ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01396</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Resoluções</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;marina dos santos santiago (universidade federal de pernambuco); Cristina Teixeira Vieira de Melo (universidade federal de pernambuco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Resoluções é um roteiro de ficção de curta-metragem categorizado dentro do gênero comédia dramática realizado como trabalho final para a disciplina  Roteiro Cinematográfico 2 do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco. O roteiro busca, através da ironia, dramatizar a morte de um homem que acorda sem saber como e quando morreu, mas se depara com uma questão: ele precisa descobrir quais são seus assuntos inacabados na Terra a fim de poder aproveitar o que ele acredita ser a vida eterna. Todavia, o processo de recuperação dessas lembranças não se dá da forma mais suave possível e o que era para ser um Paraíso mostra ser um verdadeiro Inferno. Desse modo,  Resoluções possui o objetivo de ironizar o imaginário coletivo do paraíso e do inferno, problematizando até que ponto somos capazes de ser nossos próprios demônios. Utilizar e explorar o tema morte e as várias ramificações que o tema traz nasce na tentativa de problematizar e questionar suas implicações. Ao retratar um purgatório ou a ideia de condenação eterna busca-se identificar dentro do imaginário coletivo o motivo pelos quais uma pessoa está fadada ao céu ou a inferno. As consequências da uma dualidade de um moralismo como o mal versus o bem tende a nos mostrar apenas duas opções quando nos referimos a uma vida após a morte. Contudo, se em vida as pessoas são completamente responsáveis pelos seus dados, usando o conceito do livre-arbítrio, em morte essa responsabilidade poderia também se manter, tirando das mãos de um deus ou um diabo a obrigação de pensar em recompensas ou punições sobre nossos atos. Se na ficção os monstros existem e suas ações são grotescas e desumanas, suas punições também tendem a ser, mas e quando na ficção os monstros não passam de humanos? Desse modo, suas ações cabem apenas a racionalidade da humanidade, sendo estes julgados como tais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na escrita literária é permitido ao escritor que este se desdobre e destrinche até o pensamento mais íntimo de seus personagens através das palavras. Na escrita de um roteiro, isso não é tão diferente, pois embora seja duas formas completamente distintas, as palavras ainda são o que as tornam opostos complementares. Se no primeiro gênero as descrições minuciosas dos pensamentos tornam possível que o leitor mergulhe na trama, no segundo é o modo que as ações são descritas que possibilita que artistas e cineastas deem vida e forma as palavras ali escritas. Diante disso,  Resoluções é um roteiro criado para brincar com a ideia do imaginário coletivo que se criou através de histórias reforçadas pela igreja católica acerca do além. Em um tom de ironia, utilizando-se de elementos narrativos para ilustrar a imagem de um suposto deus ou de um possível diabo, questionando então o que de fato é pecado e qual o conceito real do purgatório. O tema central de toda a narrativa rodeia em torno da morte e no que há para além dela. Usando esse tema principal como norte, o roteiro então se destrincha na busca do personagem principal sobre os motivos que não o permitem viver sua vida eterna no que ele acha ser o Paraíso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um roteiro é o primeiro passo na produção de uma obra cinematográfica. É uma forma de texto que exige muito mais de uma boa escrita, mas também técnica no que diz respeito aos nomes técnicos e formatação para que o texto possa ser transformado em um filme. Trabalhar com um tema que pode ser considerado um tabu para muitos requer uma atenção redobrada para que elementos narrativos não sejam mal interpretados. É importante ressaltar também que o domínio da técnica da escrita de um roteiro não se limita a produção do texto, os arcos narrativos são importantes para que haja uma fluidez com pontos de viradas que seja capaz de criar o engajamento entre o espectador e a obra fílmica que se dará a partir do roteiro produzido. O processo criativo se deu por meio da investigação inicial dos símbolos que permeiam a morte e seus imaginários. Os elementos narrativos que dialogavam com os conceitos que o roteiro traz foram adaptados ao texto a fim de trazer não apenas um entendimento literal, mas também imagético ao estilo do gênero. A escrita de um roteiro exige os conhecimentos técnicos, para isso, ainda que haja softwares que automatizam o processo, existe a necessidade de saber quais termos técnicos usar. Para apoio da linguagem técnica, utilizei-me da leitura de roteiros finalizados e da consulta do livro de Robert McKee. O software utilizado para produção e edição do roteiro foi o Final Draft. Para a criação da trama, busquei focar em uma escrita que pudesse ser produzida de fato, levando em conta possíveis editais de financiamento para o audiovisual. Desse modo, ações ou cenas que necessitasse de efeitos visuais que não condizem com a realidade foram adaptados para que pudessem ser o mais próximo da realidade. Na trama do roteiro, Leonardo acaba de chegar a um local desconhecido onde é recebido por um homem que revela a Leonardo que ele acabou de morrer. Nosso personagem principal, em seguida, é levado a acreditar que para que ele possa alcançar o Paraíso, precisa antes descobrir quais assuntos ele deixou inacabado. O Homem, como assim é chamado, mostra a Leonardo que a única forma de ele fazer isso é revendo toda sua vida, através de uma fita e uma pequena televisão. Descobrimos então que Leonardo não é o único a não ter encontrado uma resolução durante a sua vida. Durante o processo de revisão da vida de Leonardo, podemos notar que ele era alguém com uma moral duvidosa, para descobrirmos em seguida que, ao contrário do que imaginamos no primeiro momento, Leonardo não está prestes a ir para o Paraíso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>