INSCRIÇÃO: 00252
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Radionovela “O Segredo de Galvez”
 
AUTORES: Deylon dos Santos Félix (Universidade Federal do Acre); Khelven de Castro Correia (Universidade Federal do Acre); Willy Cleberton Manituari de Lucena (Universidade Federal do Acre)
 
PALAVRAS-CHAVE: Radionovela, Acre, história da Comunicação, UFAc,
 
RESUMO
A radionevela o segredo de galvez trata de forma cômica um encontro entre Plácido de Castro e Galvez em uma tentativa de fazer uma revolução que causou a disputa pela posse do território acreano. utilizando uma linha atemporal trataremos o passado com a junção do futuro, Neste trabalho, fruto de uma atividade da disciplina História da Comunicação, do Curso de Jornalismo da UFAC, usamos a rádio como meio para contar a história do Acre, vivenciada por homossexuais fictícios interagindo com a universidade e partidos políticos atuais.
 
INTRODUÇÃO
Vivemos hoje em uma era digital marcada pelo predomínio da internet. Entretanto, para chegar neste atual momento, a comunicação passou por diversos estágios e viu surgir inúmeros meios e formas de comunicação. Um dos veículos mais importantes e populares na história da Comunicação é o rádio. Desde os tempos mais antigos até os dias atuais, o rádio vem sendo um importante meio de comunicação, mesmo que atualmente não desperte o interesse do público na mesma intensidade que em outras décadas, mas ainda tem seu destaque. Vale ressaltar que a internet ainda não alcançou a todos enquanto o rádio, por sua vez, está presente em nosso cotidiano, principalmente no das famílias que vivem em zona rural. O veículo trabalha com o imaginário e desperta a curiosidade em quem ouve. Trabalhar com a voz e o efeitos sonoros existentes no rádio proporciona diversas maneiras de interagir com a realidade do ouvinte. Neste trabalho, fruto de uma atividade da disciplina História da Comunicação, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre, trabalhasse a radionovela como meio para contar a história do Acre, de forma que mexa com a imaginação de quem ouve, que o faça despertar para as curiosidades da história acreana. Ao se falar de radiovonela, destacasse uma expressão cultural importante no Brasil, que teve seu apogeu na década de 1950, mas que mesmo timidamente existe até hoje. A radionovela aqui apresentada trabalha a história vivenciada por homossexuais fictícios interagindo com a universidade e partidos políticos atuais, de forma a, também, dialogar com a história do estado.
 
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é mostrar a rádionovela como possibilidade para contar uma parte da revoluçao acreana de uma maneira mais cômica, interagindo com o passado e o presente, de modo a aprensentar àqueles que nao tiveram a oportunidade de conhecer esse fato. Dando destaque a personagens incomuns a época, a radionovela "O SEGREDO DE GALVEZ" traz seus atores totalmente desconstruidos de forma a interagir com o que vivemos atualmente, incluindo a homossexualidade, a politica e as gafias da  informação.
 
JUSTIFICATIVA
Em um mundo em constante mudança, faz-se necessário resgatar a história dos meios de comunicação para que se possa enxergar a evolução que já foi vivenciada e as possibilidades dos meios julgados por alguns como ultrapassados. Dessa forma, é preciso resgatar fórmulas antigas para preservar a memória desses meios e possibilitar o aperfeiçoamento dessas formas de comunicação. Este trabalho volta-se para o rádio, meio de comunicação que chega ao Brasil na década de 1920 e ocupou importante papel na história do país. O trabalho é desenvolvido por meio da linguagem da radionovela. A opção se justifica pela importância de resgatar essa forma de comunicação que já foi tão popular no Brasil, além da necessidade de relatar a história acreana  para um maior público, pois o Acre existe, mesmo que tão desconhecido.  Todavia, procura-se fazer o relato dessa história com bom humor, retratando a vida de um grupo de homossexuais que vão abordar a revolução acreana como se a homossexualidade fosse tão vivenciada naquela época como é hoje em dia. Dessa forma, a história acreana ganha outros tons, novos contornos, capazes de atrair a atenção de pessoas interessadas por ela.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Descobrimos a existência da radionovela na disciplina de história dá comunicação, pesquisamos, lemos a respeito, assistimos vídeos, produzimos um roteiro e fomos indo cada vez mais fundo, baseando-nos em uma rádio do passado e aperfeiçoando para uma linguagem mais futura até chegar a hora de gravar. Os participantes se despuseram a vivenciar de forma dinâmica e descontraída personagens importantes para a história do Acre. Notamos também que a rádio não serve somente para levar informações como também uma forma de distração e entretenimento.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Com duração de sete minutos e dois segundos a rádionovela "O SEGREDO DE GALVEZ", conta com a participação de sete personagens, sendo trẽs principais: Plácido de Castro, Chica e Galvez. Os secundários sendo, o colunista e o repórter e a presença do narrador. A parceira de Plácido de Castro (Chica), conta em partes a história vivida por Plácido e Galvez. Plácido e Galvez nesta história são gays, mas tendem a se preservar de início. A história conta um encontro entre Plácido e Galvez sobre a tentativa de revolução por Galvez, porém, a conversa acaba num duelo, onde Plácido de Castro mata Galvez.
 
CONSIDERAÇÕES
o trabalho feito apenas com a intenção de fechar nota para o período acabou se tornando parte de nosso desenvolvimento no curso. A redionovela nos proporcionou um apredizado incrível sobre onde vivemos, podemos perceber que uma história tão conhecida, porém, contada de maneira diferente torna-se algo novo e curioso. o trabalho foi bem reconhecido e conseguiu se destacar na seacom, esperamos que o mesmo acontece na intercom norte, pois não pretendemos parar por aqui e sim seguir adiante aprendendo e compartilhando conhecimentos cada vez mais.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
OLIVEIRA, Mirian. A história da radionovela no Brasil, 2013. Disponivel em :< http://omundodogrotesco.blogspot.com.br/2013/04/a-historia-da-radionovela-no-brasil.html#.WO7DcJT1FpQ />. Acesso em: 22 Agosto 2016.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀匀倀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀⸀ 刀攀瘀漀氀甀漀 䄀挀爀攀愀渀愀Ⰰ  ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀椀瘀攀氀 攀洀 㨀㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀昀漀攀猀挀漀氀愀⸀挀漀洀⼀栀椀猀琀漀爀椀愀⼀爀攀瘀漀氀甀挀愀漀ⴀ愀挀爀攀愀渀愀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 䄀最漀猀琀漀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀唀䰀吀唀刀䄀 䴀䤀堀⸀ 䄀猀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀甀氀琀甀爀愀⸀挀甀氀琀甀爀愀洀椀砀⸀挀漀洀⼀挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀⼀愀猀ⴀ爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 搀攀 䄀最漀猀琀漀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀