|
INSCRIÇÃO: | 00023 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT06 |
|
TÍTULO: | Usina termelétrica de Parintins |
|
AUTORES: | Letícia Lima de Sousa (Instituto de ciências sociais educação e zootecnia); Jousefe David Matos Oliveira (Instituto de ciências sociais educação e zootecnia) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Charge, Usina Termoelétrica, Critica Socioambiental, Parintins, |
|
RESUMO |
A Charge Uma bomba sob nossos pés faz referência ao perigo eminente do vazamento de combustível fóssil na cidade de Parintins, problema socioambiental relacionado diretamente à usina termoelétrica da cidade. A carência de informação quanto ao assunto resultou neste trabalho, desenvolvido como parte de atividade final da disciplina de Jornalismo Impresso II, integrada ao curso de Comunicação Social - Jornalismo, do Instituído de Ciências Sociais Educação e Zootecnia como intuito de alertar a toda sociedade parintinense sobre esta problemática. Optou-se por abordar a linguagem visual da charge, pelo fato do tema ser pouco explorado houve a necessidade de advertir sobre o que ocorre na cidade de forma rápida, dinâmica e crítica. |
|
INTRODUÇÃO |
Há muitos anos o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA), monitora o vazamento de combustível fóssil que chega na cidade de Parintins por via fluvial, através de uma balsa que ancora no porto Tamaquaré bombeando diesel até a usina termoelétrica da Eletrobrás situada na Avenida Nações unidas no centro da cidade. 伀 䤀䈀䄀䴀䄀 樀 洀甀氀琀漀甀 瘀爀椀愀猀 瘀攀稀攀猀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 猀攀爀瘀椀搀漀爀愀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀猀 瘀愀稀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 氀攀漀 搀椀攀猀攀氀 攀洀 瘀椀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀 猀攀洀 猀漀氀甀漀⸀ 䄀 甀猀椀渀愀 攀砀椀猀琀攀 愀 洀愀椀猀 搀攀 㔀 愀渀漀猀 攀 搀甀爀愀渀琀攀 攀猀琀攀 瀀攀爀漀搀漀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 攀 椀渀琀攀爀爀甀瀀攀猀 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 䌀漀渀琀爀愀琀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀愀爀愀 爀攀猀漀氀瘀攀爀 漀 瘀愀稀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 挀漀渀猀琀爀甀椀甀 甀洀愀 挀椀猀琀攀爀渀愀 瀀愀爀愀 挀愀瀀椀琀愀爀 漀 愀爀洀愀稀攀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 氀攀漀 搀椀攀猀攀氀 焀甀攀椀洀愀搀漀⸀ 䔀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 愀挀愀爀爀攀琀愀爀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀猀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 愀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 挀攀渀琀爀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 愀 琀漀搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 瀀愀爀椀渀琀椀渀攀渀猀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 挀漀爀爀攀洀 爀椀猀挀漀猀 搀攀 瘀椀搀愀 挀愀猀漀 愀 挀愀渀愀氀椀稀愀漀 猀攀樀愀 爀漀洀瀀椀搀愀Ⰰ 愀昀攀琀愀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀
Devido à gravidade do problema optou-se pelo gênero da Charge como meio facilitador da informação de forma sátira, crítica e humorística de cunho jornalístico fazendo com que o indivíduo tenha uma rápida absolvição da informação, assim desenvolvendo um senso crítico. 一漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 渀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 攀猀琀 最愀渀栀愀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 攀猀瀀愀漀 渀漀 洀攀椀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ ᰀ传 甀猀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 愀琀攀渀搀攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 愀漀 椀洀瀀攀爀愀琀椀瘀漀 搀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀漀爀 焀甀攀 愀焀甀攀氀攀 搀攀搀椀挀愀搀漀 氀攀椀琀甀爀愀 愀琀攀渀琀愀 搀漀猀 最渀攀爀漀猀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀ᴀ†⠀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀 䴀愀爀焀甀攀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀瀀Ⰰ㌀㈀⤀⸀ 䄀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 搀攀猀攀渀栀漀 挀漀洀漀 椀渀昀漀爀洀愀漀 洀甀椀琀漀 愀渀琀椀最愀⸀
|
|
OBJETIVO |
O presente trabalho tem como objetivo alertar toda sociedade parintinense, sobre o perigo constante, que o oleoduto da usina termoelétrica pode causar. Devido as tubulações serem antigas e por não apresentarem manutenção a mesma encontra-se em estado corrosivo, ocasionando frequentes vazamentos de óleo diesel. A possibilidade de explosão é eminente, expondo a vida dos moradores e causando sérios danos ao meio ambiente. 伀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀攀 愀爀爀愀猀琀愀 瀀漀爀 愀渀漀猀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 樀愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀爀愀洀 愀 甀猀椀渀愀 琀攀爀洀攀氀琀爀椀挀愀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀猀 洀攀猀洀愀猀 琀爀愀琀愀爀愀洀 挀漀洀 搀攀猀挀愀猀漀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 搀漀 漀氀攀漀搀甀琀漀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 甀猀椀渀愀 瀀愀爀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 攀 愀 漀洀椀猀猀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 愀最爀愀瘀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀 猀椀琀甀愀漀⸀ 䔀氀攀琀爀漀戀爀猀 挀椀攀渀琀攀 搀漀 搀攀猀挀愀猀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 昀愀琀漀 琀漀洀攀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀 愀椀渀搀愀 洀愀椀漀爀攀猀Ⰰ 攀 最爀愀渀搀攀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀攀 攀猀琀攀 昀愀琀漀 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ愀 瘀甀氀渀攀爀瘀攀氀⸀
Vale ressaltar a importância deste trabalho, visto que a informação é um direito de todo cidadão e a mesma vem sendo negada pelas mídias locais. Para que as informações sejam repassadas de forma mais rápida e eficiente, fez-se necessário o uso da comunicação visual através da charge, gênero opinativo que por meio do desenho passa informação a todo e qualquer indivíduo de diferentes classes sociais, seja intelectual ou analfabeto.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀栀愀爀最攀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 渀愀 焀甀愀氀 洀漀猀琀爀愀 甀洀愀 挀爀琀椀挀愀Ⰰ 猀琀椀爀愀Ⰰ 搀攀 挀甀渀栀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 昀漀爀洀愀 栀甀洀漀爀猀琀椀挀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 爀瀀椀搀愀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀漀 猀攀甀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 ⠀䘀䰀伀刀䔀匀Ⰰ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀㐀⤀
“A charge e um texto usualmente publicado em jornais, sendo por via de regra construída em único quadro. A ilustração mostra características dos personagens, situações, ambientes, objetos[...] uma representação humorística, sátira, persuasiva, de caráter político e de natureza eminente dissertativa e intertextual ela se constitui, em certa medida, como “herdeira da caricatura” em sua conotação e expressão política (FLORES,2002, p.58)”.ऀ䄀漀 愀戀漀爀搀愀洀漀猀 漀 琀攀洀愀 ᰀ†唀䴀䄀 䈀伀䴀䈀䄀 匀伀䈀 一伀匀匀伀匀 倀준匀ᴀ† 愀 挀栀愀爀最攀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 洀漀猀琀爀愀 甀洀愀 戀漀洀戀愀 焀甀攀 攀猀琀 瀀爀攀猀琀攀猀 愀 攀砀瀀氀漀搀椀爀 攀 搀攀猀琀爀甀椀爀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀 琀甀戀甀氀愀攀猀 搀漀 漀氀攀漀搀甀琀漀 猀漀 愀渀琀椀最愀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀攀 爀攀瀀愀爀漀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 渀漀 昀愀稀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀瘀椀搀愀 愀 洀愀椀猀 搀攀 挀椀渀挀漀 搀挀愀搀愀猀 攀 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 爀攀瘀椀猀漀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀漀昀爀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 爀椀猀挀漀⸀
O vazamento de combustível fóssil prejudica o solo e polui os lençóis freáticos destruindo seus nutrientes causando má qualidade da água e possíveis desmoronamentos. Caso ocorra chuva, as águas pluviais podem levar o produto para o rio e para outros locais causando danos ao meio ambiente. Um dos maiores riscos é a explosão caso uma das conexões do oleoduto se rompa, expondo em risco a vida de milhares de pessoas.䌀漀洀 漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 琀攀洀 漀洀椀琀椀搀漀 漀 挀愀猀漀⸀ 伀 切渀椀挀漀 挀愀猀漀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 昀漀椀 攀洀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㈀ 瀀攀氀漀 攀砀琀椀渀琀漀 樀漀爀渀愀氀 一漀瘀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ 一愀 瀀漀挀愀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 挀爀甀稀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 爀甀愀猀 䄀爀洀愀渀搀漀 倀爀愀搀漀 攀 䌀漀爀漀渀攀氀 䄀爀愀切樀漀Ⰰ 渀漀 挀攀渀琀爀漀Ⰰ 搀攀渀甀渀挀椀愀爀愀洀 漀 瘀愀稀愀洀攀渀琀漀 搀攀 氀攀漀 搀椀攀猀攀氀 渀愀 琀甀戀甀氀愀漀 焀甀攀 挀漀渀搀甀稀 挀漀洀戀甀猀琀瘀攀氀 昀猀猀椀氀 瀀爀漀瘀攀渀椀攀渀琀攀 搀愀 戀愀氀猀愀 愀琀爀愀挀愀搀愀 渀漀 瀀漀爀琀漀 吀愀洀愀焀甀愀爀⸀䄀 挀愀甀猀愀 搀漀 瘀愀稀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 搀攀瘀椀搀漀 愀 瀀爀攀猀猀漀 最攀爀愀搀愀 瀀攀氀漀 戀漀洀戀攀愀洀攀渀琀漀 搀漀 氀攀漀 搀椀攀猀攀氀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 瀀漀挀愀 漀 漀搀漀爀 挀愀甀猀愀搀漀 瀀攀氀漀 瘀愀稀愀洀攀渀琀漀 攀爀愀 椀渀猀甀瀀漀爀琀瘀攀氀Ⰰ 攀 漀猀 昀椀猀挀愀椀猀 搀漀 䤀䈀䄀䴀䄀 䴀愀椀氀稀漀渀 刀攀瀀漀氀栀漀 攀 匀愀氀瘀愀搀漀爀 䰀攀愀氀 攀猀琀椀瘀攀爀愀洀 渀漀 氀漀挀愀氀 攀 挀漀渀猀琀愀琀愀爀愀洀 漀 瘀愀稀愀洀攀渀琀漀 搀攀 氀攀漀⸀ 䄀瀀猀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 瀀攀爀挀椀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀爀愀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 昀漀椀 漀挀愀猀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀攀爀昀甀爀愀漀 搀愀 琀甀戀甀氀愀漀⸀ ᰀ传 瘀愀稀愀洀攀渀琀漀 搀攀 氀攀漀 搀椀攀猀攀氀 瀀漀搀攀 漀挀愀猀椀漀渀愀爀 猀爀椀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 猀愀切搀攀 攀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 瘀愀洀漀猀 渀漀琀椀昀椀挀愀爀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 䔀渀攀爀最椀愀Ⰰ 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 漀 焀甀攀 攀猀琀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀猀ᴀ†挀漀洀攀渀琀漀甀 匀愀氀瘀愀搀漀爀 䰀攀愀氀 渀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 漀 愀戀愀猀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 甀猀椀渀愀 昀攀椀琀漀 渀漀猀 栀漀爀爀椀漀猀 搀愀猀 㘀栀 猀 㜀栀猀 搀愀 洀愀渀栀⸀ 䨀 栀漀甀瘀攀爀愀洀 瘀愀稀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀 猀攀最甀渀搀漀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 爀甀愀 䌀漀爀漀渀攀氀 䄀爀愀切樀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 挀栀漀瘀攀 洀甀椀琀漀 漀 猀漀氀漀 攀砀愀氀愀 甀洀 漀搀漀爀 椀渀猀甀瀀漀爀琀瘀攀氀Ⰰ 昀漀爀愀渀搀漀ⴀ漀猀 愀 昀椀挀愀爀攀洀 攀洀 猀甀愀猀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀猀 挀漀洀 愀猀 瀀漀爀琀愀猀 攀 樀愀渀攀氀愀猀 昀攀挀栀愀搀愀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀猀 攀氀攀猀Ⰰ 渀漀 猀愀戀攀洀 搀攀 漀渀搀攀 瘀攀洀 漀 挀栀攀椀爀漀 昀琀椀搀漀 焀甀攀 椀渀挀漀洀漀搀愀 愀 琀漀搀漀猀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 昀漀椀 洀甀氀琀愀搀愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 渀漀 栀 渀攀渀栀甀洀愀 洀攀搀椀搀愀 攀昀椀挀愀稀 瀀愀爀愀 愀 爀攀猀漀氀甀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 䔀 猀攀最甀渀搀漀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 攀洀 琀漀爀渀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 洀甀氀琀愀搀愀 栀 漀 愀甀洀攀渀琀漀 渀愀 琀愀砀愀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 氀攀猀愀搀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 挀栀攀昀攀 搀攀 漀瀀攀爀愀漀 猀攀渀栀漀爀 䨀愀椀爀 䄀渀搀爀愀搀攀 䈀甀琀攀氀 攀猀猀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 爀攀瀀愀猀猀愀搀愀 愀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 椀渀挀漀攀爀攀渀琀攀⸀ 伀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 焀甀攀 搀攀椀砀愀 漀猀 瀀愀爀椀渀琀椀渀攀渀猀攀猀 愀昀攀琀愀搀漀猀 漀 爀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 愀渀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 渀漀 洀猀 搀攀 樀甀渀栀漀Ⰰ 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 䘀漀氀挀氀爀椀挀漀Ⰰ 渀漀 栀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀攀 爀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A construção de uma charge para enunciar a problemática do trabalho foi desenvolvido dentro de uma visão subjetiva inserindo, elementos visuais para que a mensagem fosse claramente compreendida ao expectador. Todos os processos de criação de uma imagem chargista tem como base um tema social ou político onde o artista através de traços compõe criativamente seu desenho. 倀愀爀琀椀渀搀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀 愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 挀栀愀爀最攀 唀洀愀 戀漀洀戀愀 猀漀戀爀攀 渀漀猀猀漀猀 瀀猀 昀漀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀猀猀攀洀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 攀 愀猀猀椀洀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 椀渀琀攀爀琀攀砀琀甀愀氀 搀愀 洀攀猀洀愀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀栀愀爀最攀 昀攀椀琀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀琀椀渀栀愀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 戀漀洀戀愀 猀椀琀甀愀搀愀 攀洀 瀀氀愀渀漀 椀渀昀攀爀椀漀爀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 挀愀猀愀猀Ⰰ 爀瘀漀爀攀猀Ⰰ 愀 甀猀椀渀愀 攀 愀 戀愀氀猀愀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀 愀瀀猀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀洀 最爀甀瀀漀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 瀀攀氀愀 洀甀搀愀渀愀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀ 䄀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 漀甀琀爀愀 挀栀愀爀最攀 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀愀 昀椀最甀爀愀 栀甀洀愀渀愀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 焀甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀猀猀攀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀⸀ 䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 爀愀猀挀甀渀栀漀猀 搀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀洀 焀甀愀搀爀漀 戀爀愀渀挀漀 漀渀搀攀 栀漀甀瘀攀 渀甀洀愀 琀爀漀挀愀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 攀氀甀挀椀搀愀爀洀漀猀 漀 琀攀洀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀䐀攀渀琀爀漀 搀攀猀猀攀猀 琀爀愀漀猀 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 搀愀 甀猀椀渀愀 琀攀爀洀漀攀氀琀爀椀挀愀Ⰰ 愀猀 琀甀戀甀氀愀攀猀 焀甀攀 挀漀渀搀甀稀攀洀 漀 氀攀漀 搀椀攀猀攀氀 挀漀洀 愀瀀愀爀攀渀琀攀 搀攀最爀愀搀愀漀Ⰰ 愀猀 昀椀最甀爀愀猀 搀漀猀 戀漀椀猀 戀甀洀戀愀猀 䜀愀爀愀渀琀椀搀漀 攀 䌀愀瀀爀椀挀栀漀猀漀 攀 愀 戀愀氀猀愀 焀甀攀 愀戀愀猀琀攀挀攀 愀 甀猀椀渀愀⸀
Em seguida a ideia foi fundamentada em papel sulfite branco utilizando lápis HB na elaboração do desenho. Após todo esse processo da concepção da ideia através do desenho no papel a charge passou por um processo de finalização. O método de estruturação do desenho teve em seus traços reforçados com caneta nankin. Este procedimento foi feito para atenuar os traços e resultar numa melhor visualização no computador.A ilustração foi posteriormente digitalizada para o procedimento de colorização.䄀氀洀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 挀椀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瘀椀猀甀愀氀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 挀栀愀爀最攀 挀漀洀漀 漀 猀攀甀 琀攀漀爀 栀甀洀漀爀猀琀椀挀漀 攀 挀爀琀椀挀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 愀琀甀愀氀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀氀漀爀椀爀 愀 挀栀愀爀最攀 昀漀椀 漀 愀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 瘀攀爀猀漀 䌀匀㘀 漀渀搀攀 昀漀爀愀洀 愀琀爀椀戀甀搀愀猀 挀漀爀攀猀 搀椀最椀琀愀氀洀攀渀琀攀 愀漀 搀攀猀攀渀栀漀⸀ 䌀漀洀漀 洀琀漀搀漀 搀攀 挀漀爀爀攀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀椀渀挀攀氀 瀀愀爀愀 氀椀洀瀀愀爀 愀猀 椀洀瀀攀爀昀攀椀攀猀 最攀爀愀搀愀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 一愀猀 攀琀愀瀀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀氀漀爀椀稀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀 挀愀洀愀搀愀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀搀漀戀攀 瀀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 椀渀猀攀爀椀渀搀漀 挀漀爀 瀀漀爀 攀琀愀瀀愀猀Ⰰ 愀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀愀 挀漀爀 搀攀 昀甀渀搀漀 昀漀椀 渀漀洀攀愀搀愀 甀洀愀 挀愀洀愀搀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀Ⰰ 愀 搀愀猀 挀愀猀愀猀 攀洀 漀甀琀爀愀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 猀甀挀攀猀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀瀀猀 琀漀搀漀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀猀攀爀漀 搀攀 挀漀爀 愀猀 挀愀洀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 愀挀栀愀琀愀搀愀猀 攀 攀砀瀀漀爀琀愀搀愀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 䨀倀䜀⸀
Por se tratar de uma charge não verbal, ou seja, por não conter diálogos, a ilustração fora visualmente organizada a modo de dialogar com o contexto no qual foi abordada sem dar margem a ambiguidade. Cor, forma, legendas e todos esses elementos foram incluídos na visualidade da charge para que a leitura da mesma tornasse mais interativa ao expectador.伀 搀攀猀攀渀栀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 攀洀 琀爀愀漀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 猀攀洀 洀甀椀琀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀漀爀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 琀爀愀愀搀漀 爀攀昀漀爀愀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 挀氀愀爀攀稀愀 渀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ 䄀 挀漀爀 渀攀氀愀 椀渀猀攀爀椀搀愀 漀戀攀搀攀挀攀 愀 甀洀 瀀愀搀爀漀 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀搀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 挀栀愀瀀愀搀愀猀 猀攀洀 洀甀椀琀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀 氀甀稀 攀 猀漀洀戀爀愀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀 愀漀 洀砀椀洀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀漀 搀攀猀攀渀栀漀 猀攀洀 昀甀最椀爀 搀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀⸀
As cores por si só trazem consigo muitas informações, e atreladas ao desenho tem muito mais a dizer. ¨ É que a imagem, na imprensa, motiva de tal modo o leitor e produz uma percepção tão rápida na opinião que se torna instrumento eficaz de persuasão ¨(MELO, José Marques,2003.p,34).䄀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 挀栀愀爀最攀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 猀攀甀 攀猀瀀愀漀 瘀椀猀瘀攀氀 瀀漀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀洀 攀渀琀爀攀 猀椀 渀甀洀 攀渀甀渀挀椀愀搀漀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀攀猀⸀ 䄀 瀀爀椀漀爀椀 愀猀 挀漀爀攀猀 愀稀甀椀猀 攀 瘀攀爀洀攀氀栀愀猀 焀甀攀 猀漀 琀漀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 渀愀 挀漀爀 愀琀爀椀戀甀搀愀猀 猀 挀愀猀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 挀栀愀爀最攀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀漀 戀甀洀戀搀爀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 戀攀洀 攀猀琀愀 搀椀瘀椀猀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 渀愀 琀漀爀挀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 搀漀椀猀 戀甀洀戀猀⸀
A charge é visualmente dividida em dois quadros correspondente à parte colorida situada na parte superior e a outra em cor cinza localizada na parte inferior do desenho. Essa divisão representa a situação emergencial do problema, como a partes acinzentadas expressam as tubulações com aparência rústica e deteriorada e a parte colorida representando a festa realizada no período do festival folclórico.伀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 猀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 樀甀渀琀漀猀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀 甀洀 瀀攀猀漀 渀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 愀猀猀椀洀 戀攀洀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀搀漀 渀愀 挀漀爀 瘀攀爀洀攀氀栀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᰀ瀠攀爀椀最漀ᴀ†昀漀爀洀愀搀愀 最爀愀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀愀 挀栀愀爀最攀⸀ 䄀 挀漀爀 瘀攀爀洀攀氀栀愀 琀攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀攀猀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 愀漀 漀氀栀愀爀 攀 渀攀猀琀愀 椀洀愀最攀洀 攀氀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 愀氀攀爀琀愀Ⰰ 漀 瀀攀爀椀最漀 攀洀椀渀攀渀琀攀 渀愀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 甀猀椀渀愀 挀甀樀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 挀愀甀猀愀 猀爀椀漀猀 爀椀猀挀漀猀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 伀甀琀爀漀 搀攀琀愀氀栀攀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀瘀攀椀爀愀 渀愀 昀甀洀愀愀 漀爀椀甀渀搀愀猀 搀愀猀 挀栀愀洀椀渀猀 搀愀 甀猀椀渀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 愀氀甀猀漀 愀 最爀愀渀搀攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀攀椀洀愀 搀攀 挀漀洀戀甀猀琀瘀攀氀 昀猀猀椀氀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀樀愀搀漀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 渀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀⸀
As imagens dos bumbás Garantido e Caprichoso que situados ao centro da charge reforça a ideia de representatividade da cidade e dos fatores principais da usina estar presente no centro do município. A iluminação direcionada a eles foi propositalmente construída como meio de informar a importância das agremiações no centro econômico do município e que a mesma depende da usina para que haja a realização do festival. E por fim uma pequena legenda “viva a preservação” situada na imagem do bumbódromo como forma satírica ao festival que em meio a toadas de preservação são os mesmo que trazem sujeira e lixo à cidade.䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 戀椀漀昀猀椀挀愀Ⰰ 氀椀渀最甀猀琀椀挀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀漀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 昀攀渀洀攀渀漀 猀攀洀椀琀椀挀漀 ᰀ挠漀爀ᴀ†挀漀洀漀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 攀 搀攀 焀甀攀 栀 爀愀稀攀猀 攀 甀渀椀瘀攀爀猀愀椀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 猀甀愀猀 爀攀最爀愀猀 ⠀䜀唀䤀䴀䄀刀䄀䔀匀Ⰰ ㈀ ⤀⸀ ऀ
O enunciado da charge expõe dessa forma uma denúncia, uma crítica a um problema incitando a população a refletir sobre a problemática da usina que está como se refere no nome da charge “Uma bomba sobre nossos pés”.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 瀀攀氀漀 琀攀洀愀 昀漀椀 搀攀猀瀀攀爀琀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀攀搀椀搀愀 愀漀 瀀攀氀漀 䈀椀氀漀最漀 攀 猀攀爀瘀椀搀漀爀 搀攀 挀愀爀爀攀椀爀愀 䴀攀猀猀椀愀猀 䌀甀爀猀椀渀漀 ⠀㔀㤀⤀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 攀氀攀 昀愀氀愀瘀愀 猀漀戀爀攀 瀀漀氀甀椀漀 猀漀渀漀爀愀 攀 愀挀愀戀漀甀 挀椀琀愀渀搀漀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 甀猀椀渀愀 琀攀爀洀攀氀琀爀椀挀愀 攀 猀甀愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀漀愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀 攀渀琀爀攀 攀氀愀猀 攀氀攀 挀椀琀漀甀 攀猀琀攀 琀攀洀愀 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 攀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀 挀椀搀愀搀攀 漀 焀甀愀氀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 瀀攀爀椀挀甀氀漀猀椀搀愀搀攀 攀渀漀爀洀攀⸀
Para a construção da charge fez-se necessário entrevistar pessoas relacionados ao tema. A primeira fonte foi o biólogo e servidor de carreira do IBAMA Messias Cursino que cedeu entrevista gravada na quarta feira, 5 de abril de 2017 onde nos relatou por 30 minutos e 34 segundos todos os casos envolvendo a usina termo elétrica. O segundo entrevistado foi o seu Jair Andrade Butel, chefe de operação da Eletrobrás, o oleoduto tem a capacidade de bombear 15mil litros de combustível por hora e que já ocorreram diversos vazamentos durante o transporte do óleo diesel por ultrapassar o limite tolerável da capacidade de pressão de bombeamento. A terceira fonte foram os moradores das ruas Coronel Araújo, Armando Prado e adjacências da usina que afirmam desconhecer a existência do oleoduto e da sua periculosidade.匀攀最甀渀搀漀 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 氀攀椀 搀攀 渀攀眀琀漀渀 琀漀搀愀 愀漀 最攀爀愀 甀洀愀 爀攀愀漀Ⰰ 渀琀椀搀漀 焀甀攀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 愀昀攀琀愀搀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 最攀爀愀搀漀爀愀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 洀愀椀漀爀 猀甀愀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 洀愀椀漀爀 漀 搀愀渀漀 挀愀甀猀愀搀漀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 猀爀椀漀猀 搀愀渀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀⸀ 䄀 氀椀戀攀爀愀漀 氀愀渀愀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 㐀 ⸀ 琀漀渀⼀愀渀漀 搀攀 氀攀漀 猀攀渀搀漀 焀甀攀 㜀 ─ 搀漀猀 挀愀猀漀猀 漀挀漀爀爀攀洀 搀甀爀愀渀琀攀 漀瀀攀爀愀攀猀 搀攀 挀愀爀最愀 攀 搀攀猀挀愀爀最愀 搀漀猀 瀀攀琀爀漀氀攀椀爀漀猀 渀漀猀 瀀漀爀琀漀猀 攀 琀攀爀洀椀渀愀椀猀⠀䤀倀䤀䔀䌀䄀Ⰰ㤀㤀⤀⸀
Diante desta dificuldade é preciso criar elementos para estabelecer a analogia de causa e efeito entre os vazamentos de óleo e os impactos ambientais. Partindo do ponto de vista jurídico e fundamental para embasar processos de ação civil pública (OLIVEIRA,1995, in TOMAS,1995)䘀漀椀 愀猀猀椀渀愀搀漀 甀洀 吀䄀䌀㨀 吀攀爀洀漀 搀攀 愀樀甀猀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀搀甀琀愀 瀀攀氀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 爀攀瀀愀爀漀 昀攀椀琀漀 渀愀 甀猀椀渀愀Ⰰ 洀椀渀椀洀椀稀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 愀猀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 挀栀甀瘀愀猀 爀攀挀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 栀漀甀瘀攀 琀爀愀渀猀戀漀爀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 氀攀漀Ⰰ 愀挀愀爀爀攀琀愀渀搀漀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀猀 愀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀
A empresa é responsável por todos os dejetos produzidos por ela, desta forma fez-se necessário o estudo de levantamento em torno da usina e um laudo para superintendência se caso for necessário encaminhar ao ministério público tomando as devidas providencias para que não haja a omissão de informação o laudo será apresentado aos órgãos competentes.一愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀漀搀攀爀渀愀 渀愀 焀甀愀氀 瘀椀瘀攀洀漀猀 搀椀猀瀀漀洀漀猀 搀攀 洀甀椀琀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 焀甀攀 爀攀焀甀攀爀 攀渀攀爀最椀愀Ⰰ 愀 甀猀椀渀愀 搀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀猀 攀 挀漀洀爀挀椀漀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 䘀漀氀挀氀爀椀挀漀⸀ 䠀漀樀攀 攀洀 搀椀愀 琀甀搀漀 最椀爀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 攀氀琀爀椀挀愀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀 渀漀 栀漀甀瘀攀爀Ⰰ 渀愀搀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀Ⰰ 愀 甀猀椀渀愀 琀攀爀洀攀氀琀爀椀挀愀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 攀猀琀 瘀椀渀挀甀氀愀搀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 洀攀猀洀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀 ㈀㐀栀 瀀漀爀 搀椀愀Ⰰ 攀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 ㌀㐀 洀漀琀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 焀甀攀椀洀愀洀 挀漀洀戀甀猀琀瘀攀氀⠀氀攀漀 搀椀攀猀攀氀⤀ 挀漀洀瀀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 䔀氀攀琀爀漀戀爀猀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 倀攀琀爀漀戀爀愀猀⸀
O óleo diesel chega até Parintins por uma balsa, uma vez ancorada no porto o combustível é bombeado através de oleoduto(tubulação de ferro industrial de 2 polegadas) que inicia na rua Coronel Araújo, até os tanques da usina. A empresa União transportes é responsável pela logística do combustível fóssil via fluvial, quando chega a cidade e passa pelo oleoduto. 䄀 䔀氀攀琀爀漀戀爀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 漀氀攀漀搀甀琀漀 焀甀攀 戀漀洀戀攀椀愀 㔀洀椀氀 氀椀琀爀漀猀 搀攀 搀椀攀猀攀氀 瀀漀爀 栀漀爀愀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 挀栀攀昀攀 搀攀 漀瀀攀爀愀漀Ⰰ 䨀愀椀爀 䄀渀搀爀愀搀攀 䈀甀琀攀氀Ⰰ 㐀㔀Ⰰ 樀 栀漀甀瘀攀 洀甀椀琀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 瘀愀稀愀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 瀀爀攀猀猀漀 焀甀攀 漀 搀椀攀猀攀氀 昀愀稀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 漀氀攀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 挀椀攀渀琀攀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 攀氀愀⸀ 伀 挀漀洀戀甀猀琀瘀攀氀 焀甀攀椀洀愀搀漀 瀀攀氀愀 甀猀椀渀愀 搀攀爀椀瘀愀搀漀 搀漀 瀀攀琀爀氀攀漀 挀愀甀猀愀渀搀漀 愀 瀀漀氀甀椀漀 瀀漀爀 最猀 挀愀爀戀渀椀挀漀 漀 愀爀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀
A empresa afirma que existe um projeto e que moradores já entraram na justiça para retirada da usina do perímetro urbano, porém o chefe de operação afirma que este fato só pode ocorrer se a empresa for privatizada enquanto isso não ocorrer ela permanecerá no mesmo local䨀 昀漀爀愀 昀攀椀琀漀 甀洀 瀀攀搀椀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 䤀䈀䄀䴀䄀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 漀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀 搀愀 甀猀椀渀愀 瀀愀爀愀 甀洀 氀甀最愀爀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 愀猀猀椀洀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀渀搀漀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 攀氀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 猀甀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀⸀
Há um documento feito pelo ministério público para mudança da geradora de energia, tendo em vista que suas tubulações são antigas e não recebem reparos a mais de cinco décadas por conta desta falta de manutenção a população sofre um grande perigo, pois se alguma conexão do oleoduto se romper, pode causar uma grande explosão tirando assim a vida de muitos parintinenses que não sabem que o perigo está sob os pés. Segundo uma pesquisa de amostragem feita pela acadêmica do curso de Comunicação Social-Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia(ICSEZ) campus Parintins Letícia Lima de Sousa, 98% das pessoas que moram na rua Coronel Araújo e adjacências por onde o oleoduto passa não sabem da existência de tais tubulações que podem causar riscos à saúde, perda de seus pertences ou até mortes. 伀 䤀䈀䄀䴀䄀 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 攀洀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 渀漀 愀渀漀 搀攀 㤀㠀㤀 攀 搀攀猀琀攀 攀渀琀漀 愀琀甀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 挀漀洀 椀渀琀攀渀猀椀瘀愀猀 昀椀猀挀愀氀椀稀愀攀猀⸀ 䄀 琀攀爀洀漀攀氀琀爀椀挀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 猀漀戀 瀀攀渀愀 搀攀 洀甀氀琀愀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 攀 爀最漀猀 昀椀猀挀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀⸀
O oleoduto é uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento se continuar havendo o descuido da empresa que pode afetar seus próprios funcionários e explodir parte da cidade. Seria impossível a realização do festival folclórico de Parintins sem o abastecimento de energia elétrica.唀洀愀 搀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀⼀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 瘀攀洀 最愀渀栀愀渀搀漀 攀猀瀀愀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀 猀漀 愀猀 挀栀愀爀最攀猀⸀ 䜀渀攀爀漀 爀椀挀漀 攀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 攀 挀愀爀椀挀愀琀甀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀猀 漀甀 渀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 攀猀挀爀椀琀漀猀⠀䈀䤀䐀䄀刀刀䄀Ⰰ㈀ ㌀⤀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䘀漀渀猀攀挀愀⠀㤀㤀㤀⤀Ⰰ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀栀愀爀最攀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀漀 戀爀愀猀椀氀Ⰰ 渀漀 猀愀椀甀 攀洀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 漀甀 爀攀瘀椀猀琀愀 洀愀猀 愀瀀愀爀攀挀攀甀 攀洀 甀洀愀 攀猀琀愀洀瀀愀 愀瘀甀氀猀愀⸀ 䐀愀琀愀搀愀 搀攀 㠀㌀㜀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀漀 搀攀 䴀愀渀漀攀氀 䄀爀愀切樀漀⸀
As charges são desenhos concebidos por artistas que a utilizam para expor uma opinião sobre determinado assunto, caricaturando a realidade. O tema deste trabalho por conter conteúdo de grande importância e urgência para a cidade tornou-se necessária uma linguagem que alcançasse um maior público possível. O enunciado da informação construído numa plataforma visual por meio da charge, ao contrário da divulgação em jornais impressos como antigamente, hoje se torna visível a um maior público via internet. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 氀攀瘀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀椀爀攀琀愀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀 琀漀搀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀爀椀渀琀椀渀攀渀猀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀栀愀爀最攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀氀挀愀渀愀爀 愀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 渀瘀攀椀猀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀⸀ 䔀洀 瘀椀猀琀愀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 琀漀搀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀 瀀愀爀 搀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀洀椀琀攀洀 琀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 䔀猀琀攀 爀攀焀甀攀爀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 攀 琀椀爀愀爀 搀甀瘀椀搀愀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀⸀ 倀漀椀猀 琀漀搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 攀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 愀 琀漀搀漀 挀椀搀愀搀漀 猀攀樀愀 攀氀攀 瀀漀猀猀甀椀搀漀爀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 甀洀 搀漀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀 漀甀 搀攀 渀攀渀栀甀洀⸀ 䐀攀 昀漀爀洀愀 愀 氀攀瘀ⴀ氀漀猀 愀 爀攀昀氀攀琀椀爀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀 戀甀猀挀愀爀 猀漀氀甀漀 瀀愀爀愀 琀愀氀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀⸀
Este também busca colocar para a população como forma de resolver o problema o deslocamento da usina termelétrica para uma parte distante do centro da cidade, assim evitaria danos com vazamentos, possíveis explosões por conta de tubulações rompidas dos oleodutos, poluição sonora e dos lençóis freáticos.䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀甀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀砀瀀氀椀挀愀琀椀瘀愀 攀 椀渀搀椀挀愀爀 甀洀愀 瘀椀愀 瀀愀爀愀 昀甀琀甀爀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 攀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀渀爀椀焀甀攀挀攀渀搀漀ⴀ漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 爀攀猀漀氀甀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀
Contribuir de forma rápida, objetiva e coerente conduzindo o leitor da charge, na construção do senso crítico.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀倀爀漀猀猀䘀愀爀戀攀渀 甀渀搀 䘀漀爀洀攀渀 搀攀猀 倀爀漀琀攀猀琀猀 椀渀㨀 倀爀漀猀猀 倀爀漀猀琀攀猀琀ⴀ最攀猀攀氀氀猀挀栀愀琀Ⰰ瀀㠀㐀ⴀ㘀⤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䰀伀刀䔀匀Ⰰ 伀⸀⠀㈀ ㈀Ⰰ⤀⸀ 䄀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 挀栀愀爀最攀⸀ 䌀愀渀漀愀猀㨀 䔀搀⸀ 唀氀戀爀愀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀⠀䈀䤀䐀䄀刀刀䄀Ⰰ㈀ ㌀⤀Ⰰ 䨀⸀ 䜀渀攀爀漀 挀栀愀爀最攀㨀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 攀 搀椀渀洀椀挀愀⸀ 匀椀最渀漀 嬀䤀匀匀一 㤀㠀㈀ⴀ㈀ 㐀崀⸀ 匀愀渀琀愀 䌀爀甀稀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 瘀⸀ ㌀㠀Ⰰ 渀⸀ 㘀㐀Ⰰ 瀀⸀ 㔀 ⴀ㘀㠀Ⰰ 樀愀渀⸀⼀樀甀渀⸀ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀伀一匀䔀䌀䄀Ⰰ 䨀⸀ 搀愀⸀ ⠀㤀㤀㤀⤀⸀ 䌀愀爀椀挀愀琀甀爀愀㨀 䄀 椀洀愀最攀洀 最爀昀椀挀愀 搀漀 栀甀洀漀爀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䄀爀琀攀猀 攀 伀昀挀椀漀猀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀倀䤀䔀䌀䄀 ⠀㤀㤀⤀⸀ 䜀甀椀搀攀氀椀渀攀猀 漀渀 䈀椀漀氀漀最椀挀愀氀 䤀洀瀀愀挀琀猀 漀昀 伀椀氀 倀漀氀氀甀琀椀漀渀⸀ 䤀倀䤀䔀䌀䄀 刀攀瀀漀爀琀猀 匀攀爀椀攀猀Ⰰ 瘀漀氀⸀ ⸀㔀瀀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ㤀㤀㔀Ⰰ 椀渀 吀伀䴀䄀匀Ⰰ㤀㤀㔀⤀⸀ 伀 䜀渀攀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 栀甀洀漀爀㨀 挀愀爀椀挀愀琀甀爀愀猀 攀 挀栀愀爀最攀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀猀 䨀愀渀甀猀Ⰰ 瘀⸀ ㌀Ⰰ 渀⸀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㘀ⴀ㤀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀攀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀Ⰰ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 伀瀀椀渀愀琀椀瘀漀㨀 最渀攀爀漀猀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ ㌀⸀攀搀⸀䌀愀洀瀀漀猀 搀漀 䨀漀爀搀漀㨀 䴀愀渀琀椀焀甀攀椀爀愀Ⰰ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䤀䴀䄀刀쌀䔀匀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀漀㨀 䄀 挀漀爀 挀漀洀漀 椀渀昀漀爀洀愀漀㨀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 戀椀漀昀猀椀挀愀Ⰰ 氀椀渀最甀猀琀椀挀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀⼀ 䰀甀挀椀愀渀漀 䜀甀椀洀愀爀攀猀ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀渀渀愀戀氀甀洀攀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|