INSCRIÇÃO: 00026
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT04
 
TÍTULO: Refúgio
 
AUTORES: John Silva de Brito (Faculdade Boas Novas); Raphael Henrique Cortezão (Faculdade Boas Novas); Isabela Bastos Pio (Faculdade Boas Novas); Francinei Moraes Neri (Faculdade Boas Novas)
 
PALAVRAS-CHAVE: fotorreportagem, fotografia artística, técnicas, história, interpretação
 
RESUMO
Refúgio é uma fotografia que expressa um lugar pertencente à rotina semanal de uma jovem, sendo parte da Fotorreportagem Um Dia de Domingo, realizado como trabalho de conclusão da disciplina Fotojornalismo. O presente trabalho discorre sobre esse processo de produção da foto atentando para as técnicas utilizadas na captação de fotografias. A fotografia em questão tem o objetivo de retratar a autenticidade vista na arquitetura dos parques da cidade e é um projeto experimental que desafia os espectadores a criarem diferentes interpretações e sentimentos sobre uma única imagem.
 
INTRODUÇÃO
São Raimundo é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas. O bairro está ligado com o Centro da cidade a menos de 15 minutos pela ponte até o bairro de Aparecida. A Extensão de perímetro do bairro de São Raimundo ocupa uma superfície de 115.32 hectares. Tem como início de seu perímetro urbano o igarapé homônimo com o Rio Negro, seguindo à margem esquerda até o ponto final da rua São José até a avenida Presidente Dutra, passando pela 5 de Setembro.਀䔀洀 ㄀㤀㠀㜀Ⰰ 漀 戀愀椀爀爀漀  昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀漀 愀 䄀瀀愀爀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 瀀漀渀琀攀 匀攀渀愀搀漀爀 䘀戀椀漀 䰀甀挀攀渀愀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀搀愀Ⰰ 瀀攀氀漀 攀渀琀漀 䜀漀瘀攀爀渀愀搀漀爀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 䜀椀氀戀攀爀琀漀 䴀攀猀琀爀椀渀栀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 愀 搀椀猀琀渀挀椀愀 搀愀 娀漀渀愀 伀攀猀琀攀 愀琀 漀 䌀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䤀渀愀甀最甀爀愀搀愀 攀洀 ㈀ ㄀㐀Ⰰ 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 匀漀挀椀愀氀 攀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀 搀漀猀 䤀最愀爀愀瀀猀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 ⠀倀爀漀猀愀洀椀洀⤀Ⰰ 琀爀漀甀砀攀 甀洀愀 洀愀挀椀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 渀漀 䈀攀椀爀愀搀漀 搀漀 匀漀 刀愀椀洀甀渀搀漀⸀ 䌀漀洀 愀 爀攀瘀椀琀愀氀椀稀愀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 倀漀渀琀攀 䘀戀椀漀 䰀甀挀攀渀愀 攀洀 搀椀爀攀漀 愀漀 刀椀漀 一攀最爀漀Ⰰ 漀 愀渀琀椀最漀 䈀攀椀爀愀搀漀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 倀愀爀焀甀攀 刀椀漀 一攀最爀漀⸀ A fotografia apresentada neste trabalho tem o objetivo de retratar a autenticidade vista na arquitetura do Parque Rio Negro, pois é um projeto experimental que desafia os espectadores a criarem diferentes interpretações e sentimentos sobre uma única imagem. Dentro da proposta de retratar uma rotina semanal, Refúgio tende a revelar uma rotina produzindo sentimentos, identificação, recordações, entendimentos que evocam memórias pessoais, bem como locais preferidos e pontos turísticos.਀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀漀 㐀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀猀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀攀猀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀洀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀琀漀爀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 甀洀 搀漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀攀猀愀 攀 挀漀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀⸀ 吀愀椀猀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀攀猀 搀愀爀椀愀洀 漀爀椀最攀洀 愀 昀漀琀漀爀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 唀洀 䐀椀愀 搀攀 䐀漀洀椀渀最漀Ⰰ 攀洀 挀甀樀漀 猀攀椀漀 猀甀爀最椀爀椀愀 愀 昀漀琀漀 琀攀洀愀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
 
OBJETIVO
Tendo em vista que a fotografia é um “produto cultural de rara complexidade que contribuiu e continua contribuindo de forma categórica para a transmissão das mais variadas experiências perceptivas” (FERNANDES, 2006, p.11), o propósito da foto “Refúgio” é retratar uma rotina produzindo sentimentos, identificação, recordações, entendimentos que evocam memórias pessoais, colocando em prática os conceitos estudados na disciplina Fotorreportagem e discutidos em sala de aula.਀䌀漀渀琀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 漀猀 栀戀椀琀漀猀 攀 挀漀猀琀甀洀攀猀 搀愀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 猀甀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 猀攀洀愀渀愀氀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 搀椀洀攀渀猀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀漀猀 戀愀椀爀爀漀猀 ⠀䄀瀀愀爀攀挀椀搀愀 攀 匀漀 刀愀椀洀甀渀搀漀⤀ 攀 搀攀琀攀爀椀漀爀愀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀漀 瀀攀爀挀甀爀猀漀⸀ 䐀攀猀挀爀攀瘀攀爀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 搀愀猀 瀀愀椀猀愀最攀渀猀 攀 氀漀挀愀椀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 愀猀瀀攀挀琀漀 攀渀琀爀攀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀
 
JUSTIFICATIVA
Muito além de uma simples reprodução da visão, como pressuposto nos primórdios de sua difusão, momento em que sua condição de arte foi questionada, a fotografia manifesta o ver único do fotógrafo: seu discernimento e identificação com a realidade. A foto é tanto um produto da como um canal para a reflexão, com um movimento originário na propositura de seu criador. Sua perspectiva requer um sistema elaborado de troca de signos e associações.਀ “É insustentável achar que a objetiva seja um olho imparcial, e o olho humano um olho influenciado pelos sentimentos ou gostos da pessoa; o fotógrafo também manifesta suas inclinações estéticas e psicológicas na escolha dos temas, na disposição e iluminação dos objetos, nos enquadramentos, no enfoque”. (ARGAN, 1992, p. 79)਀ As histórias em fotografias são um gênero fotojornalístico em que uma série de imagens se constituem num conjunto que procura estabelecer um relato coerente e aprofundado de um tema. Nessa obra específica, a imagem deve constatar os diversos ângulos do assunto a que se remete.਀ऀ䄀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀爀漀瀀攀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 昀漀最攀洀 搀愀 ᰀ氠椀渀最甀愀最攀洀 搀漀 椀渀猀琀愀渀琀攀ᴀ†瀀爀椀漀爀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀瘀攀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 漀 ᰀ椠渀猀琀愀渀琀攀 搀攀挀椀猀椀瘀漀ᴀ†⠀搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 䠀攀渀爀椀 䌀愀爀琀椀攀爀ⴀ䈀爀攀猀猀漀渀⤀ 渀漀 猀攀 愀瀀氀椀挀愀 猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 昀漀琀漀猀⸀ 䴀攀猀洀漀 焀甀攀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀渀琀攀爀 愀氀最甀洀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀攀渀猀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 漀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀  漀 洀琀漀搀漀 挀漀洀漀 漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 挀漀渀猀攀最甀攀 椀搀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 ᰀ渠愀爀爀愀琀椀瘀愀 瘀椀猀甀愀氀ᴀ⸠ 伀甀 猀攀樀愀㨀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀砀瀀漀猀琀漀 渀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 猀攀 搀 瀀攀氀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 氀最椀挀愀Ⰰ 攀 渀漀 瀀漀爀 甀洀愀 切渀椀挀愀 昀漀琀漀 椀猀漀氀愀搀愀⸀ Kossoy traz um conceito que remete a fotografia como uma representação subsequente do processo de criação e construção do fotógrafo, a partir do seu repertório pessoal e técnicas aplicadas na criação e sensibilidade do olhar fotográfico para compor uma seleção de imagens com índices e significados de um trajeto das localidades percorridas.਀ “É o momento de lembrarmos que o documento fotográfico é uma representação a partir do real, uma representação onde se tem registrado um aspecto selecionado daquele real, organizado cultural, técnica e esteticamente, portanto ideologicamente. O chamado testemunho fotográfico, embora registre em seu conteúdo uma dada situação do real - o referente - sempre se constitui numa elaboração, no resultado final de um processo criativo, de um modo de ver e compreender especial, de uma visão de mundo particular do fotógrafo; é ele que, na sua mediação, cria/constrói a representação.” (KOSSOY, 2002, p. 59).਀ Documentar e evidenciar o Parque Rio Negro é fundamental para conhecermos o que não é comumente mostrado pelos veículos de comunicação de massa. O conhecimento técnico que foi aplicado e adquirido no decorrer do projeto, faz parte da experiência com a realização da fotografia, tornando o mesmo enriquecedor, tanto para o futuro profissional como pessoal.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀瘀攀 瀀漀爀 戀愀猀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 切渀椀挀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 搀攀 猀椀琀甀愀爀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀爀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 爀攀愀氀 攀 愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 愀 瘀椀瘀攀⸀ 䌀漀洀 攀猀琀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀 漀 琀琀甀氀漀 刀攀昀切最椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 琀攀砀琀漀 猀攀爀瘀椀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 琀愀洀戀洀 愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀攀 攀 搀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀渀猀愀爀 漀 瀀漀爀焀甀 搀攀 愀 椀洀愀最攀洀 琀攀爀 攀猀猀攀 琀琀甀氀漀⸀ O processo de produção da imagem em questão envolveu reunião de discussão da escolha do componente da equipe a ser mostrado um lugar preferencial, o tema, elaboração da jornada/trajeto, captura de imagem, escolha da legenda, edição e finalização do material. Para captura da imagem Refúgio, contamos com a narração do lugar escolhido e qual a importância do mesmo, trazendo uma reflexão da mistura das construções antigas e atuais e a consequente situação em que se encontra o local. Isso nos permitiu optar pela particularidade que o parque apresenta, assim como suas histórias.਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀甀ⴀ猀攀 渀漀 搀椀愀 ㈀㈀ 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀攀氀愀 洀愀渀栀Ⰰ 挀漀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀洀瀀攀渀栀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀 搀漀 氀漀挀愀氀⸀ 倀愀爀愀 漀戀琀攀渀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 搀椀最椀琀愀氀 ⠀䐀匀䰀刀⤀ 䌀愀渀漀渀 吀㌀椀Ⰰ 甀洀 挀愀爀琀漀 搀攀 洀攀洀爀椀愀 匀愀渀䐀椀猀欀 ㌀㈀䜀䈀 匀䐀䠀䌀 䔀砀琀爀攀洀攀 倀爀漀 䌀氀愀猀猀 ㄀ Ⰰ 甀洀愀 氀攀渀琀攀 䔀䘀ⴀ匀 ㄀㠀ⴀ㄀㌀㔀䴀䴀 䘀⼀㌀⸀㔀ⴀ㔀⸀㘀 䤀匀 匀吀䴀Ⰰ 甀洀愀 戀愀琀攀爀椀愀猀 䰀倀ⴀ䔀㠀 攀 甀洀 琀爀椀瀀 䜀爀攀椀欀愀 圀吀㌀㜀㄀ ⸀ A foto é apresentada em cor, com predomínio de cores quentes, marcante no cenário fotografado. A imagem foi produzida em ambiente externo, utilizando apenas iluminação natural. Foram utilizadas as seguintes técnicas de composição fotográfica aprendidas na disciplina do 1º Período, Introdução ao Fotojornalismo, ministrada pelo professor Raphael Cortezão: Linhas (convergentes, retas, curvadas, verticais e diagonais); Luz e sombra; Contraste; Ritmo; Ênfase, Proporção; Regra dos terços; Composição simétrica; Composição Horizontal e Perspectiva linear. A foto selecionada foi editada no programa Adobe Lightroom 5.7, no qual foram feitos ajustes básicos como sombra, contraste e brilho, prezando sempre pela menor interferência possível.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ一漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀 渀漀猀 昀漀椀 挀漀渀挀攀搀椀搀愀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀洀漀猀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 漀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀Ⰰ 樀甀渀琀愀渀搀漀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 樀 栀愀瘀椀愀 猀攀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ 䄀最爀攀最愀渀搀漀 漀 焀甀攀 猀攀 琀椀渀栀愀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 渀愀 琀攀漀爀椀愀Ⰰ 愀瀀氀椀挀愀洀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 琀愀氀 焀甀攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 最攀爀愀洀漀猀 甀洀 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 攀渀猀愀椀漀 ᰀ䴠攀渀椀渀漀猀 搀攀 刀甀愀ᴀ⸠ A partir desse ensaio, o professor Raphael Henrique Cortezão, pode perceber claramente que a nossa veia jornalística já estava nascendo, visto que o produto aparentava ser mais dirigido de forma jornalística do que apenas artística. Foi um momento em que apreciamos o elogio, mas atentamos para o seguinte: tudo que foi feito poderia ser absorvido para futuros trabalhos.਀ऀ一愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 刀愀瀀栀愀攀氀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 䌀漀爀琀攀稀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀猀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀㔀⸀ 一漀 攀爀愀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ 伀 漀氀栀愀爀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀 焀甀攀 琀椀瘀攀洀漀猀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀攀 渀漀猀猀愀 樀漀爀渀愀搀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 琀攀爀椀愀 焀甀攀 猀攀爀 愀洀瀀氀椀愀搀漀Ⰰ 瀀攀渀猀愀搀漀Ⰰ 爀漀琀攀椀爀椀稀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀洀漀猀 漀戀琀攀爀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀猀猀攀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀猀猀甀渀琀漀 攀渀琀爀攀最甀攀 攀洀 渀漀猀猀愀猀 洀漀猀 渀漀 猀攀爀椀愀 甀洀愀 挀瀀椀愀 搀攀 漀甀琀爀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 渀猀⸀ Ao ponderarmos a respeito do que fora aprendido antes da graduação e após o 1º e 3º período sobre fotografia e fotojornalismo, levamos em consideração a responsabilidade social, ineditismo e o que é realmente relevante para o público. Foi então que decidimos mostrar a fotografia Refúgio, por se tratar de abordar uma parte da história da cidade de Manaus em um bairro, história essa que vai desde o antigo modo de transporte que eram as catraias usados na travessia São Raimundo – Nossa Senhora Aparecida, a construção da ponte Fábio Lucena e a transformação total do Beiradão que se chamaria mais tarde de Parque Rio Negro e por ter a oportunidade de fazê-lo ser conhecido por outras pessoas.਀ऀ䄀瀀猀 愀 搀攀挀椀猀漀 琀漀洀愀搀愀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 戀愀椀爀爀漀 匀漀 刀愀椀洀甀渀搀漀Ⰰ 攀 挀漀渀昀椀爀洀愀洀漀猀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 洀愀椀猀 樀漀瘀攀洀 渀漀 猀攀 搀 挀漀渀琀愀 搀攀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀攀猀猀攀 戀愀椀爀爀漀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 猀愀戀攀洀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀攀 甀洀 搀漀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 瘀椀稀椀渀栀漀 攀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 搀愀 漀爀氀愀 搀漀 瀀愀爀焀甀攀  愀 昀戀爀椀挀愀 搀攀 ∀䜀攀氀漀 䌀爀椀猀琀愀氀∀Ⰰ 昀甀渀搀愀搀愀 攀洀 ㄀㤀 ㌀ 攀 愀 䌀攀爀瘀攀樀愀爀椀愀 䄀洀愀稀漀渀攀渀猀攀Ⰰ 椀渀愀甀最甀爀愀搀愀 攀洀 ㄀㤀㄀㈀Ⰰ 愀洀戀漀猀 搀攀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 搀漀猀 䴀椀爀愀渀搀愀 䌀漀爀爀愀⸀ Em 1987, o bairro São Raimundo é ligado ao bairro Aparecida através da ponte Senador Fábio Lucena construída, pelo então Governador do Estado, Gilberto Mestrinho, para diminuir a distância da Zona Oeste até o Centro da cidade. Ponte esta, presente no trabalho, que permite que as pessoas cruzem a pé o igarapé do São Raimundo. A ponte é uma das partes que denunciam uma realidade que muitas vezes é esquecida e até mesmo entregues ao descaso das autoridades.਀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀  甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀愀爀焀甀攀 焀甀攀 昀椀挀愀 渀愀 漀爀氀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 匀漀 刀愀椀洀甀渀搀漀⸀ 䤀渀愀甀最甀爀愀搀愀 攀洀 ㈀ ㄀㐀Ⰰ 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 匀漀挀椀愀氀 攀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀 搀漀猀 䤀最愀爀愀瀀猀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 ⠀倀爀漀猀愀洀椀洀⤀Ⰰ 琀爀漀甀砀攀 甀洀愀 洀愀挀椀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 渀漀 䈀攀椀爀愀搀漀 搀漀 匀漀 刀愀椀洀甀渀搀漀⸀ 䌀漀洀 愀 爀攀瘀椀琀愀氀椀稀愀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 倀漀渀琀攀 䘀戀椀漀 䰀甀挀攀渀愀 攀洀 搀椀爀攀漀 愀漀 刀椀漀 一攀最爀漀Ⰰ 漀 愀渀琀椀最漀 䈀攀椀爀愀搀漀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 倀愀爀焀甀攀 刀椀漀 一攀最爀漀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀渀挀氀甀椀甀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀 搀愀 漀爀氀愀 搀漀 匀漀 刀愀椀洀甀渀搀漀 攀 爀攀昀氀漀爀攀猀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀愀 搀攀 ㌀㈀㈀ 洀椀氀 洀攀琀爀漀猀 焀甀愀搀爀愀搀漀猀 渀愀 䈀愀挀椀愀 搀漀 匀漀 刀愀椀洀甀渀搀漀⸀ Com o roteiro em mãos, tudo era muito abstrato e só descobriríamos de fato como seria a captação da obra ao chegar no local. No dia 22 de junho de 2016 a equipe estava empenhada para desenvolver o trabalho, mostrando elementos marcantes do trajeto entre os bairros Aparecida e São Raimundo. Conversamos com a avó da integrante, no intuito de saber mais da história dos bairros ainda na sua formação, com pessoas da escola, com moradores que poderiam falar sobre as mudanças em ambos os bairros, motoristas de ônibus, entre outros. Todos nos ajudaram integralmente a descobrir o que de importante precisava ser registrado.਀吀攀渀搀漀 攀昀攀琀甀愀搀漀 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 瘀椀爀椀愀 漀 瀀爀砀椀洀漀 搀攀猀愀昀椀漀 攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀漀爀 焀甀攀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀 氀漀挀愀氀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䌀栀愀洀愀洀漀猀 搀攀 搀攀猀愀昀椀漀 洀愀椀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 搀攀渀琀爀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀愀瀀琀甀爀愀搀愀猀 搀漀 瀀愀爀焀甀攀Ⰰ 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 挀爀椀琀爀椀漀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀洀漀猀 攀昀攀琀甀愀爀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀Ⰰ 渀漀 攀猀焀甀攀挀攀渀搀漀 焀甀攀 琀愀氀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 渀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 洀愀渀椀瀀甀氀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ Após a escolha da foto, nos preocupamos com o título que contava também como item obrigatório do produto. Vários títulos foram escritos posteriormente à seleção da imagem. Inicialmente parecia não ter nenhuma conexão com a imagem. Elaboramos o título oficial, de forma que cada espectador tivesse a sua interpretação como signo, significado e significante.਀ऀ䄀氀洀 搀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 焀甀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀漀挀甀爀漀甀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀Ⰰ 琀愀洀戀洀 猀攀 戀甀猀挀漀甀 甀洀 漀氀栀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 氀攀瘀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 搀椀洀攀渀猀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 搀愀 瀀愀椀猀愀最攀洀 氀漀挀愀氀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 愀猀瀀攀挀琀漀 攀渀琀爀攀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀栀攀最愀爀洀漀猀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䘀攀椀琀漀 椀猀琀漀Ⰰ 搀攀搀椀挀愀洀漀ⴀ渀漀猀 愀漀 瀀愀瀀攀爀 愀琀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 攀渀琀爀攀最愀 愀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 刀愀瀀栀愀攀氀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 䌀漀爀琀攀稀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Capturar uma única imagem que despertasse sentimentos ou qualquer outra interpretação foi um desafio total. Fazer um percurso e observar os locais e o que eles representam nos fez perceber que não seria somente apenas clicar um botão para registrar e depois selecionar uma única imagem.਀一漀 椀渀挀椀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀搀攀ⴀ猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 挀漀渀栀攀挀攀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀猀 猀攀甀猀 戀愀椀爀爀漀猀Ⰰ 洀甀椀琀漀 洀攀渀漀猀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 漀猀 氀漀挀愀椀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 攀爀最甀椀搀漀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 洀甀搀愀渀愀猀 漀挀愀猀椀漀渀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀ 吀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀攀洀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 渀漀猀 挀漀渀琀愀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 氀椀瘀爀漀猀 攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀甀搀攀洀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 漀 焀甀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀爀 瀀愀爀愀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ É importante ressaltar que se teve o cuidado de trabalhar com ética durante todo o processo fotográfico, buscando exercer a função social do jornalismo, mostrando de forma direta as construções denominadas de obras modernas e significativas para o progresso.਀吀攀瘀攀ⴀ猀攀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 搀攀 愀瀀攀渀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 洀琀漀搀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 挀甀爀猀漀 瀀愀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 漀戀爀愀⸀ 䘀漀椀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 挀愀瀀琀甀爀愀搀愀 攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 愀瀀爀椀洀漀爀愀搀愀 挀漀洀 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 渀最甀氀漀猀 焀甀攀 昀愀瘀漀爀攀挀攀猀猀攀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀洀 愀 猀攀爀 瀀愀猀猀愀搀愀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 猀攀爀 攀猀琀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀愀爀愀 爀攀瘀攀氀愀爀 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 最攀爀愀猀猀攀 琀漀搀愀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

FERNANDES, Rubens. Processos de criação na fotografia. São Paulo: FACOM/FAAP, 2006. Disponível em:਀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀愀瀀⸀戀爀⼀爀攀瘀椀猀琀愀开昀愀愀瀀⼀爀攀瘀椀猀琀愀开昀愀挀漀洀⼀昀愀挀漀洀开㄀㘀⼀爀甀戀攀渀猀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㌀  搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀匀匀伀夀Ⰰ 䈀漀爀椀猀⸀ 刀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 昀椀挀攀猀 渀愀 琀爀愀洀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 䌀漀琀椀愀Ⰰ 匀倀㨀 䄀琀攀氀椀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀⸀ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀