INSCRIÇÃO: 01604
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP04
 
TÍTULO: Perfil dos potenciais consumidores da revista Algo Mais
 
AUTORES: Débora Eduarda Duarte Seabra (UniFBV Wyden); Emerson Rafael da Silva (UniFBV Wyden); Janaina de Holanda Costa Calazans (UniFBV Wyden)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A revista como meio de comunicação impresso, junto com o jornal, foi um dos primeiros instrumentos usados para transmitir informação de massa à sociedade. A primeira revista que se tem relato, é uma revista de teologia, Erbauliche Monaths-Unterredungen, traduzindo"Edificantes Discussões Mensais", em 1663, na Alemanha, mas num formato diferente do que é visto hoje, seu formato era mais parecido com a forma de um livro. As revistas abordam temas específicos, sendo assim, assumem um importante papel de segmentação de público, diferente do jornal, além de ter uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal. Ao longo dos anos, os meios de comunicação sofreram modificações graduais. Com o surgimento da internet e os avanços tecnológicos, potencializadores das mídias de comunicação, o comportamento dos novos consumidores evoluiu na forma de pensar, no estilo de vida, nos desejos e na forma de consumir informação. O grande fluxo de informações online, notícia em tempo real, a necessidade de conteúdos personalizados e cada vez mais segmentados e a convergência dos meios de comunicação fizeram com que os meios tradicionais repensassem a forma como se apresentam ao público. Essa drástica transformação afetou economicamente o mercado editorial mundial e nacional, algumas revistas de grandes tiragens e com grandes públicos foram fechadas, outras tornaram- se exclusivamente digitais. A busca por novas estratégias de negócios para sustentar o modelo impresso fez com que a Algomais buscasse oferecer outros produtos para estes novos consumidores de conteúdo, mas ampliar o público consumidor da versão impressa ainda é um desafio. É de grande relevância para a Algomais descobrir quem é o potencial consumidor de revistas em Pernambuco e como esse consumidor se comporta, para compreender quais são suas expectativas perante ao mercado de produção de conteúdo. Portanto, uma vez que se entendem as necessidades do público, torna-se mais fácil conquistá-lo. Dessa forma, a esta pesquisa tem como finalidade evidenciar para a marca qual é o perfil do potencial consumidor da revista Algomais.
 
INTRODUÇÃO
No contexto atual o mercado de revista sofre com a crise editorial, em 2016 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o segmento impresso (livros, jornais e revistas) foi o que teve a maior queda na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), as vendas caíram cerca de 16,1% em relação ao ano anterior. “A trajetória declinante desta atividade vem sendo influenciada, em especial, no que tange a jornais e revistas, por certa substituição dos produtos impressos pelos de meio eletrônico” IBGE (2016). Segundo a PMC do IBGE (julho, 2018), a atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria apresentou recuo no volume de vendas de 10,1% frente a julho de 2017, décima segunda queda consecutiva nesse tipo de comparação. O comportamento negativo da atividade vem sendo influenciado pela contínua substituição dos produtos impressos pelo meio eletrônico, em especial quanto a revistas e jornais. Com isso, o indicador anualizado, acumulado nos últimos doze meses, ao passar de - 6,8% para -7,6%, permanece no campo negativo e acentua a trajetória descendente iniciada em fevereiro 2018 (-3,6%). Para acompanhar o comportamento do consumidor, as grandes empresas de comunicação estão passando por uma transformação digital, criando assinaturas digitais, só as vendas de exemplares impressos não mantêm veículo de informação. A publicidade ainda é o principal meio de financiamento das mídias analógicas, e agora também está dividindo espaço com as mídias digitais que são mais baratas. Segundo o site Poder360 , no primeiro semestre de 2017, quase todos os maiores jornais diários e revistas semanais reduziram a circulação. Em 2016, os veículos jornalísticos mais tradicionais do Brasil ganharam 88 mil novos assinantes digitais. Já as edições impressas tiveram uma queda de 162 mil exemplares na tiragem média diária, registrando a maior crise de vendas da história. Em agosto de 2018, houve uma demissão em massa na maior editora do País, Editora Abril, e o fechamento de dez publicações da empresa mais a versão Online da “INFO”. Os exemplares que permaneceram em circulação investiram também em mídias digitais (sites, assinaturas digitais e redes sociais).
 
OBJETIVO
Visto que o objetivo deste estudo é identificar o perfil do público potencial da Algomais em Pernambuco, foi elaborado um questionário com 24 perguntas, como técnica de coleta de dados que colaborem na conclusão da pesquisa. As perguntas foram elaboradas para obtenção de fatores sociodemográficos, comportamentais e psicográficos, aos quais convém revelar as preferências de conteúdo e compreender o comportamento dos consumidores de informação em meios impressos e digitais, considerando condições variáveis de faixa etária e gênero dos entrevistados. O਀ 琀椀瀀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀 攀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀爀 愀氀洀攀樀愀爀 琀爀愀愀爀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀洀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀⸀  Visando o objetivo, que consiste em identificar o perfil do potencial consumidor da revista Algomais, definiu-se que o universo da pesquisa é composto por seguidores da Algomais nas de redes sociais (Facebook e Instagram), jovens ativos no mercado de trabalho e pessoas residentes no estado de Pernambuco que possuam o hábito de ler notícias. A amostra será recortada por perfis dos autores e da revista em redes sociais, comunidades virtuais. A coleta de dados será realizada através da internet por meio de questionário online, que visa obter informações quantitativas acerca da população alvo. Acredita-se ser uma plataforma acessível que consegue atingir uma vasta parcela de indivíduos, apontando resultados que serão tabulados através da ferramenta SurveyMonkey, pois proporciona ao entrevistado a possibilidade de responder quando for mais confortável para ele, aumentando assim a disponibilidade de responder a pesquisa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀