ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01300</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Radionovela Publicitária 'Olhos Vendados': Um reflexão transversal à violência doméstica</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Andrezza de Lima Santos (Faculdade Potiguar da Paraíba); Gabriel Rayner Paiva do Egypto Souza (Faculdade Internacional da Paraíba); Amanda Regina Alves Lourenço (Faculdade Internacional da Paraíba); Rodolpho Raphael de Oliveira Santos (Faculdade Internacional da Paraíba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A radionovela 'Olhos Vendados' conta uma história de uma mulher que sofre maus tratos e violência doméstica do seu esposo, fundamentada em argumentos e fatos verídicos. Através das emoções e relatos transmitidas pelo rádio  que abre espaço para a imaginação do ouvinte  , buscando passar informações históricas através do entretenimento. "É impossível fazer rádio sem falar em emoção. Aliás, trabalhar em rádio requer três condições fundamentais: inspiração, transpiração e emoção" (CÉSAR, 2005, p. 07). Por ser um trabalho desenvolvido dentro de uma disciplina da grade curricular do curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda da Faculdade Internacional da Paraíba, a metodologia escolhida para a produção do radiodrama teve início com as discussões em sala de aula sobre acerca da era do rádio e suas reminiscências na construção do produto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por ser um trabalho desenvolvido dentro de uma disciplina da grade curricular do curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda da Faculdade Internacional da Paraíba, a metodologia escolhida para a produção do radiodrama teve início com as discussões em sala de aula sobre acerca da era do rádio e suas reminiscências na construção do produto. Durante um brainstorming escolhemos o tema violência contra a mulher tendo em vista que uma das imagens mais associadas à violência doméstica e familiar contra as mulheres é a de um homem  namorado, marido ou ex  que agride a parceira, motivado por um sentimento de posse sobre a vida e as escolhas daquela mulher. De fato, este roteiro é velho conhecido de quem atua atendendo mulheres em situação de violência: a agressão física e psicológica cometida por parceiros é a mais recorrente no Brasil e em muitos outros países, conforme apontam pesquisas recentes. Ao mesmo tempo, levamos em consideração o reflexo que essa violência pode levar: o feminicídio que é a instância última de controle da mulher pelo homem: o controle da vida e da morte. Ele se expressa como afirmação irrestrita de posse, igualando a mulher a um objeto, quando cometido por parceiro ou ex-parceiro; como subjugação da intimidade e da sexualidade da mulher, por meio da violência sexual associada ao assassinato; como destruição da identidade da mulher, pela mutilação ou desfiguração de seu corpo; como aviltamento da dignidade da mulher, submetendo-a a tortura ou a tratamento cruel ou degradante. Definidas as características do trabalho a ser realizado, elaboramos o plano de trabalho para a produção da adaptação. Este plano continha três fases: pré-produção, produção e pós-produção. Realizado o brainstorm na primeira fase, adotamos em um segundo momento da pré-produção a escolha dos atores para interpretar cada um dos personagens. Para isso, levamos em consideração o timbre de voz e a capacidade de expressar emoções por meio da mesma. Fizemos, também, um levantamento inicial da trilha sonora de músicas e efeitos que seriam utilizados. A fase de produção, propriamente dita, teve início com a elaboração do roteiro. Esse é o momento mais importante da adaptação literária, pois é nele que fazemos os ajustes para que a história se adapte às características da linguagem radiofônica. No roteiro foi preciso transformar muito do que era narração em falas e efeitos sonoros, já que no rádio as imagens de cenários e personagens são criadas por meio do som. A seguir, passamos à gravação das falas de cada ator e à produção de alguns efeitos sonoros que não encontramos disponíveis em bancos de dados sonoros, nem na biblioteca de áudio do estúdio de som da universidade durante a pré-produção. Por fim, na pós-produção fizemos a decupagem de áudio descartando as falas que não ficaram boas, os ruídos, os espaços vazios, e começamos a montar o produto. Primeiro organizamos as falas de cada personagem na ordem cronológica de acontecimentos dentro da história, em seguida adicionamos os efeitos sonoros, e por último afinamos toda a edição ajustando volume de voz e de efeitos sonoros, o timming de entrada e de saída de cada áudio, para que tivesse consistência e coerência no produto final. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fase de produção, propriamente dita, teve início com a elaboração do roteiro. Esse é o momento mais importante da adaptação literária, pois é nele que fazemos os ajustes para que a história se adapte às características da linguagem radiofônica. No roteiro foi preciso transformar muito do que era narração em falas e efeitos sonoros, já que no rádio as imagens de cenários e personagens são criadas por meio do som. A seguir, passamos à gravação das falas de cada ator e à produção de alguns efeitos sonoros que não encontramos disponíveis em bancos de dados sonoros, nem na biblioteca de áudio do estúdio de som da universidade durante a pré-produção. Por fim, na pós-produção fizemos a decupagem de áudio descartando as falas que não ficaram boas, os ruídos, os espaços vazios, e começamos a montar o produto. Primeiro organizamos as falas de cada personagem na ordem cronológica de acontecimentos dentro da história, em seguida adicionamos os efeitos sonoros, e por último afinamos toda a edição ajustando volume de voz e de efeitos sonoros, o timming de entrada e de saída de cada áudio, para que tivesse consistência e coerência no produto final. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>