ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00233</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Programa Fire Show</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruna Gabrielly Oliveira dos Santos (Faculdade Boas Novas); Isabela Bastos Pio (Faculdade Boas Novas); John Silva de Brito (Faculdade Boas Novas); Francinei Moraes Neri (Faculdade Boas Novas); Alan Rodrigues de Lima (Faculdade Boas Novas); Carla Santos Torres Chagas (Faculdade Boas Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;programa televisivo, fire show, entretenimento, ao vivo, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper propõe apresentar o programa televisivo "Fire Show", produzido na categoria entretenimento com finalidade de conclusão e aprovação na disciplina Locução, Produção e Apresentação em Rádio e Televisão, oferecida no terceiro período do curso de Comunicação Social: Jornalismo, da Faculdade Boas Novas. O trabalho pretende mostrar o processo de criação e produção do programa feito no âmbito acadêmico e descrever, por completo, as etapas envolvidas na elaboração do "Fire Show". A partir da relação dos alunos com o ambiente universitário, da utilização de equipamentos midiáticos e das reuniões de pauta foi possível produzir o programa. Ele foi apresentado ao vivo para a comunidade acadêmica, tornando o aprendizado integralizado com a prática.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O surgimento da televisão está relacionado diretamente com a evolução dos meios de comunicação no início do século XX. O aparelho televisivo surge na década de 1950, incorporando parte do estilo e os profissionais do rádio. Aos poucos os programas foram ganhando a característica do veículo que trazia a imagem como a sua marca e inovação, as formas de transmissão evoluíram, adaptando-se às novas tecnologias e aos interesses do público. Os programas televisivos dividem-se atualmente em diversos gêneros, como entrevista, noticiário, documentário, programas de auditórios, etc. Os gêneros podem subdividir-se, também, em categorias tal como acontece com o programa de auditório "Fire Show", na categoria entretenimento. Na televisão, o trabalho em equipe é fundamental, é preciso que haja coordenação e sincronismo para que a informação se torne um produto consumível, Lage coloca alguns pontos fundamentais de pré-produção:  [...] um programa de televisão, antes de ir ao ar, passa, numa produção competente, por diversas versões em sinopses, roteiros e scripts. Todos os componentes  cenários, enquadramentos de câmera, deslocamentos de equipe, temas e estratégia das entrevistas, cabeças  são textos que se transformam em produtos. (LAGE, 2006, p. 46) Por isso, foi imprescindível a realização de reuniões de pauta para que o produto final fosse executado com a menor margem de erros possível, já que se tratou de um programa ao vivo. Durantes esses encontros, a equipe trazia assuntos que estivessem em alta e possíveis perguntas e debates a serem discutidos junto com o público presente no dia, visando montar um programa descontraído. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção do programa de auditório na disciplina Locução, Produção e Apresentação em Rádio e Televisão, ministrada pela professora Carla Santos aos alunos do quinto período do curso de Comunicação Social: Jornalismo teve por objetivo proporcionar aos alunos a vivência das rotinas de produção dos programas jornalísticos de televisão - desde a pauta até a pós-produção- e, também, incentivar uma reflexão sobre seu fazer. A prática também procurou estimular os acadêmicos a desenvolver um olhar crítico no que diz respeito ao que poderia ser usado como debate com o público e o que deve ser tratado como notícia dentro do cenário regional em que se encontram. Dessa forma, foi trabalhada a linguagem jornalística, incentivando o desenvolvimento da compreensão da noticiabilidade aliado às características particulares do meio televisivo. A produção do programa de auditório buscou objetivou habilitar os alunos na produção e redação de diferentes gêneros de programas televisivos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da noção de trabalho em equipe, os alunos assumiram funções típicas na produção de um programa televisivo: produtor, repórter, apresentador e editor de texto e imagem. Todos os integrantes dos grupos puderam vivenciar estas funções, mesmo durante a apresentação em que a equipe se dividiu tanto no palco quanto no meio do público, buscando oferecer a experiência o mais real e completa possível quando comparada aos programas apresentados nas grandes emissoras. Além disso, existe ainda a assimilação de conteúdo que é única em cada indivíduo, esse fato torna o fazer jornalístico um ato desafiador, pois exige do profissional criatividade e disposição para compilar imagens e sons e harmonizá-las ao texto de forma a produzir o programa e dar a ele sentido lógico com a intenção de prender a atenção do telespectador. Milman e Kramer enfatizam sobre a produção na televisão:  É o mais completo dos veículos porque trabalha com som, texto e imagem. Você está mais exposto, mas suas mensagens serão mais completas. Lembre-se que tudo comunica. A roupa, a postura, o olhar e as expressões não-verbais. (MILMAN, 2002, p. 50) Devido à forma de trabalho e as atividades desenvolvidas para a concretização do produto, o programa "Fire Show" mostrou-se uma peça única no curso até então. Por ser composto não apenas de imagens e sons gravados, foi preciso harmonizar elementos já gravados com o que seria apresentado para o público, pensando sempre que para montar uma boa reportagem, deve haver equilíbrio entre texto e imagem, a fim de que o espectador compreenda a notícia. A elaboração do projeto se baseia no conceito prático do curso. O exercício do cotidiano de uma redação jornalística é essencial para ambientar os alunos neste universo. Dessa forma, a disciplina procurou relacionar teoria e atividades práticas, buscando apresentar a rotina do profissional de televisão ao acadêmico. Esse processo de criação foi fundamental para a construção de uma percepção crítica quanto aos programas televisionados que compõe as grades das emissoras do Brasil. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a elaboração dos programas televisivos, a turma foi dividida em grupos com, no máximo, 10 alunos. Para cada equipe foi designado um gênero - infantil, entretenimento, musical - que seria a base para o produto que eles apresentariam. Nas primeiras semanas, foi passada para todos os alunos a história do telejornalismo e dos programas, focando na estrutura, técnicas, equipamentos e linguagem (corporal e falada) utilizada frente às câmeras. O nome "Fire Show" foi escolhido por votação dentre os membros da equipe pensando na palavra fogo - tradução de fire - elemento da natureza e peça fundamental do mito grego de Prometeu, que roubou o fogo sagrado dos deuses e deu aos homens garantindo a superioridade desses sobre os outros seres, tornando-os tão poderosos quanto os próprios deuses que detinham, segundo a lenda, todo o conhecimento. Além do nome, a votação também escolheu o tema do programa e suas delimitações. As reuniões de pauta aconteciam a cada duas semanas. Os membros da equipe traziam sugestões de tópicos e, por meio de votação, apenas uma das sugestões era escolhida para ser produzida ou apresentada. O critério de seleção levava em conta o interesse do público-alvo, os equipamentos que a equipe dispunha e a relevância do assunto. Para realizar o Fire Show, cada aluno da equipe recebeu uma determinada função - escolhida por eles mesmos e revezada de acordo com a quantidade de material produzido - a equipe se dividiu em: dois produtores, dois repórteres externos, dois apresentadores e um editor de texto e imagem. O produtor coordenou o processo de produção do programa, agendado entrevista, acompanhando gravações externas. Os repórteres externos iam para as ruas e faziam as entrevistas e perguntas para pessoas que compunham o público alvo do "Fire Show". O produtor era, também, editor de texto e de imagens, por isso, coube a ele pôr em ordem o que seria apresentado e montar o espelho do programa. Como editor de imagem ele realizou a decupagem do material gravado e escolheu as cenas que seriam apresentadas ao vivo. Para a produção da peça, os alunos criaram uma vinheta que foi utilizada na abertura e intervalo, além do gerador de caracteres (GC) que identificou entrevistados, apresentadores e a equipe nos créditos finais. O casal de apresentadores dividiu o palco do programa. Com a experiência de uma veiculação ao vivo, buscando sempre aproximar o aluno da realidade do telejornalismo diário. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa foi transmitido nas salas de aula da Faculdade Boas Novas, com o técnico de vídeo e cinegrafista Miqueias Matias, responsável também pela finalização e pós-produção do produto. Todo o processo foi supervisionado pela professora Carla Santos, que verificou o texto dos apresentadores, ajudou nos questionamentos com os repórteres externos, além de tirar dúvidas dos discentes e orientar quanto à gravação externa. O Fire Show, com duração de 25 minutos e 25 segundos, começa com os apresentadores apresentando o tema do dia - Desigualdade Social - explicando do que se tratava, dando exemplos e complementando com informações diversas para ajudar o público a criar uma opinião sobre o assunto. Após isso a plateia é entrevistada e o programa segue com uma série de reportagens e alguns convidados. O programa foi apresentado pelos alunos Isabela Bastos e Rodrigo Nery. Durante a produção, Fire Show contemplou também o gênero entrevista pela forte empatia desse formato com o público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O programa produzido concretiza os objetivos propostos na disciplina Locução, Produção e Apresentação em Rádio e Televisão, permitindo que os alunos compreendessem as características inerentes à linguagem televisiva. A elaboração do projeto proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar a rotina de produção televisiva, tornando-os aptos a exercer as funções com as quais foram familiarizados, o que aumentou sua capacidade técnica para a redação de programas televisivos como telejornais, programas de auditório, talk shows. Os discentes também aprenderam a elaborar pautas televisivas, redigir e editar textos, além de técnicas básicas de edição e de postura, entonação e linguagem corporal frente às câmeras. Desta forma, foi possível adequar as etapas às normas e linguagens específicas do fazer jornalístico para a TV. O trabalho desenvolvido durante todo o período aliou teoria e prática, contribuiu para o desenvolvimento do senso crítico e percepção da realidade, possibilitando uma experiência enriquecedora para os acadêmicos de jornalismo e aprimorando características fundamentais à formação do jornalista. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. São Paulo: Ática, 2006.<br><br>MILMAN, Tulio. Vença com a mídia. Tulio Milman. Heitor Kramen. Porto Alegre, Artes e Ofícios, 2002.<br><br> </td></tr></table></body></html>