INSCRIÇÃO: 00263
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: Pomeranos em Rondônia: Espigão do Oeste é a terra escolhida no Norte do país.
 
AUTORES: Elilson Fabiano Pereira (Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena); Quennia Dalila da Silva Mendes (Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena); Rauã Araújo dos Santos (Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena); Allysson Viana Martins (Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena)
 
PALAVRAS-CHAVE: Reportagem , Pomeranos , Cultura, Espigão do Oeste, Norte
 
RESUMO
A presença do povo Pomerano em Espigão do Oeste mudou os rumos da economia do município. Adeptos da agricultura, os Pomeranos fomentaram essa prática, tornando-a, até hoje, um ponto forte da economia local. Eles trouxeram também um pouco da culinária e da cultura alemã, participando do desenvolvimento de Espigão do Oeste de maneira tão efetiva que o município ganhou um portal pomerano na entrada da cidade. Desta forma, a produção da reportagem realizada para a disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso do curso de Jornalismo da UNIR tinha como principal objetivo revelar a inserção do povo pomerano em uma região do país em que não ocorria sua primeira migração. Ao apresentar a relação da comunidade pomerana com os demais moradores da cidade, que aos poucos absorveram os costumes alemães, mostramos também as especificidades da comunidade.
 
INTRODUÇÃO
Os pomeranos são pessoas que descendem ou tenham nascidos na região alemã da Pomerânia. A Província da Pomerânia surgiu em 1847 e ficava entre Alemanha e Polônia. Em 1945, após a II Guerra Mundial, a Província foi riscada definitivamente do mapa da Europa. Com a derrota do regime nazista, a Pomerânia Oriental foi entregue à Polônia, quando tiveram de deixar suas casas. A descoberta do carvão mineral e, consequentemente, a valorização da terra tiraram o espaço da agricultura tradicional, principal meio de sobrevivência dos pomeranos. Como na Europa havia muita propaganda a respeito das terras brasileiras, eles começaram a migrar para o país.਀ Os primeiros pomeranos que vieram para o Brasil embarcaram no porto de Hamburgo e viajaram entre seis e sete semanas em navios de vela ou a vapor até chegarem ao Espírito Santo, em 1859. Com a crise do café entre os anos de 1960 e 1980, muitos pomeranos migraram para Rondônia. A região leste do Estado foi a escolhida por eles, mais especificamente o município de Espigão do Oeste.਀ Segundo o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Espigão do Oeste possui mais de 30 mil habitantes e está a mais de 200 quilômetros de distância de Vilhena, município onde se localiza o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). De acordo com a pesquisa do escritor Jorge Kuster Jacob (2011), 60% dos moradores de Espigão do Oeste são descendentes de pomeranos que vieram do Espírito Santo no fim da década de 1960.਀ A presença do povo Pomerano em Espigão do Oeste mudou os rumos da economia do município. Adeptos da agricultura, os Pomeranos fomentaram essa prática, tornando-a, até hoje, um ponto forte da economia local. Eles trouxeram também um pouco da culinária e da cultura alemã, participando do desenvolvimento de Espigão do Oeste de maneira tão efetiva que o município ganhou um portal pomerano na entrada da cidade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀一䤀刀 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀瘀攀氀愀爀 愀 椀渀猀攀爀漀 搀漀 瀀漀瘀漀 瀀漀洀攀爀愀渀漀 攀洀 甀洀愀 爀攀最椀漀 搀漀 瀀愀猀 攀洀 焀甀攀 渀漀 漀挀漀爀爀攀甀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀椀最爀愀漀⸀ 䔀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 琀攀爀爀愀猀 昀爀琀攀椀猀Ⰰ 瘀爀椀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 瀀漀洀攀爀愀渀愀猀 挀栀攀最愀爀愀洀  䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㘀 ⸀ 䔀氀攀猀 昀椀稀攀爀愀洀 搀愀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 爀攀渀搀愀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀洀攀渀琀愀搀漀爀愀 搀愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 氀漀挀愀氀⸀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀漀洀攀爀愀渀愀 挀漀洀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 愀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 昀漀爀愀洀 愀戀猀漀爀瘀攀渀搀漀 漀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 愀氀攀洀攀猀Ⰰ 攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 攀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 漀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 氀椀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 猀甀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀猀琀椀瘀攀爀愀洀 攀渀琀爀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 琀愀洀戀洀 攀爀愀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 渀愀 挀甀氀椀渀爀椀愀Ⰰ 渀愀猀 昀攀猀琀愀猀 攀 渀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀愀猀 琀爀愀搀椀攀猀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀漀爀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 琀攀砀琀漀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 愀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 昀愀琀漀 爀攀瀀漀爀琀愀搀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀砀椀猀琀攀洀 瀀漀甀挀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 瀀漀甀挀漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 搀漀猀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀 攀洀 刀漀渀搀渀椀愀 攀 渀漀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 瀀漀瘀漀  搀攀猀挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ 伀猀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀 挀栀攀最愀爀愀洀 愀 刀漀渀搀渀椀愀 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㘀  攀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 氀漀挀愀氀⸀ 䔀洀 攀猀瀀椀最漀 䐀漀 伀攀猀琀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 焀甀愀猀攀 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 愀 挀栀攀最愀爀 攀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀愀洀 瘀爀椀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀椀最爀愀琀爀椀漀⸀ 唀洀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 昀漀椀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 愀最爀挀漀氀愀 愀搀攀焀甀愀搀愀  猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀最爀椀挀甀氀琀漀爀 昀愀洀椀氀椀愀爀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀椀爀愀洀 瀀爀漀最爀攀搀椀爀 攀 瘀漀氀琀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀 猀甀搀攀猀琀攀 搀漀 瀀愀猀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 洀椀最爀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䄀挀爀攀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀攀 焀甀攀洀 昀椀挀漀甀 攀洀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀 瀀氀愀渀琀漀甀 挀愀昀Ⰰ 愀爀爀漀稀 攀 昀攀椀樀漀Ⰰ 攀 昀漀椀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀 焀甀攀 漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 挀漀洀攀漀甀 愀 挀爀攀猀挀攀爀⸀  Não é aceitável que um povo que contribuiu consideravelmente com o crescimento econômico e cultural de uma cidade seja simplesmente esquecido pelos meios de comunicação. O jornalismo tem o poder de eternizar a história e fazer com as pessoas a conheçam. Informar é papel do jornalista, principalmente quando a informação é carregada de valor noticiável. Até 1830, todavia, o ato de narrar os acontecimentos era priorizado em detrimento do noticiar. Segundo o pesquisador da história da imprensa Michael Schudson (2010), os repórteres se preocupavam mais em escrever um texto semelhante ao literário do que em noticiar os fatos com critérios jornalísticos.਀一漀 昀椀渀愀氀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 吀栀攀 一攀眀 夀漀爀欀 吀椀洀攀猀 挀漀洀攀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 瀀爀漀搀甀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 漀戀樀攀琀椀瘀愀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀  洀攀氀栀漀爀 搀漀 焀甀攀 渀愀爀爀愀爀⸀ 䄀 挀爀攀渀愀 攀爀愀 搀攀 猀攀瀀愀爀愀爀 漀猀 昀愀琀漀猀 搀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀氀攀猀 渀漀 猀攀爀椀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀挀氀愀爀愀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 洀愀猀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 洀甀渀搀漀⸀ 준 愀瀀攀渀愀猀 渀漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 搀愀猀 最甀攀爀爀愀猀 洀甀渀搀椀愀椀猀 搀漀 猀挀甀氀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 焀甀攀 漀 椀搀攀愀氀 搀攀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瘀愀椀 猀攀渀搀漀 搀攀爀爀甀戀愀搀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 瘀椀猀漀 爀漀洀渀琀椀挀愀 搀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀椀猀洀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 猀攀瀀愀爀愀爀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 一愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀攀琀愀搀攀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀Ⰰ 愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀漀 猀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 愀猀 猀攀氀攀攀猀 攀 愀猀 攀搀椀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 䨀漀猀攀渀椀氀搀漀 䜀甀攀爀爀愀 ⠀㈀  ㌀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀Ⰰ 琀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 焀甀攀 漀 椀搀攀愀氀 搀攀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀椀愀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 猀攀洀 挀漀渀挀攀猀猀攀猀 攀 搀椀猀瀀甀琀愀猀 挀漀洀 愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ O silenciamento da história dos pomeranos em Rondônia revela um jornalismo deficitário que pouco sabe da relação do contemporâneo com o passado e como essa associação é importante para compreender os caminhos que se formaram ao longo dos anos para o desenvolvimento de Rondônia e até do Brasil. Além da importância histórica, a presença dos pomeranos atualmente em Espigão do Oeste é extremamente relevante para o município. Duas grandes festas são realizadas pela comunidade pomerana, a “PomerFest" celebra as tradições e a culinária pomerana e já entrou para o calendário oficial do município. Cerca de 12 mil pessoas participam da festividade, algumas até de outros estados, que vão para Espigão do Oeste exclusivamente para o evento. A segunda festa é chamada “Festa da Linguiça”, em que o prato principal é a linguiça artesanal feita pelos pomeranos. ਀伀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 䨀漀爀最攀 䬀甀猀琀攀爀 䨀愀挀漀戀 氀愀渀漀甀 攀洀 ㈀ ㄀㄀ 漀 氀椀瘀爀漀 ∀䌀椀搀愀搀攀猀 䤀爀洀猀 倀漀洀攀爀愀渀愀猀㨀 嘀椀氀愀 倀愀瘀漀 ⠀䔀匀⤀ 攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀 ⠀刀伀⤀∀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀漀瘀漀 瀀漀洀攀爀愀渀漀Ⰰ 愀 瘀椀渀搀愀 搀攀氀攀猀 瀀愀爀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀椀最爀愀琀爀椀漀 搀攀氀攀猀 瀀攀氀漀 瀀愀猀⸀ 䄀 漀戀爀愀 搀攀 䨀愀挀漀戀 攀渀昀愀琀椀稀愀 愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀猀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀 渀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 嘀椀氀愀 倀愀瘀漀Ⰰ 渀漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀Ⰰ 攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀Ⰰ 攀洀 刀漀渀搀渀椀愀⸀ 䄀猀 搀甀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 愀搀漀琀愀爀愀洀 攀猀猀攀 琀琀甀氀漀 搀攀 䤀爀洀猀 倀漀洀攀爀愀渀愀猀 瀀攀氀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀挀攀渀搀攀渀琀攀猀 搀攀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀 攀 瀀攀氀漀 攀猀昀漀爀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 愀猀 琀爀愀搀椀攀猀⸀ 䔀猀猀愀 氀椀最愀漀 挀爀椀漀甀 甀洀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀Ⰰ 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀 搀愀 嘀椀氀愀 倀愀瘀漀 瘀椀猀椀琀愀爀愀洀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀 攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 䔀猀瀀椀最漀 瀀愀猀猀漀甀 愀氀最甀渀猀 搀椀愀猀 攀洀 嘀椀氀愀 倀愀瘀漀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Contar a história da comunidade pomerana de Espigão do Oeste foi um desafio. Foi preciso ir à campo, resgatar fatos históricos, conviver com os pomeranos, uma experiência de apuração em profundidade, como visa a reportagem. O aspecto social abordado é uma das especificidades da reportagem, com longas entrevistas realizadas com os personagens buscando absorver a maior quantidade de informação para conduzir processo de desenvolvimento do produto. A maioria das entrevistas foi gravada em áudio. Após elas serem gravadas, foram transcritas e em seguida partes especificamente selecionadas para retratar a realidade encontrada na comunidade foram aplicadas à narrativa jornalística.਀伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀甀爀最攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 栀漀樀攀 瘀椀渀挀甀氀愀搀愀猀 愀漀猀 最渀攀爀漀猀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀猀攀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀Ⰰ 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀 䴀攀氀漀 攀 䄀猀猀椀猀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀ 愀瀀漀渀琀愀洀 愀椀渀搀愀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀愀 猀攀最甀渀搀愀 洀攀琀愀搀攀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀Ⰰ 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀 漀甀 甀琀椀氀椀琀爀椀漀 攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀瘀攀爀猀椀漀渀愀氀 漀甀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 䴀攀搀椀渀愀 ⠀㈀  ㄀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 愀椀渀搀愀 渀漀 猀挀甀氀漀 堀嘀䤀䤀䤀Ⰰ 渀愀 䤀渀最氀愀琀攀爀爀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 匀愀洀甀攀氀 䈀甀挀欀攀氀攀礀 猀攀瀀愀爀漀甀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 䐀愀椀氀礀 䌀漀甀爀愀渀琀 攀洀 渀攀眀猀 ⠀渀漀琀挀椀愀猀⤀ 攀 挀漀洀洀攀渀琀猀 ⠀挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀⤀⸀ 一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀猀琀甀搀椀漀猀漀 愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 最渀攀爀漀猀 昀漀椀 漀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀漀 䰀甀椀稀 䈀攀氀琀爀漀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀甀琀漀爀 搀愀 爀攀愀㨀 䨀漀猀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀 䴀攀氀漀⸀ O jornalismo informativo seria aquele que traz informações não tão profundas, pressupondo objetividade, imparcialidade e neutralidade, com produções como nota, notícia e entrevista. O interpretativo, por sua vez, possui informações detalhadas, com diversas abordagens e fontes, através de reportagem – que aprofunda o fato e trabalha mais de uma vertente, identificando a influência social do fenômeno –, grande reportagem, dossiê e perfil. O jornalismo opinativo possui uma produção mais livre, normalmente feito por jornalistas mais experientes, especialistas, grupos ou leitores, na qual as concepções de mundo e juízos de valor são explicitadas por meio de artigo de opinião, editorial, crônica, resenha e charge (desenho crítico sobre algum fenômeno atual). O jornalismo utilitário auxilia nas decisões diárias, através de serviços como previsão do tempo, imposto de renda e situação do trânsito. O jornalismo diversional tem como principal função o lazer e a distração em uma associação do jornalismo com entretenimento.਀嘀椀瘀攀渀挀椀愀渀搀漀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䔀猀猀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀  攀瘀椀搀攀渀挀椀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 一愀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀洀漀猀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 焀甀攀 琀爀愀稀椀愀洀 愀氀最甀洀 爀攀氀愀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀椀最爀愀琀爀椀漀 搀漀猀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀⸀ 一漀猀 瀀漀甀挀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 攀洀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀爀琀椀最漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 猀 挀漀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䄀 樀甀渀漀 搀攀猀猀愀猀 搀甀愀猀 昀漀渀琀攀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀⸀ 伀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 䨀漀爀最攀 䬀甀猀琀攀爀 䨀愀挀漀戀 攀猀挀爀攀瘀攀甀 漀 氀椀瘀爀漀 䌀椀搀愀搀攀猀 䤀爀洀猀 倀漀洀攀爀愀渀愀猀㨀 嘀椀氀愀 倀愀瘀漀 ⠀䔀匀⤀ 攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀 ⠀刀伀⤀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀漀瘀漀 瀀漀洀攀爀愀渀漀Ⰰ 愀 瘀椀渀搀愀 搀攀氀攀猀 瀀愀爀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀椀最爀愀琀爀椀漀 搀攀氀攀猀 瀀攀氀漀 瀀愀猀⸀ 䄀 漀戀爀愀 搀攀 䨀愀挀漀戀 攀渀昀愀琀椀稀愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀猀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀 渀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 嘀椀氀愀 倀愀瘀漀 渀漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀 攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀 攀洀 刀漀渀搀渀椀愀⸀ De origem pomerana, Jorge Jacob é um dos poucos pesquisadores que se dedica a estudar as comunidades pomeranas, principalmente a de Espigão do Oeste. Morador de outro estado, entramos em contato com ele via e-mail. Utilizando esse acesso tecnológico, entrevistamos o pesquisador, que contribuiu com seu conhecimento sobre a comunidade pomerana de Espigão do Oeste, adquirido durante longos períodos de acompanhamento em campo e pesquisas históricas. Além do e-mail, o telefone também foi usado para manter contato com uma das fontes e entrevista-lá, como foi feito com o etnolinguista Ismael Tressman, que explicou sobre a língua pomerana, que pertence à família linguística Germânica Ocidental.਀        ऀ䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 甀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀爀愀洀 挀愀瀀琀甀爀愀搀愀猀 瀀漀爀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀 漀甀琀爀愀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 挀攀搀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 倀漀洀攀爀愀渀愀 搀攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀⸀ 䌀漀洀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 愀琀甀愀爀愀洀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀漀 甀洀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀  渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 漀 氀攀椀琀漀爀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 倀漀洀攀爀愀渀愀 搀攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀愀 瀀愀爀琀攀 栀椀猀琀爀椀挀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀挀愀渀攀愀搀愀猀 攀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 挀爀攀搀椀琀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀攀稀愀 愀 琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ A produção do texto da reportagem só foi feita depois que todos os dados, entrevistas e fotos foram coletados. Com todas as informações reunidas é possível estruturar a narrativa jornalística de forma mais coesa e clara facilitando a compreensão do leitor. Na reportagem em relato, foi usado título, linha fina, além de subtítulos que são característicos da reportagem. O discurso direto e indireto usado na narrativa foi conduzido por uma linguagem simples, clara e dinâmica. O texto foi submetido à revisão do professor da disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso, que assim assumiu a função de editor, cargo essencial nos grandes veículos de comunicação que produzem reportagens diariamente.਀ऀ䐀攀瀀漀椀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀漀 漀 琀攀砀琀漀 昀漀椀 搀攀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀猀愀瘀愀洀 漀 愀樀甀猀琀攀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 昀漀爀愀洀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 愀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀椀甀 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 瀀愀爀愀 爀攀瘀椀猀漀 攀 愀瀀爀漀瘀愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 攀搀椀琀漀爀⸀ 䄀瀀猀 猀攀爀 愀瀀爀漀瘀愀搀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀漀氀漀挀愀搀愀 愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 瀀愀爀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 渀漀 䨀漀爀渀愀氀 搀愀 唀渀椀爀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 昀漀椀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀 攀洀 琀爀猀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 甀猀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 倀甀戀氀椀猀栀攀爀 ㈀ ㄀㌀⸀ 一漀 最攀爀愀氀Ⰰ 猀攀椀猀 琀椀瀀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 攀 愀 挀漀爀  愀稀甀氀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀氀漀爀椀爀 猀甀愀瘀攀洀攀渀琀攀 愀猀 琀爀猀 挀漀氀甀渀愀猀 漀渀搀攀 漀猀 琀攀砀琀漀 昀漀椀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O processo produtivo da reportagem foi dividido em seis momentos. O primeiro consistiu em reunião de pauta, o segundo foi para fechamento do tema e entrega da pauta. Já o terceiro e quarto momento foram destinados para apuração da notícia. No quinto, todo o material reunido foi selecionado e a reportagem escrita. O sexto e último momento foi exclusivo para diagramação do produto.਀䄀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 猀漀戀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 攀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 琀爀漀挀愀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀 搀攀戀愀琀攀猀 搀漀猀 琀攀洀愀猀 猀甀最攀爀椀搀漀猀⸀ 䌀漀洀  漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 琀攀洀愀 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 攀 搀攀 最爀愀渀搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 渀漀 猀 瀀愀爀愀 嘀椀氀栀攀渀愀Ⰰ 洀愀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀 漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 焀甀攀 渀漀猀猀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  愀戀漀爀搀愀爀椀愀 愀 瘀椀搀愀 搀漀 瀀漀瘀漀 倀漀洀攀爀愀渀漀 攀洀 刀漀渀搀渀椀愀⸀ No segundo momento desse processo produtivo apuramos que uma quantidade significativa dos moradores do município de Espigão do Oeste é de origem pomerana, e que a cidade tem grande destaque dentro e fora do estado de Rondônia por conta dessa especificidade. Baseado nessa representatividade pomerana do município pouco explorada escolhemos a cidade como nosso campo de pesquisa e fizemos contato com os representantes do povo pomerano que podiam contribuir com a nossa reportagem. Com o auxílio deles foi possível elencar os pontos que seriam apurados para serem apresentados no produto final.਀倀愀爀愀 愀瀀甀爀愀漀 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 猀愀椀爀 搀攀 嘀椀氀栀攀渀愀 攀 瀀攀爀挀漀爀爀攀爀 洀愀椀猀 搀攀 ㈀㐀  焀甀椀氀洀攀琀爀漀猀 愀琀 挀栀攀最愀爀 愀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀⸀ 䘀椀稀攀洀漀猀 攀猀猀攀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 琀爀猀 瘀攀稀攀猀 愀琀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 愀 愀瀀甀爀愀漀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 椀搀愀 愀琀 愀 挀椀搀愀搀攀 昀漀椀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 漀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀⸀ 嘀椀猀椀琀愀洀漀猀 琀爀猀 瀀椀漀渀攀椀爀漀猀Ⰰ 漀甀瘀椀洀漀猀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 洀椀最爀愀漀 攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀猀琀愀氀愀漀 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀⸀ 䄀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 爀搀椀漀 焀甀攀  瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀漀洀攀爀愀渀愀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀漀猀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 猀漀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 攀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀猀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ Nada nessa primeira visita foi gravado, o objetivo era estreitar relação com a comunidade e vivenciar um pouco do cotidiano deles e conhecer suas histórias. Esse momento foi importante para selecionar os personagens e identificar os assuntos que seriam trabalhados na reportagem. Na segunda visita, entrevistamos os pioneiros da comunidade pomerana, os responsáveis pelo programa de rádio, o presidente da Associação Pomerana de Espigão do Oeste (Aspomer), além de conhecer um pouco sobre a culinária e as festas tradicionais.਀䐀甀爀愀渀琀攀 攀猀猀愀 瘀椀猀椀琀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀漀猀 搀攀 甀洀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 爀搀椀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ删愀椀稀攀猀 倀漀洀攀爀愀渀愀猀ᴀ†搀愀猀 㘀栀 猀 㠀栀Ⰰ 渀愀 爀搀椀漀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䔀猀瀀椀最漀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀漀洀椀渀最漀猀⸀ 伀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 伀爀氀愀渀搀漀 䈀漀爀挀栀愀爀搀琀Ⰰ 瘀攀椀漀 愀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 瘀椀瘀攀爀 搀愀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀漀 愀漀甀最甀攀椀爀漀Ⰰ 攀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀猀 琀爀愀搀椀攀猀 瀀漀洀攀爀愀渀愀猀 挀爀椀漀甀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 焀甀攀 伀爀氀愀渀搀漀 昀愀稀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 搀攀搀椀挀愀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 攀洀 瀀漀洀攀爀愀渀漀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 氀椀最愀洀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 愀漀 瘀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀愀氀愀洀 渀愀 氀渀最甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ Há seis anos, no último final de semana de julho, a comunidade se reúne numa festa chamada “PomerFest”. Em média, 12 mil pessoas participam do evento, inclusive visitantes de outras cidades e até de outros estados. Comidas e danças típicas são as atrações da festa. Nas apresentações de danças as mulheres usam lenço branco e os homens chapéu de feltro. Não foi possível participar dessa evento, por isso ouvimos os organizadores e as pessoas que participam, já que a festa é um dos principais meios de interação dos pomeranos com o restante dos moradores da cidade.਀ ऀ唀洀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 愀 挀甀氀椀渀爀椀愀⸀ 倀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 戀攀洀 漀猀 瀀爀愀琀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀漀猀 搀攀 甀洀 ∀䌀愀昀 搀愀 洀愀渀栀 瀀漀洀攀爀愀渀漀∀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 漀 ᰀ戠爀漀琀攀ᴀⰠ 甀洀 瀀漀 昀攀椀琀漀 搀攀 洀椀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 瘀椀爀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 椀渀最爀攀搀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 戀愀渀愀渀愀Ⰰ 戀愀琀愀琀愀ⴀ搀漀挀攀 漀甀 洀愀渀搀椀漀挀愀⸀ 伀 戀爀漀琀攀  瀀爀愀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 渀漀 挀愀昀 搀愀 洀愀渀栀 搀漀猀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀⸀ 䄀 氀椀渀最甀椀愀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀 昀攀椀琀愀 搀攀 挀愀爀渀攀 戀漀瘀椀渀愀 攀 猀甀渀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 渀漀 昀椀挀愀 搀攀 昀漀爀愀Ⰰ 攀氀愀  琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 挀甀氀椀渀爀椀愀 搀漀猀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 爀攀愀氀椀稀愀 栀 洀愀椀猀 搀攀 搀攀稀 愀渀漀猀 愀 ᠀䘠攀猀琀愀 搀愀 䰀椀渀最ﰀ椀愀ᤀ A terceira visita foi dedicada a ouvir o relato de pessoas que não são pomeranos, mas que de alguma maneira, ao longo do tempo, foram se envolvendo com a comunidade. Essas pessoas contribuíram com um olhar diferenciado, que os pomeranos não poderiam ter deles mesmos. Com isso, foi possível conhecer profundamente a relevância da comunidade pomerana e a inserção dela no município de Espigão do Oeste.਀䄀氀洀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀Ⰰ 洀愀渀琀椀瘀攀洀漀猀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 攀 攀猀挀爀椀琀漀爀 䨀漀爀最攀 䬀甀猀琀攀爀 䨀愀挀漀戀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 攀氀攀Ⰰ 㘀 ─ 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀 猀漀 搀攀猀挀攀渀搀攀渀琀攀猀 搀攀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀 焀甀攀 瘀椀攀爀愀洀 搀漀 䔀猀瀀椀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀 渀漀 昀椀洀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㘀 ⸀ 䨀漀爀最攀 䬀甀猀琀攀爀 氀愀渀漀甀 攀洀 ㈀ ㄀㄀ 漀 氀椀瘀爀漀 䌀椀搀愀搀攀猀 䤀爀洀猀 倀漀洀攀爀愀渀愀猀㨀 嘀椀氀愀 倀愀瘀漀 ⠀䔀匀⤀ 攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀漀瘀漀 瀀漀洀攀爀愀渀漀Ⰰ 愀 瘀椀渀搀愀 搀攀氀攀猀 瀀愀爀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀椀最爀愀琀爀椀漀 搀攀氀攀猀 瀀攀氀漀 瀀愀猀⸀ 䄀 漀戀爀愀 搀攀 䨀愀挀漀戀 攀渀昀愀琀椀稀愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀猀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀 渀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 嘀椀氀愀 倀愀瘀漀 渀漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀 攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀 攀洀 刀漀渀搀渀椀愀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 漀 攀猀挀爀椀琀漀爀Ⰰ 攀猀琀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 瀀漀洀攀爀愀渀漀猀⸀ 䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䨀漀爀最攀 䬀甀猀琀攀爀 䨀愀挀漀戀 琀爀漀甀砀攀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀愀搀漀猀 攀 爀攀猀瀀愀氀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀⸀ Em Espigão do Oeste, os pomeranos buscam manter viva a sua língua, por isso praticam entre eles e ensinam outros moradores da cidade a falar. Por conta disso, outro contato estabelecido foi com o etnolinguista Ismael Tressman, que explicou sobre a língua pomerana, que pertence à família linguística Germânica Ocidental e a subfamília Baixo-Saxão das Terras Baixas.਀ 一漀 焀甀椀渀琀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 爀攀甀渀椀洀漀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀愀搀漀猀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀Ⰰ 琀爀愀渀猀挀爀攀瘀攀洀漀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀洀 猀椀搀漀 最爀愀瘀愀搀愀猀 攀洀 甀搀椀漀 攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀漀猀 愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀⸀  䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀爀愀洀 昀漀琀漀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 琀椀爀愀搀愀猀 瀀漀爀 渀猀 搀甀爀愀渀琀攀  漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 攀 昀漀琀漀猀 挀攀搀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 倀漀洀攀爀愀渀愀 搀攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀⸀ 䌀漀洀攀愀洀漀猀 愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 漀猀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 䘀漀渀琀攀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䤀䈀䜀䔀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀渀猀甀氀琀愀搀愀猀 渀攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䘀漀椀 琀愀洀戀洀 渀攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀 焀甀攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀猀猀漀甀 瀀攀氀愀 爀攀瘀椀猀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀 搀攀瀀漀椀猀 猀攀爀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀漀  搀椀愀最爀愀洀愀漀⸀ Para a diagramação da reportagem, usamos o programa Publisher 2013. Foram usadas três páginas para os 6.343 caracteres, distribuídos em três colunas, na fonte Aparajita, tamanho 12,8, em cor azul escuro para dar um tom mais agradável. No título da reportagem, foi usada a Century Gothic, tamanho 22, em três colunas e duas linhas. Subtítulo em três colunas e uma linha, fonte Aparajita, tamanho 12. Quatro imagens para preencher o corpo da matéria, sendo uma no modo retrato, ocupando uma coluna, e três no modo paisagem, em duas colunas. Cada imagem com legenda em fonte Estrangelo Edessa, tamanho 10, cor preta. Para o cabeçalho, a numeração da página está em tamanho 11, na fonte Estrangelo Edessa. O nome do jornal foi feito com fonte SciFly, tamanho 20, seguido da logomarca da UNIR. Tudo na cor azul escuro.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀愀洀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 搀攀 爀攀瘀攀氀愀爀 愀 椀渀猀攀爀漀 搀漀 瀀漀瘀漀 瀀漀洀攀爀愀渀漀 攀洀 甀洀愀 爀攀最椀漀 搀漀 瀀愀猀 攀洀 焀甀攀 渀漀 漀挀漀爀爀椀愀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀椀最爀愀漀 愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 愀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 愀戀猀漀爀瘀攀爀愀洀 漀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 愀氀攀洀攀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 猀甀愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀⸀ 䌀漀洀 愀洀瀀氀愀 愀瀀甀爀愀漀 攀 愀渀氀椀猀攀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 搀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀漀瘀漀 瀀漀洀攀爀愀渀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀Ⰰ 樀漀最愀渀搀漀 甀洀愀 氀甀稀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 瀀愀猀猀愀搀漀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ A produção jornalística nos permitiu ainda vivenciar os costumes e tradições da comunidade pomerana nos fornecendo respaldo para a interpretação dos fatos relatados e construção da narrativa da reportagem. A representatividade dos Pomeranos em Espigão do Oeste foi evidenciada por meio de suas particularidades relatadas em cada entrevista. As tradições alemãs trazidas para o Brasil ao longo do tempo e inseridas na vida dos demais moradores de Espigão puderam ser retratadas e eternizadas jornalisticamente, sendo assim a reportagem um instrumento de informação e propagação dessa relação cultural.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䔀刀䈀伀䰀䄀吀伀Ⰰ 䴀爀椀漀⸀ 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 挀漀搀椀昀椀挀愀漀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ጀ†刀攀搀愀漀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀 攀 攀搀椀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 搀椀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䔀刀刀䄀Ⰰ 䨀漀猀攀渀椀氀搀漀⸀ 伀 渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 洀漀搀攀爀渀漀⸀ 唀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀 昀甀渀漀 攀 漀猀 甀猀漀猀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䤀渀㨀 䄀渀愀椀猀 搀漀 堀堀嘀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀䤀渀琀攀爀挀漀洀⤀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䄀䌀伀䈀Ⰰ 䨀漀爀最攀 䬀甀猀琀攀爀⸀ 䌀椀搀愀搀攀猀 椀爀洀猀 瀀漀洀攀爀愀渀愀猀㨀 嘀椀氀愀 倀愀瘀漀 ⠀䔀匀⤀ 攀 䔀猀瀀椀最漀 搀漀 伀攀猀琀攀 ⠀刀伀⤀⸀ 一漀瘀愀 嘀攀渀挀椀愀㨀 䜀爀昀椀挀愀 䌀椀挀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䨀漀爀最攀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀㨀 爀攀瀀攀渀猀愀渀搀漀 愀 焀甀攀猀琀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 匀礀洀瀀漀猀椀甀䴀Ⰰ 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀Ⰰ 愀渀漀 㔀Ⰰ 渀먀 ㄀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㔀ⴀ㔀㔀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀㬀 䄀匀匀䤀匀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀㨀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀琀爀椀漀⸀ 䤀渀琀攀爀挀漀洀 ጀ†刀䈀䌀䌀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀⸀ ㌀㤀Ⰰ 渀먀 ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㤀ⴀ㔀㘀Ⰰ 樀愀渀⸀⼀愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀唀䐀匀伀一Ⰰ 䴀椀挀栀愀攀氀⸀ 䐀攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀 愀 渀漀琀挀椀愀㨀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀漀挀椀愀氀 搀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 渀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀䨀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀