ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00299</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta de abertura da série "Uma história de conduta"</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ROSANGELA BRITO PEREIRA TELES (FACULDADE BOAS NOVAS); John Silva de Brito (FACULDADE BOAS NOVAS); Alan Rodrigues de Lima (FACULDADE BOAS NOVAS); Isabela Bastos Pio (FACULDADE BOAS NOVAS); Jaqueline Cabral Dias (FACULDADE BOAS NOVAS); Raphael Henrique Cortezão (FACULDADE BOAS NOVAS)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;ética, deontologia, minissérie, vinheta, audiovisual</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho refere-se à realização de uma vinheta, com 01 minuto e 07 segundos, da minissérie televisiva de ficção  Uma história de conduta , realizado na disciplina de Legislação e Ética em Jornalismo do curso de Comunicação Social da Faculdade Boas Novas, no formato de três episódios. A música do cantor Cazuza, interpretada pela banda Kid Abelha, aborda o tema Brasil e a letra se embasa a um protesto aos escândalos políticos, as desigualdades sociais e as injustiças. Traçam na história do Brasil, os períodos em que se apresentou mais rígida e os que permitiram maior autonomia jornalística ressaltando as formas de controle da informação e os fatores que contribuíram para essa prática. A relação com o conceito de comunicação pública, a visão ética e a análise com base nas técnicas jornalísticas se encontram presentes na obra.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Jornalismo tem como principal característica a velocidade de sua produção e enfrenta desafios no que tange a seu ethos de modo geral. Isso afeta o cumprimento do código deontológico para a profissão, afinal a notícia  o produto jornalístico constituído de maior valor simbólico  é um objeto de interesse público e universal, contudo se origina de contextos diferenciados. A moral e a ética são dois conceitos que possuem a mesma finalidade: auxiliar o indivíduo a distinguir o bem e o mal, o lícito e o ilícito, bem como a controlar o seu comportamento por meio de premissas que o levam a estar em harmonia com a sociedade e consigo mesmo. Contudo, as características particulares devem ser especificadas para, então, melhor entendermos o que é a deontologia. A moral define-se como um sistema de valores e princípios que orientam o comportamento dos indivíduos, com a finalidade de promover e manter a harmonia entre os membros de um grupo social, e conter e superar momentos de crise. De acordo com Vásquez (1915, p. 39),  a moral só pode surgir  e efetivamente surge  quando o homem supera a sua natureza puramente natural, instintiva, e possui já uma natureza social: isto é, quando já é membro de uma coletividade . No campo profissional, o que direciona o comportamento do indivíduo no sentido de fazer o bem, de acordo com os valores morais de sua sociedade, é a deontologia. Deontologia é a ética profissional. Ela  considera o aspecto moral do homem exercendo sua profissão. Essa parte da ética fixa-se especialmente o conteúdo e na honradez das atividades e trabalhos, comprometendo, desta forma, a própria profissão (BRAJNOVIC, 1978, p. 76) e ajuda a definir direitos e deveres dos jornalistas. A proposta deste trabalho é evidenciar situações profissionais relacionadas à conduta ética do jornalista que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho. A vinheta foi elaborada não só como mais um elemento, mas como elo de todo o conteúdo audiovisual produzido. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A finalidade principal da criação de Uma História de Conduta foi desenvolver uma minissérie televisiva que abordasse questões éticas no contexto do jornalismo. A ideia inicial mais importante do projeto foi a de que, qualquer que fosse o produto final, este, precisaria transmitir de forma prática algumas atitudes consideradas antiéticas. Partindo deste propósito inicial e norteador, tivemos como desafio: produzir três episódios de ficção televisiva seriada; criar um universo ficcional com locações, figurinos e maquiagem específicos; escrever um roteiro original; utilizar planos, trilha e montagem que aproximassem o espectador do que foi proposto. Um dos objetivos da produção da vinheta, conforme relatado acima, foi o de criar uma identidade harmônica entre os 03 episódios da minissérie  já que eles seriam exibidos separadamente. Outra intenção que pode ser destacada foi a de criar um elemento audiovisual (cenas do capítulo anterior) que funcionasse como abertura dos episódios, já antecipando ao telespectador o teor do conteúdo que estaria por vir. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A vinheta representa-se desde seu surgimento, como sendo uma das primeiras formas de programação visual que conhecemos. Animada ou não, ela gerou, através dos tempos, uma forma expressão mais voltadas ao uso e valorização da imagem, ao ser produzido a partir dos mais variados tipos de materiais tecnologias, além de diversos estilos de artes. O conceito vinheta é atualmente mais atribuído à forma eletrônica  sendo usada igualmente nas realizações impressas na abertura e passagens de programa de curta duração. Mas esse termo teve diversos significados através da História até chegar ao seu formato atual de vinheta eletrônica. Aznar (1997), apresenta uma genealogia, considerando-se, claro, esta expressão como uma metáfora de etimologia do termo vinheta: estabelece a origem ao ressaltar simbologia da uva, a sequência vinha vinheta. A videira era considerada sagrada em muitas culturas religiosas politeístas da Antiguidade, e sua menção é algo frequente nos textos ou estelas resgatadas de várias civilizações da antiguidade. A vinheta associou-se, como símbolo da videira, a uma certa comunhão com a simbologia do sagrado. Aznar afirma também que, para estudar o termo vinheta, podemos retroceder aos primórdios da história monoteísta da humanidade, quando encontrarmos a videira e a uva eram vistas como referência na condição de símbolos da vida, e o vinho, uma bebida sagrada tantos nos cultos pagãos quanto no cristianismo. Conforme vimos anteriormente, a vinheta é um elemento gráfico cuja função é a de adornar e enfeitar figuras já estabelecidas. À medida que a vinheta migrava de uma forma de arte para outra através dos tempos, desde as iluminuras e saltérios até a arquitetura e confecção de escudos e brasões, ela também mantinha a mesma função básica em todas as suas manifestações artísticas. Nos programas tele jornalísticos, a vinheta funciona como primeiro contato do público com a informação que virá a seguir.  A vinheta é a marca do telejornal, exercendo a função fática, chamando o telespectador para assistir ao programa. Normalmente é composta de imagem trabalhada com efeitos especiais e musica característica. Através da vinheta, tem-se uma primeira percepção do ethos discursivo estabelecido pelo telejornal . (BRAIGHI; DAVID-SILVA, 2014, p. 183) A todo momento, a vinheta marca a identidade do trabalho. Primeiro, a visual: a do projeto como um todo. Posteriormente, como elemento agregador de conhecimento. As imagens, som e a composição das camadas audiovisuais desenvolvem juntos a narrativa.  Pode-se entender a vinheta no cinema como uma espécie de embalagem do filme, um ornamento criado externamente e normalmente sem ligação direta ou explícita com o seu conteúdo. Entretanto, em alguns filmes, as cenas de abertura não só integram-se ao enredo e ao clima psicológico do filme, como também revelam-se altamente estéticas . (GUIMARÃES, 2004, p. 227) A vinheta foi produzida com o fim de um estudo de montagem desafiador, devido ao seu formato sintético de apresentação dos personagens da minissérie, preservando a imagem da bandeira e não revelando totalmente a história em si. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto teve por base a produção de uma vinheta para a abertura da minissérie televisiva  Uma história de conduta . O intuito foi de reportar aos telespectadores situações do cotidiano do jornalista que exigem decisões baseadas em princípios éticos. Com este objetivo, optou-se em dividir a minissérie em três capítulos, utilizando um roteiro que suscita questões éticas por meio das escolhas profissionais das personagens envolvidas. Para intercalar os capítulos, foi criada a vinheta que tem como trilha sonora a música Brasil, de autoria do cantor Cazuza e interpretada pela banda Kid Abelha. O processo de elaboração da vinheta envolveu reunião de discussão do tema, pesquisa referente ao Código de Ética, elaboração do roteiro, seleção das cenas dos personagens, gravação, edição e finalização do material. Para produzir as imagens de apoio para a vinheta, contamos com a parceria da produtora Makro Vídeo e Som Manaus, que cedeu a sua sede para captação das imagens. No set, foram utilizados uma câmera digital (DSLR) Canon T3i, um cartão de memória SanDisk 32GB SDHC Extreme Pro Class 10, uma lente EF-S 18-135MM F/3.5-5.6 IS STM, duas baterias LP-E8, um tripé Greika WT3710, um microfone comum, iluminação de led para estúdio, travelling e estúdio para chroma key. Todo o conteúdo (vídeo e som) foram editados no software de edição Adobe Premiere CC versão 2014. A narrativa foi abordada tecnicamente de planos fechados e optamos por não fazer muito o uso de planos gerais nas cenas. Tendo como foco o tema abordado, esta vinheta permitiu maior conhecimento como a prática da produção e gravação para televisão. O trabalho propiciou a experiência de aprofundar o estudo do Código de Ética e vivenciar o processo de elaboração de conteúdo televisivo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para tirar a vinheta definitivamente dos papéis e das ideias, o grupo optou por pensar em uma abertura televisiva elaborada como uma junção da logo do projeto com o material baseado em pesquisas de temas relacionados à ética e deontologia do jornalismo brasileiro, tendo em vista que estes fundamentos teóricos são a base para o exercício prático e diário da profissão. O foco da minissérie foi demonstrar situações reais que podem acontecer com um jornalista em seu ambiente de trabalho e as possíveis consequências, de acordo com as escolhas éticas profissionais realizadas. Quando partimos para a vinheta, a primeira ideia que se teve, ao longo de todo o processo de desenvolvimento, foi a de trabalhar com uma espécie de junção da imagem da bandeira do país com as imagens de apresentação dos participantes da minissérie, contendo o nome de cada um. Com o intuito de promover o amplo conhecimento sobre o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a minissérie, que possui sete personagens, apresenta o cenário de uma redação de um jornal televisivo, suas características e possíveis questões éticas que podem surgir a partir das matérias produzidas. O roteiro foi da vinheta foi escrito e decupado por toda a equipe. Definimos que o ambiente para captação de imagens devia representar o mundo de uma redação jornalística, quais lugares poderiam ser locações interessantes para criar o universo da série. Chegou-se à conclusão de que uma produtora com escritório e estúdio se adequava melhor à construção da narrativa. Pela questão da facilidade de um dos integrantes da equipe trabalhar em uma locação do jeito que fora pensado, decidiu-se fazer as gravações na Makro Vídeo e Som em Manaus, localizada no conjunto Vieiralves. Iniciou-se logo após o processo de construção dos personagens e a definição de quem iria interpretá-los. Cada personagem da série ganhou uma ficha com características de personalidade, sugestões de figurinos, cabelo e maquiagem. Todos os figurinos foram do próprio acervo pessoal dos acadêmicos e a maquiagem ficou por conta da maquiadora Elianne Coelho. Na fase de pré-produção buscamos contar com o exercício de logística para conciliar a disponibilidade do elenco e os dias cedidos para filmagem na locação. Ao todo, foram três dias de gravações, que foram intensamente aproveitados, devido ao pouco tempo disponível de todos os participantes e o trabalho prévio de produção permitiu que tudo no set fluísse de forma tranquila. Com as filmagens finalizadas, o grupo realizou a edição do produto. O primeiro ponto que levamos em consideração foi a decupagem das cenas, para que não ultrapassasse um tempo limite e casasse com o tempo do trecho escolhido da música. Por isso, a decisão de sempre no final de cada episódio, finalizar com uma cena que deixasse expectativa e logo em seguidas as cenas do próximo capítulo. Pesquisamos por diversas vezes uma música que retratasse a abertura da série e optamos pela música Brasil (Cazuza) interpretada pela banda Kid Abelha. Decidido isso, pesquisamos na biblioteca de áudio do YouTube, plataforma que libera o uso gratuito de trilhas e efeitos, o áudio que melhor se encaixava com a narrativa. O produto final passou por ajustes em todas as cenas como cortes para alterar a velocidade de algumas, trazendo uma dinâmica para essas escolhidas. O filtro Old Classic foi aplicado em todo o produto, assim como as alterações do brilho e saturação, com a finalidade de se alcançar a paleta de cor da fotografia e dar a série tons mais quentes dos quais foram de fato gravados. A montagem e edição gerou um produto total de 01 minuto e 07 segundos, com quadros de 1920x1080, sendo 1920 pixels de largura e 1080 pixels de altura, com 29 quadros por segundo, resultando em um total de 39,3 MB quando em formato MP4. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A ética profissional do jornalista brasileiro, regida pelo código de ética, é um assunto de extrema importância e precisa ser amplamente discutido no ambiente acadêmico, para contribuir com a formação de futuros jornalistas. O compromisso com a ética é uma escolha individual, entretanto, possui consequências coletivas e que podem beneficiar ou prejudicar o processo de transmissão de informações à sociedade. A comunicação baseada na busca pela verdade é o que torna o jornalismo uma profissão com função social e de extrema relevância. Dentro do prazo de um mês conseguimos nos basear nos textos que estudamos em sala de aula e na narrativa que escolhemos, para criar um universo ficcional plausível e com a finalidade de despertar a curiosidade do espectador. Pode-se afirmar que os objetivos foram atingidos, pois saímos em busca de produzir três episódios completos de uma minissérie televisiva de ficção e uma vinheta de abertura. Na parte prática, a equipe pode trabalhar habilidades nas áreas como roteirização, produção executiva, logística, filmagem, edição e finalização. Por fim, acreditamos que desenvolver e produzir a vinheta de abertura da minissérie  Uma História de Conduta no contexto da disciplina, possibilitou a equipe uma experiência de crescimento pessoal, profissional e a reflexão sobre todos os conhecimentos obtidos em sala de aula na matéria de Legislação e Ética em Jornalismo, buscando abordar uma questão relevante para profissionais da área. A ética, especialmente relacionada à comunicação, é um tema de grande contribuição para a cidadania. É dever do jornalista construir e transmitir notícias de forma clara e verídica, baseando suas decisões profissionais no código de ética, buscando o interesse público como prioridade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AZNAR, SIDNEY CALRLOS. Vinheta do pergaminho ao vídeo. São Paulo: Editora: Arte & Ciências  UNIMAR, 1997.<br><br>BRAIGHI, A. A.; DAVID-SILVA, G.. Vinhetas: a representação frenética do mundo e a identidade visual-discursiva dos telejornais. In: MENDES, Emília et al. Imagem e Discurso, Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013, p. 178-193<br><br>BRAJNOVIC, Luka. Deontologia periodista. 2ª edição ampliada e reestruturada. Pamplona: Ed. Universidad de Navarra, 1978<br><br>GUIMARÃES, D. A. D.. Poesia visual e movimento: da página impressa aos multimeios. Tese de Doutorado. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2004.<br><br>TUCHMAN, G. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, N (Org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1993.<br><br>VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Art Line, 1999.<br><br> </td></tr></table></body></html>