As primeiras notícias divulgadas no rádio eram leituras de matérias veiculadas nos jornais impressos, forma de radiojornalismo que ficou conhecido como gilete press. Com o tempo o jornalismo radiofônico buscou uma linguagem própria predominando a objetividade e a simplicidade, além de ser um veículo de comunicação instantâneo, imediato e com a capacidade de transmitir a informação em tempo real. O rádio brasileiro encontrou na reportagem uma forma de sustentação e permanência enquanto meio de comunicação. O rádio hoje se tornou popular, empolgante e diversificado. Prado (1998) destaca que um dos motivos qual o rádio ganhou relevância deve-se ao fato de poder informar instantaneamente a um público diversificado e por não exigir do ouvinte um conhecimento especializado para decifrar o seu código. Prado considera a reportagem radiofônica com os elementos mais “rico entre os utilizados no rádio desde a perspectiva informativa” (PRADO, 1998, p.85). Ao conciliar palavras, efeitos sonoras, silêncio e música, a reportagem se transforma em um dos gêneros radiofônicos mais completos e diversificados. Contudo, a reportagem não é apenas a ampliação da notícia. Medina (2008) compreende que o diferencial está no tratamento que se dá ao fato jornalístico no tempo da ação e no processo de narrar. Para Jung é na reportagem que o jornalismo se diferencia, “levanta a notícia, investiga fatos, encontra novidades, gera polêmica e esclarece o ouvinte” (JUNG, 2004, p. 114). Logo, não é dar voz, mas permitir ao público construir conceitos a partir do rádio, para defender e formar opiniões. A reportagem trata dos efeitos do estudo de ideologia de gêneros nas escolas, é fruto de um trabalho da disciplina de Redação Jornalística II (Rádio) e consiste na concretização da articulação entre teoria e prática. |
O objetivo da reportagem radiofônica “Por que é tão difícil falar de gênero nas escolas?” é despertar a atenção do ouvinte para a importância do estudo de gêneros nas escolas. A reportagem teve como gancho a aprovação e sanção do Projeto de Lei (PL) nº 389/2015 que proíbe nas escolas municipais de Manaus, capital do Estado, a inclusão de conteúdos que façam alusão ou retratem a ideologia de gênero na grade curricular das escolas municipais. O Congresso Nacional já havia retirado, em abril de 2015, o termo ideologia de gênero do Plano Nacional de Educação (PNE). Em Manaus, no Plano Municipal de Educação, o termo também foi retirado. Embora escolas continuam a realizar atividade pedagógicas abordando a temática diversidade, respeito e preconceito. A reportagem também tem a finalidade de exercitar a produção do jornalismo radiofônico na elaboração de pauta, roteiro, entrevista e edição. Características definidas pela turma do sexto período do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) durante a disciplina Redação Jornalística II (Rádio), com orientação do professor Luís Mansueto Pereira Filho, e consiste na concretização da articulação entre teoria e prática. |
De acordo com Sérgio William (2010), a comunicação é dada com o simples propósito de informar, no entanto pode influenciar consciências, palavras e atos, o que torna quase uma obrigação do emissor escolher os melhores investidos para suas incursões nesse campo distinto e complexo. Isto se insere na construção da reportagem, pois cada palavra escolhida possui um papel fundamental para o entendimento do ouvinte sobre o tema e para a tomada de decisões esclarecedoras. Você já ouviu falar em ideologia gênero? O tema entrou em destaque durante a tramitação no Congresso Nacional do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, responsável por definir as metas e diretrizes da educação para o período de dez anos no Ensino Básico e Superior. O PNE tinha a proposta de abordar temas como igualdade, identidade de gênero, orientação sexual e sexualidade nas escolas, após a oposição nas votações à questão de gênero foi retirada do texto. No Amazonas, a temática ganhou destaque com a aprovação e sanção do Projeto de Lei (PL) nº 389/2015 que proíbe nas escolas municipais de Manaus, capital do Estado, a orientação política pedagógica aplicada à implantação e ao desenvolvimento de atividades pedagógicas que visem à reprodução do conceito de ideologia de gênero. O projeto foi apresentado, em 2015, pelo vereador Marcel Alexandre (PMDB), sob a justificativa de que o Congresso Nacional retirou o termo ideologia de gênero do Plano Nacional de Educação (PNE). O Congresso Nacional já havia retirado, em abril de 2015, o termo ideologia de gênero do Plano Nacional de Educação (PNE). Em Manaus, no Plano Municipal de Educação, o termo também foi retirado. Embora escolas continuam a realizar atividade pedagógicas abordando a temática diversidade, respeito e preconceito. Em 2015, o Congresso Nacional já havia retirado o termo ideologia de gênero do Plano Nacional de Educação (PNE). Em Manaus, no Plano Municipal de Educação, o termo também foi retirado. No entanto, escolas da rede municipal de ensino continuam a realizar atividades pedagógicas abordando a temática diversidade, respeito e preconceito. 㰀倀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 ᰀ倠漀爀 焀甀攀 琀漀 搀椀昀挀椀氀 昀愀氀愀爀 搀攀 最渀攀爀漀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀㼀ᴀ†琀攀洀 愀 㰀䈀刀㸀洀椀猀猀漀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 瀀愀爀愀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 㰀䈀刀㸀椀搀攀漀氀漀最椀愀 搀攀 最渀攀爀漀猀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 猀攀樀愀 搀愀 爀攀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 漀甀 搀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 瀀爀椀瘀愀搀愀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀猀琀愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀攀琀漀爀攀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 猀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 㰀䈀刀㸀瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 㰀䈀刀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀倀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀倀㸀䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀攀洀 挀漀洀漀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 㰀䈀刀㸀瀀爀攀昀攀爀椀搀漀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 栀戀椀琀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 㰀䈀刀㸀椀渀昀漀爀洀愀漀 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀Ⰰ 漀 爀搀椀漀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀 挀漀洀漀 漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀椀猀 㰀䈀刀㸀甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䴀搀椀愀 ㈀ 㔀㰀䈀刀㸀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 㰀䈀刀㸀瀀攀氀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀⸀☀渀戀猀瀀㬀 㰀䈀刀㸀䌀漀渀昀漀爀洀攀 愀瀀漀渀琀愀 漀 洀攀猀洀漀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 漀 㰀䈀刀㸀瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀漀琀椀瘀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 漀甀瘀攀洀 爀搀椀漀⸀ ᰀ丠攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 爀搀椀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 㰀䈀刀㸀挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀漀 ጀ†愀漀 氀愀搀漀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 ጀ†挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 㰀䈀刀㸀甀琀椀氀椀搀愀搀攀 栀戀爀椀搀愀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀漀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 氀愀稀攀爀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 㰀䈀刀㸀椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀ᴀ†⠀匀䔀䌀刀䔀吀䄀刀䤀䄀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀⸀ 㰀䈀刀㸀☀渀戀猀瀀㬀 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 焀甀攀 漀 爀搀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 甀洀愀 㰀䈀刀㸀搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀漀猀 最渀攀爀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀㨀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀☀渀戀猀瀀㬀 䈀愀爀戀漀猀愀 䘀椀氀栀漀 搀攀昀椀渀攀 㰀䈀刀㸀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 ᰀ甠洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 攀渀最氀漀戀愀Ⰰ 愀漀 洀砀椀洀漀Ⰰ 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 搀漀 㰀䈀刀㸀愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀猀攀最甀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 挀愀爀琀攀爀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 㰀䈀刀㸀漀瀀漀爀琀甀渀椀稀愀爀 愀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀Ⰰ 氀攀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 漀甀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀Ⰰ 甀洀愀 渀漀漀 洀愀椀猀 㰀䈀刀㸀愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 昀愀琀漀 渀愀爀爀愀搀漀ᴀ†⠀䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀㘀㠀⤀⸀ 㰀䈀刀㸀倀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 愀 昀椀洀 搀攀 㰀䈀刀㸀挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 琀攀洀愀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 㰀䈀刀㸀搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀☀渀戀猀瀀㬀 攀砀瀀氀椀挀愀洀 㰀䈀刀㸀䐀甀愀爀琀攀☀渀戀猀瀀㬀 攀 䈀愀爀爀漀猀☀渀戀猀瀀㬀 ᰀ甠洀愀 戀漀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀椀最攀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 猀攀樀愀洀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 愀樀甀搀愀爀 愀 㰀䈀刀㸀爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀⸀ 䔀氀愀猀 搀攀瘀攀爀漀 琀攀爀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 㰀䈀刀㸀搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 攀洀 昀愀氀愀爀ᴀ†⠀䐀唀䄀刀吀䔀㬀 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㘀㠀⤀⸀ 㰀䈀刀㸀䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀愀 渀漀 洀漀搀攀氀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 㰀䈀刀㸀匀挀栀眀椀渀最攀氀 ⠀㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀㘀 ⤀ 挀漀洀 愀 猀攀最甀椀渀琀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀㨀 䄀猀猀甀渀琀漀 ⠀琀攀洀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⤀Ⰰ 㰀䈀刀㸀䠀椀猀琀爀椀挀漀⼀䤀渀昀漀爀洀愀攀猀 ⠀搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀⤀㬀 䔀渀昀漀焀甀攀 ⠀栀椀瀀琀攀猀攀 愀 猀攀爀 㰀䈀刀㸀挀漀渀昀椀爀洀愀搀愀 漀甀 爀攀昀甀琀愀搀愀Ⰰ 甀洀愀 氀椀渀栀愀 焀甀攀 挀漀渀搀甀稀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀 渀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 㰀䈀刀㸀渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⤀㬀 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 ⠀攀砀瀀氀椀挀愀 琀攀氀愀 愀 琀攀氀愀 搀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀 㰀䈀刀㸀搀愀 洀愀琀爀椀愀㬀 甀洀 昀氀甀砀漀最爀愀洀愀⤀ 攀 䘀漀渀琀攀猀 ⠀琀漀搀漀 漀 攀氀攀渀挀漀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⤀⸀ 㰀䈀刀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 瀀愀甀琀愀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 焀甀攀 最甀椀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 준 渀攀氀愀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 㰀䈀刀㸀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀瀀甀爀愀爀 甀洀愀 渀漀琀挀椀愀☀渀戀猀瀀㬀 漀甀 甀洀 昀愀琀漀☀渀戀猀瀀㬀 挀漀洀 愀 愀渀最甀氀愀漀 搀漀猀 㰀䈀刀㸀愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀☀渀戀猀瀀㬀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀漀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀 猀攀爀 攀渀琀爀攀最甀攀 挀漀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 㰀䈀刀㸀唀洀愀 戀漀愀 瀀愀甀琀愀 搀攀瘀攀 挀漀渀琀攀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 戀猀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀爀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 㰀䈀刀㸀挀漀洀 猀攀最甀爀愀渀愀⸀ 䄀氀最甀渀猀 搀愀搀漀猀 猀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀㨀 甀洀 戀爀攀瘀攀 爀攀猀甀洀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀㬀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 㰀䈀刀㸀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀㬀 渀漀洀攀猀Ⰰ 挀愀爀最漀猀Ⰰ 琀攀氀攀昀漀渀攀猀Ⰰ 攀渀搀攀爀攀漀猀 攀 漀甀琀爀愀猀 㰀䈀刀㸀爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 戀猀椀挀愀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 搀愀 昀漀渀琀攀㬀 椀渀搀椀挀愀漀 搀漀 焀甀攀 樀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 ⠀渀漀 挀愀猀漀 搀攀 猀甀琀攀⤀㬀 㰀䈀刀㸀焀甀愀渀搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 㰀䈀刀㸀㈀ Ⰰ 瀀⸀㈀㔀 ⤀⸀☀渀戀猀瀀㬀 㰀䈀刀㸀儀甀愀渀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 挀栀攀最愀 猀 洀漀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 攀猀琀攀猀 甀猀愀洀 搀漀 猀攀甀 㰀䈀刀㸀攀渀最攀渀栀漀 瀀愀爀愀 氀栀攀 搀愀爀 渀椀琀椀搀攀稀Ⰰ 挀漀攀爀渀挀椀愀 攀 ∀琀攀洀瀀攀爀漀∀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 猀攀樀愀 愀最爀愀搀瘀攀氀 愀漀 㰀䈀刀㸀漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 倀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀攀瘀攀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 最爀愀瘀愀爀 愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 㰀䈀刀㸀洀愀渀攀椀爀愀 搀椀爀攀琀愀 攀 挀漀渀挀椀猀愀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 爀攀猀甀氀琀攀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀 㰀䈀刀㸀昀愀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀攀洀瀀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀 㰀䈀刀㸀琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀攀 戀攀洀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 攀 挀漀洀 愀猀 琀愀爀攀昀愀猀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 搀攀挀椀搀椀搀愀猀⸀ 一漀 㰀䈀刀㸀瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 琀甀搀漀 琀攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀爀 戀攀洀 搀攀昀椀渀椀搀漀 愀渀琀攀猀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 攀 搀攀瀀漀椀猀⸀ 㰀䈀刀㸀倀漀搀攀ⴀ猀攀 挀漀氀漀挀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 㰀䈀刀㸀昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 瘀椀琀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀洀 洀攀椀漀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 攀猀琀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 㰀䈀刀㸀爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 攀氀愀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 瀀攀氀漀 甀猀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀 攀昀攀椀琀漀 漀甀 㰀䈀刀㸀瀀愀猀猀愀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 ⠀匀伀䄀刀䔀匀㬀 匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ ㈀ ㈀⤀⸀☀渀戀猀瀀㬀 㰀䈀刀㸀䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀ ⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀㨀 ᰀ愠 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀 挀漀洀 㰀䈀刀㸀爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 爀攀搀愀漀 攀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀最爀攀最愀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 洀愀椀猀 㰀䈀刀㸀愀琀爀愀攀渀琀攀 愀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀ᴀ⸠ 㰀䈀刀㸀䄀氀洀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀漀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 㰀䈀刀㸀䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀 琀挀渀椀挀愀 愀戀漀爀搀愀搀愀 瀀漀爀 䰀愀最攀 ⠀㈀ ⤀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 㰀䈀刀㸀甀洀愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀 挀漀渀猀甀氀琀愀 猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀搀愀 甀洀 搀椀氀漀最漀 戀攀洀 愀瀀甀爀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 㰀䈀刀㸀挀漀渀猀漀氀椀搀愀 渀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 攀 爀攀挀漀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀漀猀 昀愀琀漀猀⸀㰀⼀倀㸀
Prado considera a reportagem radiofônica com os elementos mais “rico entre os utilizados no rádio desde a perspectiva informativa” (PRADO, 1998, p.85). As reportagens no rádio podem ser gravadas com prévia produção ou podem ser irradiadas a partir do improviso. Ao conciliar palavras, efeitos sonoras, silêncio e música, a reportagem se transforma em um dos gêneros radiofônicos mais completos e diversificados. Contudo, a reportagem não é apenas a ampliação da notícia. Medina (2008) compreende que o diferencial está no tratamento que se dá ao fato jornalístico no tempo da ação e no processo de narrar. Para Jung é na reportagem que o jornalismo se diferencia, “levanta a notícia, investiga fatos, encontra novidades, gera polêmica e esclarece o ouvinte” (JUNG, 2004, p. 114). Portanto, não é dar voz, mas permitir ao público construir conceitos a partir do rádio, para defender e formar opiniões. Para Marques de Melo (2003), a reportagem informativa amplia um acontecimento que repercute no organismo social. O “escrever” no rádio implica uma concepção verbal do que se está escrevendo, logo o texto radiofônico “deve ser a linguagem falada, adaptada e corrigida com a única finalidade de torna-la mais compreensível para o ouvinte: utilização de frases curtas, eliminação de orações explicativas e um desenvolvimento ordenado e claro são algumas das chaves que facilitam a percepção e compreensão da mensagem” (ORTIZ, 2006, p.53). |
O passo inicial para a viabilização do produto foi à reunião de pauta, em que foram abordados temas factuais que estivessem de acordo com os valores-notícia determinados por Traquina (2004). Após a definição do tema, ideologia de gênero nas escolas, estabeleceu-se um cronograma com as tarefas programadas dentre elas estavam à pesquisa documental, à procura por fontes, entrevistas, produção do roteiro e edição. 㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㌀㔀⸀㐀瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀䌀砀匀瀀䴀椀搀搀氀攀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 㔀 ─㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀 ⸀ 瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 䌀愀氀椀戀爀椀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䔀一ⴀ唀匀∀㸀䄀瀀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 愀 琀爀愀渀猀挀爀椀漀 搀漀猀 甀搀椀漀猀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 ጀ†氀漀挀甀攀猀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀渀漀爀愀 愀 昀椀洀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 琀爀椀氀栀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 攀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 猀攀 愀搀攀焀甀愀猀猀攀 愀漀 琀攀洀愀⸀ 㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀
Após a definição da trilha sonora e da gravação das locuções, os estudantes editaram a reportagem no laboratório de rádio do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas com a colaboração da técnica Shelly Sicsú e com a orientação dos professores Luís Mansueto Filho e Joyce Karoline Pontes. 㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㌀㔀⸀㐀瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀䌀砀匀瀀䴀椀搀搀氀攀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 㔀 ─㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀 ⸀ 瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 䌀愀氀椀戀爀椀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䔀一ⴀ唀匀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 戀漀氀搀∀㸀ᰀ㰠⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䔀吀吀䔀刀ⴀ匀倀䄀䌀䤀一䜀㨀 ⴀ ⸀㈀㔀瀀琀㬀 䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀㬀 洀猀漀ⴀ昀漀渀琀ⴀ欀攀爀渀椀渀最㨀 㠀⸀ 瀀琀∀㸀倀漀爀 焀甀攀 琀漀 搀椀昀挀椀氀 昀愀氀愀爀 搀攀 最渀攀爀漀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀㼀ᴀ†㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 㔀 ─㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀 ⸀ 瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 䌀愀氀椀戀爀椀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䔀一ⴀ唀匀∀㸀愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 椀搀攀漀氀漀最椀愀 搀攀 最渀攀爀漀猀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 攀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 猀漀渀漀爀愀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀㨀 䘀氀瘀椀愀 䴀攀氀漀 ⠀䄀渀琀爀漀瀀氀漀最愀 攀 䤀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䔀搀甀挀愀漀 瀀攀氀愀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⤀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䄀氀挀椀漀渀攀 䄀氀瘀攀猀 攀 搀攀 洀攀猀 搀攀 愀氀甀渀愀猀 搀愀 爀攀搀攀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀
Com o propósito de aliar à teoria a prática, a reportagem apresenta temática de relevância social, atemporal, trazendo questões pontuais a serem refletidas. É importante ressaltar que o produto tem duração de cinco minutos e 38 segundos e foi produzido durante o segundo semestre de 2016. |