XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE

UFMA / Uniceuma / Estácio - São Luís - MX - 30 a 01 de junho de 2019

ISSN: 2177-790X

Trabalhos


IJ: Publicidade e Propaganda
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1008-1 - A EFICÁCIA DO FOLKMARKETING DE LOCUTORES PUBLICITÁRIOS NO VAREJO EM ARAPIRACA/AL
Luana Carolina de Almeida Santos (Centro Universitário Tiradentes); Brenna Pacheco da Silva Alves (Centro Universitário Tiradentes)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Arapiraca, Folkcomunicação, Locução, Varejo
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1160-1 - A ESTÉTICA DO SUBLIME NO CARTAZ DO FILME LES MISÉRABLES: UMA ABORDAGEM ANALÍTICA DA LINGUAGEM VISUAL
Yago Martins da Silva França (Centro Universitário Maurício de Nassau)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Cartaz, Cinema, Estética, Victor Hugo
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80-1 - A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO SEMIÁRIDO
Airton Miller Galvão do Nascimento (Faculdade São Francisco de Juazeiro); Rebeca da Silva Santana (Faculdade São Francisco de Juazeiro); Lorena Santiago Simas (Faculdade São Francisco de Juazeiro)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Publicidade, Propaganda, Semiárido, Representação Social, Leitura de Imagem
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264-1 - A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NA PÓS-MODERNIDADE E IDENTIDADE CULTURAL
Rebeca da Silva Santana (Faculdade São Francisco de Juazeiro); Carla Lorena Neres Silva (Faculdade São Francisco de Juazeiro); Maria Francineide Lima da Silva (Faculdade São Francisco de Juazeiro); Airton Miller Galvão do Nascimento (Faculdade São Francisco de Juazeiro)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Publicidade, Identidade Cultural, Pós-modernidade, Modernidade, Sociedade
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761-1 - A INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS VISUAIS DAS EMBALAGENS NO PROCESSO DE COMPRA
Gabriel Costa de Almeida (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Aspectos visuais, Embalagem, Processo de compra
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812-1 - A MIDIATIZAÇÃO E A SOBREVIVÊNCIA DO COMÉRCIO TRADICIONAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA
Thaís de Andrade Fernandes (Universidade Federal da Paraíba); Talita dos Santos França (Universidade Federal da Paraíba); Ana Heloísa Batista Araújo (Universidade Federal da Paraíba); Hudson Ramos Santos das Chagas (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Consumo , Instagram , Marketing Digital, Midiatização
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906-1 - A PUBLICIDADE DE CAUSAS SOCIAIS: UMA BREVE ANÁLISE DO FILME #2019FAÇAACONTECER DO BANCO BRADESCO
Eduardo Faustino dos Santos Lima (Universidade Federal de Pernambuco); Rogério Luiz Covaleski (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  publicidade, causas sociais, narrativas, Bradesco
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64-1 - A REPRESENTAÇÃO DE MINORIAS SOCIAIS E SUAS IDENTIDADES NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
Yago Oliveira Brandão (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Identidades, Publicidade, Representações, Mídia
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1413-1 - A SEMIÓTICA DOS GESTOS: UMA ANÁLISE DOS 5 ESTÁGIOS DO LUTO EM RELAÇÃO AOS MOVIMENTOS USADOS NA SERIE THE OA
Alexandre Ricardo Loiola Costa (Centro Universitário Unifanor Wyden); Diego Frank Marques Cavalcante (Centro Universitário Unifanor Wyden)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Semiótica, Luto, The OA, Movimentos, Kübler-Ross
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1086-1 - ANÁLISE SEMIÓTICA DO EPISÓDIO OS TRÊS ROBÔS DA SÉRIE LOVE, DEATH & ROBOTS E A SUBVERSÃO COM O SIGNO DO RISÍVEL
Maria Kamilla Damasceno Nogueira (Centro Universitário Unifanor Wyden); Diego Frank Marques Cavalcante (Centro Universitário Unifanor Wyden)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Animação, Robôs, Semiótica, Semiótica do Riso
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1487-1 - CLICHÊS E ESTEREÓTIPOS: A BRASILIDADE NAS HAVAIANAS
Leandro Antunes Fontenele (Faculdade Mauricio de Nassau); Camila Leite de Araujo (Faculdade Mauricio de Nassau)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Indústria Cultural, Havaianas, Brasilidade, Cultura Brasileira
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491-1 - CONSUMIDORES E MARCAS NO INSTAGRAM: A DEFESA DE CAUSAS SOCIAIS NO PERFIL DA NATURA
Marília Manuella Soares de Oliveira Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Rogério Luiz Covaleski (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  publicidade, causas sociais, Instagram, consumidores , Natura
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18-1 - CONTEÚDOS DE MARCA NO CONTEXTO DA GLOCALIZAÇÃO: ANÁLISE DA NARRATIVA PUBLICITÁRIA DA NETFLIX NO LANÇAMENTO DA SÉRIE 13 REASONS WHY NO BRASIL
Bianca Johanny dos Santos Lima Assunção (Centro Universitário Vale do Ipojuca)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  comunicação, conteúdo de marca, interatividade, publicidade
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1287-1 - DA MÍDIA PARA A VITRINE: UM ESTUDO SOBRE A COMIC CON
Maria Nathalia de Holanda Oliveria (Universidade Católica de Pernambuco); Thelma Lúcia Guerra Álvares (Universidade Católica de Pernambuco); Cícero Rafael Ferreira de Queiroz (Universidade Católica de Pernambuco); Rafaela Carine Soares de Lima (Universidade Católica de Pernambuco); Rafaela de Melo Silva (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Comic Con, Consumo Midiático, Cultura Geek, Fã
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875-1 - EMPODERAMENTO FEMININO E POSICIONAMENTO NA COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A MARCA AHAZANDO
Brenda de Menezes da Silva (Universidade de Fortaleza)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  empoderamento feminino, posicionamento, comunicação, marketing, Ahazando
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391-1 - ESTUDO DO MARKETING DA CERVEJA MAGNÍFICA DO MARANHÃO
Taissa Raquel Monteiro da Silva (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura); Franklin Douglas Ferreira (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura); Yago da Silva Vieira (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Cerveja , Mandioca , Maranhão , Publicidade , Magnífica
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376-1 - JAMORA: UMA PROPOSTA DE JOGO DE REALIDADE ALTERNATIVA E NARRATIVAS TRANSMÍDIAS APLICADA EM UMA CAMPANHA PARA SECTUR
Paulo Jamis Santos Pinto (Centro de Ensino Universitário do Maranhão); Débora Ribeiro Vieira (Centro de Ensino Universitário do Maranhão); Jordana Falcão Tavares (Centro de Ensino Universitário do Maranhão)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Jogos digitais, Publicidade, Turismo, São Luís
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1543-1 - MARKETING DIGITAL NA ÁREA DA SAÚDE: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DA CLÍNICA ICON DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
Laís Vargens Viana (Faculdade de Tecnologia e Ciências); Aline Pinto Luz (Faculdade de Tecnologia e Ciências)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Comunicação na Saúde, Clínica ICON, Marketing Digital
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1210-2 - MEMES NA COMUNICAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE MEMES NA PUBLICIDADE
Diogo Matheus Dias da Silva (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Cemitério, Comunicação, Memes, Publicidade, Redes Sociais
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946-1 - MÚSICA E PUBLICIDADE: A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA COMPREENSÃO DA MENSAGEM DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DO ANO DE 2017
Felipe Henrique Lima Pereira (Universidade Ceuma); Polyana Amorim Chagas (Universidade Ceuma)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Construção de sentido, Publicidade audiovisual, Percepção sonora
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786-1 - O CIBERDIÁRIO DE JOSÉ SALES: DA VIRTUALIZAÇÃO DAS CORES À POETIZAÇÃO DA PSICOLOGIA
Erica da Silva Martins (Faculdade Nordeste); Thicianny Carneiro Fontes (Faculdade Nordeste); Diego Frank Marques Cavalcante (Faculdade Nordeste)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Virtualização, Cibercultura, Ciberespaço, Cor, Inteligência Coletiva
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988-1 - O FEM-VERTISING DA TRANSIÇÃO CAPILAR: APROPRIAÇÃO ECONÔMICA SOBRE O DISCURSO FEMINISTA E IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL
Júlia Maria de Melo Pires (Universidade Federal de Pernambuco); Giovanna Carneiro de Lima Gomes (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Fem-vertising, transição capilar, feminismo negro, tendência de consumo, publicidade
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1559-1 - O INSTAGRAM E SEU POTENCIAL PUBLICITÁRIO NO BRASIL E NO MARANHÃO
Nivaldo Araujo (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura); Paulo Nascimento de Sousa Junior (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura); Franklin Douglas Ferreira (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Redes sociais, Instagram, Publicidade, São Luís
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1089-1 - OS SIGNOS DO SILÊNCIO SOCIAL: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO FILME UM LUGAR SILENCIOSO
Iara Lyandra Sabino Ferreira (Centro Universitário Unifanor Wyden); Diego Cavalcante (Centro Universitário Unifanor Wyden)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Filme, Semiótica, Comportamento, Realidade
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29-1 - PANTHER IS THE NEW BLACK: REPRESENTATIVIDADE E CULTURA NA COMUNICAÇÃO DO FILME PANTERA NEGRA
Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  cinema, comunicação, cultura, publicidade, representatividade negra
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515-1 - PEQUENOS EMPREENDEDORES E PEQUENAS CIDADES: E-COMMERCE E TAXA DE ENGAJAMENTO ATRAVÉS DO INSTAGRAM
Claudio de Andrade Rodrigues (Instituto Federal do Piauí); Ariel Carvalho Lopes Sousa (Instituto Federal do Piauí); Tamires Pereira Matias (Instituto Federal do Piauí)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Instagram, Marketing Digital, E-commerce
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612-1 - REPENSE 2018: ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS NA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS
Talitta Oliveira Cancio dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Diversidade, Narrativa, Publicidade, Semiótica, Vivo
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1177-1 - REPRESENTATIVIDADE NA MARCA AVON: É ISSO QUE AS CONSUMIDORAS DESEJAM?
Agatha de Sousa Moura (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Representatividade, empoderamento, publicidade, Avon, Facebook
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945-1 - SINAIS QUE FALAM- A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM UM LUGAR SILENCIOSO
Ingrid Maria Barbosa Andrade (Centro Universitário Unifanor Wyden); Diego Frank Marques Cavalcante (Centro Universitário Unifanor Wyden)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  comunicação não verbal, Semiótica, signos, Um Lugar Silencioso
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245-1 - SOCIEDADE EM QUEDA LIVRE: O CONSUMO COMO INSTRUMENTO MESTRE NA CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE
Juliana Kathleen Barbosa de Vasconcelos (Universidade Federal de Pernambuco); Rogério Luiz Covaleski (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  consumo, felicidade, redes sociais digitais, black mirror
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1055-1 - USOS DO INSTAGRAM POR CANDIDATOS AO GOVERNO DO MARANHÃO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2018
Yanne de Cássia França Santos Sousa (Universidade Federal do Maranhão); Elthon Ranyere Oliveira Aragão (Universidade Federal do Maranhão); Camila Praseres Moura (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Internet, Redes Sociais digitais, Instagram, Eleições 2018, Governo do Maranhão
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942-1 - UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS EM CAMPANHAS POLÍTICAS – UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA INSTAGRAM NO CASE ELIZIANE GAMA
Rafael Richard de Araujo Saraiva (Faculdade Estácio de São Luís); Elthon Ranyere Oliveira Aragão (Faculdade Estácio de São Luís)

IJ: Publicidade e Propaganda
Palavras-chave:  Ambiente Digital, Instagram, Política, Redes Sociais
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