INSCRIÇÃO: 00261
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO04
 
TÍTULO: Revista-laboratório Contexto:o meio cultural de Manaus em foco
 
AUTORES: Glecem Emilia de Castro Gaia (Faculdade Devry Martha Falcão); Julio Cesar Cruz de Souza (Faculdade Devry Martha Falcão); Roniery Marino Bentes (Faculdade Devry Martha Falcão); Carlos Fabio Morais Guimarães (Faculdade Devry Martha Falcão)
 
PALAVRAS-CHAVE: Revista;, revista Contexto, Manaus, Cultura,
 
RESUMO
A revista laboratorial Contexto é um projeto realizado na disciplina de jornal laboratório da Faculdade Devry Martha Falcão, que tem como objetivo colocar em prática as técnicas e teorias jornalísticas referentes à área impressa. Partindo do princípio de valorização das diferentes atividades culturais realizadas na cidade de Manaus, produzimos reportagens e entrevistas com pessoas do meio artístico e cultural local. O dinamismo e variedade de conteúdo procurou ser evidenciado dentro do periódico, resultando em um produto laboratorial diferenciado e inovador na temática da região. A partir das características especificas das oficinas de impresso, pôde-se trabalhar no quesito revista a característica mais importante que é a segmentação.
 
INTRODUÇÃO
O projeto da revista laboratório Contexto foi desenvolvido na disciplina de jornal-laboratório ministrada pelo professor mestre Carlos Fábio Guimarães do curso de comunicação social – Jornalismo da Faculdade Devry Martha Falcão. O objetivo da produção impressa é iniciar, por meio da prática, os primeiros passos para produção de uma revista, pois na disciplina trabalhou-se o formato impresso para jornal e revista, Não é somente a linguagem que apresenta características distinta entre os principais periódicos impressos – jornal e revista – a segmentação também é percebida como uma das principais diferenças. Enquanto o jornal impresso trabalha com o factual, a diversidade de temas, a revista é direcionada para públicos específicos. E tal especificação é ampla, ou seja, conforme o público que se pretenda atingir. Interessante ressaltar que, de acordo com o nome da disciplina, fizemos um laboratório de revista. Não chegou-se a se aprofundar sobre seu processo completo. A partir dos conceitos de notícia, reportagem, entrevistas e processo de produção (apuração, elaboração e edição) voltado para a elaboração de jornal, ampliou-se o desejo de abordar como seria tais processos na produção da revista. Logo, a turma foi desafiada a pensar sobre os diversos segmentos existentes em Manaus e foi estimulada a produzir laboratório de revista. percebendo-se, então, que possuem linguagens diferentes.
 
OBJETIVO
O objetivo principal foi produzir uma revista-laboratório voltada para a temática cultural da cidade. Indiretamente, sabe-se que, para cada produto de comunicação em massa, existe uma forma de processo a ser desempenhado. Então, pôde-se colocar em prática o processo de reunião de pauta, apuração, edição e diagramação da revista. Tais procedimentos já estudados em outras disciplinas que compõem o currículo do curso de jornalismo. Verificou-se que dentre os periódicos impressos ganham destaque o jornal e a revista. Esta última possui características distintas do primeiro. Podemos destacar o seu formato, que pode ser manuseado facilmente. Temos também a periodicidade que é diferente do jornal, tornando a revista um produto com mais qualidade. Há ainda, a questão estética, pois a revista possui uma característica visual melhor, utilizando fotografias de melhores qualidades, cores, infográficos e design diferenciado do jornal. Por último, temos a questão da linguagem, que se difere do impresso por ser melhor trabalhada, aprofundada e mais envolvente.
 
JUSTIFICATIVA
Geralmente as revistas que circulam na região Norte são de cunho nacional, vindas de locais de maior circulação para o de menor circulação. Conteúdos locais raramente são abordados, seja pelo alto investimento que requer os deslocamentos do eixo sul-sudeste para o Norte ou em virtude dos investimentos realizados por empresários ou ainda a necessidade de mão de obra qualificada. ਀倀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 栀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䔀砀椀猀琀攀洀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 攀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 搀攀 洀漀搀愀Ⰰ 最愀猀琀爀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀戀漀爀搀愀搀漀 挀漀洀漀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 挀愀瀀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 挀漀渀瘀攀渀挀攀ⴀ氀漀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ Por isso, pensou-se em abordar a cultura local, uma vez que não se vê revistas desse porte em Manaus. A cultura é algo significativo para sociedade, em razão de ser o maior patrimônio de um povo, a temática é inovadora em se tratando de um periódico para a cidade. ਀䄀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 ⴀ  愀 焀甀愀氀  愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀 ⴀ 昀愀稀ⴀ猀攀 挀漀洀 焀甀攀 愀 渀漀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀攀氀愀 猀攀樀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀搀愀 樀 渀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 椀渀椀挀椀愀氀 ⠀挀愀瀀愀⤀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 匀挀愀氀稀漀 ⠀㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㈀⤀Ⰰ ᰀ唠洀愀 戀漀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 甀洀愀 挀愀瀀愀 焀甀攀 愀樀甀搀攀 愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀 漀猀 挀漀渀瘀攀渀愀 愀 氀攀瘀愀ⴀ氀愀 瀀愀爀愀 挀愀猀愀 嬀⸀⸀⸀崀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 漀 爀攀猀甀洀漀 椀爀爀攀猀椀猀琀瘀攀氀 搀攀 挀愀猀愀 攀搀椀漀Ⰰ 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 瘀椀琀爀椀渀攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀氀攀椀琀攀 攀 愀 猀攀搀甀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀ᴀ⸠     ਀唀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀  甀洀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 甀洀 渀攀最挀椀漀Ⰰ 甀洀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 甀洀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀Ⰰ 甀洀愀 洀椀猀琀甀爀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 一攀渀栀甀洀愀 搀攀猀猀愀猀 搀攀昀椀渀椀攀猀 攀猀琀 攀爀爀愀搀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 渀攀渀栀甀洀愀 搀攀氀愀猀 愀戀爀愀渀最攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 猀攀甀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ ⠀匀䌀䄀䰀娀伀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀㄀㄀ 攀 ㄀㈀⤀  ਀䰀漀最漀Ⰰ 愀氀椀愀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀愀 搀攀洀愀渀搀愀 焀甀攀  攀猀挀愀猀猀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 猀攀 愀猀猀攀渀琀愀 愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 猀 愀甀氀愀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䨀漀爀渀愀氀ⴀ 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀⸀ 䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 爀攀挀漀爀爀攀甀ⴀ猀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 氀椀搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 匀䌀䄀䰀娀伀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀⸀ 䄀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 椀搀攀椀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 ⴀ 愀 䌀甀氀琀甀爀愀 䄀洀愀稀漀渀攀渀猀攀 氀漀挀愀氀 ⴀ  瘀椀猀琀漀 漀 愀洀瀀氀漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀 最愀洀愀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 攀猀琀攀 琀攀洀愀 漀昀攀爀攀挀椀愀⸀ A partir da escolha do assunto, iniciou-se um amplo estudo através de artigos, biografias, contatos, entrevistas, jornais, livros, matérias, revistas, redes sociais, projetos experimentais, sites institucionais, como as Secretarias de Cultura do Amazonas (SEC) e Manaus Cult, pessoas que fazem parte do meio cultural amazonense, entre outros veículos com temas relacionados, que constituíram a pesquisa bibliográfica. ਀䄀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 昀漀椀  瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 琀挀渀椀挀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Podemos descrever essa etapa em dois processos: a pré-produção, reunião da equipe para definição de das pautas e, a outra, a produção propriamente dita. Sobre a primeira, após ser dados os primeiros direcionamentos, a equipe se reuniu para escolher o tema. Por ser laboratorial, a ideia da revista não partiu de uma pesquisa de mercado, mas sim do consenso entre a equipe de produção. Como já observado, escolheu-se a Cultura pelos motivos já citados neste trabalho. Sobre a divisão em equipes, temos: ਀ Não existe revista sem trabalho em equipe. A figura do jornalista solidário não tem lugar em uma redação de revista (a não ser o colunista, que geralmente nem trabalha na redação). A integração entre jornalistas, designers e fotógrafos é obrigatória para que uma revista ofereça a seus leitores páginas ao mesmo tempo informativas e sedutoras. (SCALZO, 2011, p.59)਀ Outro ponto discutido na pré-produção foi como seria o projeto gráfico. A equipe trouxe um conceito gráfico mais diferenciado e arrojado, cada cor e textura foi pensado especialmente na leitura e no conteúdo fotográfico da revista. ਀䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀㨀 5.1 Diagramação ਀一愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 愀 愀氀甀渀愀 䜀氀攀挀攀洀 䜀愀椀愀 甀琀椀氀椀稀漀甀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䤀渀搀攀猀椀最渀 䌀䌀 搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀⸀ 倀愀爀愀 漀 焀甀攀猀椀琀漀 搀攀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 瀀愀爀愀 漀 挀漀爀瀀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 愀 昀漀渀琀攀 䴀椀渀椀漀渀 倀爀漀⸀ 倀愀爀愀 漀猀 琀琀甀氀漀猀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 琀爀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀㨀 䈀攀戀愀猀 一攀甀攀 瀀愀爀愀 漀猀 琀琀甀氀漀猀 搀漀 猀甀洀爀椀漀 攀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 洀愀琀爀椀愀 搀漀 䜀爀愀昀椀琀攀 䴀愀渀愀甀愀爀愀Ⰰ 一漀瘀漀猀 吀愀氀攀渀琀漀猀⸀ 倀愀爀愀 漀 琀琀甀氀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 挀愀瀀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 昀漀渀琀攀 䴀甀猀攀漀 匀愀渀猀⸀ 䄀 䌀栀甀渀欀 䘀椀瘀攀 瀀愀爀愀 漀猀 琀琀甀氀漀猀 搀愀 䄀最攀渀搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 䌀椀渀攀洀愀 攀 䘀攀椀爀愀猀 唀爀戀愀渀愀猀 攀 愀 䨀漀猀攀昀椀渀 匀氀愀戀 瀀愀爀愀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 一椀挀漀氀愀猀 䨀爀⸀ 攀 搀愀猀 䈀愀渀搀愀猀 䄀甀琀漀爀愀椀猀⸀  A padronização de cores foi utilizada para haver harmonia e diferenciação entre as matérias, a escolha desses tons deu-se a partir da paleta de cores das fotografias utilizadas. O uso do preto e branco na revista foi proposital para que o design da revista se mantivesse no padrão de cores corretas. ਀伀 甀猀漀 搀攀 挀愀椀砀愀猀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀 昀漀椀 甀洀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀戀爀愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 氀漀渀最愀 攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 攀 搀椀渀洀椀挀愀⸀ 伀猀 琀琀甀氀漀猀 攀洀 挀愀椀砀愀 愀氀琀愀 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 焀甀椀猀 搀愀爀ⴀ猀攀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 5.1 Matérias਀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 愀氀甀渀愀 䐀愀渀椀攀氀攀 䴀愀爀椀渀栀漀Ⰰ 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀 㘀 愀 㤀 昀漀椀 挀漀洀 漀 挀愀渀琀漀爀 一椀挀漀氀愀猀 䨀切渀椀漀爀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 焀甀攀 瀀爀漀渀琀愀洀攀渀琀攀 愀 爀攀挀攀戀攀甀 攀洀 猀攀甀 愀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 渀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 洀甀猀椀挀愀氀⸀ 伀 攀猀琀椀氀漀 瀀椀渀最ⴀ瀀漀渀最⸀ 倀愀爀愀 匀椀氀瘀愀 ⠀㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㈀㘀⤀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 焀甀攀爀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 漀 ᰀ搠椀稀攀爀ᴀ†搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀⸀ 䔀猀琀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 漀戀攀搀攀挀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀椀砀愀渀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀椀瘀攀爀琀椀搀漀 攀 攀猀瀀漀渀琀渀攀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 挀愀渀琀漀爀⸀  Na página 10, a aluna Helciana Lobato, contou a história dos restaurantes flutuantes que surgiram as margens do rio Amazonas, explicando como se deu o surgimento dessas casas que é um ponto de encontro nos finais de semana para o lazer e entretenimento de muitos manauaras. ਀䄀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 瀀愀爀愀 漀 昀椀渀愀氀 搀漀 洀猀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 昀漀椀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 渀漀 瀀漀搀愀洀漀猀 搀攀椀砀愀爀 攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 昀椀挀愀爀攀洀 搀攀 昀漀爀愀⸀ 一愀 瀀最椀渀愀 ㄀㄀Ⰰ 䰀愀爀椀猀猀愀 䄀戀爀攀甀 瀀攀猀焀甀椀猀漀甀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀洀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 攀渀琀爀攀最愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 搀攀椀砀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀椀渀搀愀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀⸀ 匀甀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀渀琀攀 昀漀椀 漀 猀椀琀攀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 ⠀䴀愀渀愀甀猀 䌀甀氀琀⤀Ⰰ 搀攀 漀渀搀攀 琀椀爀漀甀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 猀攀甀 琀攀砀琀漀⸀  Nas páginas 12 e 13, o tema se deu pela discussão árdua sobre o que é o grafite e como esta arte se desenvolve. O assunto trabalhou o aspecto de acabar com as pichações por vândalos e trazer a arte de pinturas nos viadutos com temas regionais, um projeto que está tendo bastante êxito. ਀䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 渀漀 瘀椀愀搀甀琀漀 搀漀 䌀漀爀漀愀搀漀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 昀漀琀最爀愀昀漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 搀椀愀 洀愀爀挀愀搀漀 甀洀愀 挀栀甀瘀愀 昀漀爀琀攀 椀洀瀀攀搀椀甀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀攀挀攀爀 愀漀 氀漀挀愀氀 椀渀搀椀挀愀搀漀⸀ 䄀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀 攀 愀猀 昀漀琀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 昀漀爀愀洀 搀漀愀搀愀猀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀  Na matéria de capa nas páginas 14 a 16, Glaucia Brasil trouxe o cartunista Romahs Mascarenhas, que disponibilizou seu tempo para contar como a paixão pela arte em quadrinhos começou, o seu encontro com Maurício de Souza e todas as fases de sua vida profissional. ਀䌀漀洀 攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 ᰀ丠漀瘀漀猀 吀愀氀攀渀琀漀猀ᴀ†渀愀猀 瀀最椀渀愀猀 ㄀㠀 愀 ㈀㄀Ⰰ 匀愀洀礀 䜀愀戀爀椀攀氀愀 挀漀渀瘀攀爀猀漀甀 挀漀洀 愀 攀猀挀爀椀琀漀爀愀 䄀氀攀猀猀愀渀搀爀愀 䌀愀爀氀愀 攀 愀 挀愀渀琀漀爀愀 氀爀椀挀愀 䘀氀瘀椀愀 倀爀漀挀瀀椀漀⸀ 䜀氀攀挀攀洀 䜀愀椀愀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀猀琀攀瘀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀猀 昀漀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 愀挀攀爀瘀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䄀氀攀猀猀愀渀搀爀愀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀漀 昀漀椀 猀甀愀 挀愀洀椀渀栀愀搀愀Ⰰ 漀 愀瀀漀椀漀 焀甀攀 琀攀瘀攀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 愀洀椀最漀猀 攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀漀甀⸀ 䘀愀氀漀甀 琀愀洀戀洀 猀漀戀爀攀 漀猀 渀漀瘀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 焀甀攀 猀甀爀最椀爀愀洀 愀瀀猀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀ 䜀爀愀瘀漀甀 甀洀 甀搀椀漀 挀漀渀瘀椀琀攀 瀀愀爀愀 甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 焀甀攀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀 挀漀洀瀀愀爀攀挀攀甀 愀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀椀爀愀爀 昀漀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀  A segunda entrevista foi com Flávia Procópio. Sua carreira na música foi interrompida e nesse meio tempo estudou letras, trabalhou como professora de inglês em cursinhos e voltou a estudar canto tempos depois. Enfrentou vários percalços, mas a vontade de ter o sonho realizado como cantora lírica superou todos os obstáculos.਀䔀洀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀 ㈀㈀ 愀 ㈀㔀Ⰰ 匀琀攀瀀栀愀渀攀 匀椀洀攀猀 昀攀稀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀愀 昀漀椀 挀漀氀攀琀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀 挀漀洀 䐀攀戀漀爀愀栀 䠀愀瘀攀渀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀愀 䐀爀攀愀洀 䠀漀甀猀攀 攀 愀猀 昀漀琀漀猀 攀 瘀搀攀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀愀猀 渀愀 瀀最椀渀愀 漀昀椀挀椀愀氀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀  Sephora Melo traz, na página 26, um agrupamento de informações obtidas de várias formas: pesquisas biográficas, bandas amazonenses que acompanha desde adolescência, onde o gosto por artistas locais a ajudaram muito na composição da matéria. Acompanhou ensaios e shows da banda Cabocrioulo. A banda de Rock 00h00min enviou, via e-mail, um texto sobre sua história pelo próprio fundador, Moisés Martins. Com Eliana Printes obteve informações de sua biografia pelo site da própria cantora e por informações de fãs de longas datas. ਀䄀 切氀琀椀洀愀 洀愀琀爀椀愀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀 ㈀㠀 愀 ㌀  琀爀愀琀愀 挀漀洀漀 愀猀 昀攀椀爀愀猀 琀攀洀 琀椀搀漀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀 攀洀 渀漀猀猀愀 挀愀瀀椀琀愀氀Ⰰ 漀猀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 挀漀洀椀搀愀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀 渀攀猀猀攀 渀漀瘀漀 挀攀渀爀椀漀 最愀猀琀爀漀渀洀椀挀漀⸀ 刀愀瀀栀愀攀氀 匀愀洀瀀愀椀漀 瀀攀猀焀甀椀猀漀甀 漀 最漀猀琀漀 搀漀猀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀猀 焀甀攀 琀攀洀 甀洀愀 挀甀氀椀渀爀椀愀 爀椀挀愀 攀 瘀愀爀椀愀搀愀 搀攀 漀瀀攀猀⸀  O trabalho em equipe foi fundamental para a execução da revista, pois como a disciplina é jornal laboratório, é aqui que devemos praticar incansavelmente a escrita, para que o leitor possa se saciar e sempre querer estar por dentro dos acontecimentos do dia a dia. ਀一愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 愀 愀氀甀渀愀 䜀氀攀挀攀洀 䜀愀椀愀 甀琀椀氀椀稀漀甀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䤀渀搀攀猀椀最渀 搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀⸀ 倀愀爀愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀爀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 琀爀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀猀⸀ 䄀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 栀愀瘀攀爀 栀愀爀洀漀渀椀愀 攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀猀攀猀 琀漀渀猀 搀攀甀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀⸀ 伀 甀猀漀 搀漀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀椀琀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 搀攀猀椀最渀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀 洀愀渀琀椀瘀攀猀猀攀 渀漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 挀漀爀爀攀琀愀猀⸀  O uso de caixas de textos coloridas foi um método utilizado para quebrar a leitura longa e proporcionar ao leitor uma matéria mais informativa e dinâmica. Os títulos em caixa alta trouxeram a importância que quis dar-se ao conteúdo cultural de Manaus.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䌀漀渀琀攀砀琀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀攀爀挀愀氀漀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䘀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 琀攀砀琀漀猀 洀愀椀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 攀 搀攀椀砀愀渀搀漀 愀 挀愀爀最漀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 攀 挀漀氀漀挀愀爀 漀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 琀漀洀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀⸀  Cumpriu-se o objetivo de mostrar a diversidade da cultura existente na capital amazonense, que foge da ótica generalizada que é tida no resto do país que gira em torno da fauna e flora do Amazonas. A revista tem um alto teor alternativo e enaltecedor que apresenta artistas, escritores, músicos com suas próprias histórias singulares e inspiradoras.਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀爀漀甀砀攀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 甀洀 渀漀瘀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 猀攀樀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 戀漀洀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀氀瘀漀猀⸀  As dificuldades na diagramação e no acesso de equipamentos adequados para construir o material serviram de base para projetos futuros e experiência que será capaz de suprir dúvidas dentro do mercado de trabalho. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀匀匀䤀匀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀㬀 䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀 䴀愀爀焀甀攀猀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀漀 䈀攀爀渀愀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䴀攀琀漀搀漀搀椀猀琀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䰀䤀Ⰰ 䘀愀琀椀洀愀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 攀搀椀琀愀爀 爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 䔀搀椀琀漀爀愀 一愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䄀䰀娀伀Ⰰ 䴀愀爀氀椀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 刀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 一瘀攀愀 刀漀栀氀椀渀⸀ 伀 最渀攀爀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀椀渀最甀攀ⴀ瀀漀渀最甀攀㨀 爀攀攀渀甀渀挀椀愀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 攀 瘀愀氀漀爀愀漀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀漀 漀甀琀爀漀⸀ ㈀  㜀⸀ ㈀㌀㜀 昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀 攀洀 䰀椀渀最甀猀琀椀挀愀⤀ ጀ†䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䔀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀Ⰰ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀