|
INSCRIÇÃO: | 00325 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT07 |
|
TÍTULO: | Liga da Pipoca |
|
AUTORES: | rafael melgueiro ramos (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS); João Lucas da Silva SANTOS (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS); João Paulo Alves da SILVA (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS); Iuri Antonio CORREA (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS); wallace Lira (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | embalagem, comunicação visual, estratégias, pipoca, |
|
RESUMO |
O presente trabalho foi desenvolvido em uma atividade do curso de Produção Publicitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, tomando como base a disciplina de Comunicação Visual, do primeiro semestre de 2016. A proposta seria elaborar uma embalagem de pipoca, através dos ensinamentos aprendidos durante o período, além de criar estratégias de venda que chamassem a atenção do público-alvo para que eles adquirissem o produto. Para a realização do trabalho tivemos como base o livro “A sintaxe da linguagem visual”. |
|
INTRODUÇÃO |
Embalagens são essenciais para o acondicionamento de toda forma de produto industrializado ou não. A grande maioria dos bens de consumo é vendida para atrair o consumidor, com o objetivo de conseguir manter a atenção do mesmo. É, portanto, essencial que através das embalagens os consumidores possam se sentir ligado e também fidelizados através de promoções ou outras atividades relacionadas ao produto. A embalagem acabou por se transformar em um dos fatores fundamentais na decisão de compra, bem como passou a influenciar significativamente na relação entre consumidor e marca.䄀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 瘀愀氀椀搀愀爀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 甀洀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀漀瘀愀漀Ⰰ 瀀爀攀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 氀攀瘀愀搀漀猀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀⸀ 吀漀搀漀猀 昀漀爀愀洀 愀瘀愀氀椀愀搀漀猀 攀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 戀漀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 瀀爀砀椀洀愀 愀漀 椀搀攀愀氀⸀
A partir dos resultados da pesquisa foi produzida uma embalagem leve, atrativa e divertida com grande poder de atração ao público-alvo, que são jovens de 12 a 26 anos. Desenrolou-se então o formato da embalagem, a viabilidade, a proposta do trabalho e principalmente o impacto ambiental, tendo em visto que a cidade de Manaus sofre com problemas relacionados ao excesso de lixo em suas ruas. |
|
OBJETIVO |
Com base na fala de Kotler (2003) que nos diz que hoje a arma decisiva no processo de compra é a criatividade, que a superioridade na mesmice passou a ser irrelevante no cenário das vendas, pensou-se no aspecto de tornar-se único no PDV. “O importante é a singularidade. (...) A singularidade exige o desenvolvimento de uma cultura que celebre a criatividade” (KOTLER, 2003, p.36). Assim, o trabalho foi desenvolvido para a matéria de Comunicação Visual com objetivo de originar uma embalagem de pipoca inspirado em histórias em quadrinhos, além da criação de várias estratégias de venda para cativar a atenção do público alvo com o intuito de adquirirem o produto. Para a realização do trabalho tivemos como base o livro “A sintaxe da linguagem visual”, além de influências de movimentos como o Pop Art e dos Mangás. |
|
JUSTIFICATIVA |
O conteúdo é fundamentalmente o que está sendo direta ou indiretamente expresso; é o caráter da informação, a mensagem. (DONDIS, p. 131)䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 甀洀愀 渀漀琀椀挀椀愀 瘀椀渀挀甀氀愀搀愀 攀洀 ㈀ 㔀 瀀攀氀漀 猀椀琀攀 䰀攀最椀漀 搀漀猀 䠀攀爀椀猀Ⰰ 漀渀搀攀 猀漀 氀椀猀琀愀搀漀猀 漀猀 猀甀瀀攀爀ⴀ栀攀爀椀猀 洀愀椀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 搀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 匀甀瀀攀爀洀愀渀 攀 䈀愀琀洀愀渀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 渀愀 氀椀猀琀愀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 䴀甀氀栀攀爀ⴀ䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀爀攀洀漀猀 昀愀稀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀 愀琀椀渀最椀猀猀攀 琀愀渀琀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 焀甀愀渀琀漀 漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䘀椀挀漀甀 搀攀挀椀搀椀搀漀 攀渀琀漀 甀猀愀爀 愀 氀椀最愀 搀愀 樀甀猀琀椀愀Ⰰ 渀漀洀攀 焀甀攀 洀甀渀搀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀⸀
Outro fato que nos fez optar por esse tema foi o crescente consumo relacionado a histórias em quadrinhos e o grande número de filmes e séries de televisão baseados no mesmo. Por fim, apoiamo-nos no fato de todos possuírem identidade secreta para a concepção do produto. 唀渀椀洀漀猀 攀猀猀攀猀 昀愀琀漀爀攀猀 挀漀洀 漀 渀漀猀猀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 搀椀洀椀渀甀椀爀 愀 瀀漀氀甀椀漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A mensagem e o método de expressá-la dependem grandemente da compreensão e da capacidade de usar as técnicas visuais, os instrumentos da composição visual. (DONDIS, p. 133)倀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 椀爀 愀氀洀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀猀 攀洀 氀椀瘀爀漀猀 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀渀琀漀 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 挀爀椀愀搀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 昀椀氀洀攀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 攀洀 琀爀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 䐀䌀 䌀漀洀椀挀猀㨀 䈀愀琀洀愀渀Ⰰ 匀甀瀀攀爀洀愀渀 攀 䴀甀氀栀攀爀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀⸀ 伀 搀攀猀椀最渀攀爀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 渀漀 䌀漀爀攀氀 䐀刀䄀圀 堀㜀Ⰰ 攀洀 瀀最椀渀愀猀 焀甀愀搀爀愀搀愀猀 搀攀 ㌀ 挀洀눀Ⰰ ㈀ 挀洀눀 攀 㔀 挀洀눀⸀ 䄀猀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 甀洀 焀甀愀搀爀愀搀漀 瀀攀爀昀攀椀琀漀 攀 搀攀瀀漀椀猀 攀渀爀漀氀愀搀漀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀攀 挀漀渀攀⸀ 䔀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 昀攀挀栀愀搀漀 洀漀猀琀爀愀猀猀攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 猀攀挀爀攀琀愀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 愀戀攀爀琀漀 爀攀瘀攀氀愀猀猀攀 漀 甀渀椀昀漀爀洀攀 搀攀 猀甀瀀攀爀ⴀ栀攀爀椀⸀
A embalagem pode ser impressa em cartão canelado, cartão sólido ou cartolina, que são capazes de suportar temperaturas altas e isolar o produto alimentar para a máxima retenção térmica. Esse tipo de embalagem pode ser utilizado de forma segura em fornos como micro-ondas fornecendo a máxima comodidade aos consumidores que podem reaquecer o produto na respectiva embalagem. Fabricada a partir de um recurso renovável, as embalagens de papel são uma alternativa ecológica às de poliestireno ou de plástico e mais aplicáveis na questão de ter um item colecionável. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Como já foi dito antes, a escolha do tema se deu devido ao aumento dos fãs de super-heróis, que ocorreu através dos filmes que estão sendo cada vez mais frequentes, chamando a atenção de um público novo, e agradando também aos que sempre acompanharam os personagens pelas histórias em quadrinhos. 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 渀漀洀攀 ᰀ䰠椀最愀 搀愀 倀椀瀀漀挀愀ᴀ†挀漀洀漀 甀洀愀 栀漀洀攀渀愀最攀洀 愀 昀愀洀漀猀愀 ᰀ䰠椀最愀 搀愀 䨀甀猀琀椀愀ᴀⰠ 搀愀 焀甀愀氀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀⸀ 䄀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 甀猀愀搀愀 渀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 昀漀椀 漀 倀漀瀀 䄀爀琀Ⰰ 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 漀 甀猀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 瘀椀瘀愀猀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 爀攀瀀攀琀椀爀 瘀爀椀愀猀 瘀攀稀攀猀 甀洀 洀攀猀洀漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ 伀 昀漀爀洀愀琀漀 搀愀 戀漀挀愀 甀猀愀搀漀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 戀愀猀攀愀搀漀 渀漀猀 䴀愀渀最猀 瀀攀氀漀 甀猀漀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 昀愀挀椀愀椀猀 攀砀愀最攀爀愀搀愀猀⸀
A inspiração que serviu como base para a criação foi a famosa cena do Superman rasgando a roupa. A partir disso, começamos a pensar nas estratégias de vendas. Usamos o slogan “Enfrentando a sua Fome” para que a partir do momento em que a pessoa comesse a pipoca, sua fome passasse. 匀攀最甀渀搀漀 䐀漀渀搀椀猀 ⠀㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㐀⤀ 䄀 挀漀爀 攀猀琀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 椀洀瀀爀攀最渀愀搀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀 甀洀愀 搀愀猀 洀愀椀猀 瀀攀渀攀琀爀愀渀琀攀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 琀漀搀漀猀 攀洀 挀漀洀甀洀⸀ 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀Ⰰ 瀀漀爀 琀愀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 瘀愀氀漀爀 椀渀攀猀琀椀洀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 渀攀猀猀攀 爀愀挀椀漀挀渀椀漀Ⰰ 䴀漀搀攀猀琀漀 䘀愀爀椀渀愀 搀椀猀猀攀㨀 焀甀愀渀搀漀 渀漀猀 搀攀瀀愀爀愀洀漀猀 挀漀洀 挀漀爀攀猀 ᰀ瀠漀猀椀琀椀瘀愀猀ᴀ†攀 戀攀洀 挀漀洀戀椀渀愀搀愀猀Ⰰ 爀攀愀最椀洀漀猀 昀愀瘀漀爀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 攀 渀漀猀 搀攀椀砀愀洀漀猀 氀攀瘀愀爀 瀀攀氀愀 愀琀爀愀漀 焀甀攀 攀氀愀猀 攀砀攀爀挀攀洀 猀漀戀爀攀 漀猀 渀漀猀猀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀⸀
Pensando nesse caminho, escolhemos além das cores que os personagens possuem em seus uniformes, usar o amarelo, pois ela é um estimulante de entusiasmo, alegria, e que combinada com outras cores passa credibilidade. Outro motivo que contou na escolha dessa cor é o fato de empresas que trabalham no ramo alimentício a usarem.伀猀 洀漀搀攀氀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 猀攀甀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 猀氀漀最愀渀猀⸀ 匀漀 攀氀攀猀㨀 䬀爀椀瀀琀漀瀀漀挀愀 ጀ†匀甀瀀攀爀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 䬀爀椀瀀琀漀渀椀愀渀漀猀Ⰰ 䈀愀琀瀀椀瀀漀挀愀 ጀ†倀愀爀愀 漀猀 愀瀀爀攀挀椀愀搀漀爀攀猀 搀愀 渀漀椀琀攀⸀⸀⸀ 䔀 搀漀 搀椀愀 攀 倀椀瀀漀挀愀 䴀愀爀愀瘀椀氀栀愀 ጀ†䄀洀愀稀漀渀愀℀ 䤀最甀愀氀 愀 瘀漀挀℀
|
|
CONSIDERAÇÕES |
As embalagens da Liga da Pipoca foram desenvolvidas para tentar se diferenciar das normalmente utilizadas e com um preço acessível. Foram desenvolvidos tamanhos específicos, com sabores e tamanhos adequados de acordo com o público consumidor.倀愀爀愀 愀最爀攀最愀爀 瘀愀氀漀爀 愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 倀漀瀀 䄀爀琀 攀 搀漀猀 䴀愀渀最猀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 瘀椀爀愀爀 甀洀 瀀猀琀攀爀 挀漀氀攀挀椀漀渀瘀攀氀 攀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 攀瘀椀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 瀀漀氀甀椀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⸀
O ato de desenvolver o projeto em sala de aula foi uma atividade que nos proporcionou trabalhar com teoria e prática concomitantemente, entendendo aspectos teóricos de recepção, elaboração do material de armazenagem, conceitos acerca das obrigatoriedades de uma embalagem alimentícia, de elaboração, desde o design gráfico até a produção.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 䄀 愀 娀㨀 㠀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 焀甀攀 琀漀搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀愀戀攀爀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䜀䤀쌀伀 䐀伀匀 䠀준刀伀䤀匀⸀ 伀猀 匀甀瀀攀爀ⴀ䠀爀漀椀猀 䴀愀椀猀 倀漀瀀甀氀愀爀攀猀 搀愀 䄀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀椀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀氀攀最椀愀漀搀漀猀栀攀爀漀椀猀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀氀椀猀琀愀⼀漀猀ⴀ ⴀ猀甀瀀攀爀ⴀ栀攀爀漀椀猀ⴀ洀愀椀猀ⴀ瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀ⴀ搀愀ⴀ愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀栀琀洀氀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀ 搀攀 䴀愀爀漀 搀攀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ 䐀漀渀椀猀 䄀⸀ 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 嘀椀猀甀愀氀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀ ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|