ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00013</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Plano de Comunicação: associação patinhas unidas de Parintins (APUP)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;NAYANA SOUZA SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); HEVELIN BENTES REIS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); BRENDA VIANA REIS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); SUZIELAINE ROCHA DE CARVALHO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); EVELYN PONTES BRITO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); HELDER RONAN DE SOUZA MOURÃO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Organizacional, Marketing, Assessoria, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho apresenta o Plano Integrado de Comunicação, desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social-Jornalismo da Ufam Parintins, para a ONG "Associação Patinhas Unidas de Parintins". São avaliados os espaços interno e externo da ong, definidos os objetivos, traçadas estratégias que compõe um plano de ação. A finalidade é apresentar propostas eficazes e consequentemente proporcionar melhor visibilidade à mesma, através de um plano de marketing, onde possa atrair parcerias e colaborações para ajudar na demanda de cães e gatos de rua.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerando o objetivo do Plano de Comunicação que consiste em "um planejamento estratégico, que se cria, se atualiza e se recria para atingir objetivos definidos" (DUARTE, 2011. p. 212), pretendeu-se realizar o levantamento dos dados e apresentar as etapas e conteúdo da ONG, pois são fundamentais no processo de divulgação. Sendo para isso, necessário explicar os termos e definições utilizadas, baseando-se na fundamentação teórica de autores que darão ênfase ao trabalho. O Terceiro Setor ocupou a esfera detentora de poder, autonomia e autoridade sobre os demais espaços sociais. Eliana Matayóshi aponta um leque de entidades classificadas como parte do terceiro setor: A designação "terceiro setor" engloba vários termos, entre eles: sociedade civil sem fins lucrativos, grupo, organização da sociedade civil, organização não-governamental (ONG), setor de caridade, atividade filantrópica, centro, instituto, rede, liga, núcleo, lar, instituição, fraternidade, seara, serviço, casa (YAMAGUTI apud QUINTEIRO, 2006, p. 73). Essas forças referem-se às organizações formadas pela própria sociedade civil e que visam a satisfação de um interesse social. A ABONG  Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais  reconhece que no Brasil existe cerca de 350 mil ONGs. A conquista de recursos é o maiores desafios para essas organizações. Neste caso, elas se veem na necessidade de investir nas formas de captação de recursos de pessoas, do governo e da iniciativa privada. Portanto, é essencial que estas reconheçam a importância do planejamento realizado para se obter recursos (ADULIS, 2002). Na cidade de Parintins, desde 2014, funciona a APUP. O órgão atua com poucos recursos e o desafio a ser superado é a falta de abrigo para os animais. Por isso esse plano pretende criar e executar ações estratégicas para a divulgação da APUP, possibilitando assim, um melhor posicionamento da organização perante os públicos internos e externos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nosso principal objetivo é manter uma comunicação constante e efetiva entre os públicos que compõem a APUP, utilizando diferentes canais para que os indivíduos envolvidos troquem informações entre si, fazendo prevalecer a ideia do diálogo e principalmente, alcançar novos públicos e, atrair novos associados e voluntários que possam somar na ajuda aos animais. O fortalecimento da APUP no cenário local está diretamente ligado à atuação de outras organizações. Poder público, imprensa e o esforço individual de cada cidadão, é importante para se obter os melhores resultados e o fortalecimento da entidade protetora dos animais na cidade. Nosso objetivo é mobilizar os diversos setores da sociedade, utilizando as principais plataformas de comunicação, rádio, TV e internet. Para que a ONG possa se estabilizar, a equipe assessora delimitou os seguintes objetivos específicos: " Fazer um levantamento dos dados da ONG Patinhas Unidas. " Identificar os pontos fracos no perfil da ONG. " Identificar as melhores formas de divulgação para ONG. " Elaboração do Plano de Comunicação para a ONG.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ONG Patinhas Unidas de Parintins tem como função desenvolver ajuda a cães e gatos de Parintins, especialmente acolhendo os abandonados, buscando moradia e auxiliando no tratamento desses animais. Avaliando as condições de estratégia de marketing da ONG e considerando a definição de assessoria de imprensa caracterizada por Duarte como um profissional que pode: [& ] editar publicações, produzir e gerenciar conteúdo de internet, atuar com planejamento, gestão de equipes, marketing político, comunicação interna, relações públicas, marketing, divulgação e em uma série de outras tarefas (DUARTE, 2011, p.68). Para contribuir com o programa que não é tão reconhecido pela sociedade devido à falta da divulgação correta a assessoria buscou por meio do presente plano, ampliar a difusão do trabalho da APUP através de ações estratégicas de comunicação para possibilitar maior qualidade e eficiência dentro dos processos organizacionais e consequentemente a integração da sociedade e entidades nessa causa para que juntos possam cooperar e atender o maior número possível de cães e gatos, tendo em vista que o papel do profissional da comunicação é prestar serviço de interesses sociais. Segundo Duarte (2011), para que esse elo gere resultados positivos na construção de mensagem e fixação da credibilidade como uma marca é indispensável que o assessor tenha acesso, livre transito e portas abertas o tempo todo entre dirigentes, líderes e corpo diretivo de uma organização. Caso contrário, o trabalho será precário, penoso e até mesmo, em vão. Sendo assim, antes de iniciar o planejamento, foi preciso conhecer, entender e participar da realidade da APUP, para então resolver a questão. Durante o processo de identificação das condições da ONG, foi possível notar a precariedade das estratégias de comunicação institucional. A comunicação interna se dava por meio de reuniões dos fundadores em um longo período de uma para a outra e também, através de mensagens eletrônicas. Enquanto a comunicação externa, contava com a ajuda de veículos de comunicação, tais como o rádio, raramente através da televisão e internet com um pouco mais frequência, o que não era suficiente para atrair recursos para a demanda. Parte dessa problemática, a motivação para criar um plano de organização, onde os assessores possam transformar esse meio em um projeto que consiga suprir as necessidades dos animais abandonados de Parintins. Portando é imprescindível um estudo aprofundado sobre as estruturas que compõem a APUP para buscar solucionar e eficientemente melhorar a conduta do da mesma, através de uma seleção minuciosa desses recursos e técnicas da comunicação, a fim de atingir boa parte do público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O plano de comunicação tem como objeto a Associação Patinhas Unidas de Parintins  APUP. O trabalho se enquadra na pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa tem como objetivo apreender os aspectos subjetivos da realidade dos indivíduos (GOLDENBERG, 2000). A pesquisa qualitativa é uma forma de obtenção de dados de forma não matemática (STRAUUS & CORBIN, 2008). Ela é indicada nos casos em que se quer conhecer as experiências de vida do individuo, além de análise de comportamento, emoções, entre outros (STRAUUS & CORBIN, 2008). Na qual abordaremos o que é a APUP, quais são os seus objetivos e a sua finalidade. Já a pesquisa quantitativa, tende a enfatizar o raciocínio dedutivo, as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana. Fonseca (2002) esclarece: Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxilio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc (p. 20). Sendo assim, a pesquisa quantitativa facilita os dados numéricos dos resultados de campanhas e culminâncias  como vendas de camisas, pizzas e feijoadas  realizadas pela APUP, para arrecadações de verbas, que tem a finalidade de comprar remédios e rações para as Patinhas Unidas, e mostrar o percentual de sócios que faziam e fazem parte desse projeto. Quanto ao instrumento de pesquisa, faz parte neste objeto proposto para investigação e esclarecimento o seguinte item: entrevista que consiste em um procedimento privilegiado (MINAYO, 2010), a entrevista se caracteriza como um encontro entre duas pessoas que possibilita a obtenção de diversos aspectos da vida social (GIL, 2008). Essa abordagem nos proporcionou a possibilidade de ter um olhar aprofundado para as questões que envolvem a APUP e o contexto no qual estamos situados. Assim, pudemos destacar e compreender os aspectos da cultura da organização, bem como seus objetivos e necessidades. Fator necessário e inicial para um Projeto de Comunicação (RIBEIRO; LORENZETTI in DUARTE, 2011). Através dela, foi possível conhecer os objetivos da ONG. Tais como: I- Promover a difusão dos princípios consagrados na Declaração dos Direitos dos Animais, assegurando por todos os meios o seu respeito e observância; II- Manter permanente relacionamento com todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, no intuito de colaborar e participar, pelo esclarecimento e fornecimento de subsídios de toda ordem, de todas as atividades destinadas à proteção da natureza e dos animais; III- Difundir, por meio de conferências, publicações em emissoras de rádio ou televisão e em quaisquer outros meios de comunicação, os princípios éticos de igualdade entre os seres vivos; IV- Lutar contra as agressões à natureza e contra as infrações à respectiva legislação protetora, bem como promover a adoção de um conjunto de medidas de cunho legal e administrativo para a proteção dos direitos dos animais e o respectivo enquadramento dos infratores na legislação penal e contravencional nacional e intencional vigentes; V- Desenvolver ações que previnam zoonoses, que controlem o crescimento populacional desordenado e deem assistência médico-veterinária aos animais de rua e das camadas carentes da população e dos animais abrigados pelos CUIDADORES (aquelas pessoas e/ou famílias de baixa renda que abrigam voluntariamente em suas residências um significativo número de animais oriundo das ruas); VI- Desenvolver ações educativas sensibilizadoras às causas dos animais com a população em geral e seu convívio com humanos; VII- Promover em suas ações a paz, a ética, a cidadania, os direitos humanos e dos animais, a democracia e outros valores universais. A tesoureira da ONG Izandra Ribeiro, também relatou diversas situações, tanto negativas quando positivas, pois a APUP ainda é uma ONG iniciante. Além disso, a entrevista teve o intuito de obter dados atuais dos animais, sócios e todas as estruturas do projeto. Produções de releases foram e são feitas, na qual se ajuda na divulgação dos assuntos propostos pela APUP. A equipe assessora realiza a divulgação dos releases na Rádio Clube e Rádio Tiradentes, e no blog "De Amazônia". Além disso, a equipe assessora criou uma página na rede social Facebook  Patinhas Unidas-Assessoria  que tem a finalidade de compartilhar os posts  divulgações de campanhas, pedidos de doações e resultados obtidos pela ONG  feitos pelo Perfil Oficial da APUP, encaminhar sugestões e denuncias feita pelos seguidores da página, para a diretoria da Associação Patinhas Unidas de Parintins.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo aconteceu por meio das seguintes fases. 5.1 - Levantamento dos dados. Essa foi uma etapa de extrema importância, uma vez que, nela foi possível conhecer o perfil completo da ONG. Nessa fase aconteceu a entrevista com uma das representantes da diretoria da ONG para o conhecimento dos trabalhos desenvolvidos, objetivos traçados e resultados obtidos desde sua implantação até o momento. Durante esse processo foi notório a falta de recursos sob a qual atua desde seu princípio em 2016, quando, com muito esforço a Associação se oficializou, (a inscrição da organização no cadastro de pessoa jurídica /CNPJ foi feita com dinheiro arrecadado com venda de pizzas e camisas), nesse período, a diretoria era formada por um grupo de seis mulheres e utilizavam os programas de rádio para estimular a população Parintinense a cuidar de maneira correta de cães e gatos. Atualmente a diretoria é composta por apenas duas das seis mulheres. Além disso, dos 104 sócios contribuintes cadastrados, aproximadamente 30 pagam em dia a mensalidade no valor de R$10,00, espera-se que esse número de associados triplique com a ajuda da assessoria. Para o auxilio das atividades, a ONG conta com o apoio de 78 voluntários. Porém, essas contribuições não são suficientes para proporcionar a ajuda adequada aos cães e gatos de rua, que precisam de alimentos, consultas veterinárias, remédios e abrigo. Muitos desses animais não podem ser ajudados pela ONG, devido a falta de recursos e principalmente a falta de abrigo próprio. 5.2 - Identificação dos pontos fracos no perfil da ONG. Nessa fase ocorreu a identificação das dificuldades enfrentadas pela ONG que só puderam ser descobertas após o entendimento e a compreensão do perfil da mesma. Dessa forma, foi possível traçar missões e desenvolver em conjunto com a diretoria, estratégias de comunicação que levem os objetivos e expectativas da ONG à sociedade em geral. Considerando os dados obtidos, a equipe assessora observou como principal fraqueza, a deficiência na difusão do projeto, visto que, para se alcançar resultados positivos é necessário um bom plano de comunicação, onde se possam divulgar os esquemas de ações de forma eficaz. Notou-se, portanto, a necessidade de uma assessoria para ajudar na visibilidade à APUP e também na ajuda à conscientização da população parintinense. 5.3  Identificação das formas de divulgação para a ONG. Dentro do plano de comunicação elaborado pela assessoria, estão matérias jornalísticas, bem como o release que é a principal peça jornalística de cunho institucional que tem papel fundamental na divulgação de textos compactos, e que podem ser lidos em minutos. Através dele, é possível tornar a ONG mais confiável, reconhecida, além de elevar seu status e engajar o público ao reconhecimento da ONG, através das rádios, TVs e blogs da cidade. A maior expectativa da APUP é construir um abrigo fixo para os animais que chegam à ONG, e claro, diminuir cada vez mais o índice de cães e gatos maltratados e abandonados. Por enquanto, alguns animais ficam alojados nas residências de membros que compõem a associação. A intenção da equipe assessora é chamar a atenção para o problema e captar fundos para o projeto bem como, alimentos, remédios, custeio de veterinário. 5.4- Plano de Comunicação Essa fase ocorreu segundo as necessidades da ONG. Portanto, os releases elaborados pela assessoria, descrevem minuciosamente os objetivos traçados, a demanda de cães e gatos de rua, a falta de apoio e a falta de estrutura. A equipe assessora divulga por meio da página "Patinhas Unidas-Assessoria", todos os animais que precisam de um lar, remédios, consultas veterinárias, conta bancaria da ONG para doações em dinheiro, além de dicas para cuidar dos animais de estimação, entre outros. Para que assim alcance através dos veículos de massa, a ajuda a qual a APUP tanto espera. Com o decorrer do projeto se tornou claro ao grupo assessor a importância do foco audiovisual no plano de comunicação. A realização de um documentário institucional é considerado uma ferramenta chave para condensar nossa visão do trabalho importantíssimo que é desempenhado pela associação. Também partiu desse plano um projeto para a aquisição de um terreno com a ajuda da prefeitura para a construção do abrigo, pois acreditamos que também é dever do município abraçar a causa. Pretende-se também conseguir uma Audiência Pública para sensibilizar a população parintinense sobre os maus tratos e abandono e ainda obter apoio para tratar desse assunto dentro das escolas na tentativa de ascender uma faísca de esperança nas crianças que serão o futuro do projeto, para que elas cheguem à fase adulta, já conscientizadas a respeito da questão. Depois de todo esse trabalho, pretende-se levar à Câmara Municipal de Parintins, um projeto de lei municipal, no qual possa punir os autores da prática de maus tratos e abandono de animais de Parintins.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O plano de comunicação foi elaborado como finalidade de guiar os responsáveis pela "Associação Patinhas Unidas de Parintins  APUP" em relação ao uso dos meios de divulgação, propostos pelo grupo de Comunicação Organizacional. Ele foi construído com base no diagnóstico realizado e considerando a necessidade comunicacional da associação e as busca por novos sócios e voluntários para fazerem parte da ONG. Através de releases publicados como nota no blog "De Amazônia", divulgação da importância da APUP e suas atividades por meio do rádio, e publicações postadas na página do facebook que em apenas 24 horas alcançou uma porcentagem de 30% de seguidores, conseguimos alcançar 10 novos sócios e mais 3 colaboradores que se sensibilizaram com o projeto criado pela ONG e aderiram à causa. 2 cães e 5 gatos foram adotados e 2 pessoas doaram 90kg de ração para os animais. Considerando a experiência que tivemos com esse plano de comunicação, percebemos a importância da organização comunicacional feita por intermédio de profissionais da comunicação, para alcançar objetivos e obter retorno.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ADULIS, Dalberto. O Papel da Comunicação na Captação de Recursos. 2002. Disponível em:<www.rits.org.br> Acesso em: 14.set.2016.<br><br>DUARTE, Jorge (Org). Assessoria de Imprensa e relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2011.<br><br>FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.<br><br>GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social.  6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.<br><br>GONDEBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 4º edição. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.<br><br>MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. <br><br>QUINTEIRO, Eudosia Acuña (Org.). Um sensível olhar sobre o terceiro setor. São Paulo: Summus, 2006.<br><br>STRAUUS, A; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. Tradução Luciane de Oliveira da Rocha. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.<br><br> </td></tr></table></body></html>