ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00368</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Eduardo e Mônica: a fotonovela na era da convergência tecnológica</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;JULIANO PIRES SANTIAGO (Devry Martha Falcão); DINAH JOELLY BATISTA DOS SANTOS (Devry Martha Falcão); CARLOS FABIO MORAIS GUIMARÃES (Devry Martha Falcão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Fotonovela, Convergência midiática, ambiente digital, redes sociais</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para muitos, fotonovela é coisa do passado. Esse tipo de lazer impresso perdeu o valor diante da era digital, pois por meio dos novos formatos de mídia encontra-se mais dinamismo. Entretanto, em tempos de inovação e tecnologia tudo pode ser convergido, inclusive a fotonovela. É para mostrar isso que  Eduardo e Mônica: a fotonovela na era da convergência tecnológica foi produzida. O projeto se trata de uma fotonovela realizada para ser compartilhada no ambiente digital. O trabalho apresenta a essência de fotonovela, através da trama representada por fotos e narrativas, mas agora de maneira engajada a rede de computadores, o que possibilita ainda mais a viralização do produto por meio da facilidade de propagação através das redes sociais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As fotonovelas já foram fenômenos de vendas no Brasil. Composta por narrativa mista de texto e imagens fotográficas as fotonovelas eram publicadas livretos, jornais e, principalmente, em revistas, alcançando grande sucesso na década 70 do século passado, quando começou a perder terreno para as telenovelas. Podemos afirmar que o sucesso da fotonovela pode ser baseado no avanço da tecnologia aliada aos meios de comunicação. Viu-se na imprensa, com os romances, na popularização do cinema, com o surgimento do rádio, com o uso das fotografias e alcançando o auge com a utilização do vídeo. Hoje, a sociedade vive a era digital. E tudo parece convergir para o ambiente em rede, para a Internet. A convergência dos meios, a cultura participativa é evidente na rede como preceitua Jenkys (2008), com as tecnologias antigas sendo incorporadas e transformadas por novas tecnologias e práticas culturais. Tomando como exemplo, atualmente, gostos, ideias e qualquer coisa pode ser compartilhada de forma fácil, rápida e dinâmica. As diversas ferramentas da internet, como facebook, watsapp e instagram, ultrapassa fronteiras, repassam textos, imagens, vídeos e músicas, em questões de segundos. Foi pensando nesse cenário, de internet  de interatividade  que buscamos resgatar a fotonovela. A produção de Eduardo e Mônica: a fotonovela na era da convergência tecnológica foi pensada e desenvolvida de forma diferente, dinâmica, acessível e adaptada à essa era digital. O trabalho é desenvolvido em imagens como uma fotonovela tradicional, mas formatado em vídeo, facilitando o acesso por meio de compartilhamento nas novas mídias. Eduardo e Mônica tem como base a música composta por Renato Russo e lançada em 1986, através do álbum Dois, do grupo Legião Urbana. A letra narra a história de amor entre duas pessoas muito diferentes, sendo composta por frases bem-humoradas e que descrevem as personagens ao mesmo tempo em que mostram a evolução de sua relação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do trabalho foi produzir uma fotonovela como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Atividade do Comunicador Social. Paralelo a produção do material, os objetivos específicos era que a turma iniciasse a leitura de autores que pudessem agregar conhecimentos que os instrumentos de comunicação não morrem, ou seja, eles se adequam a realidade vigente por meio das tecnologias. Contando com a elaboração de um vídeo, a partir das fotos e narrativa baseados na música Eduardo e Mônica, como fundamentais identificadores de uma fotonovela, o projeto mostra que fotonovelas podem não ser algo que necessariamente retomam o passado se transmitidas em tempos atuais de uma maneira ainda mais dinâmica, através do meio digital. Para isso, adaptamos a a estrutura que compõe a fotonovela e convergimos para a Internet em forma de montagem das fotos e vídeo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Imaginar os produtos comunicacionais através dos tempos e retomar a era dos nossos antepassados. Como esses produtos, considerados ultrapassados, mas que alcançavam uma grande audiência no passado, faziam sucesso? Com o declínio desses produtos, podemos considera-los fora do mercado? E com o advento da internet, podemos retomá-los visando alcançar novamente a boa audiência de antes? Esses são alguns questionamentos advindos na área da comunicação. Como objetos, considerados  retros ou extintos podem ser retomados no ambiente digital. De início, parece ser tarefa complexa, mas como a cultura de convergir tudo que existe para a rede, a ideia parece ser possível. No caso em questão  a fotonovela  que possuía um público cativo no passado, a ideia de dar uma nova roupagem ao produto é tentar resgatar a audiência de pessoas que tinham muito interesse nesse tipo de narrativa. Ao adquirirem os exemplares físicos dos periódicos, os consumidores acompanhavam a hora que quisessem as  estórias contidas nas fotonovelas. O meio de propagação atual nos dias atuais é o digital. A era digital trata-se de um novo ciclo na rotina e na cultura popular mundial. Então, para quem gosta de fotonovela e deseja resgatá-la no ambiente digital, como forma de retomá-la é um grande desafio aos que desejam apostar na ideia. Logo, faz-se necessário a produção desse trabalho no sentido de proporcionar ao simpatizante da fotonovela, o resgate desse tipo de narração em ambiente digital. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Método utilizado para a produção, inicialmente, foi bibliográfico. A partir da leitura principal da obra cultura da convergência de Henry Jenkys (2008) se pôde ampliar a ideia de convergir a fotonovela para o ambiente digital. Tal método, conforme Almeida (2014), objetiva conhecer e analisar as principais contribuições autorais existentes sobre um determinado assunto. Também é utilizado para a ampliação do grau de conhecimento em uma determinada área e para a busca pelo conhecimento disponível. Durante a pesquisa bibliográfica, também recorremos aos diversos sites, que discorrem informações e fornecem elementos para a composição da produção. Cenas foram separadas de acordo com a narrativa pesquisada da música e, logo em seguida, as fotografias, com base nas cenas elaboradas, foram feitas para a composição da exposição do trabalho. Depois foi adaptado o roteiro da canção às imagens trabalhadas para a formação e edição de um vídeo dinâmico. Tudo com base em conhecimentos e objetos desenvolvidos com o apoio de meios tecnológicos. Sobre as técnicas utilizadas na elaboração do produto, recorremos a de documentação, tendo o sentido de técnica de coleta, de organização e conservação de documentos, pois foram realizados registros de informações sobre fotonovelas, era digital e a música Eduardo e Mônica, que foram colocados em condições de análise pelos pesquisadores para, em seguida, serem desenvolvidos em conjunto, para a produção da fotonovela. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia foi pensada a partir do desafio da produção de uma fotonovela, proposto através da disciplina do primeiro período do curso de jornalismo - Atividade do Comunicador Social, da Faculdade Devry Martha Falcão (FMF), ministrada pelo professor mestre Carlos Fábio Morais Guimarães. Durante a divisão em grupos, nossa equipe definiu que ele se basearia em uma música conhecida, tendo sua letra como um pré-roteiro, mediante o pensamento de elaborar algo que fosse reconhecido pelos ouvintes e os fizessem lembrar da produção. O trabalho geraria assim, mais interação e identificação com esses receptores. A música definida para servir de base para a produção da fotonovela foi Eduardo e Mônica, por seu reconhecimento. Mediante a isso, com a orientação do professor da disciplina de fazer algo voltado a nova era, digital, surgiu por parte do grupo a ideia de elaborar a fotonovela em forma de vídeo, sendo esse formato mais acessível através das novas mídias. A ideia era resgatar a fotonovela e trazê-la para o ambiente digital. Não pensamos em produzir simplesmente para identificar as etapas e torná-la um produto ultrapassado. Pensamos justamente em aliar a tecnologia a composição de textos e imagens que fizeram desse produto, um dos mais consumidos em sua época. Pequenas buscas foram realizadas para a obtenção de informações a respeito da música, como história, letra da canção e seu tempo de duração nos sites Vagalume e YouTube, respectivamente. As cenas da produção foram separadas de acordo com os trechos da letra da música e os ambientes idealizados para se fazer os registros fotográficos. Após isso, foram captadas fotos de um casal com parentesco, que representou os personagens da música. As fotos foram compostas em diferentes espaços e ângulos, de forma estratégica, na casa de um dos integrantes do grupo produtor, por uma câmera digital 60D. As imagens foram adaptadas, na edição, em acordo com a história da música, a um modelo que faria referência às mídias, no programa Photoshop CS5 do sistema Adobe. Em seguida, a composição do vídeo foi realizada, com a conexão das imagens, transações e a música em destaque, no programa Sony Vegas 11. Além disso, outras pesquisas foram feitas na internet em busca de mais conhecimento referente a fotonovelas e a era digital, no Blog  As Fotonovelas e no site  MK2 , respectivamente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Em tempos de inovação tecnológica, interagir com qualquer coisa, inclusive com as ditas ultrapassadas se torna cada vez mais realizável, como nesse caso da mesclagem de fotonovela com comunicação digital. Tudo se readapta, tudo se recria. E quanto mais novas versões, maior variedade de produções e transmissões são possíveis à comunicação. Para nossa equipe, a ideia de convergir para o ambiente digital nos fez refletir sobre a obra e pensamento de Henry Jenkys, tão presente nos nossos dias, não somente neste caso específico que foi a fotonovela, mas em outros meios como o impresso, em se pensar em escritas cunhadas nas pedras existentes e, agora o tablet, ou se pensar na carta e, agora o WhatsApp.. Ficou para a equipe ao aprendizado que os produtos comunicacionais podem ser readaptados, alcançando públicos simpatizantes de épocas anteriores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALMEIDA, M. Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. 2 ed. São Paulo:Atlas, 2014. <br><br>As Fotonovelas. Histórico. Disponível em: http://asfotonovelas.blogspot.com.br/p/as-fotonovelas-uma-historia-de-ascensao.html (link), acesso em 09/11/16. <br><br>BALDASSO, Victor. Histórico sobre as fotonovelas. Disponível em: Acesso em: janeiro de 2017<br><br>JENKINS, H. Cultura da Convergência. Editora Aleph, 2008. <br><br>MKII Corporation. Você na era digital. Disponível em: http://www.mk2.com.br/mk2/voce-na-era-digital-os-desafios-da-revolucao-na-comunicacao.asp (link), acesso em 08/11/16. <br><br> </td></tr></table></body></html>