INSCRIÇÃO: | 00112 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO15 |
TÍTULO: | Política nas redes sociais |
AUTORES: | Bruna Lucyanna Oliveira dos Santos (Universidade Federal do Amazonas); Larissa Cezar de Souza Cavalcante (Universidade Federal do Amazonas); Ana Karen Sales (Universidade Federal do Amazonas); Danny Sullivan Cardoso da Silva (Universidade Federal do Amazonas); Ítala Clay de Oliveira Freitas (Universidade Federal do Amazonas); Islla Pessoa Campos (Universidade Federal do Amazonas) |
PALAVRAS-CHAVE: | Reportagem, Política, Redes Sociais, , |
RESUMO | |
Cerca de 70% da população brasileira que utiliza o Facebook acessa a rede social para se manter informado. A estatística é de uma pesquisa realizada pela Agência Norte Americana Quartz que divulga notícias sobre a nova economia global. Partindo dos questionamentos 'Quais são os meios de comunicação que você utiliza para se informar? E quando o assunto é política?' que a reportagem foi desenvolvida com o propósito de apresentar a construção da notícia na rede social Facebook. A reportagem é uma produção laboratorial realizada no decorrer da disciplina Oficina Básica de Rádio Convencional e Webrádio, no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e consiste na concretização da articulação entre teoria e prática. | |
INTRODUÇÃO | |
As primeiras notícias divulgadas no rádio eram leituras de matérias veiculadas nos jornais impressos, forma de radiojornalismo que ficou conhecido como gilete press. Com o tempo o jornalismo radiofônico buscou uma linguagem própria predominando a objetividade e a simplicidade, além de ser um veículo de comunicação instantâneo, imediato e com a capacidade de transmitir a informação em tempo real. O rádio brasileiro encontrou na reportagem uma forma de sustentação e permanência enquanto meio de comunicação. O rádio hoje se tornou popular, empolgante e diversificado. Prado (1998) destaca que um dos motivos qual o rádio ganhou relevância deve-se ao fato de poder informar instantaneamente a um público diversificado e por não exigir do ouvinte um conhecimento especializado para decifrar o seu código. Prado considera a reportagem radiofônica com os elementos mais “rico entre os utilizados no rádio desde a perspectiva informativa” (PRADO, 1998, p.85). Ao conciliar palavras, efeitos sonoras, silêncio e música, a reportagem se transforma em um dos gêneros radiofônicos mais completos e diversificados. Contudo, a reportagem não é apenas a ampliação da notícia. Medina (2008) compreende que o diferencial está no tratamento que se dá ao fato jornalístico no tempo da ação e no processo de narrar. Para Jung é na reportagem que o jornalismo se diferencia, “levanta a notícia, investiga fatos, encontra novidades, gera polêmica e esclarece o ouvinte” (JUNG, 2004, p. 114). Logo, não é dar voz, mas permitir ao público construir conceitos a partir do rádio, para defender e formar opiniões. Com o propósito de apresentar a construção da notícia e da política na sociedade, assim como as abordagens feitas pelos jovens nas redes sociais que a reportagem ‘Política nas Redes Sociais’ foi desenvolvida. e integra o documentário ‘Política e Construção da Notícia’. | |
OBJETIVO | |
A reportagem também tem a finalidade de exercitar a produção do jornalismo radiofônico na elaboração de pauta, roteiro, entrevista e edição. Características definidas pela turma do sexto período do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) durante a disciplina Oficina Básica de Rádio Convencional e Webrádio, e consiste na concretização da articulação entre teoria e prática. Cerca de 70% da população brasileira que utiliza o Facebook acessa a rede social para se manter informado. A estatística é de uma pesquisa realizada pela Agência Norte Americana Quartz que divulga notícias sobre a nova economia global. Com a integração das pessoas nas redes sociais, a discussão entre assuntos de interesse público se torna maior e os usuários passam a utilizar os ‘perfis’ para denunciar, informar e destacar ações cotidianas. Por isso, podemos perceber mudanças mais críticas nas pessoas que acessam informações na internet, já não se aceita qualquer coisa sem antes pesquisa e perguntar sobre o tema. Assuntos como política que antes não causavam debates passaram a interessar os públicos das mais diversas idades, principalmente os jovens. Conforme aponta o mesmo estudo, a busca pela informação destaca-se como o principal motivo pelo qual as pessoas ouvem rádio. “Nesse sentido, o rádio pode ser classificado – ao lado da televisão e da Internet – como um meio de comunicação de utilidade híbrida, voltado tanto para o lazer quanto para o conhecimento sobre assuntos importantes no dia a dia das pessoas” (SECRETARIA, 2014, p. 31). Para a elaboração do produto, realizou-se uma pesquisa documental a fim de compreender o tema e, principalmente, escolher entrevistados que pudessem contribuir da melhor maneira possível com o propósito da reportagem. Afinal, como explicam Duarte e Barros “uma boa pesquisa exige fontes que sejam capazes de ajudar a responder o problema proposto. Elas deverão ter envolvimento com o assunto, disponibilidade e disposição em falar” (DUARTE; BARROS, 2007, p.68). 㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀䴀䄀刀䜀䤀一㨀 挀洀 挀洀 瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀䘀漀漀琀渀漀琀攀吀攀砀琀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀䘀伀一吀 猀椀稀攀㴀㈀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀䘀伀一吀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀倀㸀㰀⼀䐀䤀嘀㸀㰀⼀䐀䤀嘀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀倀 猀琀礀氀攀㴀∀吀䔀堀吀ⴀ䄀䰀䤀䜀一㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 㔀 ─㬀 吀䔀堀吀ⴀ䤀一䐀䔀一吀㨀 ㌀㔀⸀㐀瀀琀∀ 挀氀愀猀猀㴀䴀猀漀一漀爀洀愀氀䌀砀匀瀀䘀椀爀猀琀㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䰀䤀一䔀ⴀ䠀䔀䤀䜀䠀吀㨀 㔀 ─㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 䌀愀氀椀戀爀椀㬀 洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀 ⸀ 瀀琀㬀 洀猀漀ⴀ昀愀爀攀愀猀琀ⴀ氀愀渀最甀愀最攀㨀 䔀一ⴀ唀匀∀㸀伀 瀀愀猀猀漀 椀渀椀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 漀 琀攀洀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀匀倀䄀一 猀琀礀氀攀㴀∀䌀伀䰀伀刀㨀 戀氀愀挀欀∀㸀伀昀椀挀椀渀愀 䈀猀椀挀愀 搀攀 刀搀椀漀 䌀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 攀 圀攀戀爀搀椀漀⸀㰀䈀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ戀椀搀椀ⴀ昀漀渀琀ⴀ眀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀∀㸀㰀㼀砀洀氀㨀渀愀洀攀猀瀀愀挀攀 瀀爀攀昀椀砀 㴀 漀 渀猀 㴀 ∀甀爀渀㨀猀挀栀攀洀愀猀ⴀ洀椀挀爀漀猀漀昀琀ⴀ挀漀洀㨀漀昀昀椀挀攀㨀漀昀昀椀挀攀∀ ⼀㸀㰀漀㨀瀀㸀㰀⼀漀㨀瀀㸀㰀⼀䈀㸀㰀⼀匀倀䄀一㸀㰀⼀倀㸀
Após a definição do tema, política nas redes socais, estabeleceu-se um cronograma com as tarefas programadas dentre elas estavam à pesquisa documental, à procura por fontes, entrevistas, produção do roteiro e edição. Com a realização das entrevistas e a coleta de todas as informações necessárias, fez-se a transcrição dos áudios e a produção do texto – locuções. Ao finalizar a elaboração do roteiro, fez-se a pesquisa sonora a fim de buscar trilhas sonoras e sonoplastia que melhor se adequasse ao tema. A reportagem surgiu a partir dos seguintes questionamentos ‘Quais são os meios de comunicação que você utiliza para se informar? E quando o assunto é política?’ e apresenta como a temática política é discutida na redes sociais, principalmente, no Facebook. O produto contém sonoras dos seguintes entrevistados: população (fala povo), cientista política Terezinha Luma, cientista da computação Eduardo Luzeiro, linguísta Luiz Carlos Martins e especialista em mídias sociais João Arthur Vieira. Iniciado como uma avaliação, o preparo da reportagem “Política nas Redes Sociais’ proporcionou ampliar o conhecimento referente ao rádio, compreender o processo de comunicação neste veículo e a estrutura dos gêneros radiofônicos. |