” representava 67% da ação online. Além dos números estimulantes do mercado, a criação deste protótipo vem em um momento em que outros aplicativos similares têm despontado no mercado. O mais antigo deles, o americano News-O-Matic, foi lançado em 2013 e é continuamente atualizado. ਀ Após a decisão do formato, partimos para a definição da faixa etária a ser atingida por nosso produto. A idade mínima, de 8 anos, é considera a idade ideal para alfabetização no Brasil, segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Além do letramento, é por volta dos 8 anos que a criança diminui a constância do que Piaget chama de “linguagem egocêntrica” nos livros A Linguagem e o Pensamento da Criança (Fundo de Cultura, 1973) e O Raciocínio na Criança (Record, 1967). Ou seja, a partir dessa idade, ela começaria a desenvolver seu instinto social, se interessando verdadeiramente por assuntos externos a si. A idade máxima, de 12 anos, é estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) como o último ano da infância. O público-alvo foi calculado da seguinte maneira: aplicamos os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada em 2016, na projeção populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018, obtendo os seguintes valores: 11,1 milhões de pessoas de 10 a 14 anos têm acesso à internet e 8,7 milhões têm celular no Brasil.
 
INTRODUÇÃO
Para entender o mercado do qual este protótipo está inserido, mapeamos outros aplicativos de conteúdo jornalístico direcionado ao público infantil. O canal escolhido para pesquisa foi a loja virtual Google Play, visto que o sistema operacional Android é o mais popular do mundo. Nela, identificamos seis aplicativos similares: GutenNews (brasileiro), Le Progrès des Enfants (francês), Dimoitou News (francês), News-O-Matic (americano), Kids Age (indiano) e Kiwi Kids News (novazelandense). Todos estão disponíveis na seção “Educação”, de classificação livre e download gratuito. Foram analisados os seguintes aspectos: fontes de renda, funcionalidades, periodicidade de publicação e interface. Levamos em consideração as informações disponíveis na Google Play e nos canais online das empresas e os aspectos da nossa experiência pessoal de navegação como usuário. ਀ Concomitantemente, fizemos uma revisão teórica sobre linguagem e desenvolvimento infantil, tendo como base os livros de Piaget já citados, e sobre os principais problemas já identificados em trabalhos anteriores de análise do jornalismo infantil. O primeiro é a baixa variedade de assuntos abordados nas matérias; entretenimento, majoritariamente. O segundo déficit (poucos mecanismos de participação) foi alvo principal da nossa atenção, visto que nosso protótipo é mais preocupado com o formato da plataforma do que com o conteúdo. Historicamente, as vozes das crianças sempre tiveram pouca relevância nesses produtos, aparecendo pouco como personagens das matérias e nas escolhas editoriais. As análises foram tiradas, principalmente, do relatório Esqueceram de Mim: Jornais Brasileiros Ignoram Potencial Pedagógico dos Cadernos Infantis (ANDI, 2002) e do livro A Criança e a Mídia: Imagem, Educação, Participação (Cortez, 2002), organizado por Ulla Carlsson e Cecilia von Feilitzen. ਀ A partir dessas constatações, apontamos possíveis soluções através das funcionalidades de Sabiá, levando em consideração as seis propriedades características de notícias na web (hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, personalização, atualização contínua, memória e tactilidade), descritas por Marcos Palacios e Rodrigo Cunha, em A Tactilidade em Dispositivos Móveis: Primeiras Reflexões e Ensaio de Tipologias (Revista Contemporanea, Salvador, v. 10, p. 668-685, 2012), além das possibilidades de utilização dos recursos próprios do aparelhos (GPS, acelerômetro, giroscópio, sensores de luz e proximidade), com base no artigo Jornalismo para Plataformas Móveis de 2008 a 2011: da Autonomia à Emancipação (Revista Líbero, v.14, n.28, p. 53-66, dez, 2011), de João Canavilhas e Douglas Santana. ਀ No que tange ao uso da rede social e a privacidade dentro aplicativo Sabiá, cujas opções de configurações dão à criança a possibilidade de tornar suas informações privadas ou públicas para seus amigos, usamos o Modelo de Design de Privacidade para o Compartilhamento de Informações Pessoais em Redes Sociais Online (UFMG, Belo Horizonte, 2016), proposto por Maria Lúcia Vilella em sua tese de doutorado. A autora levou em consideração a definição de privacidade de Altman, em The Environment and Social Behavior: Privacy, Personal Space, Territory and Crowding (Monterry, CA, 1975), que a define como o poder de escolha dinâmico do sujeito sobre suas informações. O aplicativo obedece, ainda, às obrigações descritas no site da Google Play, que exige dos aplicativos da categoria familiar, onde ficam disponíveis os infantis, o cumprimento das diretrizes da COPPA - Lei de Proteção à Privacidade Online para Criança (Children’s Online Privacy Protection Act).
 
OBJETIVO
Usamos a metodologia Quadro de Modelos de Negócios, criada por Osterwalder e Pigneur (2011) e descrita no livro Business Model Generation (Alta Books, 2011) para definir o modelo de negócio. Nesta etapa, visto os altos custos do protótipo, observou-se que ele tem mais chances de sobreviver caso seja adotado por veículo de comunicação ou instituição que já possua credibilidade na produção de informação, equipe de jornalistas e/ou estrutura de TI. Resumo do modelo:਀ᰀ匠攀最洀攀渀琀漀猀 搀攀 䌀氀椀攀渀琀攀猀ᴀ㨠 挀爀椀愀渀愀猀 搀攀 㠀 愀 ㄀㈀ 愀渀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀愀洀 挀攀氀甀氀愀爀⼀琀愀戀氀攀琀 挀漀洀 愀挀攀猀猀漀  椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 瀀愀椀猀⼀爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 挀漀洀漀 挀氀椀攀渀琀攀猀 瀀愀最愀渀琀攀猀⸀ ᰀ倠爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 嘀愀氀漀爀ᴀ㨠 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀搀攀焀甀愀搀愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 椀渀漀瘀愀搀漀爀⸀ ᰀ䌠愀渀愀椀猀ᴀ†攀 ᰀ删攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 䌀氀椀攀渀琀攀猀ᴀ㨠 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀搀攀 愀 挀爀椀愀渀愀 瀀漀搀攀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 漀瀀攀猀 瀀爀ⴀ搀攀昀椀渀椀搀愀猀 攀⼀漀甀 洀愀渀搀愀爀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 伀猀 瀀愀椀猀⼀爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 琀攀爀漀 愀挀攀猀猀漀  椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀攀氀漀 猀椀琀攀 漀昀椀挀椀愀氀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀漀渀琀愀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 琀攀氀攀昀漀渀攀 攀⼀漀甀 攀ⴀ洀愀椀氀⸀ ᰀ䘠漀渀琀攀 搀攀 刀攀挀攀椀琀愀ᴀ㨠 瀀愀最愀洀攀渀琀漀 搀攀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 瀀攀氀漀猀 瀀愀椀猀⼀爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀⸀ ᰀ删攀挀甀爀猀漀猀 倀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀ᴀ㨠 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 吀䤀Ⰰ 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀焀甀椀瀀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 ⠀樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⼀昀漀琀最爀愀昀漀⼀椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀⤀ 攀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀漀爀攀猀 ⠀洀愀渀甀琀攀渀漀 搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀⤀⸀ ∀䄀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀ⴀ䌀栀愀瘀攀ᴀ㨠 最攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ ᰀ倠愀爀挀攀爀椀愀猀 倀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀ᴀ㨠 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀攀猀 挀漀洀 挀漀渀琀愀猀 最爀愀琀甀椀琀愀猀 搀攀猀搀攀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ ᰀ䔠猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 挀甀猀琀漀ᴀ㨠 渀漀 昀漀爀愀洀 挀愀氀挀甀氀愀搀漀猀 漀猀 最愀猀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 猀攀爀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 挀漀渀琀爀愀琀愀漀 搀攀 搀漀椀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 搀漀椀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀漀爀攀猀⸀ ਀䐀攀昀椀渀椀洀漀猀 愀猀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 匀愀戀椀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀最渀椀琀椀瘀漀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀 漀昀攀爀琀愀渀搀漀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀⸀ 唀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀漀爀 昀漀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀愀渀愀爀 搀切瘀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀⸀ 䠀 焀甀愀琀爀漀 椀渀漀瘀愀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀㨀 ㄀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀椀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀猀 戀愀猀攀愀搀漀猀 攀洀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀猀 ⠀樀漀最漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 焀甀椀稀 攀 焀甀攀戀爀愀ⴀ挀愀戀攀愀⤀ 攀⼀漀甀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 搀椀猀猀攀爀琀愀漀 吀爀愀渀猀椀漀 攀 䤀渀漀瘀愀漀㨀 愀猀 倀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀猀 一攀眀猀最愀洀攀猀 瀀愀爀愀 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 伀渀ⴀ氀椀渀攀 ⠀唀䘀匀䌀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀Ⰰ 搀攀 䐀愀渀椀攀氀氀攀 䄀挀漀猀琀愀Ⰰ 攀 渀漀 愀爀琀椀最漀 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䄀氀椀愀搀漀 愀漀猀 䜀愀洀攀猀㨀 愀 刀攀搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 倀爀琀椀挀愀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 一攀眀猀最愀洀攀猀 ⠀刀攀瘀椀猀琀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 瘀⸀ 㐀Ⰰ 渀⸀ ㄀㔀Ⰰ 樀甀氀⸀⼀搀攀稀⸀ ㈀ ㄀㐀⤀Ⰰ 搀攀 倀椀渀栀攀椀爀漀Ⰰ 䈀愀爀琀栀 攀 䘀攀琀稀渀攀爀㬀  ㈀⸀ 匀攀渀搀漀 椀氀攀最愀氀 焀甀攀 洀攀渀漀爀攀猀 搀攀 ㄀㌀ 愀渀漀猀 甀猀攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 挀爀椀愀洀漀猀 甀洀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 䌀漀洀 愀 瀀攀爀洀椀猀猀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀  愀最攀渀搀愀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀猀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 愀洀椀最漀猀⸀ 唀洀愀 琀攀氀愀 攀砀椀戀椀爀 漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀挀攀渀琀攀猀 搀漀猀 愀洀椀最漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 最愀渀栀愀爀 洀攀搀愀氀栀愀猀 漀甀 昀愀稀攀爀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀㬀 ㌀⸀ 一愀 猀攀漀 ᰀ䴠椀渀栀愀猀 䤀搀攀椀愀猀ᴀⰠ 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 瀀漀搀攀爀漀 攀渀瘀椀愀爀 椀搀攀椀愀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀㬀 㐀⸀ 一愀 攀渀焀甀攀琀攀 猀攀洀愀渀愀氀 昀椀砀愀 ᰀ吠攀洀愀 搀愀 匀攀洀愀渀愀ᴀ†琀漀搀漀猀 瘀漀琀愀洀 攀 搀攀挀椀搀攀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀愀 猀攀洀愀渀愀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀  ਀伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 攀琀愀瀀愀猀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀猀 攀洀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 䈀爀椀愀渀 䘀氀椀渀最 渀漀 氀椀瘀爀漀 䐀攀猀椀最渀 攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䐀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 䴀瘀攀椀猀 ⠀伀ᤀ删攀椀氀氀礀 䴀攀搀椀愀Ⰰ ㈀  㤀⤀⸀ 䐀攀昀椀渀椀洀漀猀 漀 昀氀甀砀漀 搀攀 挀氀椀焀甀攀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 瀀攀爀挀漀爀爀愀 挀愀洀椀渀栀漀猀 挀甀爀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀挀攀猀猀愀爀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀  洀漀 愀猀 眀椀爀攀昀爀愀洀攀猀 ⠀搀攀猀攀渀栀漀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 挀愀搀愀 琀攀氀愀⤀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 漀猀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀Ⰰ 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 ⠀䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀Ⰰ 䤀渀猀琀愀最爀愀洀⤀ 攀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 爀攀甀渀椀搀漀猀 瀀漀爀 吀栀攀爀攀猀愀 一攀椀氀 渀漀 氀椀瘀爀漀 䜀愀氀攀爀椀愀 搀攀 䴀漀搀攀氀漀猀 搀攀 䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 䐀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 䴀瘀攀椀猀㨀 倀愀搀爀攀猀 搀攀 䤀渀琀攀爀昀愀挀攀 搀漀 唀猀甀爀椀漀 瀀愀爀愀 䄀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 匀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀Ⰰ ⠀伀ᤀ删攀椀氀氀礀 䴀攀搀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀⸀ 伀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀最甀攀猀 愀 搀甀愀猀 搀攀猀椀最渀攀爀猀Ⰰ 焀甀攀 漀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀愀洀 攀洀 洀漀挀欀甀瀀猀 ⠀爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀洀 琀愀洀愀渀栀漀 爀攀愀氀Ⰰ 挀漀洀 愀氀琀愀 昀椀搀攀氀椀搀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀椀渀愀氀⤀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 樀漀瘀椀愀椀猀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀 昀漀渀琀攀 愀爀爀攀搀漀渀搀愀搀愀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 洀攀渀漀猀 猀椀猀甀搀愀Ⰰ 挀漀洀 甀猀漀 搀攀 攀猀瀀愀漀猀 攀洀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 焀甀攀 愀樀甀搀愀洀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 猀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀爀 渀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 倀愀爀愀 瀀爀漀琀漀琀椀瀀愀最攀洀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 漀渀氀椀渀攀 䤀渀瘀椀猀椀漀渀Ⰰ 焀甀攀 猀椀洀甀氀愀 愀 渀愀瘀攀最愀漀 攀渀琀爀攀 琀攀氀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 栀椀瀀攀爀氀椀渀欀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀