INSCRIÇÃO: 01294
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Livro Vila do Sino - Projeto Gráfico
 
AUTORES: Iasmim Lis de Oliveira Vieira (Universidade Católica de Pernambuco); José Nilson Stanford Baldoino (Universidade Católica de Pernambuco); Thelma Lúcia Guerra Álvares (Universidade Católica de Pernambuco)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O trabalho foi realizado por alunos do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda da UNICAP. Fez parte da proposta acadêmica da disciplina de Atividade Experimental V, ministrada pela professora Thelma Guerra. Durante todo o seu processo os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos acerca do Design Gráfico para organizar a obra “A Vila do Sino” como uma obra gráfica simples, mas que valorize o conteúdo e história do projeto. O livro nasceu da vontade partilhada dos seus autores de fazer dialogar a arte, em suas múltiplas formas e sensibilidades, com a história de vida de um lugar e de um povo. Os poemas que compõem a obra foram criados pelo escritor André Araújo e as pinturas pelo artista plástico Geraldo Lacerdine. Ambas, valendo-se de seu potencial inventivo, dando-se as mãos para gerar vida aos vários personagens invocados, apresentando o cotidiano corriqueiro de uma vila no interior do Brasil. Dessa forma, a equipe teve o desafio de compor o projeto gráfico do livro como um todo, possibilitando que o mesmo desperte o interesse para leitura. Isso porque livros com uma hierarquia visual bem definida, projeto gráfico condizente com seu conteúdo e aparência atraente facilitam a compreensão do leitor (SILVA, Fernanda Ozilak Nunes da. Desenvolvimento de projeto gráfico para o livro infantil “A Arca de Noé” de Vinícius de Moraes. Disponível em: . Acesso em: 12 de abril, 2019.). Tal premissa também se aplica ao planejamento visual de “Vila do Sino”, que busca ser ao mesmo tempo artístico e narrativo. Assim, ao criar a identidade visual das páginas, pretende-se que as pinturas sejam complementares aos poemas, agregando valor aos demais elementos das histórias da obra, através da utilização de tipografia, grafismos e cores em conjunto com as técnicas de diagramação, paginação e planejamento visual. Objetiva-se com o projeto gráfico da obra “Vila do Sino”, tornar a obra esteticamente atraente e de fácil compreensão, exercitando os conteúdos aprendidos ao longo da disciplina de Atividade Experimental V. Já à luz da temática do livro, a atividade busca também demonstrar as possibilidades de renovação gráfica, fazendo uma abordagem necessária e poética da vida cotidiana de uma vila do interior, no sentido imagético da valorização da cultura popular do Brasil. O livro é um objeto de contemplação estética, física e sensorial. Design e imagens articulados podem multiplicar sentidos e compreensões no livro. “A atenção aos aspectos plásticos de um livro não se justifica somente no auxílio à competição e à concorrência [...]. Tal esmero com o gráfico é para inserir a eternidade do livro na contemporaneidade - esta é a sua função maior” (OLIVEIRA, Rui de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. 154 p.5). Nesse sentido, todo o trabalho realizado na editoração do livro foi pensado com a intenção de facilitar o processo de comunicação com o leitor. No qual, o mesmo irá ler todos os poemas e ilustrações presentes no livro e perceberá que a forma como eles estão dispostos foi de fundamental importância para o compreendimento da obra como um todo. Ademais, como base na seguinte citação “a linguagem do design envolve reflexão, bom gosto e a análise de formatos e suportes: tudo isso leva à adoção de um projeto gráfico adequado e consistente, que transforma cada livro num objeto singular” (ARAÚJO, Emanuel. A Construção do Livro. Rio de Janeiro: Lexicon Editora Digital, 2008.). Outro fator importante, seria como o design gráfico utilizado transformou a obra em uma peça única, valorizando todos os seus componentes e tornando a leitura do mesmo em uma experiência única e marcante.
 
INTRODUÇÃO
O estabelecimento do sentido do projeto, se deu a partir da compreensão de como o design gráfico pode ser aplicado como ferramenta para a elaboração de uma obra que seja atraente no âmbito estético, além de permitir a conexão de várias histórias por meio da diagramação dos corpos textuais formando uma só narrativa. No entanto, para que a atividade do designer gráfico possa ser efetivada, é necessário uma metodologia específica que possibilite o controle dos indicadores envolvidos no projeto. Segundo Villas-Boas (VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. 2AB. Rio de Janeiro, 2010. p.17): "[...] para que uma atividade seja considerada design gráfico, ou um objeto possa ser enquadrado como produto daquela, é preciso que esta metodologia projetual (sintetizada no trinômio problematização, concepção e especificação) seja expressamente considerada". A fase inicial de problematização parte do estudo das relações entre design, poesia e artes visuais, construindo os objetivos de criação principais do projeto. Em seguida, a etapa de concepção passa pela definição de como o conteúdo do livro pode ser apresentado visualmente em seu projeto gráfico. Por fim, a fase de especificação se dedica a finalização do material, processo referente a impressão, formato, gramatura do papel, entre outros indicadores. Em virtude do caráter prático-experimental do projeto, surgiu o desejo de se produzir uma publicação que considere os objetivos principais do trabalho, fortalecendo o caráter simbólico da obra e do aspecto funcional do design. Para tal fim, foram determinados três objetivos secundários para o desenvolvimento do produto gráfico: A valorização do cotidiano simples de uma vila do interior do Brasil; A valorização das obras imagéticas como forma de complementar o sentido de cada poema; A valorização do objeto sino que se faz presente em todas as histórias de algum modo, tornando-se no fim um personagem inanimado da obra. Após a conclusão da etapa de problematização, o projeto deu continuidade, através de pesquisas visuais e análise de similares a fim de buscar referências para a elaboração da publicação.
 
OBJETIVO
O livro de poemas pretende contar a história dos moradores da Vila do Sino, cada um, sempre uma página por vez, tendo ao lado a ilustração correspondente à personagem evocada. As ilustrações que acompanham cada personagem são telas que foram pintadas para retratar cada uma a partir de seu universo e da relação estabelecida com o seu entorno e com o todo da obra. As relações que se buscam com o público leitor são variadas, o que não elimina os princípios básicos de nenhuma das duas interfaces deste trabalho, a saber: o prazer do texto vindo da leitura e da fruição poética, bem como a visita à exposição para contemplação dos quadros e encantar-se com as imagens culturais narradas. Foi considerada uma organização das páginas e seus respectivos conteúdos, de modo que orientasse o olhar do leitor, priorizando os textos e depois as imagens, evitando a dispersão e a confusão durante o processo de leitura. Já que à luz de Dabner et. Al (DABNER, David; STEWART, Sandra; ZEMPOL, Eric. Curso de design gráfico: Princípios e práticas. 1ed. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014.), os componentes presentes em uma página digital ou impressa devem ser baseados por uma preocupação com espaçamento, organização visual, estilo, tamanho e formato do trabalho finalizado. Esta definição compreende à composição visual, a disposição das unidades presentes em um design e ao recurso de adaptar partes distintas para formar um conjunto. A proposta criativa de A Vila do Sino também teve como orientação respeitar os três princípios do design (LIDWELL, William; HOLDEN, Kristina; BUTLER, Jill. Princípios universais do design. Porto Alegre: Bookman, 2011.): alinhamento, repetição e contraste, de modo que os blocos de texto fossem distribuídos e organizados nas páginas de modo harmônico junto às imagens. Assim, a aparência da publicação possui corpos textuais alinhados à esquerda; recorrência de grafismos como a imagem de um pequeno sino no fim das páginas de cada poesia e contraposição de cores entre o verde e o branco, nos títulos dos textos. Os softwares Adobe Indesign CC 2019 e o Adobe Ilustrator CC 2019 foram ferramentas de trabalho indispensáveis, uma vez que são considerados programas específicos da esfera gráfica e com recursos cruciais para a produção das peças do tipo. A publicação tem as seguintes dimensões 18 x 21cm com orientação vertical, com o número de páginas em 58 a partir da capa, prezando pelo sistema de impressão offset. Cada seção do projeto se interconecta pela manutenção da escolha de fontes, cores, grafismo e textura, referenciando diretamente a paleta de cores das pinturas. Sobre a tipologia, a fonte Gilroy foi escolhida para a capa da publicação, e na diagramação interna, foi utilizada nos títulos. Já no corpo de textos, Book Oblique, todas sem serifa. A escolha foi dada pela segurança se de manter um design limpo, atual e que fornecesse um desenho tipográfico fino, não serifado, que se adequasse à proposta gráfica de simplicidade de Vila do Sino. Na concepção de direção de arte da capa, aplicou-se a imagem do primeiro e mais sintético poema da obra, com intuito de conferir à publicação a personalidade da narrativa, apresentando apenas a imagem da ''Vila do Sino''. Já na folha de rosto, buscou-se referenciar as pinturas da obra a fim de gerar uma identidade com um teor artístico, criando uma imagem à partir das texturas dos quadros, onde a cor predominante é a verde. A construção de todo o trabalho foi de suma importância para a fixação e vivência da disciplina de Atividade Experimental V, aplicando de maneira prática os conceitos apresentados em sala de aula. Dessa forma, com o encerramento do trabalho, conclui-se que o processo de design gráfico obteve êxito no seu objetivo, possibilitando transformar a leitura da obra em um momento de experiência para o leitor. Também possibilitou a compreensão de que o uso de diferentes conteúdos, como o textual e o imagético, podem ser complementares no processo de apresentação de uma narrativa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀