INSCRIÇÃO: 00156
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: A produção da notícia via WhatsApp: um guia para jornalistas
 
AUTORES: Thaise Freitas Rocha (Universidade Federal do Amazonas); Sharon Hanna Rocha Marques (Universidade Federal do Amazonas); Luís Mansueto Pereira Filho (Universidade Federal do Amazonas); Priscila da Silva Rosas (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: WhatsApp, manual, produção, telejornalismo,
 
RESUMO
O manual "A produção da Notícia via WhatsApp: um guia para jornalistas" foi produzido com o objetivo de orientar jornalistas e profissionais de Comunicação sobre o uso do aplicativo na apuração e produção da notícia. O produto foi o resultado final de uma pesquisa sobre o uso do WhatsApp dentro das redações das emissoras Em Tempo e Rede Amazônica, em Manaus. Apesar de ser um dos aplicativos mais populares, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, ainda não existe uma literatura acerca de seu uso nas redações como ferramenta de trabalho, e dessa necessidade, nasceu o manual.
 
INTRODUÇÃO
As tecnologias da informação criadas na última década foram responsáveis por mudanças nos padrões de vida cotidiana do ser humano e por uma reestruturação tanto do trabalho como do lazer (KELLNER, 2001). Esse acesso mais democrático à internet e a populari- dade de smartphones e tablets, modificou o jornalismo, principalmente em suas rotinas de produção e as relações entre a imprensa e o público. Capazes de produzir e transmitir textos, áudios, fotos e vídeos com qualidade técnica aceitável, eles estão criando um novo repórter, o denominado mobile journalist. Já os cidadãos, por sua vez, estão cada vez mais interessados em participar das notícias ou mesmo criar caminhos alternativos na imprensa tradicional (CANAVILHAS; SANTANA, 2011). A tecnologia dos smartphones foi evoluindo e começaram a surgir redes sociais e plataformas que facilitaram o processo de comunicação. Uma plataforma móvel bastante popular atualmente, é o WhatsApp. O aplicativo tornou-se um meio de interação entre jornalista e leitor, configurando-se como estratégia para a produção de conteúdo colaborativo e sua dis- seminação, conforme Santos (2015). O público deixou de somente sugerir pautas e começou a contribuir na produção de notícias para todos os segmentos do jornalismo: Impresso; Rádio; Televisão; e Web. Dentro desse contexto, o aplicativo tornou-se parte essencial e relevante para o trabalho do jornalista no processo de apuração e produção da notícia. Para melhor entender o fenômeno que o WhatsApp se tornou, realizamos esta pesquisa no intuito de entender o uso do mesmo como ferramenta nas redações. Visto que ele é bastante utilizado para diferentes propósitos nas emissoras analisadas, as informações levantadas durante essa pesquisa serviram para a elaboração do Manual: 'A produção da notícia via WhatsApp: um guia para jornalistas' que visa orientar comunicadores quanto ao uso do aplicativo na profissão.
 
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho foi analisar o uso do WhatsApp nas emissoras de televisão Em Tempo e Rede Amazônica durante o processo de apuração e produção da notícia e desenvolver um guia que ajude o jornalista a aprimorar o uso do Instant Messenger no exercício de sua profissão. O manual identifica algumas questões éticas e morais ligadas ao aplicativo, avalia vantagens e desvantagens e, principalmente, reafirma, na prática, como o Instant Messenger é uma ferramenta essencial nas redações jornalísticas.
 
JUSTIFICATIVA
Conforme Ayres e Ribeiro (2015), o WhatsApp é um Instant Messenger, aplicativo que envia e recebe mensagens de texto em tempo real, entre dois ou mais usuários. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, praticamente a metade dos brasileiros (48%) utiliza a internet. Desses, 92% estão conectados por redes sociais. O Facebook ainda é o mais utilizado (83%), seguido do WhatsApp (58%).਀䌀漀渀栀攀挀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 猀甀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 瀀愀爀愀 甀洀 甀猀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀椀洀漀爀愀搀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䄀氀洀 搀愀 猀甀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀  洀甀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀Ⰰ 氀漀最漀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀 琀漀爀渀愀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 攀 愀挀攀猀猀瘀攀氀⸀ Graças ao fluxo de informações constantes no Instant Messenger, o jornalista atua como um filtro daquilo que realmente será de interesse público. Dentro desse contexto, é necessário abordar questões éticas e morais ligadas ao uso do WhatsApp como ferramenta na produção da notícia.A primeira dessas questões é a ética e a moral. O conceito de ética depende do contexto em que ela está inserida Vilela (2008) explica que, tanto na área de Comunicação quanto na de Jornalismo, ela ‘é um princípio e não um fim’. O primeiro artigo do Código de Ética afirma que o jornalista tem o direito a informação, atrelado a isso, tem também o dever de informar.਀刀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀 攀猀琀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 猀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 渀漀琀挀椀愀 ⠀䴀䔀䤀刀䔀䰀䔀匀㬀 䌀伀쨀䰀䠀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀⸀ 䔀氀愀猀 愀挀愀戀愀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ  瀀爀攀挀椀猀漀 猀攀最甀椀爀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 琀椀挀愀 攀 洀漀爀愀氀 洀攀猀洀漀 渀攀猀猀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀⸀ 䔀氀攀猀 攀猀琀攀渀搀攀洀ⴀ猀攀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀愀洀瀀漀猀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 琀愀洀戀洀 猀漀 愀瀀氀椀挀瘀攀椀猀 愀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 搀漀 䐀椀爀攀椀琀漀 搀攀 䤀洀愀最攀洀 攀 漀 䐀椀爀攀椀琀漀 䄀甀琀漀爀愀氀Ⰰ 瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 渀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀  瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 愀甀琀渀漀洀漀⸀ 䔀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ  愀 瀀爀漀樀攀漀 昀猀椀挀愀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 甀洀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 ⠀琀爀愀漀猀 昀椀猀椀漀渀洀椀挀漀猀Ⰰ 最攀猀琀漀猀Ⰰ 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 攀琀挀⸀⤀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䜀愀最氀椀愀渀漀 攀 倀愀洀瀀氀漀渀愀 䘀椀氀栀漀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀  愀 ᠀攠砀瀀爀攀猀猀漀 攀砀琀攀爀椀漀爀 猀攀渀猀瘀攀氀 搀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 搀椀最渀愀 搀攀 瀀爀漀琀攀漀 樀甀爀搀椀挀愀ᤀⰠ 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀搀漀 琀愀渀琀漀 愀漀 ᠀愠猀瀀攀挀琀漀 昀猀椀挀漀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 漀甀 愀 攀砀琀攀爀椀漀爀椀稀愀漀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 挀漀洀漀 攀氀攀  瘀椀猀琀漀 瀀攀氀漀 洀攀椀漀 猀漀挀椀愀氀ᤀ†⠀䄀儀唀䤀一伀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⤀⸀ 一漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 搀椀爀攀椀琀漀 愀 椀洀愀最攀洀  挀漀洀瀀氀攀砀漀⸀ 匀攀 愀 椀洀愀最攀洀 昀漀爀 甀猀愀搀愀 椀渀挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀  挀愀猀漀 搀攀 搀愀渀漀 洀漀爀愀氀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ  瀀爀攀挀椀猀漀 氀攀洀戀爀愀爀 焀甀攀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 攀 漀 愀挀攀猀猀漀  椀渀昀漀爀洀愀漀 猀漀 搀椀爀攀椀琀漀猀 最愀爀愀渀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 氀攀椀 ⠀愀爀琀椀最漀 㔀漀Ⰰ 椀渀挀椀猀漀猀 䤀堀 攀 堀䤀堀⤀⸀ O direito fundamental de acesso à informação, ainda que não possa ser censurado, por não se constituir em direito absoluto, comporta restrições quando confrontado com outros direitos fundamentais. Por esse motivo, devem ser aferidos no momento da divulgação da notícia o interesse público nela presente e a inviolabilidade à privacidade, requisitos do qual o informe não poderá se afastar (AQUINO, 2012, p.6). Já o Direito Autoral garante ao autor o controle sobre o uso de sua obra. Para Fragoso (2012), ele é constituído pelo direito patrimonial e o moral. ਀倀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 攀 愀 渀瘀攀氀 最氀漀戀愀氀Ⰰ 昀椀挀愀 搀椀昀挀椀氀 琀攀爀 甀洀愀 昀椀猀挀愀氀椀稀愀漀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀漀猀琀愀搀漀猀 攀 愀挀攀猀猀愀搀漀猀 渀愀 爀攀搀攀⸀ 倀漀搀攀 愀琀 猀攀爀 搀椀昀挀椀氀Ⰰ 洀愀猀 渀漀  椀洀瀀漀猀猀瘀攀氀 椀洀瀀漀爀 爀攀最爀愀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 戀愀猀琀愀 氀攀洀戀爀愀爀 焀甀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 渀漀  甀洀愀 ᠀琠攀爀爀愀 猀攀洀 氀攀椀ᤀ†攀 猀椀洀 甀洀 氀漀挀愀氀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 挀漀洀攀琀椀搀漀猀 愀琀漀猀 椀氀挀椀琀漀猀⸀ Portanto, aplicando-se ao uso do WhatsApp é necessário uma consciência no uso das informações privadas que podem ou não se tornar públicas. Se faz necessário, uma análise do que realmente deve se tornar público e garantir o direito à privacidade do cidadão.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
਀倀愀爀愀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 昀漀椀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀 挀漀洀漀 昀攀爀ⴀ 爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 瀀愀甀琀愀猀 渀愀猀 爀攀搀愀攀猀 搀攀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 氀漀挀愀椀猀 攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 焀甀攀 瘀椀猀愀 漀爀椀攀渀琀愀爀 漀 甀猀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀搀漀琀愀爀愀洀ⴀ猀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀猀 挀漀洀漀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀猀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀猀⸀ A pesquisa teve caráter exploratório porque levantou dados, unindo conhecimento prévio das acadêmicas, oriundo das leituras, e informações sobre o aplicativo disponível no blog do WhatsApp. Ela também é explicativa, uma vez que tentamos entender o fenômeno Instant Messenger, com suas mudanças, questionamentos e polêmicas.਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 渀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 攀渀琀爀愀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 最爀甀瀀漀 漀甀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀猀琀甀搀愀搀愀Ⰰ 猀攀洀 猀攀 椀渀琀攀最爀愀爀 愀 攀氀愀⸀ 䄀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䰀愀欀愀琀漀猀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀 漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 渀愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 漀 瘀攀爀 攀 漀 漀甀瘀椀爀Ⰰ 洀愀猀 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 搀攀 攀砀愀洀椀渀愀爀 昀攀渀洀攀渀漀猀 攀 昀愀琀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀樀愀 攀猀琀甀搀愀爀⸀ 伀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 爀攀最椀猀琀爀愀 攀 愀挀甀洀甀氀愀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 猀甀猀琀攀渀琀愀爀 漀甀 爀攀昀甀琀愀爀 猀甀愀 琀攀漀爀椀愀⸀ Para a obtenção dos dados que serão aqui apresentados, foi adotada a entrevista não- diretiva (para que o entrevistado ficasse à vontade ao falar sobre o objeto de estudo do traba- lho e a rotina da redação) e, para o desenvolvimento do Manual, adotou-se a entrevista estruturada, já que é necessário para a sua publicação.਀伀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 焀甀攀 樀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 攀洀 爀攀搀愀攀猀 ⠀刀搀椀漀Ⰰ 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀 攀 吀瘀⤀ 攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 攀渀ⴀ琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 攀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 ᰀ䄠最漀爀愀ᴀ†搀愀 吀嘀 䔀洀 吀攀洀瀀漀 攀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 吀嘀ᴀ†搀愀 刀攀搀攀 䄀洀愀稀渀椀挀愀⸀ Também foi realizada uma entrevista com o Dr. Victor Farias, que é advogado pós- graduado em Direito Digital e Sócio Pesquisador da Patrícia Peck Treinamentos (especializa- da em Direito Digital), para maiores esclarecimentos sobre questões jurídicas a respeito do WhatsApp, como direito de imagem, direitos autorais, entre outros.਀唀猀愀洀漀猀 漀 洀琀漀搀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀愀猀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 愀洀瀀氀漀 攀 搀攀琀愀氀栀愀搀漀 搀漀 漀戀樀攀琀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 倀爀漀搀愀渀漀瘀㬀 䘀爀攀椀琀愀猀 愀瀀甀搀 ⠀㈀ ㄀㌀Ⰰ 夀椀渀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⤀⸀ 䄀 愀渀氀椀猀攀 瘀攀爀椀昀椀挀漀甀 挀漀洀漀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 ᰀ䄠最漀爀愀 搀愀 吀瘀ᴀ†䔀洀 吀攀洀瀀漀 攀 ᰀ䄠洀愀稀漀渀愀猀 吀嘀ᴀ†搀愀 刀攀搀攀 䄀洀愀稀渀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀瘀愀洀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀⸀ 伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀猀猀攀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 攀猀琀漀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 渀愀 瀀愀爀琀攀 琀攀爀椀挀愀 攀 渀漀 䴀愀渀甀愀氀 ጀ†瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 洀愀渀甀愀氀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 渀愀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 䔀洀 吀攀洀瀀漀 攀 刀攀搀攀 䄀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 渀漀 䜀漀漀最氀攀 䐀爀椀瘀攀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀愀猀 焀甀攀 甀猀愀洀 漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀⸀ Nós realizamos o acompanhamento dos programas ao vivo, Agora (Em Tempo) e Amazonas Tv (Rede Amazônica.). A partir de pesquisa participativa, identificamos que na TV Em Tempo o WhatsApp “oficial” do programa “Agora” só começou a ser utilizado em 2016. Há um social media, profissional específico para as notícias que chegam pelo aplicativo e, além dele, produtores e repórteres também utilizam seu número pessoal no WhatsApp como ferramenta de trabalho para comunicação entre si e com grupos de assessorias de órgãos estaduais e municipais que transmitem notas, sugestões de pautas e ocorrências.਀一漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 吀瘀Ⰰ 焀甀愀琀爀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 攀砀攀爀挀攀洀 愀 昀甀渀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 渀漀 琀甀爀渀漀 洀愀琀甀琀椀渀漀 攀 瘀攀猀瀀攀爀琀椀渀漀Ⰰ 猀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀⸀ 伀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 挀漀洀攀漀甀 愀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀攀氀愀 昀漀渀琀攀 攀 愀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 焀甀愀搀爀漀猀 攀 嘀吀猀 攀洀 ㈀ ㄀㔀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀爀愀 甀猀愀搀漀 瀀愀氀椀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀愀 爀攀搀愀漀 攀 渀漀 琀椀渀栀愀 甀洀 渀切洀攀爀漀 瀀爀瀀爀椀漀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 搀椀爀椀漀Ⰰ 攀洀 琀漀搀漀 椀渀挀椀漀 搀攀 戀氀漀挀漀Ⰰ 挀栀愀洀愀搀漀 ᠀嘠漀挀 渀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 吀嘀ᤀⰠ 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀猀猀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀⸀ Aos produtores de ambas as emissoras, foi solicitado que preenchessem um questio- nário compartilhado via Google Drive com outros jornalistas, no geral. Essa coleta de informações na plataforma on-line viabilizou uma pesquisa quantitativa com 116 jornalistas, além dos profissionais das emissoras. Alcançamos o número de 116 pessoas que responderam ao questionário. Destas, 98% afirmaram que usam para conversas pessoais e profissionais, e 2% disseram que evitam o uso do aplicativo alegando que seria um instrumento falho e viciante na comunicação.਀倀愀爀愀 㤀㠀─ 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀  甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 搀攀瘀椀搀漀 愀 猀甀愀 爀愀瀀椀搀攀稀 渀愀 愀瀀甀爀愀漀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 昀愀琀漀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀ⴀ 搀愀搀攀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 渀漀 洀攀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 㤀 ─ 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀 焀甀攀  渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀瀀甀爀愀漀 爀椀最漀爀漀猀愀 搀漀 焀甀攀  爀攀瀀愀猀猀愀搀漀 渀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 攀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 攀氀攀 搀攀瘀愀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 琀椀挀愀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ Os dados coletados viabilizaram a criação de um manual com sugestões que podem aprimorar o uso do aplicativo nas redações. O processo de produção foi dividido em três eta- pas: coleta de dados, organização das informações e diagramação.਀伀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 猀漀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 猀攀最甀椀搀漀 瀀攀氀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀ⴀ 挀愀猀 攀 瘀愀渀琀愀最攀渀猀 攀 搀攀猀瘀愀渀琀愀最攀渀猀 搀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀⸀ 䔀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 攀猀猀攀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀ⴀ 搀愀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 䐀爀⸀ 嘀椀挀琀漀爀 䘀愀爀椀愀猀Ⰰ 愀搀瘀漀最愀搀漀 瀀猀ⴀ最爀愀搀甀愀搀漀 攀洀 䐀椀爀攀椀琀漀 䐀椀最椀琀愀氀 攀 匀挀椀漀 倀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 搀愀 倀愀琀爀挀椀愀 倀攀挀欀 吀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 甀洀 攀猀挀爀椀琀爀椀漀 搀攀 愀搀瘀漀挀愀挀椀愀 攀猀瀀攀ⴀ 挀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 䐀椀爀攀椀琀漀 䐀椀最椀琀愀氀⸀ No último capítulo, fizemos as sugestões que como utilizar o WhatsApp na produção da notícia e os cuidados necessários com aplicativo. O que pode e o que não pode ser feito.਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀 瀀攀氀愀 搀攀猀椀最渀攀爀 匀甀攀氀氀攀渀 䘀爀攀椀琀愀猀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 洀愀渀甀愀氀 ጀ†䄀 倀爀漀搀甀漀 搀愀 一漀琀挀椀愀 瘀椀愀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀 爀攀最攀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀 搀椀渀愀洀椀挀椀搀愀ⴀ 搀攀 渀愀 焀甀愀氀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 愀 猀攀甀猀 甀猀甀爀椀漀猀⸀ 匀愀氀椀攀渀琀愀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 漀 甀猀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀最洀攀渀琀愀爀 攀 猀攀爀 甀洀 愀甀砀氀椀漀 瀀愀爀愀 愀 渀愀瘀攀最愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 搀漀 洀愀渀甀愀氀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 甀琀椀氀椀ⴀ 稀愀搀愀猀 渀漀 洀愀渀甀愀氀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀漀 䜀漀漀最氀攀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 昀漀琀漀猀 猀漀 愀甀琀漀爀椀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 漀猀 瀀爀椀渀琀 猀挀爀攀攀渀Ⰰ 焀甀攀  甀洀愀 昀漀琀漀 搀愀 琀攀氀愀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀攀氀甀氀愀爀⸀ 伀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 瘀椀猀愀 琀漀爀渀愀爀 漀 洀愀渀甀愀氀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 攀 搀椀渀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀⸀ Vale destacar ainda que o manual, além de ser impresso, também possui uma versão digital disponível para download via Google Drive no link: https://goo.gl/om3bnw. O tama- nho do arquivo permite o envio por WhatsApp e outras plataformas.
 
CONSIDERAÇÕES
O WhatsApp tornou-se ferramenta fundamental nas duas redações visitadas. É uma realidade não apenas das televisões, analisadas nesse trabalho, mas também dos rádios e portais da internet. O aplicativo ajuda no exercício da profissão jornalística devido ao seu fácil acesso, o seu baixo custo, à sua popularidade, à sua interatividade e à sua instantaneidade.Além disso, o aplicativo aproximou a redação jornalística do telespectador que pode enviar sugestões de pautas e denúncias através do WhatsApp.No entanto, é necessário ter uma cautela e apuração, uma vez que nem tudo repassado no WhatsApp é verídico, outro ponto destacável é a rapidez com que fotos íntimas, áudios ou vídeos comprometedores se espalham sem autorização. Atingindo diretamente os direitos individuais do cidadão.Desta forma, podemos considerar que o aplicativo aqui analisado se apresenta como grande recurso ao trabalho jornalístico, agilizando e ampliando a obtenção de ocorrências para o repasse de informações ao público. Se utilizado eticamente, o WhatsApp será potencializador à comunicação social.No âmbito acadêmico, foi possível notar que quase não há estudo em relação ao uso do Jornalismo. É preciso recorrer a campos de estudos mais abrangentes.Por muitas vezes, foi preciso adaptar conceitos a realidade dos Instant Messengers.਀䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 洀愀渀甀愀氀 猀攀樀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 洀愀椀猀 愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 䴀搀椀愀猀 䐀椀最椀琀愀椀猀⸀ 䔀氀攀 瀀漀搀攀爀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀 最甀椀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀甀渀挀愀 甀琀椀氀椀稀漀甀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 攀 甀洀 琀椀爀愀ⴀ搀切瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 瀀漀猀猀甀椀爀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 焀甀愀渀琀漀 愀 愀氀最甀洀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 猀攀甀 甀猀漀 渀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀⸀伀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 漀 挀愀洀瀀漀 搀愀猀 䴀搀椀愀猀 䐀椀最椀琀愀椀猀 樀 猀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 漀戀猀漀氀攀琀漀猀 洀攀猀洀漀 愀渀琀攀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀⸀ 준 甀洀 洀攀爀挀愀搀漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀洀瀀爀攀 椀渀漀瘀愀渀搀漀 攀 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 猀攀 猀甀瀀攀爀愀爀 愀 挀愀搀愀 搀椀愀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 渀漀 昀甀琀甀爀漀Ⰰ 猀攀爀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀猀攀 洀愀渀甀愀氀 攀 搀攀 猀甀愀 瀀愀爀琀攀 琀攀爀椀挀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀 攀猀琀 猀攀洀瀀爀攀 猀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 渀漀瘀愀猀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 漀琀椀洀椀稀ⴀ氀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀儀唀䤀一伀Ⰰ 䈀爀甀渀漀 匀愀爀琀甀爀椀⸀ 䐀愀渀漀 洀漀爀愀氀 挀愀甀猀愀搀漀 瀀漀爀 攀洀瀀爀攀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀  氀甀稀 搀愀 樀甀爀椀猀瀀爀甀搀渀ⴀ 挀椀愀 搀漀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 吀爀椀戀甀渀愀氀 搀攀 䨀甀猀琀椀愀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀漀 ㄀漀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀 攀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀Ⰰ 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀夀刀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀㬀 刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䨀漀猀 䌀愀爀氀漀猀㬀 䄀 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 匀椀 攀洀 䤀渀琀攀爀愀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 䴀攀搀椀ⴀ 愀搀愀猀 瀀漀爀 䤀渀猀琀愀渀琀 䴀攀猀猀攀渀最攀爀猀㨀 伀 挀愀猀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀⸀ 䤀渀㨀 堀堀堀嘀䤀䤀䤀 䌀伀一䜀刀䔀匀匀伀 䈀刀䄀匀䤀䰀䔀䤀刀伀 䐀䔀 䌀䤀쨀一䌀䤀䄀匀 䐀䄀 䌀伀䴀唀一䤀䌀䄀윀쌀伀 ⴀ 䤀一吀䔀刀䌀伀䴀Ⰰ ㌀㜀⸀Ⰰ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ 䄀渀愀椀猀⸀⸀⸀刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䤀吀吀䄀刀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 䌀⸀䈀⸀ 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀礀戀攀爀戀甀氀氀礀椀渀最 攀 氀攀猀漀 愀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀㨀 伀 愀氀挀愀渀挀攀 愀琀甀愀氀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 搀愀 爀攀瀀愀爀愀漀 挀椀瘀椀氀 瀀漀爀 搀愀渀漀猀 洀漀爀愀椀猀⸀ 䠀漀洀攀渀愀最攀洀 愀 䨀漀猀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䄀猀挀攀渀猀漀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀椀搀瀀⸀瀀琀⼀瀀甀戀氀椀挀愀挀漀攀猀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀⼀爀椀搀戀⼀㈀ ㄀㐀⼀ ㌀⼀㈀ ㄀㐀开 ㌀开 ㄀㘀㤀㔀开 ㄀㜀ⴀ ㄀㔀⸀瀀搀昀㸀 嘀椀猀琀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 樀甀渀 ㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 䘀攀搀攀爀愀氀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀氀愀渀愀氀琀漀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀挀椀瘀椀氀开 ㌀⼀ⴀ 挀漀渀猀琀椀琀甀椀挀愀漀⼀挀漀渀猀琀椀琀甀椀挀愀漀挀漀洀瀀椀氀愀搀漀⸀栀琀洀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ 䰀攀椀 渀漀 ㄀ ⸀㐀 㘀Ⰰ 搀攀 ㄀  搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀  ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀氀愀渀愀氀琀漀⸀最漀瘀ⴀ ⸀戀爀⼀挀挀椀瘀椀氀开 ㌀⼀氀攀椀猀⼀㈀  ㈀⼀䰀㄀ 㐀 㘀⸀栀琀洀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀ 樀甀渀 ㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ 倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀⸀ 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 洀搀椀愀 ㈀ ㄀㔀㨀 栀戀椀琀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 洀搀椀愀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 匀攀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ ㄀㔀㌀ 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀㬀 匀䄀一吀䄀一䄀Ⰰ 䐀漀甀最氀愀猀 䌀愀瘀愀氀氀愀爀椀 搀攀㬀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 洀ⴀ 瘀攀椀猀 搀攀 ㈀  㠀 愀 ㈀ ㄀㄀㨀 搀愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 愀 愀渀琀攀挀椀瀀愀漀Ⰰ 䰀戀攀爀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㐀Ⰰ 渀⸀ ㈀㠀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㌀ⴀ㘀㘀Ⰰ 搀攀稀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀刀刀쨀䄀Ⰰ 䜀甀猀琀愀瘀漀 吀攀猀琀愀⸀ 䄀猀瀀攀挀琀漀猀 樀甀爀搀椀挀漀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀䤀刀伀Ⰰ 䈀爀甀渀漀 倀攀椀砀漀琀漀⸀ 䄀 搀攀漀渀琀漀氀漀最椀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 攀砀椀ⴀ 最渀挀椀愀猀 渀愀猀 爀攀搀愀攀猀 漀渀氀椀渀攀 ⸀ ㄀漀甀琀 ㈀ ㄀㐀⸀ ㄀㈀  昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⤀ⴀ 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䌀猀瀀攀爀 䰀戀攀爀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䄀䜀伀匀伀Ⰰ 䨀⸀ 䠀⸀ 刀⸀ 䐀椀爀攀椀琀漀 搀攀 愀甀琀漀爀 攀 挀漀瀀礀爀椀最栀琀㨀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀 猀漀挀椀漀氀最椀挀漀猀⸀ 儀甀愀爀琀椀攀爀 䰀愀琀椀渀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀 ጀ†匀倀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀䜀䰀䤀䄀一伀Ⰰ 倀愀戀氀漀 匀琀漀氀稀攀⸀ 倀䄀䴀倀䰀伀一䄀Ⰰ 刀漀搀漀氀昀漀 䘀椀氀栀漀⸀ 一漀瘀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀 䌀椀瘀椀氀 ⴀ 倀愀爀琀攀 䜀攀爀愀氀⸀ ㄀ ⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䔀䰀䰀一䔀刀Ⰰ 䐀漀甀最氀愀猀⸀ 䄀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 洀搀椀愀⸀䈀愀甀爀甀㨀 䔀搀甀猀挀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀䔀䠀䰀䔀刀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀愀渀攀㬀 䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䨀愀渀攀 匀漀愀爀攀猀⸀ 伀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 漀 瀀爀椀瘀愀搀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀 愀氀最甀洀愀猀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀攀最甀渀搀漀 娀礀最洀甀渀琀 䈀愀甀洀愀渀⸀ 䔀猀瀀愀漀 倀攀搀愀最最椀挀漀⸀ 倀愀猀猀漀 䘀甀渀搀漀Ⰰ 瘀⸀ ㈀ Ⰰ 渀⸀㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㜀㔀ⴀ㈀㠀㔀Ⰰ 樀甀氀⸀⼀搀攀稀⸀ ㈀ ㄀㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀䈀伀倀䔀⸀ 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀  漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 洀愀椀猀 甀猀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ 䤀䈀伀倀䔀 䤀一吀䔀䰀䤀ⴀ 䜀쨀一䌀䤀䄀Ⰰ ㄀㔀⼀㄀㈀⼀㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀戀漀瀀攀椀渀琀攀氀椀最攀渀挀椀愀⸀挀漀洀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀ⴀ攀ⴀ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⼀眀栀愀琀猀愀瀀瀀ⴀ攀ⴀ漀ⴀ愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀ⴀ洀愀椀猀ⴀ甀猀愀搀漀ⴀ瀀攀氀漀猀ⴀ椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀  樀愀渀 ㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ 䔀瘀愀 䴀愀爀椀愀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 㘀 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ ㌀㄀㈀ 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䤀刀䔀䰀䔀匀Ⰰ 䤀猀愀戀攀氀愀 䰀甀椀稀愀 倀攀爀攀椀爀愀㬀 䌀伀쨀䰀䠀伀Ⰰ 吀愀洀椀爀攀猀 䘀攀爀爀攀椀爀愀⸀ 伀 甀猀漀 搀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀 渀愀猀 爀漀琀椀ⴀ 渀愀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 伀 吀攀洀瀀漀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀挀椀戀攀爀⸀漀爀最⸀戀爀⼀猀椀洀ⴀ 瀀漀猀椀漀㈀ ㄀㐀⼀愀渀愀椀猀⼀䜀吀猀⼀琀愀洀椀爀攀猀开昀攀爀爀攀椀爀愀开挀漀攀氀栀漀开㄀㠀㄀⸀瀀搀昀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 昀攀瘀 ㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䤀一䠀䔀䤀刀伀Ⰰ 倀愀琀爀挀椀愀 倀攀挀欀⸀ 䐀椀爀攀椀琀漀 䐀椀最椀琀愀氀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀伀䐀䄀一伀嘀Ⰰ 䌀氀攀戀攀爀 䌀爀椀猀琀椀愀渀漀㬀 䘀刀䔀䤀吀䄀匀Ⰰ 䔀爀渀愀渀椀 䌀攀猀愀爀 搀攀⸀ ㈀ 攀搀⸀ 一漀瘀漀 䠀愀洀戀甀爀最漀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀攀瘀愀氀攀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ ጀ†㈀㜀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䴀愀爀氀椀 搀漀猀⸀ 䨀伀刀一䄀䰀䤀匀䴀伀 䔀 䐀䤀匀倀伀匀䤀吀䤀嘀伀匀 䴀팀嘀䔀䤀匀㨀 䤀一䘀伀刀䴀䄀윀쌀伀 ㈀㐀 䠀伀刀䄀匀 倀伀刀 䐀䤀䄀⸀ 刀愀稀渀 礀 倀愀氀愀戀爀愀Ⰰ 䴀砀椀挀漀Ⰰ 愀渀漀 ㈀ Ⰰ 渀⸀㠀㤀Ⰰ 洀愀爀⸀⼀洀愀椀漀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀搀愀氀礀挀⸀漀爀最⼀愀爀琀椀挀甀氀漀⸀漀愀㼀椀搀㴀㄀㤀㤀㔀㌀㘀㠀㐀㠀  㜀㸀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀 樀愀渀 ㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀匀䌀伀一䌀䔀䰀伀匀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀漀㬀 䈀刀䄀一䐀쌀伀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀愀 䠀漀氀愀渀搀愀⸀ 䄀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 渀漀 猀挀甀氀漀 堀堀䤀⸀ 䐀椀爀攀椀琀漀 攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀㨀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀Ⰰ 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀Ⰰ 瘀⸀ 㐀Ⰰ 渀⸀ 㜀Ⰰ 樀愀渀⼀樀甀渀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀ 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀攀爀椀漀搀椀挀漀猀⸀甀渀椀瀀攀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀搀椀爀攀椀琀漀攀搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀ⴀ 渀琀漀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㔀㜀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  樀甀渀 ㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䰀䔀䰀䄀Ⰰ 刀攀最椀渀愀⸀ 倀爀漀昀椀猀猀漀㨀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀攀 吀瘀ⴀ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䄀瀀氀椀挀愀搀漀 渀愀 䔀爀愀 䐀椀最椀琀愀氀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀椀渀挀椀愀 䴀漀搀攀爀渀愀Ⰰ ㈀  㠀⸀ ㈀㐀㔀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀