ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01358</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;¡Barcelona!: projeto de criação de Identidade Visual para uma cidade global</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Amanda Brito Bezerra (Universidade de Fortaleza); Daniel Pereira Vasconcelos (Universidade de Fortaleza); Tarcísio Bezerra Martins Filho (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste projeto é a elaboração de uma Identidade Visual para a cidade de Barcelona. Estudando o processo de criação da marca desde a fase da pesquisa, do desenvolvimento e da implementação, por meio da criação do Manual de Identidade Visual. O projeto foi desenvolvido na disciplina  Comunicação Visual , alocada no 2º semestre do currículo do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza. A disciplina em questão aborda assuntos como: sintaxe da linguagem visual, técnicas de composição visual, introdução ao estudo tipográfico e Identidade Visual. O trabalho, em específico, fez parte da unidade 5, chamada:  Design de marca: sistema de Identidade Visual , onde se busca aprender um pouco sobre a metodologia e a criação de projetos de marca. O briefing solicitava a criação de uma identidade visual para uma cidade global usando as fases de Metodologia Projetual de Peón na obra  Sistemas de Identidade Visual (Editora 2AB, 2009). A partir da necessidade da criação do projeto, houve uma pesquisa que levou à sua produção. A marca passou por testes e precisou ser aperfeiçoada, em seguida produziu-se o Manual de Identidade Visual onde ela está aplicada por meio de mock-ups, isto é, um  modelo de um produto ou embalagem em qualquer escala, utilizado para avaliação em geral e, muitas vezes, para produção fotográfica (VOLLMER, ABC da ADG: Glossário de Termos e Verbetes Utilizado Em Design Gráfico, São Paulo: Blucher, 2012, p. 74). Vale-se contudo, antes de abordar a criação em si, entender a relevância do design gráfico, a partir do texto de Philip B. Meggs (História do design gráfico, São Paulo, Cosac Naify, 2009). O autor, em sua obra histórica, aborda que a  evolução da comunicação produziu uma série de pontos referenciais que vão desde a produção de sons ao surgimento da escrita e elaboração de registros visuais. Esta  evolução possibilita materialização da cultura de um povo o que gera o sentimento de pertencimento e ao mesmo tempo uma diferenciação. É neste sentido que entendemos a importância do design e seu impacto no dia a dia das pessoas. Neste projeto, a cidade escolhida é Barcelona, capital da Catalunha, Espanha. Como conceito, conforme abordaremos melhor nas seções a seguir, o que se destacou observando a cidade foi o formato octogonal de seus quarteirões. O bairro em questão é chamado Eixample, projetado por Ildefons Cerdà no século XIX. O artigo  The Cerdà Plan for the Expansion of Barcelona: A Model for Modern City Planning (URBANO, Focus: Vol. 12: Iss 1, 2012, Article 13) ajudou a esclarecer a questão. Em uma tradução livre:  [...] Cerdà estudou profundamente as condições de vida dentro das muralhas medievais de Barcelona e estava bem ciente das necessidades de uma cidade moderna. Naquela época, o planejamento da cidade procurava criar uma estrutura de rua geométrica clara para organizar espaços, funções e movimento ,  A expansão da cidade foi organizada em uma grade ortogonal regular  lembrando-nos do planejamento de cidades gregas e romanas  para ordem e clareza, e em blocos medindo 113 metros quadrados. Os blocos tinham prédios e calçadas cortadas em um ângulo de 45º em todos os cantos para maior visibilidade nos cruzamentos das ruas, melhorando a mobilidade e permitindo uma pequena praça central para serviços e atividades complementares (lojas, quiosques, banheiros, etc). Com essa solução de design, as interseções Cerdà assumiram um papel proeminente na estrutura da cidade [...] . No desenvolvimento deste projeto a principal fonte de inspiração é a própria cidade, usando como base a sua arquitetura para a criação do logotipo. A justificativa para esta escolha tem como base as palavras de Philip B. Meggs, em História do design gráfico, quando diz que os registros visuais são mais persistentes ao tempo, e ajudam a preservar a história de um povo. E, partindo da ideia de que a arquitetura conta esta história, a escolha se dá tanto sob uma ótica estrutural quanto humanista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O livro  Sistema de Identidade Visual de Luísa Peón é a base para buscar entender os métodos envolvidos no processo de produção e criação da marca e do manual para a cidade de Barcelona. Segundo Peón, entende-se por Identidade Visual que  é o que singulariza visualmente um dado objeto; é o que diferencia dos demais por seus elementos visuais (Peón, 2009, p. 11). Ainda segundo a autora, podemos entender por Sistema de Identidade Visual que  é como se configura objetivamente a identidade. Formam o sistema todos os veículos que veiculem os elementos básicos da identidade visual: o logotipo, o símbolo, a marca, as cores institucionais e o alfabeto institucional, além de outros eventuais elementos acessórios, que são aplicados em itens específicos (material de papelaria, letreiros, uniforme, sinalização, embalagens, gráfica ambiental etc). Estes veículos são chamados de aplicações (idem, p. 14). E este sistema serve de  normatização para proporcionar unidade e identidade a todos os itens apresentados de um dado objeto, através de seu aspecto visual (idem, p. 15). Além das definições, o livro de Peón trouxe por meio de explicações e exemplificações os processos envolvidos na criação da Marca com: a Metodologia Projetual, até o próprio Manual de Identidade Visual, por meio do capítulo: Modelo de conteúdo de um manual de aplicação (idem, p. 96). Saindo do design e entrando em aspectos de marca, um conceito que também será trabalhado ao longo deste projeto é o Place Branding. Que segundo o artigo  O Branding Territorial: Uma Abordagem Mercadológica à Cidade (GAIO, S e GOUVEIA, L, Revista A Obra Nasce. Edições UFP. ISSN 1645-8729, 2007, p. 27-36) pode ser entendido como algo que:  [...] acrescenta valor e assume-se como um factor dinâmico de atractividade e competitividade do território. Na exacta medida que fornece ao consumidor informação e o conduz no processamento de informações sobre o local, transmitindo confiança no processo de decisão e, ao aumentar a notoriedade e a qualidade percebida, potencia a sua satisfação e fidelização . Place Branding não é novidade uma vez que ele já foi usado em Nova Iorque na década de 1970 no logo:  I LOVE NY . Atualmente cidades como Porto em Portugal, criaram sua própria marca, chamada:  Porto. . A Identidade Visual da cidade Porto é uma das principais fontes de inspiração para o desenvolvimento deste trabalho. O logotipo é simples, mas conta com símbolos gráficos que complementam visualmente a marca. No caso de Barcelona, com o apoio da língua espanhola e catalã, foram acrescentados, ao logotipo, os pontos de exclamação. A escolha de usá-los é uma estratégia de Place Branding onde se quer passar a ideia de uma cidade jovem que grita a sua cultura e a sua diversidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A criação da Identidade Visual de Barcelona é dada a partir de uma estrutura modular, cada letra é composta por blocos quadrados, sendo 4 de base e 7 de altura, elas têm formato retangular octogonal buscando semelhança com o projeto de Ildefons Cerdà. O kerning,  ajuste do espaço entre letras par a par. [...] (ABC da ADG, São Paulo: Blucher, 2012, p. 65), corresponde a um bloco, assim como os pontos de exclamação. A elaboração do logotipo foi feita com base no capítulo  Metodologia de Projeto conforme o  Fluxograma resumido de Processo de Projetação (Sistemas de Identidade Visual, Editora 2AB, 2009, p. 51). Primeiramente o rafe,  1. Primeiros rascunhos feitos por designer ou diretor de arte na criação de um anúncio publicitário. Primeira fase de estudos, antes do layout e da arte final. 2. Esboço inicial no planejamento gráfico de qualquer trabalho a ser impresso (ABC da ADG, idem, p. 93 e 96), onde buscou-se seguir o projeto dos quarteirões apostando num formato quadrado com 9 blocos, de base e de altura, usado um papel quadriculado. No entanto a tipografia ficou pesada a legibilidade difícil. Como forma de solucionar o problema foram retirados alguns blocos até chegar à formatação final. E, em seguida, a tipografia foi digitalizada por meio do Adobe Illustrator. O conceito do projeto está relacionado com a tipografia, ficando:  Eixample: o bairro que grita o orgulho catalão . O grito é representado tanto pelos pontos de exclamação (¡ e !) quanto pelas cores que compõem a Identidade Visual. Depois de avaliar as paletas de cores, foram escolhidas nelas seis. A elas foram atribuídas nomes em catalão: Vermell Calent (vermelho), Exporta Toronja (laranja), Or Català (amarelo), Llibertat Verda (verde), Estrella Blava (azul) e Fantasma Mourat (roxo). Também foram acrescidos três tons: Serenitat Celestial (branco), Gris Ennuvolat (cinza 50%) e Nit Negra (preto). Definida as bases do projeto começou a criação do Manual, nele estão feitas as especificações técnicas da marca seguindo o  Modelo de conteúdo de um manual de aplicação (PEÓN, Sistemas de Identidade Visual, 2009, Editora 2ab, p. 96 - 99) sofrendo alterações para se adaptar ao projeto. Ele é dividido em três seções destacadas por cor: 1 Branding (Estrella Blava): onde se colocou os Objetivos do Projeto, o Conceito: onde se explica as influências na construção da marca e o Brand Wheel: que é um sistema metodológico que busca trazer abordagens complementares a respeito da marca; 2 Dados Técnicos (Fantasma Morat): começando por uma apresentação em Marca, como ela foi feita com a Grade, suas Variações, como ela se comporta com a Redução mínima, a sua Área de Proteção, as suas Cores, o seu comportamento em Fundos Coloridos e em Escala de monocromia, como ela é aplicada em Fundos Coloridos, as suas regras de Padronagem, os seus Pictogramas (¡ e !) e os Usos proibidos; 3 Visualização (Vermell Calent): com as Aplicações das regras do Manual em mock-ups, feitos por meio do Adobe Photoshop. O Manual de ¡Barcelona! foi criado com o Adobe InDesign, e, como se trata de um produto de design houve o cuidado de valorizar a leiturabilidade. O projeto teve bases em trazer uma Identidade Visual que contemplasse a cultura do povo catalão, por meio de seus elementos gráfico, usando técnicas de Place Branding. A cidade de Barcelona é viva e jovem apesar de sua longa história e mesmo que o tempo passe uma marca que busque trazer o que a cidade tem de melhor serve de cartão de visita para que ela seja sempre lembrada por ser única e vibrante.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>