INSCRIÇÃO: 01433
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA03
 
TÍTULO: O CASAMENTO DE SEU JOÃO
 
AUTORES: Carolina Olidia Magalhães (Universidade Estadual de Santa Cruz); Rodrigo Bomfim Oliveira (Universidade Estadual de Santa Cruz); Dayana Monstans de França (Universidade Estadual de Santa Cruz); Erica Maria Santos da Silva (Universidade Estadual de Santa Cruz); Michele Pereira Dias (Universidade Estadual de Santa Cruz)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O vídeo “O Casamento de João” foi produzido como atividade avaliativa da matéria Temas Selecionado em Vídeo do curso de Comunicação Social – Rádio e TV da UESC. O vídeo entra na tradição junina, marca do nordeste brasileiro, além de embarcar no universo da animação. Foi realizado por estudantes com o objetivo de misturar história, fotografia e música.਀倀愀爀愀 猀愀椀爀 搀漀 挀爀挀甀氀漀 琀攀爀椀挀漀 搀漀猀 攀渀猀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 瘀搀攀漀Ⰰ 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀甀爀最椀甀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀⸀ 伀 䌀愀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䨀漀漀  甀洀愀 愀渀椀洀愀漀 琀攀渀搀漀 渀漀 攀渀爀攀搀漀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 愀洀漀爀 愀洀戀椀攀渀琀愀搀愀 渀漀 猀攀爀琀漀 攀洀 瀀氀攀渀漀 匀漀 䨀漀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䐀攀挀挀愀挀栀攀ⴀ䴀愀椀愀Ⰰ 䜀爀愀愀 ⠀㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀㄀㤀⤀㨀 ᰀ䄠 愀渀椀洀愀漀  甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 椀渀猀攀爀椀搀愀 渀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 愀爀琀攀 搀漀 䌀椀渀攀洀愀Ⰰ 漀渀搀攀 挀爀椀愀ⴀ猀攀 愀 椀氀甀猀漀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 琀爀漀挀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 甀洀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀 搀攀 琀攀洀瀀漀ᴀ⸠ 䔀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 攀猀猀攀 昀椀氀洀攀 戀甀猀挀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 爀椀挀漀 攀洀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 氀攀瘀愀爀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀椀稀 䐀椀渀椀稀 ⠀㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀㄀㔀⤀㨀 ᰀ䘠漀琀漀最爀愀昀愀爀  洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀爀 昀椀攀氀洀攀渀琀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀  琀爀愀渀猀瀀漀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀ᴀ⸠ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 攀 戀愀猀攀愀搀漀 渀甀洀 挀漀爀搀攀氀 愀甀琀漀爀愀氀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 渀愀爀爀愀漀 瀀愀爀愀 漀 瘀搀攀漀⸀ 一愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀挀愀洀漀猀 渀漀 甀猀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 昀漀爀琀攀猀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀搀愀猀Ⰰ 琀瀀椀挀愀猀 搀愀猀 昀攀猀琀愀猀 樀甀渀椀渀愀猀⸀ Este trabalho foi realizado com o objetivo de colocar em prática os aprendizados sobre vídeo adquiridos na disciplina de Temas Selecionados em Vídeo. A proposta do orientador foi a de fazermos um vídeo de stop motion em animação. Em consenso, a equipe decidiu que traríamos uma temática que tivesse proximidade com nossa cultura, então decidimos que a história seria ambientada na época de São João. Dessa forma, os objetivos específicos eram valorizar, através da ilustração em vídeo, a tradição nordestina e salientar a riqueza dela. Tais objetivos foram desenvolvidos com foco principal na fotografia, já que num vídeo de stop motion a fotografia é o elemento central para caracterizar o estilo, e na produção artística, recorrendo ao apelo visual para destacar os elementos típicos do Sertão Nordestino e da festa junina.
 
INTRODUÇÃO
Em tempos fluídos, onde a tendência cultural é a de uma ideologia maciça, representar tradições regionais e, principalmente, com elos em nossas próprias raízes é muito importante para evitar uma possível perda da memória ligada a elas. Praticar os exercícios do audiovisual e fomentar nossa profissionalização no ambiente acadêmico também se faz importante. O vídeo surgiu de um roteiro em forma de cordel e adaptado com uma música de forró. Ambos, o forró e o cordel, também são elementos característicos da região nordeste que, com o tempo, estão cada vez menos presentes nos encontros sociais. Nos vídeos de stop motion a fotografia precisa ser muito bem planejada, pois é através dela que a essência da obra se mostra. Para Diniz (2014, p.15): “Fotografar é muito mais do que simplesmente reproduzir fielmente uma situação, fotografar é transpor sentimentos”. Levado pela fotografia, o produto, mesmo que de forma rápida, tem como intuito despertar nos espectadores essas sensações das quais fala Angela Diniz. Portanto, esse trabalho se justifica não só por retratar traços culturais particulares e que vão se extinguindo com o passar dos dias, vai além de relembrar o espectador, é também um modo de aproximar e criar intimidade dele com essa cultura, com suas tradições e aspectos específicos substancias, que estão carregados com memórias de um povo. ਀䄀 椀搀攀椀愀 搀漀 瘀搀攀漀 猀甀爀最攀 洀攀搀椀愀渀琀攀 猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 昀漀爀愀洀 愀猀 漀瀀攀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 挀栀攀椀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀猀猀攀 漀 猀攀爀琀漀 攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 樀甀渀椀渀漀⸀ 䐀攀猀搀攀 愀猀 氀甀稀攀猀 猀 爀漀甀瀀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 琀甀搀漀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 猀攀爀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 挀漀洀 愀 琀爀愀搀椀漀 攀 爀攀最椀漀⸀ 一愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀爀愀洀 愀猀 挀漀爀攀猀 愀稀甀氀 攀 愀洀愀爀攀氀愀Ⰰ 攀洀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀 昀爀椀漀 搀漀 椀渀瘀攀爀渀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀渀琀攀 搀愀 瘀攀最攀琀愀漀 挀愀愀琀椀渀最愀 攀 搀漀 挀氀椀洀愀 猀攀洀椀爀椀搀漀⸀ 伀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 甀猀愀搀漀 昀漀椀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 䔀伀匀 㘀 䐀 攀 愀 氀攀渀琀攀 ㄀㠀ⴀ㄀㌀㔀洀洀⸀ 䘀爀攀猀渀攀椀猀 搀攀 氀甀稀 挀漀洀 最攀氀愀琀椀渀愀猀 愀洀愀爀攀氀愀Ⰰ 渀愀猀 挀攀渀愀猀 搀椀甀爀渀愀猀Ⰰ 攀 愀稀甀氀 渀愀猀 挀攀渀愀猀 渀漀琀甀爀渀愀猀⸀ 伀猀 漀戀樀攀琀漀猀 攀洀 挀攀渀愀 琀椀渀栀愀洀 挀漀爀攀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 搀愀爀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 挀氀椀洀愀 昀攀猀琀椀瘀漀 愀漀 瘀搀攀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 猀琀漀瀀 洀漀琀椀漀渀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀洀漀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 愀 昀攀猀琀愀 搀攀 匀漀 䨀漀漀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀洀漀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀 攀猀琀攀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 昀攀猀琀愀 樀甀渀椀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 洀愀焀甀攀琀攀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 漀甀琀爀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 椀渀挀爀攀洀攀渀琀愀爀 渀漀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀漀 愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 挀渀椀挀漀猀⸀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 愀洀漀爀 攀洀 挀漀爀搀攀氀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀漀 攀猀琀攀 攀爀愀 洀甀椀琀漀 攀砀琀攀渀猀漀Ⰰ 昀漀椀 愀搀愀瀀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 洀切猀椀挀愀 倀攀搀爀漀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 攀 䨀漀漀 攀 䐀愀氀瘀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀⸀ 䄀瀀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 渀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 搀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 挀渀椀挀漀猀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 猀 攀渀挀愀椀砀愀猀猀攀 渀愀 琀爀愀洀愀 攀 猀攀 昀椀稀攀猀猀攀洀 瘀攀爀漀猀猀洀攀椀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀漀洀攀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀愀戀爀椀挀愀漀 搀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀⸀ 䄀 椀氀甀洀椀渀愀漀 猀攀 搀攀甀 搀攀 琀愀氀 洀愀渀攀椀爀愀㨀 渀愀 氀愀琀攀爀愀氀 攀猀焀甀攀爀搀愀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 漀戀樀攀琀漀 ⠀洀愀焀甀攀琀攀⤀ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 氀甀稀 搀椀昀甀猀愀 挀漀洀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 最攀氀愀琀椀渀愀 愀洀愀爀攀氀愀 瀀愀爀愀 猀椀洀甀氀愀爀 愀猀 挀攀渀愀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀洀 搀攀 搀椀愀㬀 渀愀 氀愀琀攀爀愀氀 搀椀爀攀椀琀愀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 漀戀樀攀琀漀 ⠀洀愀焀甀攀琀攀⤀ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 氀甀稀 搀椀昀甀猀愀 挀漀洀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 最攀氀愀琀椀渀愀 愀稀甀氀 瀀愀爀愀 猀椀洀甀氀愀爀 愀猀 挀攀渀愀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀洀 搀攀 渀漀椀琀攀⸀  Para a maquete foram feitas duas casas, um bar e uma igreja com palitos de picolé; três postes feitos com palitos de churrasco, fio de nylon e cotonetes; três cordas de bandeirolas e balões feitos com cartolina; uma fogueira, uma cacimba de água, além de outros objetos cênicos que construímos como cadeiras e mesas etc. O chão foi feito com barro que quando secou ficou parecendo que estava quebradiço. O figurino foi próprio de uma festa junina: calças e camisas quadriculadas para os personagens masculinos e para a personagem feminina, vestido de noiva e véu.਀䨀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 樀 猀愀戀愀洀漀猀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 焀甀攀爀愀洀漀猀 攀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 愀 洀切猀椀挀愀⸀ 伀猀 漀戀樀攀琀漀猀 搀漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 戀漀渀攀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 猀攀爀 昀攀椀琀漀猀 猀攀洀愀渀愀猀 愀渀琀攀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 爀攀焀甀攀爀椀愀洀 洀愀椀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 一漀 猀攀琀 搀攀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀洀漀猀 戀愀爀爀漀 猀漀戀爀攀 漀 椀猀漀瀀漀爀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 搀愀 洀愀焀甀攀琀攀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 攀氀攀 猀攀挀愀瘀愀 琀攀爀洀椀渀愀洀漀猀 搀攀 昀愀稀攀爀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 椀琀攀渀猀 攀 琀攀猀琀愀洀漀猀 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀⸀ 伀 戀愀爀爀漀 猀攀挀漀甀 搀攀洀愀椀猀 攀 漀 椀猀漀瀀漀爀 愀挀愀戀漀甀 挀攀搀攀渀搀漀Ⰰ 攀渀琀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 甀洀愀 猀愀搀愀 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 漀 戀愀爀爀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 洀攀猀愀Ⰰ 洀漀渀琀愀洀漀猀 漀 挀攀渀爀椀漀 琀漀搀漀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 攀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀漀椀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀⸀ 一漀 搀椀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀漀椀 氀漀渀最漀Ⰰ 樀 焀甀攀 渀漀 猀琀漀瀀 洀漀琀椀漀渀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 挀愀搀愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 猀攀樀愀 洀攀琀椀挀甀氀漀猀愀洀攀渀琀攀 洀漀搀椀昀椀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀攀愀 爀攀愀氀⸀ 䘀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 㐀㜀㜀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 搀愀猀 焀甀愀椀猀 ㈀㤀㜀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 渀漀 瘀搀攀漀⸀ O processo de montagem começou com a edição das imagens, que passaram por um tratamento simples, pois a iluminação ficou de acordo com o esperado. Já na time line as fotografias, os áudios dos objetos e a trilha sonora foram inseridos, montando assim o vídeo. O resultado agradou bastante, conseguiu deixar a história clara aos olhos de quem visse.਀䔀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 漀 瘀搀攀漀 搀攀 愀渀椀洀愀漀 攀洀 猀琀漀瀀 洀漀琀椀漀渀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀爀愀搀椀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀 猀漀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀琀椀氀漀 攀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 攀 搀攀 甀洀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 爀椀挀愀 椀渀攀猀最漀琀瘀攀氀⸀ 䄀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀洀瀀攀渀栀愀搀愀猀 渀攀猀猀攀 瘀搀攀漀 搀攀爀愀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀 瘀攀爀漀猀猀椀洀椀氀栀愀渀愀 攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀 昀愀稀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 樀Ⰰ 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀攀 琀攀洀愀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 焀甀攀 搀攀椀砀愀洀 洀愀爀挀愀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 搀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 猀椀渀愀氀 搀攀 攀猀焀甀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS਀䐀䤀一䤀娀Ⰰ 䄀渀最攀氀愀⸀ 䄀 椀氀甀洀椀渀愀漀 渀愀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䤀匀匀一 ㈀㄀㜀㤀ⴀ㔀㔀㘀㠀 ጀ†刀攀瘀椀猀琀愀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀攀 伀渀ⴀ氀椀渀攀 䤀倀伀䜀 ⴀ 䜀漀椀渀椀愀 ⴀ 㠀ꨀ 䔀搀椀漀 渀먀   㤀 嘀漀氀⸀ ㄀⼀㈀ ㄀㐀 搀攀稀攀洀戀爀漀⼀㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀瀀漀最⸀攀搀甀⸀戀爀⼀搀漀眀渀氀漀愀搀ⴀ愀爀焀甀椀瘀漀ⴀ猀椀琀攀⸀猀瀀㼀⸀⸀⸀愀ⴀ椀氀甀洀椀渀愀挀愀漀ⴀ渀愀ⴀ昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀⸀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㤀 搀攀 䨀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ DECCACHE-MAIA, Eline; GRAÇA, Ricardo. Animação Stop Motion: experimentando a arte em sala de aula. Publit, 2014.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀