ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00337</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Identidade Visual do Canal Mundo Publicitário</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Alexandre Lúcio Fernandes (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Diógenes Queiroz Ribas (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Ivo Mateus Mugrabi Barros (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Mailson Lima Silva (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Willames José da Silva (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Adriana Zanki Cordenonsi (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Mauro César da Rocha Pompeo (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Flávio Pluhar Miyata (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Suéllen Lemos dos Santos (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Valéria Medina Vilaça (Faculdade Interamericana de Porto Velho)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Criação publicitária, Design gráfico, Identidade visual, Publicidade, Youtube</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Atualmente, um dos meios mais utilizados para adquirir conhecimento são os vídeos on-line. E o YouTube é uma plataforma muito acessada para buscar conhecimentos, visto que existem diversos canais que oferecem conteúdo informativo. Diante disso, como forma de integrar as disciplinas de: Criação Publicitária, Planejamento em Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual, Produção Gráfica e Redação Publicitária, foi criado o canal Mundo Publicitário, cuja finalidade era, em um enfoque amplo e geral, abordar temas relacionados a comunicação e publicidade. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo a criação de uma identidade visual para o canal. Baseado nos valores e conceitos almejados para esta plataforma digital de disseminação de conteúdo, a proposta de design gráfico foi desenvolvida para criar identificação com o público-alvo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o advento e a evolução da internet, o usuário comum passou a produzir e divulgar o seu próprio conteúdo. Atualmente, os conteúdos são criados e pensados para os meios digitais, visto que o acesso à internet, sobretudo por dispositivos móveis aumentou exponencialmente. A rotina digital tem transformado a vida dos brasileiros, pela praticidade e o acesso instantâneo que as ferramentas possibilitam a conteúdos de interesse. Um dos meios mais utilizados para adquirir conhecimento são os vídeos on-line, justamente por mesclar imagem e som, o que gera mais credibilidade ao que está sendo passado. E uma das plataformas muito utilizadas para compartilhar esse tipo de conteúdo é o YouTube. O canal "Mundo Publicitário" surgiu com o intuito de apresentar didaticamente, através de vídeos criativos e interessantes, as características e curiosidades do mercado publicitário, tornando-se um assim um espaço estratégico de divulgação do curso de Publicidade e Propaganda da UNIRON. Sendo assim, uma das etapas de criação do canal consistiu na elaboração de uma identidade visual, baseando-se nos valores e conceitos pretendidos para este novo meio de disseminação de conteúdo, visando a criação eficiente de um projeto gráfico que se associe bem ao público-alvo. Este trabalho reconstitui os passos utilizados para a criação desta identidade visual, que abrange a definição de elementos da marca, como: cores, símbolos, tipografia; além das aplicações da marca nos materiais do canal, como foto e capa de perfil e em um cartão de visita.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo Geral Planejar e desenvolver uma identidade visual para o canal Mundo Publicitário, então criado pela turma do 4º período de Publicidade da Faculdade Uniron do primeiro semestre de 2016. O presente projeto propõe-se a elaborar um projeto de design gráfico que esteja associado aos objetivos do canal, cuja função é abrigar vídeos produzidos por acadêmicos. A proposta é que o canal tenha uma identidade moderna, leve e singular, sem desviar do tema, agregando elementos que deixem claro o intuito do canal. A identidade visual foi pensada para transmitir a ideia de um espaço informativo, que aborde assuntos pertinentes à área acadêmica, da comunicação e da publicidade, destacando o dia-a-dia do publicitário. A intenção é estabelecer uma marca que tenha uma composição estilizada e limpa, com vários elementos que se relacionam à temática publicitária. Objetivos Específicos - Criar um logotipo para o canal; - Desenvolver layout de aplicação da marca no perfil do canal no Youtube; - Elaborar um modelo de cartão de visita.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente estudo integrou as disciplinas do 4° período do Curso de Comunicação Social  habilitação em Publicidade e Propaganda: Criação Publicitária, Planejamento em Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual, Produção Gráfica e Redação Publicitária. Em cada semestre é aplicado o projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas do período cursado, servindo como processo avaliativo, possibilitando aos alunos unir teoria e prática dos conteúdos estudados em sala de aula. A área da publicidade é bastante abrangente e permite inovar, criar e fazer com que sua criatividade influencie outras pessoas. O curso também permite o estudo e conhecimento de diversas outras áreas, como tecnologia, arte, antropologia, psicologia etc. Apesar do crescente aumento de pessoas interessadas na profissão, em Rondônia ainda há pouca procura pelo curso. A intenção com a criação do canal foi, além de atender os critérios avaliativos de cada disciplina, torná-lo um espaço estratégico para divulgar o curso de Publicidade e Propaganda aos estudantes do ensino médio, acadêmicos e profissionais da área afim, bem como o público em geral interessado neste assunto. O YouTube é uma plataforma de amplo acesso, ideal para compartilhamento de vídeos na internet com conteúdos interessantes e relevantes para a sociedade. Também é um dos meios mais fáceis e acessados por quem procura conhecimento de forma prática e rápida, pois vídeos on-line utilizam imagens e sons, o que gera mais credibilidade ao que está sendo passado. Segundo uma pesquisa (Video Viewers 2015) do Google Brasil em parceria com a Provokers, e Brand Building on Mobile, com a Research Reds, o YouTube é o site mais utilizado pelos brasileiros para assistir vídeos. A pesquisa aponta também que dentre 69% das pessoas que assistem vídeos na internet, 95% delas acessam o YouTube para tal fim. Também se tornou uma importante ferramenta de divulgação e ações de marketing. É a rede que mais cresce e ganha espaço entre os internautas, além de ser uma ferramenta gratuita. O visual é um elemento determinante para o entendimento de significados, tudo o que enxergamos pretender comunicar algo. As formas, as cores, a composição, formam um conjunto de elementos que unidos, disseminam informações. Tudo atua dentro de um contexto que liga emissor com destinatário. Joly (1996) destaca que a mensagem visual, compõe-se de elementos que, percebidos nesta troca, criam significação através deles e dos elementos que faltam. A mensagem está inserida em uma unidade de particularidades. O design gráfico, com seu amplo conjunto de teorias e técnicas, ajuda a dirigir o processo de entendimento das imagens visualizadas. Segundo Strunck, "a identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço" (2007, p.57). Ele ainda afirma que são quatro os elementos que compõe uma identidade visual: logotipo, o símbolo, cores e alfabeto (1991, p.16). O logotipo permite identificar uma empresa, produto ou serviço. É parte inerente da identidade visual, um agrupamento de elementos que sintetiza o conceito de uma marca. É importante que haja cuidados estéticos na sua criação, e que tenha originalidade, baseada em conceitos técnicos e mercadológicos, de maneira que sua ideia seja transpassada com eficiência e desperte o interesse para o público-alvo pretendido. "A escolha das fontes, das cores e demais elementos gráficos, transmite uma série de informações a respeito da empresa" (FIGUEIREDO, 2005, p. 44). O logotipo, desse modo, tem papel fundamental na identidade visual, tornando-se referência e representando os ideais do canal Mundo Publicitário, reafirmando não apenas seu significado, mas gerando lembrança no público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">4.1 Criação do Canal O projeto interdisciplinar consistiu em duas fases: a primeira voltada para a criação do canal e a segunda para a elaboração de identidade visual do mesmo. Na primeira fase, O grupo desenvolveu briefing inicial de criação do canal, onde situa a Faculdade Uniron como cliente, bem como o posicionamento e histórico do curso no mercado. Este documento agrupou a definição dos objetivos, análise de canais concorrentes que abordam a mesma temática, o ambiente digital sob a perspectiva potencial dos canais da Instituição e do curso de Publicidade e Propaganda, além de traçar o público-alvo pretendido pelo vídeo. O briefing do canal trouxe as estratégias quanto à divulgação e o tom da comunicação; e a direção necessária para a definição das características a serem exploradas pelo canal, bem como os temas possíveis de serem tratados dentro do ramo da publicidade. O passo seguinte foi a realização de pesquisa junto ao público. O relatório de pesquisa realizado com público que se interessa em assistir YouTube, com o objetivo de conhecer melhor o público-alvo, seus gostos e interesses, facilitando entender as características mais relevantes na hora de produzir o canal, bem como seu conteúdo e linguagem. A pesquisa identificou grande interesse em conteúdos com humor e entretenimento; o tema publicitário ganhou certo destaque. Muitos disseram que o conteúdo e a produção chamam a atenção. Embora não entendam tecnicamente da produção cinematográfica e publicitária, elas sabem identificar o que é bem feito, além de ficarem atentas ao conteúdo. Por fim, essas etapas consistiram no planejamento inicial que antecede a criação da identidade visual, pois tange a coleta do máximo de informações possíveis para fazer conhecer os conceitos empregados na criação do canal, o ambiente em que ele está inserido e o público potencial. Etapa essencial no processo, Lupetti (2010, p. 27) afirma que o planejamento  É um processo contínuo, organizado e sistemático, capaz de fornecer elementos de julgamento para o futuro, de forma a tomar decisões que minimizem riscos . Esses passos deram ao grupo os elementos necessários para a construção de um briefing para o logotipo do Mundo Publicitário, oferecendo os significados e valores por trás do canal, contribuindo na conceituação da marca e na construção de uma identidade alinhada aos objetivos pretendidos por este novo canal de relacionamento do curso de Publicidade e Propaganda da UNIRON. A definição de briefing deu início ao esboço de uma possível marca, a enumeração de elementos relacionados, como o estudo das cores e das formas, e de slogans potenciais. 4.2 Criação do Logotipo e Slogan Foi então feito a elaboração do briefing de criação para desenvolvimento do logotipo e identidade visual para o canal Mundo Publicitário, do curso de Publicidade e Propaganda da UNIRON. Com briefing de criação detalhado em mãos, a segunda fase consistiu no desenvolvimento da identidade visual do canal, com a conceituação e criação do logotipo e slogan. Conforme afirma Strunck,  Quando um nome ou ideia é sempre representado visualmente sob determinada forma, podemos dizer que ele tem uma identidade visual (2007, p. 57). Marca, segundo o livro ABC da ADG (1998, p. 71), é  Nome, símbolo gráfico, logotipo ou combinação desses elementos, utilizado para identificar produtos ou serviços de um fornecer/vendedor. Segundo Rabaça (apud FIGUEIREDO, 2005, p.44), Logotipo é  símbolo constituído por palavra ou grupo de letras, apresentado em desenho característico, destinado a funcionar como elemento de identidade visual de uma empresa, de uma instituição, de um produto etc . O logotipo então atua como a imagem do negócio, pois nele estarão agrupados todos os elementos que conduzam o público ao entendimento do conceito e significado da empresa, produto ou serviço. Ele vai sintetizar através dos seus traços, todo o significado de marca. O briefing reuniu todas as informações necessárias para a concepção de um conceito e um layout para o canal  Mundo Publicitário . Ele delimitou a abordagem do canal, com um enfoque amplo e geral, de temas relacionados a comunicação, marketing, publicidade e propaganda. Ele foi pensado para ser informativo, um canal que ofereça conteúdo criativo e com linguagem acessível e que faça um giro completo pela comunicação. Deste modo, a marca deveria conter uma união de elementos diretamente ligados a comunicação e publicidade, que passem a ideia de conjunto e de dimensão informativa sobre o tema, com produção exclusiva em uma plataforma audiovisual. A coesão foi um fator importante a ser inserido na sua composição, ao passo que todos os elementos unidos, formassem uma marca estilizada, relacionada visualmente a um mundo, com características moderna, descontraída, leve e singular. A criação seguiu os quatro princípios básicos do design: contraste, repetição, alinhamento e proximidade (WILLIANS, 1995). O uso de conceitos de design é o que confere unidade a uma determinada marca, de forma que seus elementos se complementam e criam combinações entre si, gerando harmonia e estética, uma aparência mais equilibrada, unificada e interessante. Sua composição seguiu ainda conceitos da psicologia da Gestalt, que traz-nos leis que conduzem a percepção humana das formas. A logo foi desenhada com base nessas leis, que contribuem para o entendimento das imagens e ideias pertinentes aos objetivos do canal. O slogan define o posicionamento de uma empresa, a imagem que a empresa deseja obter, a sua direção de marca, capaz de tornar única a empresa ou produto (FIGUEIREDO, 2005). Com base nisso, o slogan foi criado com um conceito de jovialidade, usando uma expressão moderna e compreensível a todos os públicos, sobretudo aos jovens, público-alvo do canal.  Um Giro pela Publicidade estabelece a mensagem de que os vídeos do canal farão um  passeio pelo assunto, abordando de maneira ampla e simples, mas com linguagem acessível os temas e conceitos da área de publicidade e propaganda. Além de que a palavra  giro , relaciona-se com mundo, um mundo que gira ao redor do universo publicitário. As cores escolhidas para a marca foram o preto e o laranja. De acordo com Dorino, Perez e Bastos (2006), o preto por representar força, elegância e modernidade. E o laranja por ser uma cor vibrante, não tão intensa, e que representa jovialidade, alegria e criatividade. As duas mescladas criam o contraste necessário para dar visibilidade à marca. Para a criação do projeto de identidade visual do canal Mundo Publicitária, foram utilizados softwares de editoração eletrônica. Para o tratamento de imagens foi utilizado o Photoshop, e para a manipulação dos arquivos vetoriais, o Illustrator (ambos softwares sob licença de uso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção da identidade visual do canal Mundo Publicitário foi realizada em fases. A primeira consistiu na pesquisa e coleta de materiais relacionados à área publicitária, como leitura de artigos e livros sobre publicidade, branding, identidade visual, livros sobre produção audiovisual e artigos sobre YouTube e vídeos-online. O intuito foi aprofundar no tema e identificar elementos que poderiam estar inseridas na conceituação e idealização da identidade visual de um canal para o YouTube com a temática publicitária. Seguido a isso, o grupo realizou estudo de marcas, fez visitas a canais no youtube, preferencialmente a canais com uma abordagem semelhante ao Mundo Publicitário, com temas semelhantes ou relacionados. Ainda nesta primeira fase, o grupo fez consulta aos conceitos do canal Mundo Publicitário e no conhecimento melhor sobre compartilhamento de vídeos on-line e do público-alvo. Para isso, o grupo consultou o briefing de criação do canal e a pesquisa realizada com público, de modo a identificar assertivamente os valores propostos na criação do Mundo Publicitário, e juntar o máximo de elementos possível para uma elaboração mais precisa da identidade visual do canal. A segunda fase foi a criação do briefing, documento que reúne todas as informações possíveis sobre o objetivo a ser feito, para orientar melhor a concepção de todo o projeto visual do produto. A terceira fase consistiu na criação propriamente dita da identidade visual, com esboço de traços e modelos de marcas adequadas ao direcionamento proporcionado pelo briefing. Seguindo os conceitos de originalidade, significado e lembrança, o passo a passo da criação contemplou reflexões sobre a forma da marca, o estilo tipográfico, a direção de arte envolvida e a escolha das cores. O objetivo central foi encontrar traços e ideias que inspirassem os conceitos identificados no briefing, para a formulação de uma marca que estivesse sensivelmente ligada a vários elementos relacionados ao mundo da publicidade. Nesta fase, buscou-se compreender o canal Mundo Publicitário, observando o alcance do seu significado como canal de vídeos on-line, possibilitando aliar a estética da identidade visual à sua proposta. Algumas questões foram levantadas para o desenvolvimento da identidade visual. Estes princípios orientaram a melhor concepção da marca. Foram considerados questionamentos sobre o conceito, a legibilidade, a personalidade, a contemporaneidade, a memorização e o uso. A resposta desses itens ajudou a definir um caminho, evitando interpretações subjetivas. A partir desta compreensão foi possível concluir o processo de criação da marca do Mundo Publicitário. Na marca gráfica do canal é possível identificar símbolos e ícones relacionados ao mundo da comunicação e da Publicidade. Os itens relacionados entre si estão agrupados e aproximados para dar a sensação de conjunto. Sua composição segue conceitos da psicologia da Gestalt. A lei da Proximidade, onde partes próximas e unidas são vistas como um grupo; o que facilita a percepção como um todo, sobretudo da ideia central da marca; Continuidade, elementos alinhados de forma harmônica. Os elementos estão conectados de tal maneira que eles parecem fluir para uma direção específica, de fácil compreensão. E a lei da pregnância, o princípio da simplificação natural da percepção. Segundo esta lei, a marca, quanto mais simples, mais facilmente será entendida. A organização da marca, no geral, foi feita de forma equilibrada e circular, para melhor assimilação da imagem, quanto à sua relação com a forma de globo, remetendo ao significado de mundo, e ao seu título. A assinatura do Canal é composta pelas letras que formam o título  Mundo Publicitário . Em suas letras foram acrescentados mão e símbolo de play (em cima da letra  O da palavra mundo , que transmite a ideia de uma plataforma audiovisual. A faixa sob a palavra  mundo , cria contraste, dando destaque à palavra  Publicitário , além de funcionar como um anúncio, uma peça publicitária, relacionando-se ao tema. Foi utilizada a fonte  Heavitas , dando-se destaque para a tipografia sans serif (sem serifa), por ser um tipo que permita dar maior legibilidade, ajudando na ampla leitura da marca. É uma fonte com peso Bold, para deixar o título forte e visível, bem destacado, e de fácil visualização, sobretudo nos tamanhos mais reduzidos. A definição do slogan (descrita no capítulo anterior) não foi dificultada, visto que o grupo tinha impressões consistentes do público-alvo pretendido par ao canal. Como o alvo eram adolescentes, o estudo sobre o slogan foi baseado em uma proposta que estivesse disposta a conceitos-chave de juventude, modernidade e algo leve, que transmitisse corretamente a proposta do canal. A escolha das cores foi pensada para dar o máximo de contraste possível, além claro de seguir critérios de significação que determinadas cores carregam. A escolha pelas cores laranja e preto chapadas não foi ocasional, pois as duas unidas tornam a marca Mundo Publicitário uma marca de peso, visível e destacada; e seus significados ficam alinhados à proposta de um canal sobre o tema publicidade. A fase final consistiu na criação do layout com aplicação da identidade visual nas demais peças do canal Mundo Publicitário. Essas peças restringiram-se ao espaço disponível para personalização no perfil do YouTube. Foram realizados aplicações da logo na capa do perfil, na foto de perfil e como assinatura gráfica nos vídeos. Uma peça impressa foi realizada com a intenção de divulgação do canal. O logotipo então foi aplicado em um cartão de visita dobrável, em que traz uma chamada para conhecer o canal, através de qr-code. Muito utilizados em ações de marketing, os qr-codes podem ser escaneados por aplicativos específicos instalados nos smartphones, que decodificam o código e redirecionam a um link contendo as informações extras. Nesse caso, o qr-code direcionava diretamente para o perfil do canal Mundo Publicitário no YouTube. Realizado todo o processo de criação e revisão da identidade visual, o projeto gráfico foi apresentado em seminário na sala de aula, aos professores orientadores para apreciação. A aprovação deu início ao último estágio do processo, que foi a publicação do canal e a personalização dos espaços do perfil. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O trabalho proporcionou aos alunos o desenvolvimento intelectual nas diversas áreas na atuação publicitária, sobretudo na concepção de projeto de design, dando vivência nas etapas necessárias para o desenvolvimento de marcas e seus conceitos. O processo de criação e desenvolvimento deste projeto possibilitou a imersão na prática dos conteúdos. Exercer a criatividade na elaboração da identidade visual do canal, logotipo, slogan, temas, conceitos, entre outros. A cada semana uma nova etapa foi sendo concluída. Todas as decisões eram tomadas em equipe onde todos poderiam dar sugestões e opinar, criando uma experiência de trabalho em grupo e vivência social. A elaboração de um projeto gráfico para um canal de vídeos na plataforma Youtube foi uma grande novidade para alguns alunos. Dimensionar as etapas de pesquisa e planejamento, bem como a construção de briefing e prototipação da marca, agregou aos alunos conhecimento específico sobre a publicidade e a importância do design para a construção de significados. A cada etapa foi possível revelar aos alunos um interesse de atuação nas diversas áreas exercidas da Publicidade e Propaganda, através da sua identificação pessoal com as funções delegadas, dando mais esclarecimento de possíveis nichos que foram abrangidos no desenvolvimento da identidade visual, mostrando em prática sua futura profissão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Como criar um canal no YouTube. CCM Brasil. Mar. 2016. Disponível em: http://br.ccm.net/faq/18630-como-criar-um-canal-no-youtube. Acesso em: 27 mar. 2016.<br><br>COUTINHO, Maria Laura. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/11_audiovisuais.pdf. Acesso em: 13 jun. 206<br><br>DANTAS, T. "Youtube"; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm. Acesso em 01 de maio de 2016<br><br>FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.<br><br>FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.<br><br>GOMES, Isabela Motta. Manual como elaborar um Plano de Marketing. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005.<br><br>JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996.<br><br>LÔBO, Mateus. Autoridade online: Por que criar um canal no YouTube. 10 set. 2014. Disponível em: http://marketingcomdigital.com.br/autoridade-online-criar-canal-youtube/. Acesso em: 27 mar. 2016<br><br>LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação organizacional: uma releitura da estrutura, enriquecida pelos modelos de análise de marketing. 2010. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-02082010-183222/. Acesso em: 09 jun. 2016.<br><br>Marcas investem 60% mais em vídeos do YouTube e veem audiência crescer 47%. Canaltech. 21 jul. 2015. Disponível em: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/youtube/marcas-investem-60-mais-em-videos-do-youtube-e-veem-audiencia-crescer-47-45547/. Acesso em: 27 mar. 2016.<br><br>MIRANDA, Sancler. Youtuber Destaque. 2014.<br><br>Pesquisa revela a intimidade dos brasileiros com o YouTube. Think with Google. Nov. 2015. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/articles/intimidade-dos-brasileiros-com-youtube.html. Acesso em: 27 mar. 2016.<br><br>PREDEBON, José (org.) Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Atlas, 2000.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2. ed. São Paulo: Campus, 2009.<br><br>STRUNCK, Gilberto Luiz. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. 3 ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.<br><br>WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas e planejamento visual. 8. ed. São Paulo: Callis, 1995.<br><br>VIANA, Yuri. Gestalt  Leis da Gestalt. Jan. 2009. Disponível em: https://psicologado.com/abordagens/humanismo/gestalt-leis-da-gestalt. Acesso em: 09 jun. 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>