INSCRIÇÃO: 00362
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: A bordo de um pesadelo – ditos e não ditos do maior naufrágio do Baixo Amazonas
 
AUTORES: Jakeline Soares de Souza (Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia); Hudson Roberto Beltrão Júnior (Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Almirante Sergimar, Livro- Reportagem, Naufrágio, Tragédia,
 
RESUMO
O livro-reportagem “A bordo de um pesadelo” é um projeto experimental produzido como Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A produção reconstitui o naufrágio do barco Almirante Sergimar através dos depoimentos dos sobreviventes e familiares das vítimas. O naufrágio que levou a óbito 17 pessoas, deixou 07 desaparecidos e 43 sobreviventes, foi considerado como o maior do baixo Amazonas.
 
INTRODUÇÃO
O estado do Amazonas se destaca por conter a maior quantidade de água doce do Brasil. Proveniente disso, o principal meio de transporte são os barcos. Todos os dias centenas de pessoas se deslocam de uma cidade para a outra utilizando este meio de locomoção.਀䔀洀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀Ⰰ 漀 洀愀椀猀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀 渀愀甀昀爀最椀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 搀椀愀 ㈀㤀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀  㔀 挀漀洀 漀 戀愀爀挀漀 洀漀琀漀爀 䄀氀洀椀爀愀渀琀攀 匀攀爀最椀洀愀爀Ⰰ 攀洀 昀爀攀渀琀攀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 倀愀爀愀渀 搀愀猀 䜀愀爀愀猀Ⰰ 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 唀爀甀挀甀爀椀琀甀戀愀 ጀ†䄀䴀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 爀攀氀愀琀爀椀漀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀愀 䴀愀爀椀渀栀愀Ⰰ 愀 琀爀愀最搀椀愀 氀攀瘀漀甀 愀 戀椀琀漀 ㄀㜀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀  㜀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 㐀㌀ 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀渀琀攀猀⸀  Existem informações sobre o naufrágio do Almirante Sergimar que ainda não foram divulgadas, a respectiva dúvida foi respondida no decorrer do livro “A bordo de um pesadelo”. Nele são evidenciados aspectos contraditórios sobre o acidente nunca divulgados por nenhum veículo de comunicação. Para uma abordagem mais aprofundada sobre a tragédia, sem utilizar de análise e sim reconstituição, a equipe escolheu o livro-reportagem para retratar o ocorrido.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 刀漀挀栀愀 攀 堀愀瘀椀攀爀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀ 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 洀愀椀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 琀攀砀琀漀⸀  ਀伀甀琀爀漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 愀搀漀琀愀搀漀 渀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  愀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 搀愀搀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀 搀攀 愀氀最漀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀 瀀愀爀愀 漀 洀戀椀琀漀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 漀甀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 漀甀 搀漀 愀戀猀琀爀愀琀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀挀爀攀琀漀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀猀 昀漀渀琀攀猀 猀攀樀愀洀 漀昀椀挀椀愀椀猀 漀甀 渀漀Ⰰ 漀甀 漀昀椀挀椀漀猀愀猀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 挀漀洀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 瀀漀搀攀洀 爀攀挀攀戀攀爀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 椀猀漀渀洀椀挀漀⸀ ⠀刀伀䌀䠀䄀 攀 堀䄀嘀䤀䔀刀Ⰰ 瀀⸀㄀㔀 Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀⸀  ਀伀 愀氀洀攀樀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀猀琀攀 氀椀瘀爀漀  愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 渀愀甀昀爀最椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最ⴀ氀愀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀爀猀攀猀 搀愀 琀爀愀最搀椀愀 挀漀渀瘀椀搀愀渀搀漀ⴀ漀猀 愀 琀漀洀愀爀攀洀 甀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 昀愀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 猀攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀㨀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 䰀椀瘀爀漀ⴀ刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 爀攀挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀漀 渀愀甀昀爀最椀漀 搀漀 戀愀爀挀漀 䄀氀洀椀爀愀渀琀攀 匀攀爀最椀洀愀爀Ⰰ 瀀爀砀椀洀漀 愀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 唀爀甀挀甀爀椀琀甀戀愀ⴀ䄀䴀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀渀琀攀猀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瘀攀爀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 渀愀甀昀爀最椀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀渀琀攀猀㬀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀愀爀椀渀琀椀渀攀渀猀攀 猀漀戀爀攀 漀 渀愀甀昀爀最椀漀㬀 爀攀挀甀瀀攀爀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 椀渀焀甀爀椀琀漀 瀀漀氀椀挀椀愀氀 攀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀愀 洀愀爀椀渀栀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 猀甀瀀漀爀琀攀 猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀渀琀椀搀愀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀㬀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 漀 洀漀琀椀瘀漀 搀漀 渀愀甀昀爀最椀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 猀漀戀爀攀 渀愀甀昀爀最椀漀猀 瀀愀爀琀椀甀 搀漀 洀椀猀琀爀椀漀 焀甀攀 攀氀攀猀 琀爀愀稀攀洀Ⰰ 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 攀氀攀猀 渀漀猀 昀愀稀攀洀 爀攀昀氀攀琀椀爀Ⰰ 搀漀猀 ᰀ搠椀琀漀猀 攀 渀漀 搀椀琀漀猀ᴀ†焀甀攀 攀氀攀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀洀⸀ 伀 渀愀甀昀爀最椀漀 搀漀 䄀氀洀椀爀愀渀琀攀 匀攀爀最椀洀愀爀Ⰰ 愀挀漀渀琀攀挀椀搀漀 攀洀 渀漀猀猀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀漀甀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ 䄀 椀渀焀甀椀攀琀愀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀 琀爀愀最搀椀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀漀甀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀⸀ Vale ressaltar, que até o momento não exstianenhum registro aprofundado sobre a temática. E por se tratar de um fato de grande marco na vida dos parintinenses, incluindo sobreviventes e parentes das vítimas, tivemos o interesse em reconstruir o ocorrido através de Livro- Reportagem, tendo em pauta um tema de suma relevância no baixo Amazonas.਀伀 愀氀洀攀樀愀搀漀 搀攀猀搀攀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 昀漀椀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀  搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 昀漀椀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀搀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 渀愀 瀀漀挀愀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 猀攀爀 攀砀攀爀挀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀漀渀瘀椀搀愀爀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀 琀漀洀愀爀攀洀 甀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 昀愀琀漀⸀    De acordo com Rudin (2008), o jornalismo tem como principal atividade, informar. Sejam assuntos do cotidiano ou grandes acontecimentos, a tarefa é apurar os diferentes relatos, avaliar uma versão coerente, concisa, e objetiva do que aconteceu.਀䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 搀攀 氀攀瘀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 漀 挀椀搀愀搀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 攀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀猀猀愀 瀀漀猀琀甀爀愀 昀爀攀渀琀攀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 爀攀愀昀椀爀洀愀渀搀漀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀愀 洀攀搀椀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 渀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀⸀ 一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀  愀挀攀爀挀愀 搀愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀 猀漀戀爀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 䄀瀀甀爀愀漀 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ Desse modo, também foram realizadas as leituras de livros-reportagens como forma defamiliarizar a linguagem abordada, tais como as demais características que o configuram. Além de recuperar as notícias que foram veiculadas pela imprensa parintinense na época do naufrágio atravésdos jornais impressos e as notícias via Web, sobre a tragédia ocorrida em 2005.਀一攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 琀椀瘀攀洀漀猀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 椀渀焀甀爀椀琀漀 瀀漀氀椀挀椀愀氀⸀ 䄀瀀猀 椀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀漀猀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀渀琀攀猀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 昀愀琀愀椀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 挀漀渀猀琀愀愀 氀椀猀琀愀 搀漀猀 瀀愀猀猀愀最攀椀爀漀猀 搀漀 戀愀爀挀漀 洀漀琀漀爀 䄀氀洀椀爀愀渀琀攀 匀攀爀最椀洀愀爀 挀漀洀 漀猀 攀渀搀攀爀攀漀猀 攀 琀攀氀攀昀漀渀攀猀⸀ 一攀猀琀愀 昀愀猀攀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 昀漀椀 瀀愀爀愀 洀愀爀挀愀爀洀漀猀 愀猀 搀愀琀愀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀渀琀攀挀攀搀渀挀椀愀 攀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀琀愀瘀愀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 洀攀砀攀洀 漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀⸀  ਀㐀⸀㈀ 倀爀漀搀甀漀 ਀一攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 瀀愀爀琀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 琀挀渀椀挀愀 甀猀愀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀戀椀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 愀 愀瀀甀爀愀漀⸀  倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 焀甀攀 昀愀氀愀爀 攀 挀漀洀漀 昀愀氀愀爀Ⰰ 椀猀猀漀 爀攀猀甀氀琀愀爀 渀漀 愀氀洀攀樀愀搀漀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀⸀   Nesse processo de apuração do livro-reportagem, a equipe começou a série de entrevistas com os sobreviventes e familiares das vítimas fatais que residem em Parintins-AM.਀ऀ䰀愀最攀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀ 愀瀀漀渀琀愀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 伀 洀琀漀搀漀 甀猀愀搀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀氀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 爀攀氀愀琀愀 愀氀最漀 焀甀攀 攀氀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀漀甀 漀甀 瀀爀攀猀攀渀挀椀漀甀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 甀猀愀搀愀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀愀氀漀最愀氀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 愀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 猀攀最甀爀愀渀愀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀  洀愀爀挀愀搀愀 挀漀洀 愀渀琀攀挀攀搀渀挀椀愀 攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀  挀漀渀琀爀漀氀愀搀漀⸀ Ainda colocando em evidência a entrevista na prática jornalista, a autora Cremilda Medina (2008, p. 8) contribui: ਀ A entrevista nas suas diferentes aplicações e uma técnica de interação social, interpretação informativa, quebrando assim isolamentos grupais, individuais e sociais; pode também servir à pluralização de vozes e à distribuição democrática da informação.਀ A princípio tivemos dificuldades de encontrar alguns entrevistados, pois muitos deles já não residem na cidade de Parintins, e outros não moram no mesmo endereço.Com isso, dos 67 envolvidos no naufrágio, foram encontrados 23 sobreviventes para entrevistar em Parintins, 03 endereços corretos de familiares de vítimas fatais, e 03 endereços de parentes dos desaparecidos. ਀嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 搀攀渀琀爀攀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 漀渀稀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 猀漀戀爀攀 愀 琀爀愀最搀椀愀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀漀猀 挀漀洀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀 漀 挀愀猀愀氀 嘀愀氀搀攀渀攀椀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀渀琀攀Ⰰ 攀 䨀漀猀 匀愀切搀攀 搀愀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀⸀  Ainda sobre os entrevistados, entramos também em contato com os jornalistas que fizeram parte do livro, para depoimento sobre a cobertura do naufrágio. Haja vista terem estado durante a busca dos corpos no local da tragédia. ਀䘀椀渀愀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀洀漀猀 挀攀爀挀愀 搀攀 搀甀愀猀 猀攀洀愀渀愀猀 渀愀猀 琀爀愀渀猀挀爀椀攀猀 搀愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀愀挀椀氀椀琀漀甀 戀愀猀琀愀渀琀攀 渀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀ Após isso, demos início a escrita do livro. Desse modo, decidimos escolher uma história principal (a de Val), para que as outras pudessem ser apresentadas durante esse relato. Como os outros personagens estavam no mesmo local que Val, nossa equipe interligou as histórias, para melhor compreensão do leitor, sem interferir na realidade dos fatos. Foi só para a questão de entendimento.਀伀甀琀爀愀 焀甀攀猀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀  漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 焀甀攀 搀攀洀漀猀 愀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 瀀愀爀椀渀琀椀渀攀渀猀攀 攀洀 ㈀  㔀⸀ 一漀猀猀愀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 瀀愀猀猀愀爀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 猀攀樀愀 攀氀攀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 漀甀 渀漀Ⰰ 漀 爀攀琀爀愀琀漀 搀愀 渀漀猀猀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 一漀 搀攀椀砀愀洀漀猀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 琀攀爀洀漀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀猀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀漀瘀漀Ⰰ 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀洀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 愀猀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 愀漀 氀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 渀漀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 甀猀ⴀ氀漀猀⸀  Na finalização da escrita, mais especificamente durante a produção do quarto capítulo, tiramos tempo para lermos o inquérito policial, com o relatório feito pela agencia fluvial de Parintins. No documento encontramos uma linguagem extremamente técnica, usada pela Marinha, relatando os depoimentos e como ocorreu o naufrágio. ਀㐀⸀㌀ 倀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀ऀ ਀䄀瀀猀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 搀甀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 挀栀攀最愀洀漀猀  昀愀猀攀 昀椀渀愀氀⸀ 준 挀栀攀最愀搀愀 愀 栀漀爀愀 搀愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 爀攀瘀椀猀攀猀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀攀 椀爀 瀀愀爀愀 愀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 愀猀 氀攀椀琀甀爀愀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀 攀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 琀愀渀琀漀 瀀漀爀 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 渀漀猀猀漀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 䠀甀搀猀漀渀 䈀攀氀琀爀漀⸀ 䄀瀀猀 愀猀 搀攀瘀椀搀愀猀 挀漀爀爀攀攀猀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀椀 攀渀瘀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 䜀爀昀椀挀愀 攀 䔀搀椀琀漀爀愀 䨀漀漀 堀堀䤀䤀䤀 攀洀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 ጀ䄠䴀⸀ A diagramação durou dois dias por conta do pouco tempo para a entrega. Essa etapa foi feita com muita dificuldade, pois para a diagramação de um livro, a editora precisava de pelo menos duas semanas para concluir o trabalho. ਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 ㄀㔀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 伀 琀愀洀愀渀栀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 䰀椀瘀爀漀ⴀ刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 昀漀椀 ㄀㐀砀㈀㄀挀洀 攀 瀀愀瀀攀氀 䘀漀氀攀洀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀最椀渀愀猀⸀ 䄀 昀漀渀琀攀 甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 昀漀椀 愀 倀愀氀愀琀椀渀漀 䰀椀渀漀琀礀瀀攀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀 ㄀㈀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀渀琀洀 猀攀爀椀昀愀 琀爀愀稀攀渀搀漀 洀攀氀栀漀爀 挀漀渀昀漀爀琀漀 瀀愀爀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀 攀猀瀀愀愀洀攀渀琀漀 ㄀⼀㔀⸀ 一愀 挀愀瀀愀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 琀琀甀氀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 愀 昀漀渀琀攀 吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀 攀洀 挀愀椀砀愀 愀氀琀愀 攀 椀琀氀椀挀漀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀Ⰰ 㐀  攀 㐀㔀 搀攀 挀漀爀 愀洀愀爀攀氀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀愀 挀漀爀 攀猀挀甀爀愀 搀漀 昀甀渀搀漀 搀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀⸀  Foram escolhidas fotos de alguns personagens para inserir nos anexos e apêndices do livro. O produto também contém imagens da embarcação, conseguidas por meio da internet. Na parte dos anexos também foram colocados a primeira página do inquérito e lista dos passageiros, e nos apêndices o documento de autorização de áudio e voz.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 昀漀椀 攀猀挀爀椀琀漀 攀洀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 搀漀 猀椀渀最甀氀愀爀⸀ 䔀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 攀渀琀爀愀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 漀甀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀氀最甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀 挀漀渀琀洀 ㄀   瀀最椀渀愀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 漀爀搀攀洀 挀爀漀渀漀氀最椀挀愀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀渀攀砀漀猀 攀 愀瀀渀搀椀挀攀猀⸀  O primeiro capítulo do livro se direciona a descrição do dia da viagem, a contextualização do local, e da família protagonista, e tem como ponto principal o naufrágio. O segundo capítulo relata com detalhes o resgate dos sobreviventes, feito pelo menos duas horas após o naufrágio. Neste capítulo, pode-se acompanhar a angústia sentida por essas pessoas a espera de um socorro, em meio à escuridão e agarradas aos destroços da embarcação espalhados pelo rio.਀ऀ匀攀最甀椀渀搀漀 愀 漀爀搀攀洀 挀爀漀渀漀氀最椀挀愀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀愀爀椀渀琀椀渀攀渀猀攀 渀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 琀爀愀最搀椀愀⸀ 伀 爀攀氀愀琀漀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 一攀甀搀猀漀渀 䌀漀爀爀愀 攀 䘀氀漀爀椀愀渀漀 䰀椀渀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 洀愀渀栀 搀漀 搀椀愀 ㌀  搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 渀漀琀椀挀椀愀爀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 瘀椀愀 爀搀椀漀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ऀ A conclusão do livro é feita por meio de depoimentos que se contradizem. Desse modo, no quarto capítulo, é descrita a versão do dono do barco Almirante Sergimar e de seus comandantes, assim como os responsáveis do barco empurrador Jean Filho LII. Isso tudo por meio dos documentos emitidos pela Marinha que comprovam o real motivo do naufrágio. Essas informações nunca foram divulgadas porque o inquérito foi concluído somente um ano depois do naufrágio, e disponibilizado somente para alguns sobreviventes e familiares, sem o conhecimento da imprensa local.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 椀渀琀攀渀漀 攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 䰀椀瘀爀漀ⴀ刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䄠 戀漀爀搀漀 搀攀 甀洀 瀀攀猀愀搀攀氀漀ᴀ†猀甀爀最椀甀 瀀攀氀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 栀愀瘀攀爀 最渀攀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 搀攀 最爀愀渀搀攀 渀漀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 爀攀最椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䌀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 昀漀爀愀洀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀  Para a produção deste trabalho, contamos com abordagens jornalísticas, por meio do embasamento teórico aplicado na apuração de informações, nas entrevistas e na produção geral. Também pelas leituras de livros-reportagens, nacionais e estrangeiros, para assim obter conhecimento sobre a linguagem usada no jornalismo literário. ਀ऀ伀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀爀愀洀 漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 渀愀甀昀爀最椀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀渀琀攀猀 攀 搀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀洀漀猀 愀 爀攀挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀愀 琀爀愀最搀椀愀⸀  Além de alcançarmos nosso objetivo, o de produzir um livro-reportagem para a reconstituição da tragédia, também realizamos os objetivos específicos. No livro verificamos as diferentes versões sobre o naufrágio.Também apresentamos a apuração da imprensa parintinense, que teve uma importante função nesse processo. Recuperamos as informações do inquérito policial e relatório da marinha, que deu suporte às informações contidas no livro.਀伀 愀氀洀攀樀愀搀漀 搀攀猀搀攀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 昀愀猀攀猀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 昀漀椀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀  搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 昀漀椀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀搀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 渀愀 瀀漀挀愀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 猀攀爀 攀砀攀爀挀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀漀渀瘀椀搀愀爀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀 琀漀洀愀爀攀洀 甀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 昀愀琀漀⸀    Consideramos que a construção e realização deste projeto experimental nos concederam a oportunidade única de colocar em prática todo o conhecimento jornalístico adquirido durante o curso: desde a teoria, passando pelo Jornalismo Literário, até chegar ao dia a dia do profissional, no seu convívio com as fontes e imersão no trabalho de investigação.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䔀刀䈀伀䰀䄀吀伀Ⰰ 䴀愀爀椀漀 䰀⸀ 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 䌀漀搀椀昀椀挀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 㔀ꨀ 攀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䔀一刀伀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀搀攀氀洀漀⸀ 伀 猀攀最爀攀搀漀 搀愀 瀀椀爀洀椀搀攀 ጀ†瀀愀爀愀 甀洀愀 琀攀漀爀椀愀 洀愀爀砀椀猀琀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 吀挀栀㨀 ㄀㤀㠀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 猀攀洀 瀀愀最椀渀愀漀 渀漀 猀椀琀攀 眀眀眀⸀愀搀攀氀洀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀椀戀琀⼀琀㄀㤀㘀⸀栀琀洀Ⰰ 愀挀攀猀猀漀 攀洀 㜀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀  㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 攀氀愀戀漀爀愀爀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 㤀ꨀ䔀搀 ጀ†刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀椀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 伀 焀甀攀  氀椀瘀爀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀爀攀洀椀氀搀愀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㨀 漀 搀椀愀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 㔀攀搀 ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀匀匀䄀Ⰰ 䈀爀甀渀漀⸀ 䰀椀瘀爀漀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 漀爀椀最攀渀猀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀唀䐀䤀一Ⰰ 刀椀挀栀愀爀搀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 琀挀渀椀挀愀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 刀漀挀愀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䌀䠀䄀Ⰰ 倀愀甀氀愀 䴀攀氀愀渀椀㬀 堀䄀嘀䤀䔀刀Ⰰ 䌀椀渀琀椀愀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 猀甀愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 刀甀洀漀爀攀猀Ⰰ 渀切洀攀爀漀 ㄀㐀Ⰰ 瘀漀氀甀洀攀 㜀Ⰰ 樀甀氀栀漀ⴀ搀攀稀攀洀戀爀漀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀爀甀洀漀爀攀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀䘀椀攀氀攀⼀㘀㤀㐀㌀㐀⼀㜀㈀ ㄀㐀  䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㘀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 猀 ㈀㄀栀㐀㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀