ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00290</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Blog Conexão Icsez</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Débora dos Santos Gomes (Universidade Federal do Amazonas); Gabriel Ferreira Fragata (Universidade Federal do Amazonas); Henry da Silva dos Santos (Universidade Federal do Amazonas); Luiz Eduardo Souza de Oliveira Júnior (Universidade Federal do Amazonas); Yandrei Souza Farias (Universidade Federal do Amazonas); Kethleen Guerreiro Rebêlo (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;blog, Conexão Icsez, internet, webjornalismo, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente artigo apresenta a experiência de desenvolvimento do blog Conexão Icsez por graduandos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins, durante a disciplina de Webjornalismo, ministrada pela professora Kethleen Guerreiro Rebêlo, no 6° período do curso. O conexão Icsez tem como intuito divulgar notícias da instituição e disseminar as publicações de trabalhos desenvolvidos pelos discentes. Com este propósito, o blog apresenta em suas produções jornalísticas, características específicas do webjornalismo vistas em sala de aula.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Percebe-se que para a ascensão dos meios de comunicação de massa como o rádio, a televisão e o impresso, foram necessários vários anos para que alcançassem usuários em todo o mundo, enquanto a internet teve em poucos anos um impulso maior. Vale ressaltar, que a internet foi criada no ano de 1969 a partir da criação da web (do inglês, rede), a princípio, os códigos eram utilizados apenas para a troca de informações entre militares. Já no ano de 1970, com o desenvolvimento do microprocessador, as pessoas encontravam um computador pessoal de maneira mais acessível, e dessa maneira a internet deixou de ser destinada exclusivamente para o uso militar e, passou a ser disponibilizada para universidades e instituições de pesquisa nos Estados Unidos. Contudo, mesmo com o computador pessoal, ainda não era possível "trafegar" pela rede, visto que, ainda não existia um sistema único de navegação, o pesquisador Guilherme Mattoso (2003) aponta que a criação do WWW (Word, Wide Web) realizada pelo engenheiro Tim Berners-Lee, trouxe maior flexibilidade aos usuários. Após a descoberta de Tim Berners-Lee, houve um crescimento exponencial no número de usuários na rede, uma vez que, a Internet transformou-se em um meio de comunicação bastante eficiente na troca de informações, encurtando assim, a distância entre os interlocutores de qualquer parte do mundo. Tal advento na sociedade, atraiu as empresas de comunicação, que vislumbraram na Internet uma nova forma de propagar os mais diversos conteúdos jornalísticos de maneira instantânea para uma grande massa e com baixos custos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog Conexão Icsez tem como objetivo, divulgar conteúdos informativos voltados ao curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e demais cursos pertencentes ao Icsez de forma interativa e acessível aos internautas. Visto que, não existe sites noticiosos da instituição, portanto o blog vai permitir que os acadêmicos acessem as notícias do instituto de maneira mais acessível, sem a necessidade de se dirigir até o campus. Vale ressaltar, que por ter sido criado na disciplina de Webjornalismo, o blog Conexão Icsez traz consigo o intuito de praticar o jornalismo visto em sala de aula dentro de um ambiente virtual. Como por exemplo o uso das técnicas de apuração, entrevista e fotojornalismo e posteriormente as características específicas do texto de web, pois entende-se que os internautas ao utilizam de sites, portais e blogs na internet não é o mesmo que acompanha as informações nos demais meios de comunicação como o rádio e a televisão. Além disso, o blog possui a disponibilização de crônicas, entrevistas perfis e indicações (filmes, músicas, documentários etc.) para que os usuários também mantenham contato não só com o gênero informativo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após uma pesquisa realizada por acadêmicos de Jornalismo, com a finalidade de investigar a produção jornalística local em websites, notou-se que grande parte dos veículos não atendiam aos requisitos básicos para a divulgação de conteúdo na web, uma vez que a produção limitava-se em apenas reproduzir aquilo que já estava no impresso. Tal resultado tornou-se decisivo para o desenvolvimento do blog Conexão Icsez. De acordo com Geraldes (2005, p.2), os blogs "[...] passaram a ser uma possibilidade de autonomia numa profissão minada por interesses empresariais ou a primeira experiência de jovens 'focas' que não conseguiram ingressar nas redações reduzidas." Dessa forma, o blog Conexão Icsez possibilitou aos acadêmicos a oportunidade de se produzir conteúdo jornalísticos de forma mais independente, como corrobora Orihuela (2007, p. 6). O blog é um meio a princípio pessoal (embora haja blogs em grupos), que funciona sem editores e sem prazos, sem fins lucrativos, e que é escrito, em geral, pelo prazer de compartilhar informações ou como veículo de expressão. Diante da "realidade jornalística", o blog possui uma resposta mais rápida, mais impressionista e mais pessoal do que os meios de comunicação tradicionais e, por sua vez, contribui para ampliar as fronteiras da realidade midiática. [...] a agenda pública já não é exclusivamente marcada pelos grandes meios de comunicação. Vale destacar que o Conexão Icsez é um blog pioneiro na instituição, visto que nenhuma turma havia desenvolvido um blog com o intuito de divulgar as notícias vinculadas a universidade e ao curso. Assim, além de ser relevante para a comunidade acadêmica, o Conexão Icsez traz oportunidade aos acadêmicos para exercitarem a prática jornalística em uma plataforma digital. Além da divulgação de conteúdos informativos referentes ao instituto, o Conexão Icsez também traz conteúdos interpretativos e opinativos aos internautas, como a produção de perfis de diferentes personalidades na cidade. Importante ressaltar os principais atributos do gênero perfil, podemos destacar: pleno destaque na pessoa, preocupando-se em desvendar a ideologia dos personagens, mesmo que esta esteja sendo encenada; e eliminação dos pressupostos do jornalismo meramente informativo, diminuindo a negação da subjetividade e o famoso foco no factual. (SILVA, 2009, p. 06) Dessa forma, o gênero perfil vem a acrescentar na produção jornalística presente no blog Conexão Icsez, no qual além de informar, também faz o leitor conhecer personalidades que de alguma forma marcaram a história do município. Além dos perfis o blog também disponibiliza aos internautas as crônicas, no qual são produzidas pelos acadêmicos de Jornalismo. A palavra crônica origina-se no grego chronos, que significa tempo. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001), a definição da palavra crônica se refere a (...) compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo, um texto literário breve, em geral narrativo, de trama quase sempre pouco definida e motivos, na maior parte, extraídos do cotidiano imediato, uma prosa ficcional, relato com personagens e circunstâncias alentadas, evoluindo com o tempo (...). Atualmente abrange um noticiário social e mundano. Originalmente a crônica limitava-se a relatos verídicos e nobres; entretanto, grandes escritores a partir do século XIX passam a cultivá-la, refletindo, com argúcia e oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc., do seu tempo em livros, jornais e folhetins. (HOUAISS; VILLAR, 2001, p. 877) Dessa forma, o blog Conexão Icsez proporciona aos usuários conteúdos diversos de informação e entretenimento, mas sempre utilizando em seus textos as características especificas do webjornalismo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento do blog Conexão Icsez foram utilizadas técnicas jornalísticas como produção, apuração, fotografia entre outras. Dessa forma, os conteúdos instruídos em sala de aula puderam ser aplicados no website. Portanto, não se pode escrever de qualquer forma em um ambiente virtual, pois se as técnicas não forem utilizadas, o website corre o risco de perder internautas e credibilidade, Cunha (2002) lembra que o discurso na comunicação digital deve ser disponibilizado de forma integrada: [...] entende que a novidade introduzida pela informática está justamente na possibilidade que ela abre de fundir num único meio e num único suporte todos os outros meios e de invocar todos os sentidos, pelos menos os mais desenvolvidos no homem. Mas ela o faz de uma forma integrada, de modo que textos escritos e oralizados, imagens fixas e em movimento, sons musicais ou ruídos, gestos, toques e toda sorte de respostas corporais se combinam para constituir uma modalidade discursiva única e holística. A informática nos impõe, portanto, o desafio de aprender a construir o pensamento e expressá-lo socialmente através de um conjunto integrado de meios, através de um discurso áudio-tátil-verbomoto- visual, sem hierarquias e sem a hegemonia de um código sobre os demais. (CUNHA, p. 141) É importante acrescentar, que além das técnicas jornalísticas utilizadas, os acadêmicos também produziram conteúdos com características próprias do webjornalismo, como hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, personalização, memória e atualização contínua. A hipertextualidade trata-se da utilização de hiperlinks para interconectar diferentes textos, dessa maneira, o usuário tem a possibilidade "navegar" em diferentes websites afim de se manter informado. Para Mattoso (2003, p.29), "essa seleção de hipervínculos acaba poupando o internauta de uma árdua busca por determinado assunto que, em muitos casos leva o leitor à deriva, sem conseguir encontrar com exatidão a informação que almeja". Enquanto isso, a interatividade de acordo com Bardoel e Deuze (2000) possui a capacidade de fazer com que o leitor/utente sinta-se mais diretamente parte do processo jornalístico. Ou seja, ao invés da informação ser unilateral como ocorre muitas vezes nos veículos de massa tradicional, os internautas podem participar das produções noticiosas com a utilização de comentários, troca de e-mails entre os desenvolvedores etc. Já a multimidialidade propõe a união de diferentes formatos característicos dos demais veículos como som, imagem e vídeo em um único produto jornalístico. Para Sbardelotto (2006), o recurso também é uma forma de interação com a notícia, dando ao internauta a impressão de que ele também produz conteúdos por causa de suas escolhas. Assim, é necessário o jornalista utilizar de forma criteriosa elementos de multimídia para compor a webnotícia. A personalização consiste na disponibilização de conteúdos de acordo com as preferências do internauta. [...] configurando páginas de acordo com seus interesses para a cada acesso obter informações atualizadas referentes aos temas previamente escolhidos; indicando preferências por hierarquia de dados, formatos de apresentação visual, cores, tipos e tamanhos de fontes; recebendo por e-mail notícias sobre assuntos anteriormente indicados como sendo de seu interesse. (RIBAS, 2004, p.5) Dessa forma, se o website atender as expectativas do usuário, maior será o número de acessos na página. É importante ressaltar que a personalização além de se referir na apresentação visual dos conteúdos disponibilizados na web, também se refere na própria escrita das matérias, daí a necessidade de se publicar produtos jornalísticos de maneira simples, coesa e direta. A memória refere-se ao acúmulo de informações dispostas nos websites, de forma a enriquecer a produção jornalística. [...] a memória representa muito mais do que o simples arquivo e é uma questão fundamental num jornalismo onde o espaço que a notícia ocupa não é um bem escasso. A possibilidade de ligar uma nova notícia aos seus antecedentes permite o enriquecimento do jornalismo graças à contextualização dos fenómenos. (CANAVILHAS, 2006, p.5). Assim, a memória mescla presente e passado, de forma a apresentar ao internauta maior cobertura de um fato. Todavia, é necessário estar atento quanto ao acúmulo de informações, pois o excesso pode trazer dificuldades na compreensão de uma determinada matéria. Por fim, a atualização contínua consiste em manter o website com informações atualizadas. Prado (2010) lembra que antigamente não era possível o público acompanhar as notícias de forma atualizada, mas com o advento da internet, o jornalismo pode modificar suas características No princípio, os jornais não tinham sua versão integral transposta; veiculavam pela Internet apenas o que consideravam as principais matérias, e ainda não atualizavam informações ao longo do dia, que é a definição maior do webjornalismo, ou seja, aquele que publica notícias em tempo real (PRADO, 2010, p. 31). Dessa maneira, as características apresentadas referentes ao texto de webjornalismo foram empregadas durante o desenvolvimento do blog Conexão Icsez, visto que possibilita maior exploração do espaço virtual. Quanto a plataforma escolhida para hospedar o Conexão Icsez, utilizou-se o wordpress, afinal, são várias as vantagens em se utilizar desta plataforma, como gratuidade, facilidade em se estruturar um site, infinidade de templates e plugins acessíveis ao desenvolvedor. Vale ressaltar que o processo de criação do Conexão Icsez, aconteceu em diferentes etapas, primeiramente teve a escolha das funções que a turma ficaria responsável, pois enquanto um grupo ficaria responsável em desenvolver o blog com a escolha de layouts, logomarca, fontes etc. Outro grupo ficaria responsável em pesquisar sobre aspectos relevantes referentes ao curso, como história, quadro de professores, disciplinas entre outras. Paralelamente, todos os discentes também ficaram responsáveis em produzir uma webnotícia, atendendo aos critérios brevemente vistos em sala de aula. Após este processo de criação do blog, também foi criado uma fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/conexãoicsez), com o intuito de divulgar o Conexão Icsez para o maior número de público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog Conexão Icsez está hospedado na plataforma wordpress e pode ser acessado pelo link https://conexaoicsez.wordpress.com/. O blog é atualizado frequentemente com conteúdo de autoria dos discentes do curso de Comunicação Social/Jornalismo e com notícias do site da Ufam. Atualmente, o layout do blog consiste em uma barra superior de menu, no qual se tem o acesso às principais categorias selecionadas pelos integrantes do grupo, como as abas: Home, Notícias, O curso, Perfil, Crônicas, Webjornalismo, Indicações, Galeria e Quem somos. Dentro da aba Home (também conhecida como homepage ou página inicial) está disponível o histórico do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia  Icsez da Ufam, campus Parintins, visto que, o blog se trata da veiculação de conteúdos informativos dos cursos da universidade. Dessa forma, faz-se necessário apresentar aos internautas um "cartão de visita" do instituto, com informações a respeito da história e estrutura do Icsez. Já na aba Notícias, o intuito principal é divulgar informações a respeito da Ufam, campus Parintins e Ufam, Manaus. Assim, os discentes têm a oportunidade de se manter atualizados sobre os fatos relevantes da universidade. Os conteúdos disponíveis foram realizados pelos acadêmicos do 6° período de Jornalismo. A aba O curso possui mais 3 subcategorias: Apresentação, Disciplinas e Corpo docente,neste menu encontra-se disponível informações acerca do curso de Comunicação Social/ Jornalismo. Aos usuários interessados, é possível acompanhar as mudanças ocorridas pelo curso, como por exemplo nas disciplinas ofertadas ou sobre a grade de professores que atuam no campus. Nas abas Perfil e Crônicas é possível acessar os trabalhos produzidos no curso de Jornalismo. Nesse sentido, o blog permite os acadêmicos terem a oportunidade de divulgar seus trabalhos em um ambiente virtual. Ao clicar na aba Webjornalismo, os internautas podem acompanhar sobre as características principais que envolvem a disciplina, portanto, é uma forma de manter os discentes informados sobre esse gênero do jornalismo que cada vez mais vem crescendo. Enquanto isso a aba Indicações, tem como intuito trazer indicações a respeito de filmes, músicas, documentários que se destacam no Brasil e no mundo. Dessa forma, é possível manter os internautas bem atualizados não só com informações do instituto, como também a respeito dos produtos da atualidade. A aba galeria apresenta fotos dos discentes responsáveis em manter o blog Conexão Icsez atualizado. E por fim, a aba Quem somos, no qual traz um breve resumo sobre o que se trata o blog. Além da barra superior, o blog também apresenta em suas funcionalidades a barra lateral direita, no qual se encontram os widgets, como o campo de pesquisa, calendário; links úteis e integração com as mídias sociais do Conexão Icsez. Vale ressaltar que os widgets são itens selecionados pelo administrador de um website que servem para facilitar o acesso de conteúdos relevantes para o internauta. Além dos conteúdos disponíveis no blog Conexão Icsez nota-se também que o layout do blog está de forma a atrair os internautas, com uma estrutura simples e adaptável. É importante ressaltar que o cabeçalho do blog foi produzido por um dos integrantes do grupo. Além disso, o blog foi desenvolvido em um design responsivo, no qual se adapta ao tamanho de qualquer tela, como smartphone, tablets, facilitando assim, a leitura dos internautas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O Conexão Icsez é um blog que surgiu pela necessidade em se criar uma plataforma digital para publicar os conteúdos noticiosos referentes a universidade, visto que a instituição não oferece nenhum website dessa natureza. O blog pretende ainda proporcionar aos internautas um contato maior com os demais gêneros jornalísticos que muitas vezes é esquecido pelos veículos de comunicação, como as entrevistas perfis e crônicas. Além disso, o desenvolvimento do blog Conexão Icsez permitiu aos integrantes do grupo vivenciar um pouco da rotina jornalística voltada ao meio digital. Dessa forma, os acadêmicos uniram as a teoria vista em sala de aula juntamente com a prática, afinal ao se utilizar de um website para publicar qualquer informação é necessário que se entenda quais são as características especificas do webjornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CANAVILHAS, João Manuel Messias. Do jornalismo online ao webjornalismo: formação para a mudança, 2006. Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-jornalismo-online-webjornalismo.pdf>. Acesso em: 05 de abr.2017.<br><br>BARDOEL, Jo & DEUZE, Mark. Network Journalism, 2000. <br><br>CUNHA, Mágda. Os blogs e a prática do jornalismo no Brasil: uma reflexão sobre os meios, as linguagens e a cultura. Revista PRISMA.COM, Centro de Estudo das Tecnologias e Ciências da Comunicação, n. 3, p. 130-147, 2006. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/625> Acesso em: 12 mar. 2017<br><br>GERALDES, Elen Cristina. A vocação política dos blogs de notícias: possibilidade de reconstituição da esfera pública, 2005. INTERCOM. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1981-1.pdf >. Acesso em: 01 de abr. 2017<br><br>HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.<br><br>MATTOSO, Guilherme de Queirós. Internet, jornalismo e weblogs: uma nova alternativa de informação, 2003. Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/mattoso-guilherme-webjornalismo.pdf>. Acesso em: 05 de abr.2017.<br><br>MOHERDAUI, Luciana. Em busca de um modelo de composição para os jornais digitais. In: Anais do II Simpósio Nacional da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura). São Paulo - SP, 2008. Disponível em:<http://www.cencib.org/simposioabciber/PDFs/CC/Luciana%20Moherdaui.pdf >. Acesso em: 05 de abr.2017.<br><br>MOURA, Leonardo de Souza. Como escrever na rede: manual de conteúdo e redação para Internet. Rio de Janeiro; Record, 2002.<br><br>ORIHUELA, José Luis. Blogs e blogosfera: o meio e a comunidade. In: ORDUÑA, Octavio. I. Rojas; ALONSO, Julio; ANTÚNEZ, José Luis; ORIHUELA, José Luis.<br><br>PALACIOS, Marcos. Mundo Digital. Faculdade de Comunicação  Universidade Federal da Bahia, 2005. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/jol/doc/2005_palacios_mundodigital.doc>. Acesso em: 05 de abr.2017.<br><br>PRADO, Magaly. Webjornalismo. São Paulo: LTC, 2010.<br><br>VARELA, Juan. BLOGS: revolucionando os meios de comunicação. São Paulo: Thomson Learning, 2007SBARDELOTTO, Moisés. Do papel aos bits - As alternativas do jornalismo independente contemporâneo, 2006. Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/sbardolotto-moises-do-papel-aos-bits.pdf>. Acesso em: 06 de abr.2017.<br><br>SILVA, Amanda Tenório Pontes da. O perfil jornalístico: possibilidades e enfrentamentos no jornalismo impresso brasileiro, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2009. Disponível em: Acesso em: 06 de abr.2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>