ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01402</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Moda Primavera Verão - Recôncavo da Bahia 2018/2019</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lavínia de Almeida Conceição (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Elton Jorge de Jesus de Oliveira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Katharine Rodrigues Sena Silva (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Yasmin dos Santos Lemos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Juciara Maria Nogueira Barbosa (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper apresenta a fotografia publicitária elaborada a partir do tema Moda primavera verão  Recôncavo da Bahia 2018/2019 e foi produzida por estudantes matriculados no componente curricular Fotografia Publicitária, ministrado no Bacharelado em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O resultado final é fruto de um trabalho experimental que teve como objetivo realizar uma fotografia publicitária para divulgar a coleção de moda primavera/verão da loja Identidade Brasil. Situada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, a loja comercializa peças de tendências étnicas, visando atender a um público regional exigente e que valoriza a estética de influência africana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Comumente a fotografia publicitária é feita sob medida e sob encomenda. Normalmente é planejada com muito critério e especialmente produzida para seduzir o público, visando incrementar as vendas de produtos e serviços difundir ideias, promover pessoas  tais como políticos, artistas, empresários, etc.  além de colaborar para a manutenção ou mudança de comportamento e divulgar instituições, sejam públicas ou privadas. Diante de tão extenso leque, a fotografia de moda sempre teve espaço de destaque. Nos meios impressos, tem ocupado espaço em páginas de jornais, revistas, cartazes, outdoors, panfletos, etc. Nos meios digitais, pode ser fartamente encontrada em sites, blogs, Instagram, Facebook, etc. Por fim, ainda são estampadas em vídeos produzidos para tv ou internet. A opção por escolher uma fotografia elaborada com o objetivo de ser veiculada em meio impresso se deu devido ao forte impacto que as publicações voltadas exclusivamente para a moda ainda provoca na atualidade: Os jornais e revistas de moda contemporâneos utilizam essa linguagem como poderoso meio de comunicação, que age de maneira determinante nas emoções humanas. Os elementos visuais implícitos na imagem fotográfica, manipulados por profissionais competentes, têm poder de persuasão e controle do público consumidor (SOUZA; CUSTÓDIO, 2005, p. 239). REFERÊNCIAS BUSSELLE, Michael. Tudo sobre fotografia. 8ed. São Paulo: Pioneira. 1998. HEDGECOE, John. O novo manual de fotografia. São Paulo: Senac, 2005. JENKINSON, Mark. Curso de fotografia de retrato. São Paulo: Europa, 2012. PRÄKEL, David. Composição. 2.ed. São Paulo: Bokman, 2013. SOUZA, Valdete; CUSTÓDIO, José. Fotografia: meio e linguagem dentro da moda. Londrina, v.1, 2005. p. 231  251. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta do briefing era realizar uma fotografia publicitária como trabalho experimental a ser utilizada para divulgar a moda primavera/verão de uma loja de Cachoeira. A fotografia deveria ser na vertical, colorida e ressaltando algum produto da empresa a ser escolhida pelos estudantes. A modelo escolhida pelos estudantes foi Thainá Santana, jovem baiana de 23 anos, estudante de Serviço Social da UFRB. O local previamente escolhido para a seção de fotos foi a escadaria da própria loja, por ser ao ar livre, tomada de muitas plantas e árvores em volta, além de duas colunas harmônicas que em frente se encontra dois grandes vasos de uma planta herbácea de origem africana, conhecida como espada-de-são-jorge ou espada-de-santa-bárbara, acredita-se que a planta seja um amuleto, útil para afastar a negatividade e trazer proteção para o ambiente em que se encontra. A prioridade para a luz suave da manhã que refletia sobre a modelo conferiu um ar bem natural à foto, dando uma luminosidade uniforme por toda a imagem. A montagem natural do cenário teve o objetivo de não só compor as cores em volta, mas também de mostrar a identidade da loja e o que ela quer passar para os seus clientes e visitantes. Foi utilizada uma câmera Nikon D3300, com ISO 200, abertura f 4.5, velocidade 1/60s, sem flash, com exposição manual. A imagem original tem dimensão de 4000x6000 pixels. A foto, realizada em contre-plongée e caracterizada como retrato, foi feita em jpeg e recebeu tratamento digital com o software Photoshop, apenas para acentuar levemente o contraste e suavizar um pouco as cores. A modelo veste um vestido longo, decotado, azul e estampado, e um colar artesanal, cuja brandura se harmoniza com todo o ambiente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>