INSCRIÇÃO: 00147
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT01
 
TÍTULO: Podcast "Fora do Normal"
 
AUTORES: Rafaela Vianna Gonzalez Pazos (Universidade Federal do Amazonas); Deborah Oliveira Lima (Universidade Federal do Amazonas); Adriele Sascha Albuquerque Porto (Universidade Federal do Amazonas); Nathalie Chaves Torres (Universidade Federal do Amazonas); Priscila Maria Desideri de Oliveira (Universidade Federal do Amazonas); Marina Martins Amazonas (Universidade Federal do Amazonas); Itala Clay de Oliveira Freitas (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: podcast, entretenimento, conteúdo, radiojornalismo,
 
RESUMO
O podcast "Fora do Normal" é um produto que consiste em um programa piloto e experimental que trata de forma espontânea, criativa e jovem, sobre temas variados como atividades culturais, bandas locais, projetos literários, mídias sociais e entre outras atividades e iniciativas genuinamente manauara que ocorrem na cidade de Manaus e ainda são pouco conhecidos pelo o público. O programa foi pensado para ser veiculado na internet, favorecendo a autonomia dos acadêmicos na criação, o uso da linguagem objetiva, o poder do improviso e a identidade sonora e produzido na disciplina Oficina de Radiojornalismo no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
 
INTRODUÇÃO
"Fora do Normal" é um podcast sobre atividades pouco conhecidas na cidade de Manaus que aborda temas como música, cultura e lugares. O produto é um programa experimental, realizados pelas acadêmicas Rafaela Pazos, Adriele Sascha Porto, Deborah Oliveira, Marina Amazonas, Nathalie Torres e Priscila Desideri, que transitam entre formatos de curiosidades e bate-papo. O formato de podcast foi escolhido devido à liberdade da produção de conteúdo e veiculação on-line que permite abordar praticamente qualquer assunto de forma objetiva e informativa. Diferente de produtos com embasamento mais jornalístico, o podcast "Fora do Normal" proporciona às acadêmicas uma experiência não tão comum no mercado de trabalho, e aos ouvintes uma aproximação e divertimento. A liberdade de trabalhar com temáticas atuais e divertidas torna os programas uma conversa entre amigos, aproximando locutoras e ouvintes, levando os espectadores a fazerem parte do mesmo. Com a intenção, criada pela linguagem, de gerar identificação e aproximação. Quando se tem a oportunidade de trabalhar com várias temáticas e uma plataforma que agrada tanto aos ouvintes quanto aos produtores do projeto, o resultado é vantajoso, permite leveza, uma boa compreensão e entretenimento.
 
OBJETIVO
Objetivo Geral: Ser um canal de entretenimento, com informações e opiniões a respeito de temas diversos da cidade de Manaus, utilizando-se das ferramentas e técnicas do radiojornalismo e das potencialidades das mídias digitais, tanto para moradores da cidade quanto para que vive longe, e gostaria de conhecer mais de Manaus. Objetivos Específicos: • Ter uma linguagem informal para se aproximar do público, como se o ouvinte participasse de uma conversa com as locutoras; • Levar ao ouvinte elementos desconhecidos, ou pouco conhecidos, sobre a capital manauara; • Estimular o uso da linguagem radiofônica na internet como meio de comunicação para divulgar informações sobre assuntos culturais; • Utilizar da internet como forma de maior alcance ao público independente, transpondo limitações geográficas; • Exercitar os diferentes gêneros e técnicas radiofônicas; • Proporcionar experiência de gravar um programa com roteiro e de forma livre; • Executar e editar os podcasts autonomamente.
 
JUSTIFICATIVA
A produção do podcast "Fora do Normal", encontra-se nesse cenário de mutações, inovação e possibilidades devido a ascensão da internet e o processo de modernização dos meios de comunicação. Durante a produção do podcast foi necessário pensar sobre as potencialidades no uso das linguagens e técnicas da prática radiofônica no espaço da convergência, da criação para mídias digitais e como a rádio convencional se adaptaria ao novo meio. Com base nisso, Rodrigues Filho (2014) afirma que: Em tempos de internet, a oralidade e o áudio não diminuíram foram diminuídos no que tange à importância ou presença; mas ativaram a necessidade de composição digital de formatos sonoros funcionais em diversos codecs, players, com qualidade superior ao conhecido pelas tecnologias analógicas, e ao mesmo tempo leves e portáveis para reprodução em meios digitais. Ao invés de se omitir, a linguagem radiofônica se renovou ganhou espaço na era dos meios digitais web (RODRIGUES FILHO, 2014, p.1). Uma das principais mudanças entre as mídias convencionais e as mídias digitais é a liberdade do ouvinte em acessar apenas o conteúdo que o interessa, excluindo toda uma programação estabelecida por canais na televisão e estações de rádio. Portanto o ouvinte possui um poder e liberdade maior nas mídias digitais, o que faz necessário a idealização e produção de materiais de qualidade, inovadores e que possam segurar a atenção de quem os consume, uma realidade nova para o rádiojornalismo, e o que alguns teóricos definem como "auge da comunicação personalizada". A palavra podcast, tem sua origem em dois elementos da língua inglesa: Pod, derivado de iPod, um equipamento reprodutor de músicas digitais em formato de arquivos desenvolvido pela Apple; e Cast, derivada da palavra broadcast, ou seja, transmissão de sinais de rádio, TV. Esse tipo de transmissão permite que o usuário ouça o programa em qualquer lugar, hora e quando quiser, sendo necessária a conexão da internet. O podcast pode ter reportagens, comentários, notícias, músicas, normalmente a partir de um eixo gerador de conteúdo, com ou sem roteiro formalizado. Cláudia Saar (2013) explica a diferença entre a produção de podcast e no rádio tradicional, principalmente em relação ao acesso do usuário: O podcast é diferente do rádio na internet, nele não é preciso fazer sintonia de estação. O usuário deve fazer assinatura de um canal de podcast e assim o conteúdo é baixado automaticamente no computador do internauta, utilizando o provedor via RSS. Mas para que o usuário de internet consiga baixar o podcast direto em seu computador é necessário que seja instalado um agregador de informação em sua máquina (SAAR, 2013, p.8). O tipo de transmissão por conexão de internet pode ser chamado de Webrádio. Nair Prata (2009) definiu webrádio por: Tecnologia para envio de áudio e vídeo pela Internet, permitindo ao usuário ver e ouvir o conteúdo, à medida que o arquivo é transferido. Possibilita, entre outras, a transmissão ao vivo de programas de rádio ou televisão (PRATA, 2009) A maior parte dos podcast são conduzidos por intuição, mesmo adquirindo técnicas e formatos novos, com uma liberdade criativa e linguagem informal, as produções de podcast mantem a duração dos gêneros de rádio convencional. Segundo Luiz & Assis (2010), a principal característica dos podcasts brasileiros é a individualização. Entendemos o Podcast como uma forma de expressão cultural de uma sociedade digitalizada, que contribui para o desenvolvimento de formas individualizadas de produção, disseminação e armazenamento da informação (BOTTENTUIT JR; COUTINHO & LISBOA, 2009). Portanto, esse é contexto em que o podcast "Fora do Normal" foi realizado, sendo um produto radiofônico, experimental, criativo a fim de atrair ouvintes.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A gravação do podcast "Fora do Normal" foi um experimento diferente do realizado em sala de aula, desta forma, os métodos de produção de pauta e roteiro e as técnicas de locução são diferentes dos produtos realizados e apresentados no decorrer do período letivo, sendo possível as estudantes analisarem sua evolução e suas falhas durante todo o processo, até chegarem ao produto final. O produto foi gravado diretamente de um aparelho celular, modelo iPhone 6, que fora colocado no centro da mesa de conversa. Toda a gravação foi realizada em um local aberto, pouco movimentado, para evitar possíveis ecos e barulhos que fossem comprometer a gravação do produto. A edição foi toda realizada pelas estudantes, através dos softwares Windows Movie Maker e Sony Vegas Pro 11.0. A proposta das estudantes é que todos os programas iniciem com a mesma trilha de abertura, o instrumental da música "Shut Up and Let Me Go" da banda The Thing Things, seguindo para a introdução do produto; apresentação da mediadora, Sascha Porto; apresentação das locutoras, Deborah Oliveira, Mariana Amazonas, Nathalie Torres, Priscila Desideri e Rafaela Pazos; introdução do tema que será abordado na edição, se utilizando de sonoplastia para uma efeito de mistério com o título a ser revelado para o espectador; e apresentação dos subtemas e quem irá apresenta-lo, seguido da entrevista sobre o tema. Cada subtema do programa possui a sua própria trilha sonora, podendo variar de programa para programa assim como de temática para temática. Com o tema "Manaus Desconhecida" para o programa inaugural, o podcast foi finalizado com 14 minutos e 13 segundos de duração, sendo dividido em quatro subtemas, que variam desde música, produção literária, vídeos para a Internet, movimentos culturais até locais desconhecidos, ou pouco conhecidos da cidade. Durante toda a apresentação ocorre uma interação entre as locutoras, as quais comentam sobre as dicas apresentadas pelas colegas, reação as notícias apresentadas e um modo de falar que faz com que o ouvinte também se sinta dentro da conversa. Ao fim do programa é aberto para o público um espaço, através das redes sociais, onde os mesmos podem opinar sobre a continuidade da temática, assim como realizarem sugestões, elogios e críticas sobre o produto apresentado. O programa foi publicado na rede social Soundcloud, através do link https://soundcloud.com/ellapz/podcast-fora-do-normal-episodio-1 onde, nas primeiras três horas alcançou nove ouvintes e uma curtida, sem ser realizada nenhuma divulgação. O segundo podcast, que se encontra em debate e produção de pauta, dá continuidade ao tópico "Manaus Desconhecida", sendo apresentados novos tema, como games produzidos por estudantes amazonenses, além de um novo background que acompanha a introdução aos tópicos das apresentadoras do programa. Ele terá, em média, de 10 a 20 minutos de duração, seguindo a mesma linha do projeto piloto, se utilizando de entrevistas e propagandas comerciais sem fins lucrativos para o desenvolvimento do programa. Assim como o primeiro programa, esse também será roteirizado em tópicos de curiosidades selecionados através de pesquisa realizadas sobre o tema "Manaus Desconhecida". A locução será alternada entre as acadêmicas, optando por um roteiro aberto, mais pessoal, com liberdade de comentários. Serão selecionados tópicos a serem desenvolvidos no decorrer do programa, cada acadêmica selecionando os temas que abordarão e realizando sua própria pesquisa para embasamento dos comentários. Na escolha da trilha sonora haverá a preocupação de casar, em alguns momentos, a música com o tema que será mencionado no decorrer programa, ficando com o volume mais baixo, para que ela não entre em conflito com a locução do programa que é realizada de maneira livre. Sempre que possível, as estudantes estarão em busca da versão instrumental das músicas para serem utilizadas como trilha sonora do programa. A trilha de abertura será mantida. Para a escolha da temática dos futuros produtos, as estudantes irão realizar uma enquete através de suas redes sociais, Facebook e Twitter, pedindo para que o público vote e decida quais temas eles querem ouvir nos próximos programas. Ao fim da votação, será analisado quais são as temáticas mais requisitadas pelo público, realizando uma lista com os temas mais votados e assim, produzindo um programa com base no tema sugerido pelo ouvinte. Os roteiros dos futuros projetos seguirão o mesmo modelo do programa piloto. Serão gravados diretamente de um aparelho celular, modelo iPhone 6, colocado no centro da mesa de conversa. Toda a gravação realizada em um espaço aberto, pouco movimentado, para evitar possíveis ecos que fossem comprometer a gravação do produto. A edição será responsabilidade das alunas e realizada através do programa Sony Vegas Pro 11.0. Os programas serão iniciados com a mesma trilha de abertura, o instrumental da música "Shut Up and Let Me Go" da banda The Thing Things, seguindo para a introdução do produto; apresentação da mediadora, Sascha Porto; apresentação das locutoras, Deborah Oliveira, Mariana Amazonas, Nathalie Torres, Priscila Desideri e Rafaela Pazos; introdução do tema que será abordado na edição, se utilizando de sonoplastia para uma efeito de mistério com o título a ser revelado pela mediadora; e apresentação dos subtemas e quem irá apresenta-lo. Os roteiros seguirão a proposta de serem mais livres. Praticamente uma conversa gravada com tópicos previamente estabelecidos. O decorrer do programa será desenrolado, da maneira mais natural possível, como as locutoras já tinham experiência do programa piloto. Eles seguirão a proposta de fazer com que o ouvinte se sinta parte da conversa. Durante toda a apresentação ocorrerá uma interação entre as locutoras, as quais comentam sobre as dicas apresentadas pelas colegas, reação as notícias apresentadas. Ao fim do programa será aberto para o público um espaço, através das redes sociais, onde os mesmos podem opinar sobre a temática, assim como realizarem sugestões, elogios e críticas sobre o produto apresentado. Após a edição e renderização dos programas, os áudios serão publicados na plataforma Soundcloud, onde as estudantes poderão compartilhar os links de todos os produtos já produzidos e compartilhar através das redes sociais, atraindo um maior número de ouvintes. Nessa mesma conta também poderão ser publicados possíveis programas gravados no futuro.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O programa “Fora do Normal” foi um experimento onde o método de pesquisa, produção de pauta, roteiro e locução se diferenciam, utilizando temáticas que fizessem com que o ouvinte se sentisse dentro do debate, além de poder ser percebido a evolução da equipe desde a produção do primeiro produto até o projeto final.਀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 瘀椀爀 愀 猀攀爀攀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀 琀爀椀氀栀愀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀猀 搀攀 甀洀愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 洀攀搀椀愀搀漀爀愀 匀愀猀挀栀愀 倀漀爀琀漀 攀 搀愀猀 氀漀挀甀琀漀爀愀猀 䐀攀戀漀爀愀栀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 䴀愀爀椀愀渀愀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 一愀琀栀愀氀椀攀 吀漀爀爀攀猀Ⰰ 倀爀椀猀挀椀氀愀 䐀攀猀椀搀攀爀椀 攀 刀愀昀愀攀氀愀 倀愀稀漀猀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 琀攀洀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ O podcast teve como temática “Manaus desconhecida”, sendo realizada uma pesquisa profunda sobre atividades pouco conhecidas ou pouco divulgadas na cidade para ser abordada no programa. ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 琀瀀椀挀漀猀 挀漀洀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 洀愀椀漀爀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 愀猀 氀漀挀甀琀漀爀愀猀 焀甀攀 猀攀 爀攀瘀攀稀愀瘀愀洀 攀 愀 挀愀搀愀 琀瀀椀挀漀 昀愀稀椀愀洀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 氀椀瘀爀攀 攀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀愀⸀ Entre as curiosidades roteirizadas, as locutoras comentam sobre suas experiências na cidade de Manaus, contando um pouco das suas impressões sobre os locais que são sugeridos, os canais no Youtube até mesmo como é a participação dos movimentos culturais com comentários cômicos ou acréscimo de informações. No “bloco” sobre o cenário musical manauara por exemplo, a locutora Priscila Desideri e Marina Amazonas, que já foram ao local onde o show da banda Qua$imorto foi realizado, discutiram sobre a experiência do local e a energia que a banda passa no palco. A trilha sonora foi construída com a versão instrumental de músicas que fazem parte do cotidiano do nosso ouvinte, assim como bandas desconhecidas da cidade, que levam ao ouvinte a se reconhecer dentro do programa e a se interessar mais pela temática abordada.਀䄀瀀猀 愀 攀搀椀漀 攀 爀攀渀搀攀爀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 漀 甀搀椀漀 昀漀椀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 渀愀 唀昀愀洀 挀漀洀漀 愀瘀愀氀椀愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀攀爀漀搀漀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 匀漀甀渀搀挀氀漀甀搀⸀ O segundo programa, que ainda se encontra em debate e produção de pauta, dará continuidade a temática “Manaus Desconhecida”, dessa vez abordando seis novos subtemas que são desconhecidos, ou pouco conhecidos, pelos nossos ouvintes. O programa terá de 10 a 20 minutos de duração e encerrará abrindo uma enquete, através das redes sociais das locutoras, para a escolha dos futuros temas a serem abordados pelo programa.਀伀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀攀爀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 攀渀焀甀攀琀攀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瘀椀愀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀猀挀漀氀栀攀爀 焀甀愀椀猀 琀攀洀愀猀 搀攀瘀攀爀漀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 猀椀渀琀愀 焀甀攀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀 挀漀洀 焀甀攀 漀挀漀爀爀愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀愀猀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀 愀瀀爀椀洀漀爀愀洀攀渀琀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ Todos os produtos terão até 20 minutos de duração, fazendo assim com que o público não se sinta cansado ou desista de ouvir o programa por considera-lo longo demais, e para evitar que ocorram desvio de subtemas por parte das locutoras.਀䐀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀攀爀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀椀瘀爀攀 攀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 甀洀 戀愀琀攀ⴀ瀀愀瀀漀 渀漀 焀甀愀氀 瀀漀搀攀 漀挀漀爀爀攀爀 搀攀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀愀 瀀漀猀猀甀椀爀 洀愀椀猀 搀漀洀渀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 愀猀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀 漀挀甀瀀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 搀愀猀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀愀猀 搀攀 洀攀猀愀 瀀漀椀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 漀 猀攀甀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 昀愀氀愀⸀ Dependendo da temática do programa a trilha sonora também será alterada, mantendo apenas a trilha de abertura do programa. A trilha dos programas pode ser constituída de músicas que levem ao ouvinte uma memória afetiva sonora assim como trazer um referencial de nostalgia.਀䄀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 瀀漀搀攀洀 瘀愀爀椀愀爀 搀攀猀搀攀 琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 匀爀椀攀猀Ⰰ 䌀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀Ⰰ 䴀切猀椀挀愀猀 搀漀猀 愀渀漀猀 ㈀   Ⰰ 昀椀氀洀攀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 愀 渀漀猀猀愀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 愀琀 愀猀猀甀渀琀漀猀 洀愀椀猀 猀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 攀氀攀椀琀漀爀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 愀琀甀愀氀 挀攀渀爀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 䄀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 搀漀猀 瀀漀搀挀愀猀琀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀漀猀猀甀爀攀洀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀猀 氀漀挀甀琀漀爀愀猀 攀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 椀渀琀甀椀琀漀 攀搀甀挀愀爀 攀 搀椀瘀攀爀琀椀爀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 搀攀戀愀琀攀猀 猀愀甀搀瘀攀椀猀 攀 焀甀攀戀爀愀渀搀漀 挀攀爀琀漀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 焀甀攀 猀漀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 瀀漀爀 渀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 椀渀昀渀挀椀愀⸀ Caso o tema trata esteja em alta nos veículos de comunicação e possua um universo muito abrangente, será debatido como o tema será dividido entre as apresentadoras, podendo o programa a ser dividido em duas partes, como foi com a temática “Manaus Desconhecida”, enquanto ocorre a seleção dos subtemas. Para a apresentação de todos os programas as apresentadoras irão realizar uma busca profunda sobre os seus assuntos, além de buscarem profissionais das áreas abordadas para realizarem uma entrevista sobre o assunto, a qual será apresentada aos ouvintes após a introdução cada subtema e a sua importância. Além de realizar uma busca por especialistas através das redes sociais, a pesquisa será realizada em sites específicos sobre os assuntos.਀䄀氀洀 搀攀 猀攀洀瀀爀攀 氀攀瘀愀爀攀洀 攀洀 挀漀渀琀愀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀猀 氀漀挀甀琀漀爀愀猀 瀀漀搀攀洀 椀渀琀攀爀瘀椀爀 挀愀猀漀 渀漀 攀猀琀攀樀愀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 焀甀攀 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 匀攀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀爀漀 氀椀猀琀愀搀愀猀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 琀攀洀愀 瀀愀爀愀 愀 猀攀洀愀渀愀 攀 挀愀搀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀愀 瀀漀搀攀 椀渀琀攀爀瘀椀爀 攀 挀漀洀攀渀琀愀爀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 漀 攀猀瀀愀漀 搀漀猀 搀攀洀愀椀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 猀甀最攀爀椀搀漀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 昀愀氀攀 愀 猀甀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 琀攀洀愀 愀琀 挀栀攀最愀爀 愀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 漀渀搀攀 琀漀搀愀猀 攀渀琀爀攀洀 攀洀 挀漀渀猀攀渀猀漀⸀ Todas as temáticas abordadas dentro do programa, sejam elas de relevância nacional ou internacional, serão trazidas também para a realidade regional de quem apresenta o programa, apresentando assim as diferenças entre as regiões do país e o modo como cada pessoa lida ou aborda respectivos temas e assuntos.਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀搀椀漀Ⰰ 愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 瀀漀搀攀爀漀 漀瀀椀渀愀爀 攀 愀瀀漀渀琀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 攀瘀攀渀琀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 猀攀樀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀漀 瀀漀搀挀愀猀琀Ⰰ 挀漀洀漀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 漀甀 甀洀愀 昀愀氀愀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀椀琀攀 猀攀爀 爀攀最爀愀瘀愀搀愀 瀀漀椀猀 漀 甀搀椀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 搀椀猀琀漀爀挀椀搀漀⸀ 䄀瀀猀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀搀椀漀Ⰰ 漀 甀搀椀漀  攀渀瘀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀甀爀愀搀漀爀椀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 愀瘀愀氀椀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀甀琀漀爀椀稀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 猀甀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 猀甀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
A experiência de realizar o podcast “Fora do Normal”, foi mais do que uma simples avaliação da faculdade. As alunas aprenderam um novo formato online de comunicação, onde tem uma maior aproximação e envolvimento entre os locutores e ouvintes, além da liberdade em produzir conteúdo com diferentes temas, trouxe a possibilidade de conhecer alguns lugares e vertentes pouco conhecidas em Manaus e também aprender a respeitar os pontos fortes e fracos de cada aluna e assim aumentando entrosamento do grupo.਀一愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀漀搀挀愀猀琀 愀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀愀洀 愀氀最甀洀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 渀漀 甀猀漀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 挀漀渀栀攀挀攀爀愀洀 漀甀琀爀愀猀 漀瀀攀猀 攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 焀甀攀 愀樀甀搀愀爀愀洀 愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀ⴀ氀漀 攀 愀 猀甀瀀攀爀愀爀 攀猀猀攀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 最攀爀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 攀愀 搀攀 攀搀椀漀⸀ 䌀漀洀 甀洀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀猀琀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀漀椀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀 爀攀愀 搀攀 甀搀椀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 挀甀氀洀椀渀漀甀 攀洀 甀洀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 渀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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