ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00012</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Clínica Spaço Reviver</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Andreza Karoline de souza lopes (Faculdade Boas Novas); Welcon Gomes Costa (Faculdade Boas Novas); Izaias Godinho Vieira (Faculdade Boas Novas); Rebeca Suzane Araújo da Silva (Faculdade Boas Novas); Izaura do Socorro Santos dos Santos (Faculdade Boas Novas); Jorge Cristiano Costa de Souza (Faculdade Boas Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento, Metas, Comunicacao Integrada, Plano, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação deve ser vista como negócio e, para isso, é necessário agir estrategicamente . Atualmente, as empresas necessitam de profissionais com características voltadas para o planejamento. O plano é a materialização do planejamento, ou seja, o documento escrito, formatado, um instrumento favorável para o alcance de metas previamente fixadas pelas empresas ou instituições que poderão garantir sua sobrevivência no mercado e, ainda, trazer lucros e novas oportunidades no segmento escolhido. Baseado em visitas realizadas e de informações coletadas, constatou-se que a Clínica Spaço Reviver, necessita de um Plano de Comunicação Integrada para melhorar a qualidade dos serviços prestados e sanar as dificuldades de comunicação com o seu público e assim, consolidar a sua marca no mercado de fisioterapia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação é considerada como um dos principais recursos que promovem a interação social dos indivíduos. A comunicação consiste no ato de informar e transmitir mensagens. Segundo Chiavenato (200, p.142) "é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação". O ato de comunicar consiste na troca de informações entre os indivíduos tornando-a democrática e comum a todos evidenciando a socialização entre os grupos. Para Bordenave (1997, p.16) "A comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida social". Portanto, não é possível existir sociedade sem comunicação e nem comunicação sem sociedade. A comunicação está em tudo, em todos os aspectos da convivência humana. Por meio da comunicação são estabelecidos padrões de vida e cultura social. Essa comunicação pode acontecer de diferentes formas, dependendo do contexto e das necessidades dos indivíduos envolvidos neste processo. O planejamento é um processo fundamental para alcançar um desenvolvimento satisfatório dentro das empresas. Planejamento é o processo de elaboração de estratégias para alcançar um determinado objetivo. (TAVARES,2010, p.134) Nesse processo, o plano de comunicação e o serviço oferecido pela empresa executam o papel de facilitador de relacionamento entre a empresa, público interno e clientes e também com a mídia, por meio da divulgação de suas ações. Estabelecendo ferramentas adequadas, a empresa poderá atingir positivamente o seu público alvo, seja ele: funcionários, clientes, sociedade, dentre outros. A Clínica Spaço Reviver, instituição particular, é objeto de estudo desta pesquisa, a empresa necessita de um trabalho de desenvolvimento para a eficácia tanto da comunicação interna quanto da externa. A proposta é elaborar um Plano de Comunicação apropriado para a realidade da clínica e apresentar alternativas para a melhoria do relacionamento entre a empresa e os clientes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao construir um plano de comunicação para a clínica Spaço Reviver, o objetivo foi fazer de maneira eficaz uma assessoria a clínica que atua no segmento de consultas e tratamentos médicos, mas com enfoque na fisioterapia. Para isso, tomou-se como base o que se aprendeu nas aulas teóricas de Comunicação Integrada. Além disso, o objetivo foi tornar a empresa uma das melhores clínicas do seu segmento em que atua, trazendo novos clientes e fidelizando os já existentes. O objetivo desse pano é fazer com que a Clínica Spaço Reviver se torne a melhor na área de fisioterapia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação sempre foi uma condição natural dos sujeitos. Portanto, para se relacionar em sociedade é necessário estabelecer um processo comunicativo que garanta a integração social entre os indivíduos. Com o passar dos anos, o avanço tecnológico e a globalização das informações trouxeram ao campo mercadológico exigências que visam a expandir a interlocução entre as empresas e seus públicos. Desse modo, faz-se necessário delinear ferramentas que auxiliem as organizações neste processo. Toda empresa visa lucro. Assim, um sistema comunicacional bem definido é fundamental para alcançar esse objetivo. Para Kunsch (2003), quando nos referimos ao processo comunicacional das organizações, subentendemos aqueles elementos básicos que o constituem: fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, já bastante conhecidos nos estudos de teorias da comunicação. Além de lucros, é necessário estabelecer boas relações sociais e apresentar propostas que atendam as necessidades e interesses da sociedade. Apesar de desenvolver este tipo de atividade, a Clínica Spaço Reviver não possui nenhum setor específico, tão pouco um plano de comunicação que desenvolva o planejamento dessas ações. Nesse sentido, é fundamental que se desenvolva um Plano de Comunicação Integrada para a clínica, pois se trata de uma empresa conceituada que atende crianças, idosos, através de convênios com empresas, então é preciso desenvolver atividades que atendam as necessidades dos clientes. Sendo assim, a Spaço Reviver propõe oferecer estruturas básicas satisfatórias como: a construção de um anexo, somente para consultas médicas, a melhora no espaço de atendimento, um novo anexo de fisioterapia infantil, a reforma no espaço de fisioterapia adulta e aumento das opções de especialidades médicas. A utilização de novas tecnologias, além do uso das redes socias, tem se tornado as empresas cada vez mais competitivas. Também, têm sido usadas para atrair o público externo e ao mesmo tempo, motivar o público interno. Além disso, funciona como uma espécie de termômetro da imagem da empresa na sociedade. Nesta perspectiva, o presente estudo torna-se importante, pois pretende identificar ferramentas apropriadas para o desenvolvimento do Plano de Comunicação Integrada que será desenvolvido para a Clínica Spaço Reviver, que pretende alcançar uma comunicação eficaz entre o seu público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Neste item seria demonstradas as etapas que contribuíram para a construção da campanha "Clínica Spaço Reviver", sendo elas: briefing, planejamento estratégico, criação e veiculação. Na primeira etapa, na reunião do briefing foram coletadas informações essenciais que deram fundamentação para a compreensão do universo correspondente, neste caso, o foco é o público-alvo. Na segunda etapa, do planejamento estratégico, buscou-se uma direção criativa e eficaz para resolver o problema de comunicação do cliente, por meio de analise, destacando e cruzando as forças e ameaças. Na terceira etapa da criação foram realizadas algumas reuniões entre a equipe para definir o conceito criativo, linguagem da campanha, identidade visual e formato de peças. Na última parte, a da veiculação, foram colocadas em práticas, as definições do plano de mídia já estabelecidas pelo planejamento estratégico. Essas etapas, compuseram a base da criação desta campanha, que pode se tornar um grande avanço econômico para o nosso cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto deste trabalho está apresentado em planejamento de comunicação da Clínica Spaço Reviver. O planejamento foi produzido no âmbito da disciplina Comunicação Integrada, no segundo período de Comunicação Social-Jornalismo, da Faculdade Boas Novas, Manaus. Conforme foi exposto na introdução deste trabalho, a partir da classificação da Comunicação Integrada de Maurício Tavares acerca da espécie do significado de planejamento, concluímos que o planejamento de comunicação Integrada construída, trata-se de um briefing. E dentro da modalidade em que está concorrendo, o Planejamento da Clínica Spaço Reviver e se encaixa na categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Plano de Comunicação Integrada. No que tange ao campo específico que ele pertence. Foram feitas as ferramentas da campanha como panfletos, caneta, caneca, chaveiro, outdoor, calendário e camisa estando anexados no trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto de Comunicação Integrada, trouxe à tona uma ótica variada acerca das estratégias de marketing para uma determinada empresa, o que proporcionou à toda equipe muito aprendizado. Além de nos fazer olhar para os processos de integração da marca com uma ótica mais realista, passando desde o orçamento, a merchandising em programas de televisão, fez com que o conteúdo dado pelo professor Cristiano na disciplina "Comunicação Integrada" fosse posto em prática, o que nos enriqueceu com mais conhecimento. Para um bom planejamento, a assessoria é imprescíndivel para o aumento de mercado, para que conquiste a confiança de seu público alvo e fazer com que a empresa tenha um posicionamento de marca e redução de custos com ações ineficientes. Além de ser de suma importância para a empresa fazendo com que ela obtenha resultados lucrativos. E também tenha mais visibilidade no segmento em que trabalha sendo referência na qualidade e no serviço em que ela propôs na propaganda. E, nós como alunos de uma academia temos a oportunidade de aprender como num laboratório sendo que a empresa não é fictícia, tendo a oportunidade de fazer um bom plano de comunicação para a empresa, levando em conta que a clínica realmente não tinha uma assessoria Então, o professor nos propôs essa experiência das aulas teóricas que tivemos em sala de aula, e com a orientação do mesmo, montamos um plano de comunicação que foi ótimo para a nossa aprendizagem, como se realmente estivéssemos no mercado de trabalho, esse projeto foi de suma importância para nós, acadêmicos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BORDENAVE, Juan E. Diaz. O que é comunicação. Ed Brasiliense. Coleção primeiros passos. São Paulo, 1997. <br><br>CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. 7.Ed. Altas, São Paulo, 2002. <br><br>KUNSCH, M.M. K. Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Paulo. Difusão, 2009.<br><br>TAVARES, Maurício. Coumincação empresarial e planos de comunicação teoria e prática. 3 Edição. São Paulo: Atlas, 2010.<br><br> </td></tr></table></body></html>