ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01552</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vivencie o Calor da Terra do Sol: uma mídia alternativa para o turismo em Fortaleza</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Italo Antonio Gonçalves Oliveira (Universidade de Fortaleza); Icaro Heron Ferreira da Costa (Universidade de Fortaleza); Luarah Cerqueira da Silva Schettino de Araujo (Universidade de Fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho surgiu mediante a disciplina de Criação Publicitária, oferecida pela grade de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Nela, o acadêmico desenvolve sua capacidade criativa por meio de frequentes exercícios, que tem como finalidade, dar margem a soluções inéditas para briefings desafiadores. A equipe esteve presente na cadeira no período de 2018.2. Há um revezamento semanal no decorrer das aulas entre a teoria e a prática. Com isso, após se aprofundarem continuamente em fundamentos da área de criação publicitária, os alunos eram solicitados a aplicar as questões teóricas em campanhas de clientes fictícios, nas mais diversas atividades do decorrer do semestre. Estas, exigiam que os discentes, de algum modo, driblasse o convencional e executassem saídas originais para os problemas desses clientes. Os exercícios realizados no passar das aulas, de fato, precisavam fazer com que a equipes da turma buscassem sempre respostas criativas para as adversidades nas quais lhes eram apresentadas. A atividade que mais chamou a atenção da equipe para desenvolvimento deste relatório consistiu na produção de uma campanha publicitária que vendesse a cidade de Fortaleza para as regiões Sul e Sudeste. Contudo, o briefing especificava a condição de não utilizar, prioritariamente, a questão das praias do local, tendo em vista que o litoral da capital é um dos fatores cruciais para o seu turismo. Com este obstáculo, a equipe deveria então vender o cenário turístico de Fortaleza buscando outras condições presentes em sua conjuntura, e que de alguma forma, ainda fossem atrativas para turistas. Também foi solicitado que não houvessem mídias digitais na campanha para desafiar os alunos ainda mais no processo de realização do projeto. Tendo em vista a importância desse meio para execução de grande parte das campanhas atuais, posteriormente, haveria uma atividade para trabalhar especificamente esse tipo de mídia. Após alguns encontros da equipe, na busca de compartilhar diversas pesquisas que pudessem possibilitar algum caminho para a campanha, foi decidido então tratar a questão da temperatura de Fortaleza, sobretudo, de forma metafórica, para ser o ponto-chave de sua divulgação. A metáfora consistia em trazer a questão do calor, fator este ligado ao próprio clima da cidade, em analogia a hospitalidade dos seus moradores, referidos aqui como cordiais, e especialmente calorosos. Desse modo, o objetivo principal do trabalho constou em elaborar uma campanha convidativa para pessoas do Sul e do Sudeste, a fim de impulsioná-los a querer visitar Fortaleza a partir, não somente das praias, mas também devido ao sentimento de recepção existente em seus moradores, linkado ao enriquecido teor cultural que a cidade possui. Todavia, para alcançar essa condição, foram precisos objetivos específicos, como: compreender o cenário do turismo em Fortaleza; investigar as preferências no âmbito de viagens nacionais para moradores das regiões Sul e Sudeste; executar os ensinamentos aprendidos no decorrer das aulas para que pudessem ser aplicados de forma condizente em uma atividade ocorrida. Em suma, por conta das especificidades exigidas no briefing, foi preciso sair da zona de conforto, recorrente a grande parte de divulgações de Fortaleza está relacionada aos seus pontos litorâneos, e pensar em formas de aplicar os pontos definidos de comunicação da campanha, hospitalidade, como itens primaciais para alavancar turistas a capital. O desafio, ainda que trabalhoso, gerou resultados gratificantes para a equipe na medida e que pareceu realizar a proposta pedida em sua desenvoltura. Além disso, a realização da mídia alternativa exigiu bastante desenvoltura da equipe em propor, de maneira singular, alguma forma de expressar a mensagem da campanha de modo inusitado e que chamasse atenção dos consumidores em algum momento do cotidiano.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para dar base a campanha ser direcionada a cidades do Sul e do Sudeste, analisamos a mais recente pesquisa referente aos perfis de turistas e segmentos de oferta no Brasil, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no ano de 2012 (Disponível em: < https://bit.ly/2GmE4dv>, Último acesso em 22 de março de 2019) em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNTur), os entrevistados, ao serem questionados sobre a região Nordeste, destacaram fatores como a questão do seu povo ser caracterizado como bastante hospitaleiro. Além disso, de acordo com o Ministério do Turismo em 2017 (Disponível em: < https://bit.ly/2kBgtyp>, Último acesso em 22 de março de 2019), uma pesquisa realizada pelo Instituto FSB (2017), no período de 17 a 23 de março do ano de 2017, em que foram entrevistadas 2.002 pessoas com mais de 16 anos (de todas as regiões) referente ao potencial do turismo no Brasil, ambas são, respectivamente, a segunda e a terceira região que melhor avaliaram o Nordeste (perdendo apenas para os próprios nordestinos, que de modo geral, reconhecem a importância da sua região para o âmbito turístico). Pegando como base os dados referentes a este levantamento, a pesquisa apontou que a avaliação positiva destinada ao turismo no Nordeste, entre os nordestinos, foi de 44,2%; seguido pelo Sudeste, com 42,3%; e pelo Sul, com 32,6%. No quesito perguntado de qual a região que melhor consegue aproveitar o potencial da sua região, o Nordeste também liderou com 39,6%. (. Segundo Zeca Martins no livro Propaganda é isso aí: um guia para novos anunciantes e futuros publicitários (São Paulo: Saraiva, 2010), para realização então da campanha, e sobretudo, da mídia alternativa que nela consistia, lembrou-se da preocupação primordial no processo de criação publicitária que é  tornar uma informação acessível a todos [...] a medida em que quanto mais pessoas conseguirmos atingir com nossos anúncios, tanto melhor  . Por isso, a proposta era de propagá-la em locais com uma grande rotatividade de pessoas. O período para veiculação da campanha foi escolhido com base na abertura do inverno no Brasil para fazer com que os consumidores do Sul e Sudeste se incentivassem a viajar para Fortaleza por conta do clima mais quente (levando em conta o fato de o Ceará sofrer diferenças mínimas de temperatura nessa época). Para dar embasamento a aplicação da mídia alternativa, foi-se utilizado a ideia de DORDOR, Xavier. Mídia Alternativa (Editora Nobel, 2007), que considera a técnica pertinente quando alicerçada a uma mídia tradicional. Para o autor, a mídia alternativa não pode simplesmente existir sem que seja para dar força a outros meios. Contudo, ela dá espaço a técnicas diferenciadas para difusão de uma campanha de modo completamente singular, escapando dos procederes habituais e impactando os consumidores em cenários não previsíveis. E com o objetivo de direcionar o consumidor a querer conhecer a hospitalidade cearense, a captação da peça deveria proporcionar, nos instantes que fosse contemplada, um sentimento agradável de curiosidade, na medida em que, segundo Patrícia Burrowes em Viagem ao território da publicidade, 2005 (Disponível em: https://bit.ly/2a6vOyH, Último acesso em 23 de março de 2019),  uma experiência é precisamente o que a publicidade busca construir para atrair e persuadir consumidores, ao mobilizar a sensação, a emoção e a razão, com o objetivo de associar seus produtos a perceptos e afetos positivos . Por isso, a mídia alternativa se provou um elemento interessante para difusão da campanha, e se mostra como peça criativa para fugir do esperando pelas pessoas nas mídias tradicionais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro momento exigiu um brainstorm da equipe na definição de como o conceito seria aplicado na atividade, de fato. A produção das peças exigiu, além das pesquisas já citadas, a consulta de fontes de inspiração para elaborar uma campanha que dialogasse com outras já realizadas pelo cliente (no caso, a Prefeitura de Fortaleza). Inicialmente, então, a equipe procurou referências visuais em diversos sites. Para criar a mídia alternativa foi preciso primeiro a produção do anúncio impresso que daria base para os outros mockups, nas demais mídias. Foi-se necessária à utilização dos programas de edição Adobe Illustrator e Adobe Photoshop. O primeiro foi utilizado para criação dos vetores. Essas formas foram criadas com a ferramenta pen tool, e as escolhas de suas cores foram sendo decididas na medida em que harmonizassem com a proposta desejada. É válido lembrar que, na criação das peças, se foram pensadas em cores quentes e/ou alegres que remetesse, justamente, ao sentimento positivo que queria ser transmitido. Em seguida, houve a inserção de elementos gráficos de padrão para guia visual. Os vetores, mesmo produzidos no Adobe Illustrator, foram passados para o Adobe Photoshop para se colocar sombras. É válido salientar que, tirando os vetores, a maior parte da campanha foi produzida no Adobe Photoshop. A decisão foi feita em virtude da preferência em comum da equipe em utilizar o programa na realização das atividades da disciplina. A fonte utilizada foi a Intro (não serifada e de modo regular), para passar a ideia de uma leitura fluida, exprimindo sentimentos como alegria e segurança. Para facilitar ainda mais o processo no momento de ler a redação da peça, foram utilizados espaçamentos entre as letras e as palavras do título. Além disso, no propósito de reforçar a mensagem deste título, foi-se elaborado um texto que entrasse um pouco mais no conceito proposto. O conteúdo do título dizia ao consumidor a questão metafórica do  calor ali colocada. Valorizou-se, em outras mídias, textos que reforçaram a questão das praias, no entanto, com o foco principal ainda na hospitalidade presente em Fortaleza. Contudo, pela mídia alternativa ser mais sucinta, foi-se utilizado apenas o título utilizado da campanha. A mídias alternativa elaborada exigiu, prioritariamente, uma saída original para transmitir a mensagem da campanha: um secador de mãos em banheiros de shopping, comumente encontrados neste tipo de local, no propósito de que quando o consumidor observasse a mensagem exposta no secador (relacionada à questão do  vivenciar o calor de Fortaleza), tivesse também a sensação de rapidamente sentir, ainda que metaforicamente, o calor em suas mãos. O calor, contudo, como já frisado anteriormente, estava voltado a energia da população cearense, mas ainda assim foi interessante representar o calor na medida em que a pessoa secasse suas mãos neste item.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>