ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01588</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de imprensa do Projeto Pau de Arara edição Nova Olinda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Matheus de Freitas Viana (Universidade de Fortaleza); Francisco Ivanildo de Sousa Melo Filho (Universidade de Fortaleza); Janayde de Castro Gonçalves (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho visou divulgar o projeto  Pau de Arara para os alunos do Centro de Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza, visando também os veículos de comunicação. Dessa forma, atrai jovens voluntários interessados sobre a área de Fotografia, por meio de uma ferramenta de comunicação desenvolvida no laboratório do NIC (Núcleo Integrado de Comunicação). O Pau de Arara, que tem o objetivo de aproximar os alunos da Comunicação com a cultura nordestina através da produção de fotografias e vídeos documentais, na edição do semestre 2018.2 contou com 50 participantes (40 alunos, 6 professores monitores e 4 técnicos). A seleção foi realizada entre alunos veteranos e novatos dos cursos para promover a integração entre os grupos e o compartilhamento de experiências. O projeto Pau de Arara foi criado em 2004, durante suas aulas de fotografia na Unifor e já percorreu cidades nordestinas como Exu, Barbalha e Cabaceiras. Os registros feitos pelos alunos são posteriormente expostos ao público através de exposições. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento do trabalho realizado ocorreu por meio de entrevistas com jovens participantes que tiveram suas fotografias expostas em uma das fases desse projeto e com o professor Jari Vieira, fundador e porta voz da empresa do Pau de Arara. Além disso, o uso das técnicas de Assessoria foram fundamentais para o recolhimento das informações e para a divulgação, pois o projeto já obteve destaque em diversos veículos como a revista Veja, jornais locais e no G1. Como defende Faria (2006), o papel do assessor de imprensa na é maior do que a simples divulgação de informações. Para ele, uma das funções do assessor é ampliar os fatos das organizações de acordo com os interesses e dos movimentos em torno da esfera pública. A perspectiva privilegiada de analista do cenário político-econômico-social, tomando por base os assuntos agendados pela mídia, faz do assessor de imprensa um profissional capaz de oxigenar as organizações e de ampliar os horizontes internos das instituições nas quais atua (FARIA, 2002, p.161). Essas atividades da Assessoria podem ser descritas como operacionais e estratégicas segundo Duarte (2006). Como exemplo ele cita o envio de releases e o trabalho do clipping que são tarefas operacionais, porém, quando estas se vinculam às políticas e planos de ações da organização buscando determinada finalidade, acabam por se tornarem estratégicas. O autor explica ainda que identificar qual é o objetivo da organização acaba por ser a grande diferença entre o agir operacional e o pensar estratégico. Dentro das assessorias, a preocupação que move os assessores, segundo Caldas (2003), é conseguir uma imagem positiva da instituição, diante da opinião pública. A autora revela que a maior preocupação desses profissionais não é somente construir, mas consolidar essa imagem positiva. O profissional de comunicação precisa ser um gestor por inteiro, devendo gerenciar um bom relacionamento com a mídia e ter a confiança de todos os gestores da empresa/instituição em que atua. Seguindo esse raciocínio, vale destacar que a comunicação precisa ser organizada e planejada de forma sistemática e constante, pois a imagem da empresa ou instituição é algo que se constrói com o tempo. Além de utilizar diversas ferramentas técnicas, é necessário, antes de tudo, que o plano e as atividades neles descritas estejam de acordo com a ética aplicada aos profissionais de comunicação social e, mais especificamente, aos profissionais da área de jornalismo. De acordo com Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no capítulo II, artigo 2º, inciso IV  a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, é uma obrigação social , o que torna imprescindível a constante atividade por parte das Assessorias de Comunicação das empresas. Além disso, no capítulo III, onde são ressaltados aspectos da responsabilidade profissional do jornalista, é dito, no artigo 12, inciso VII, que é dever do jornalista  preservar a língua e a cultura do Brasil, respeitando a diversidade e as identidades culturais . Tendo em vista que o teatro musical está se tornando parte do consumo de entretenimento cultural por parte da população brasileira, esse ramo pode integrar, historicamente, uma face da identidade artística do país. O Código de Ética do Jornalista enfatiza que a conduta profissional do assessor de imprensa deve ser ética e comprometida com a verdade. O artigo n°9 prevê que é dever do jornalista divulgar todos os fatos que sejam de interesse público. Nesse sentido, o profissional deve sempre informar claramente e de forma precisa, transparente e objetiva. Também é importante e necessário que haja uma relação de troca entre assessores e jornalistas para que a informação chegue até o público-alvo. Os desafios existem também nesse âmbito do relacionamento entre os profissionais. Para que o relacionamento seja aprimorado, o assessor precisa conduzir bem todos os processos por trás da informação a ser dada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção e divulgação do Release foi realizado através das técnicas de Assessoria de Imprensa como Brifieng,Mailing, Release e Clipping. O Briefing se deu com o recolhimento de informações sobre o projeto, participantes e organizadores. O projeto acompanhado foi criado em 2004 e conta com um grande engajamento dos alunos dos curso de Jornalismo e Publicidade Propaganda. A palavra briefing apareceu durante a Segunda Guerra Mundial, para designar o conjunto de informações coletadas pelas altas patentes. Nos dias de hoje, essa palavra designa uma técnica bastante utilizada nas assessorias de comunicação, setores de marketing, dentre outros ramos da comunicação organizacional. Em suma, o briefing é um composto de perguntas que tem como objetivo ou função  colher informações, e, com base nelas, planejar e agir (TAVARES, 2010, p. 147). Segundo Tavares (2010), briefing significa resumo, ou seja, um resumo de várias informações coletadas pelo profissional de comunicação/marketing junto ao seu cliente. A base de um planejamento, por exemplo, se dá a partir das informações de um briefing somadas a informações de pesquisas formas e informais a respeito da empresa ou cliente em questão. O autor também salienta que  a definição sobre a utilização dos modelos de briefing deve ser definida de acordo com o negócio, porte e objetivos do cliente (TAVARES, 2010, p. 148). Para a aplicação da ferramenta nessa pesquisa, foi realizada uma junção de diversos modelos de briefing somados a perguntas e itens importantes relacionados ao ramo específico no qual o cliente atua. Como segundo passo, fez -se necessária a elaboração do Mailing List, uma lista com todos os contatos dos veículos e dos jornais para divulgação da empresa. Nele contém dados básicos de contato como nome do veículo, nome do jornalista, editoria, número do telefone, e-mail e endereço. O principal fruto do trabalho foi a concepação do Press Release, o o material com sugestão de pauta enviada aos veículos. Mafei sugere que o primeiro parágrafo deve ser aquele que contenha as informações que o jornalista irá publicar, ele deve responder a sete perguntas: Quem? O que? Onde? Quando? Como? Por que? Para que? O assessor precisa destacar o que mais chama atenção no fato noticiado, além de selecionar o que pode ser notícia ou não. Neste trabalho não houve follow-ups, ligações telefônicas para a confirmação de recebimento da pauta. O levantamento dos resultados se deu apenas nas pesquisas no buscadores de Internet, como Google. Findas estas etapas, concluímos com o Clipping onde se reúnem todas as matérias veiculadas de interesse do assessorado ou da instituição em que o profissional de comunicação atua em um determinado período. Com essa ferramenta os assessores sabem para onde seu cliente saiu, contabiliza o número de inserções negativas e positivas, além de poder usar como parte da estratégia de comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>