INSCRIÇÃO: 00387
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO07
 
TÍTULO: “Como vai você?”
 
AUTORES: Luan Correia Cunha Santos (Universidade Federal de Roraima); Jaqueline da Rocha Silva (Universidade Federal de Roraima); Luís Francisco Munaro (Universidade Federal de Roraima)
 
PALAVRAS-CHAVE: Ciberespaço, Jornalismo, Representação, Migrantes Digitais, Nativos Digitais
 
RESUMO
Baseado no princípio do jornalismo de contar histórias, este produto busca através das técnicas jornalísticas aplicadas ao ciberespaço, dar voz aos migrantes digitais, a fim de que suas narrativas causem impacto social. Alicerçado em referenciais teóricos da prática jornalística, a websérie "Como vai você?" trata de uma busca que vai além dos critérios de noticiabilidade comumente utilizados pela hardnews. Tem seu experimentalismo em tornar o jornalista mediador de uma aproximação contrastante entre as histórias, praticamente inexistentes nos meios de comunicação, e os nativos digitais, público alvo deste projeto.
 
INTRODUÇÃO
A junção entre o audiovisual e a internet revela-se um modo eficaz de representar histórias de uma geração para outra. A própria ascensão do Youtube e sua popularidade comprovam a preferência dos usuários da internet em acessar diversos tipos de conteúdo a partir dele. Tornando-se assim a plataforma ideal para lançar um projeto como o "Como Vai Você?". Este produto, por meio de um conjunto de entrevistas, constitui uma websérie, que visa dar espaço para que histórias de pessoas idosas que possuem a voz velada no jornalismo diário, compartilhem e impactem a sociedade, a fim de cumprir "[...] o objetivo de difundir conhecimentos e orientar a opinião pública, no sentido de promover o bem comum" (BELTRÃO, 1960, p. 62), no entanto com práticas diferentes das usuais e tendo como público alvo, os jovens. A emergência do Ciberespaço propiciou enormes mudanças nas formas de comunicar e também de exercer o jornalismo, potencializando a construção de pautas que antes se viam negligenciadas. De acordo com Pollyana Ferrari (2015), "O fazer jornalístico virou de cabeça para baixo com a edição multimídia aliada à interação com o usuário, que hoje virou protagonista". Para Pierre Levy (1999, p.11), ainda em relação ao ciberespaço, "...estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação, e cabe apenas a nós explorar as potencialidades mais positivas deste meio nos planos econômico, político, cultural e humano". Como afirma Pollyana Ferrari (2015), "não existe uma única fórmula de contar uma boa história" e, a cada passo que a tecnologia avança, mais formatos discursivos e ferramentas são disponibilizadas para contá-las. Mais do que isso, são inúmeras as histórias que possuem o poder de causar impactos sociais significativos, porém, ainda assim, nos deparamos com a problemática da voz, praticamente nula, que estes personagens idosos têm nos meios de comunicação. E a partir dela é que se embasa o produto experimental "Como Vai Você?"
 
OBJETIVO
A websérie "Como Vai Você?" tem como objetivo propor uma linha jornalística no ciberespaço voltada para uma perspectiva não factual de narrativas sobre histórias de vida de cidadãos idosos, que não possuem inserção efetiva dentro das novas tecnologias digitais, e que se encontram fora dos fatores de noticiabilidade da hardnews, considerando os critérios que norteiam o jornalismo presente nos meios de comunicação de massa e, através disso, dar representação para esses sujeitos dentro desse novo ambiente, o ciberespaço. A partir da criação de um canal no site de cultura colaborativa, o Youtube, a websérie busca, em suas entrevistas, histórias de personagens idosos que possam criar conexões com os internautas pretendendo atingir um público alvo de nativos digitais que, quando imerso na velocidade e versatilidade das novas mídias digitais, tende a perder contato com tais relatos, não refletindo sobre as questões sociais que nos permeiam de forma intimista e muitas vezes velada. Permitindo assim, um espaço de representação e interação entre esses contrastes, que somente é possível graças a uma comunicação descentralizada onde todos podem se comunicar com todos (PRIMO, 2007) e onde há espaço para pluralização de falas e possibilidade de universalização de alcances. Trazer essas narrativas para dentro do ciberespaço potencializa as características do próprio meio, como também possibilita um diálogo geracional, entre os chamados Nativos Digitais, uma geração que cresceu com a internet já implantada e em constante ascensão, e os Migrantes Digitais, que estão aprendendo com os mais novos como se inserir dentro desse novo espaço. Assim como, reforçar algumas das características da prática jornalística, sendo, a vocação para contar histórias, dar voz aqueles que não a possuem e registrar o presente para que possa ser lembrado no futuro.
 
JUSTIFICATIVA
A importância observada no produto "Como Vai Você?" para o jornalismo se faz presente quando se propõem uma prática a partir de uma abordagem não-factual para dentro do ambiente digital, onde ainda se impera uma prerrogativa de que o jornalismo é essencialmente enxuto, direto e rápido, deixando a relação entre produtor e consumidor em uma escala rasa. Observando as múltiplas possibilidades de criação e divulgação de conteúdos permitidos por uma comunicação descentralizada incentivada na web, e o constante crescimento dos sites de cultura colaborativa (JENKINS, 2009), como é o caso do Youtube (rede social de compartilhamento de vídeos), a busca pela troca afetiva e de experiências, assim como uma readaptação da linguagem apresenta-se também em crescimento, fazendo com que jornalismo tenha que se adaptar a essas novas formas de se comunicar impostas pelo público na web.਀ऀ伀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 椀渀漀瘀愀 渀愀 猀甀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀搀漀猀愀猀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀攀 渀愀琀椀瘀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 甀洀愀 渀漀瘀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀漀 䜀愀琀攀欀攀攀瀀攀爀Ⰰ 焀甀攀 渀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 漀 瀀漀爀琀攀椀爀漀 攀 漀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀爀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀 漀甀 渀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 瀀愀爀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 攀洀 渀漀琀挀椀愀 ⠀䌀䄀匀吀刀伀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⤀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 甀洀 洀攀搀椀愀搀漀爀Ⰰ 愀氀最甀洀 焀甀攀 搀漀洀椀渀愀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 搀愀爀 瘀漀稀 愀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 攀 愀最攀渀搀愀渀搀漀 漀猀 琀攀洀愀猀 琀爀愀琀愀搀漀猀 渀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀ⴀ漀猀 愀 椀渀琀攀爀愀最椀爀攀洀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 愀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ漀 攀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀渀搀漀ⴀ漀⸀ Fazer uso do ciberespaço, um ambiente dominado tecnicamente, em sua grande maioria, por nativos digitais, para retratar histórias de vida de pessoas que estão na terceira idade, traçando assim um contraste de histórias que direta ou indiretamente estão ligadas, torna o próprio meio a mensagem, tratando-o como extensões do homem, capaz por si só de causar modificações nas percepções sociais.਀䐀愀搀愀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 挀愀渀愀氀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瘀攀洀 挀甀洀瀀爀椀爀 甀洀愀 氀愀挀甀渀愀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 琀愀洀戀洀  挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀攀 甀洀 挀漀爀瀀漀 搀攀 洀攀洀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀猀猀愀搀漀 搀漀 瀀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 最攀爀愀爀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 琀攀洀愀猀 愀琀攀洀瀀漀爀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 洀攀猀洀漀 渀漀 猀攀渀搀漀 琀爀愀琀愀搀漀猀 挀漀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀瀀愀爀攀挀攀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 渀愀琀甀爀愀氀 攀 猀甀琀椀氀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 昀愀氀愀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 愀 焀甀攀洀 愀猀猀椀猀琀攀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 爀攀氀愀琀漀 猀漀戀爀攀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀⸀  O produto experimental também promove aos alunos de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Roraima a possibilidade de experimentar e colocar em práticas técnicas de entrevista, descobrir novos meios para esta realização, além de buscar experimentar novas formas de linguagem e abordagem para o jornalismo na web, com ênfase na faixa etária do grupo que protagoniza as falas da série e o que consome. ਀ᰀ䌠漀洀漀 嘀愀椀 嘀漀挀㼀ᴀ†愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 戀甀猀挀愀 瀀愀爀愀 漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀爀 攀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀爀 愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀攀猀琀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀  瀀爀漀瀀攀渀猀漀 愀 搀愀爀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀漀稀 愀 猀甀樀攀椀琀漀猀 愀渀琀攀猀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 猀 洀愀爀最攀渀猀 瀀攀氀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䔀Ⰰ 搀愀爀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 椀搀漀猀漀猀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 漀甀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀Ⰰ 愀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀猀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
De um modo geral, podemos caracterizar a concepção do produto “Como vai você?” como sendo uma espécie de readaptação para o ciberespaço do que outrora foi papel das praças públicas e das calçadas, como um lugar para contar histórias de pessoas idosas, aproximando-as dos chamados nativos digitais e estimulando interação, porém, com o intermédio do jornalista produzindo as postagens e gerenciando o conteúdo na web, cumprindo um papel de facilitador, apoiado nas técnicas jornalísticas aplicadas ao ciberespaço e assim garantindo ao entrevistado representação dentro deste ambiente digital.਀       ऀ䤀渀猀瀀椀爀愀搀漀 渀愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ䌠漀洀漀 瘀愀椀 瘀漀挀㼀ᴀⰠ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 䄀渀琀渀椀漀 䴀愀爀挀漀猀 攀 䴀爀椀漀 䴀愀爀挀漀猀 攀洀 ㄀㤀㜀㈀Ⰰ 最爀愀瘀愀搀愀 漀爀椀最椀渀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 刀漀戀攀爀琀漀 䌀愀爀氀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 爀攀最爀愀瘀愀搀愀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 䐀愀渀椀攀氀愀 䴀攀爀挀甀爀礀 攀洀 ㈀    攀 娀攀稀 搀椀 䌀愀洀愀爀最漀 攀 䰀甀挀椀愀渀漀 攀洀 ㈀  㔀Ⰰ 琀爀愀稀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀甀愀 氀攀琀爀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 猀愀戀攀爀 挀漀洀漀 攀猀琀 愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 Ⰰ 挀漀洀漀 攀猀琀漀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀Ⰰ 攀 渀漀 挀愀猀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 猀愀戀攀爀 搀攀猀猀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 椀搀漀猀漀猀 焀甀攀 樀 洀漀搀椀昀椀挀愀爀愀洀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 琀愀渀琀漀猀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀爀攀琀愀 漀甀 椀渀搀椀爀攀琀愀⸀ Foi escolhido como plataforma de suporte para o conjunto de entrevistas “Como Vai Você?”, o site de cultura colaborativa Youtube, sendo este uma rede social de compartilhamento de vídeos, que permite aos seus usuários não apenas encontrar quase todo o tipo de conteúdo audiovisual produzido, mas também, interagir com ele, mostrar aos amigos, conversar de maneira direta com os produtores de conteúdo podendo tornar-se, inclusive, os próprios protagonistas. O Youtube pode ser considerado a síntese da segunda geração da comunidade de serviços de internet, batizada como Web 2.0. Neste ambiente, o universo digital passa a ser mais dinâmico e com a colaboração efetiva dos usuários, que podem auxiliar a produção e reorganização do conteúdo ali disposto. Além disso, a Web 2.0 tem grandes efeitos sociais, visto que tem como característica a potencialização do trabalho coletivo, estimulação de troca afetiva e aumento na circulação de conhecimento tendo como base de apoio à informática (PRIMO, 2007).਀䔀渀琀爀攀 愀猀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀 眀攀戀猀爀椀攀 ᰀ䌠漀洀漀 嘀愀椀 嘀漀挀㼀ᴀ†戀甀猀挀漀甀 焀甀攀戀爀愀爀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 最攀爀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀搀愀瀀琀愀渀搀漀 愀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀 洀漀搀攀爀渀漀 攀 搀攀 最爀愀渀搀攀 愀搀攀猀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 椀搀愀搀攀⸀ 儀甀愀渀搀漀 猀攀 愀搀漀琀愀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 最攀爀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀攀Ⰰ 搀椀愀渀琀攀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 甀洀 挀攀渀爀椀漀 椀渀搀椀琀漀  昀漀爀洀甀氀愀搀漀Ⰰ 愀漀 瀀愀猀猀漀 焀甀攀 漀猀 渀愀琀椀瘀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 最攀爀愀漀 焀甀攀 挀爀攀猀挀攀甀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 猀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀渀搀漀 渀漀 洀甀渀搀漀 洀漀搀攀爀渀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀洀ⴀ猀攀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀渀搀攀 漀猀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀漀猀 愀椀渀搀愀 渀漀 搀漀洀椀渀愀洀 瀀漀爀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀漀猀 愀甀砀氀椀漀猀 搀漀猀 渀愀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀 猀甀愀 洀椀最爀愀漀 瀀愀爀愀 漀 洀甀渀搀漀 搀椀最椀琀愀氀 ⠀吀䄀倀匀䌀伀吀吀Ⰰ ㈀ ㄀ ⤀⸀ A escolha pelo audiovisual deve-se por ser um formato que possibilita ao receptor sentir emoções dos mais variados tipos, como raiva, agonia, felicidade e especialmente, neste caso, empatia. Um material audiovisual bem produzido pode fazer as pessoas sentirem determinadas emoções sobre um tema que elas antes nem sabiam que se interessavam (SOUZA, 2012).਀䘀愀稀攀爀 漀 甀猀漀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 挀爀椀愀爀 瘀渀挀甀氀漀猀 攀渀琀爀攀 甀洀愀 最攀爀愀漀 攀 漀甀琀爀愀⸀ 䌀漀洀 漀 爀攀猀瀀愀氀搀漀 搀漀 夀漀甀琀甀戀攀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 愀氀挀愀渀挀攀猀 昀漀爀愀洀 愀洀瀀氀椀愀搀愀猀Ⰰ 愀猀猀漀挀椀愀搀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 搀漀 猀椀琀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 猀甀愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀戀猀漀爀漀 攀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 愀氀椀愀搀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀  O jornalista readapta a função do gatekeeper no projeto “Como Vai Você?”, sendo ele não somente o porteiro, alguém que filtra o conteúdo que será transmitido para o público, mas também como intermediário, dominador da técnica e do meio, possibilitando uma representação inédita de histórias de vida direcionadas para os nativos digitais. ਀䄀猀 昀甀渀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 椀渀椀挀椀愀爀愀洀ⴀ猀攀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 昀椀氀琀爀愀最攀洀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 椀渀琀攀最爀愀爀 愀 眀攀戀ⴀ猀爀椀攀⸀ 䔀渀琀爀攀 漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀搀愀猀 攀洀 挀漀渀琀愀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀㨀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀㬀 渀攀渀栀甀洀愀 椀渀猀攀爀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀㬀 渀甀渀挀愀 琀攀爀 搀愀搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 漀甀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀㬀 琀攀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 愀琀爀愀攀渀琀攀 焀甀攀 爀攀昀氀椀琀愀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 琀攀爀 氀椀最愀漀 搀椀爀攀琀愀 挀漀洀 琀攀洀愀猀 愀琀甀愀椀猀 瘀椀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 洀椀最爀愀漀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀漀爀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀⸀  A construção das pautas foi executada em conjunto com os protagonistas de cada um dos episódios. Depois da escolha e filtragem, a equipe jornalística marcou um encontro com cada um dos entrevistados para a série, com o propósito de conhecer melhor os protagonistas, além de buscar estreitar laços de intimidade para que estes não se sentissem desconfortáveis diante da equipe durante a gravação, garantindo assim, um depoimento mais honesto e fiel a realidade. Tal cuidado fez-se necessário para ir ao encontro de um dos objetivos do produto, que é garantir uma linguagem informal para que o público consumidor pudesse imergir na atmosfera do convidado, criando assim laços de empatia. ਀䄀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀 愀搀愀瀀琀愀漀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 渀愀 爀攀愀搀愀瀀琀愀漀Ⰰ 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 最愀琀攀欀攀攀瀀攀爀Ⰰ 渀漀 猀攀 攀渀挀攀爀爀愀 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 攀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀猀猀愀 瀀攀氀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀  搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀⸀ 倀漀爀 琀攀爀 挀漀洀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 猀甀樀攀椀琀漀猀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀  爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 攀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀 挀漀渀琀愀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 渀漀洀攀 搀攀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 攀搀椀漀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 最爀昀椀挀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 昀愀稀攀爀 漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀挀攀瀀漀⸀  Cabendo assim, a cada um dos protagonistas escolher a história de sua vida que é contada em seu respectivo vídeo, o direcionamento abordado e a forma como é feito. E, ao jornalista entrevistador, a função de ajudar a dar continuidade no depoimento do entrevistado e se colocar no lugar do público alvo, fazendo as perguntas sobre a temática, que mais possam interessar aos nativos digitais que assistam a série. Garantindo assim a representação dessas narrativas no ciberespaço. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 眀攀戀 猀爀椀攀 ᰀ䌠漀洀漀 瘀愀椀 瘀漀挀㼀ᴀ† 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀氀攀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀 愀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 洀漀猀琀爀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 挀爀椀愀爀 氀愀漀猀 挀漀洀 漀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 椀搀漀猀漀猀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 琀椀瘀攀爀愀洀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀攀甀猀 爀攀氀愀琀漀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 瘀爀椀漀猀 漀甀琀爀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀渀渀椀洀漀猀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 栀愀爀搀渀攀眀猀 搀椀昀椀挀椀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀猀攀最甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 攀 椀渀琀椀洀椀猀琀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 渀漀 瀀漀猀猀甀攀洀 椀渀猀攀爀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 搀攀 琀攀爀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀攀 挀攀渀爀椀漀⸀ As entrevistas aconteceram na casa dos próprios personagens, buscando não apenas narrar suas histórias, mas também oferecer a audiência e aos jornalistas uma imersão dentro da intimidade de seus entrevistados. Ilustram a produção trechos de conversas e pedaços dos bastidores, sendo estes, editados em filtro preto e branco, para ajudar a criar familiaridade e laços de empatia com o público, além de situar melhor quem é o personagem em questão, e seu comportamento para além da entrevista. O episódio selecionado para a avaliação do Júri Virtual do EXPOCOM foi o de Maria Lúcia, intitulado de “O Fruto do Nosso Amor”. Neste episódio, ela mostra sua plantação do lado de fora de seu condomínio e uma conversa que tem com Nathaly, a faxineira do prédio, sobre a capa do sofá onde está sentada.਀伀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 甀搀椀漀 攀 椀洀愀最攀洀 昀漀椀 愀 挀洀攀爀愀 猀攀洀椀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 一椀欀漀渀 䐀㜀   Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀 ጀ†䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 刀漀爀愀椀洀愀⸀ 䄀 氀攀渀琀攀 搀攀 㘀 洀洀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 稀漀漀洀 攀 搀攀椀砀愀爀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 愀 昀愀挀攀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 挀栀愀瘀攀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 爀攀挀甀爀猀漀 焀甀攀 瘀椀猀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀 渀漀 愀瀀愀爀攀挀攀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 猀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 漀 攀猀瀀愀漀 搀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀愀爀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 吀愀氀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀  猀甀猀琀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 琀攀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀攀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 渀漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀甀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 焀甀攀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 瀀攀爀琀攀渀挀攀 愀 焀甀攀洀 昀愀氀愀⸀ 䴀攀猀洀漀 挀漀洀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 琀愀氀 爀攀挀甀爀猀漀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 漀挀漀爀爀攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀昀攀琀椀瘀愀Ⰰ 攀洀 甀洀 琀漀洀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀椀焀甀攀 洀愀椀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 搀椀渀洀椀挀漀 攀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀ A aproximação entre a equipe de jornalismo e os entrevistados aconteceu dias antes de cada uma das gravações, com o intuito de conversar a respeito da vida dos próprios protagonistas e estreitar os laços da relação com o entrevistador. Não é incomum que em algumas vezes, os entrevistados refiram-se ao jornalista entrevistador pelo seu nome de maneira informal e natural, como se realmente estivessem conversando com um amigo ou familiar.਀一愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀瘀椀琀漀甀ⴀ猀攀 愀漀 洀砀椀洀漀 洀漀搀椀昀椀挀愀爀 漀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀愀 猀爀椀攀⸀ 䄀椀渀搀愀 焀甀攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀漀爀 猀椀 樀 琀爀愀最愀 洀甀搀愀渀愀猀 愀最爀攀最愀搀愀猀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀猀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀 攀爀愀 洀愀渀琀攀爀 漀 爀椀琀洀漀 搀愀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 氀漀挀愀椀猀 漀 洀愀椀猀 渀漀爀洀愀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 䔀猀猀愀 渀漀爀洀愀氀椀搀愀搀攀  甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 琀愀洀戀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 夀漀甀琀甀戀攀 焀甀攀 愀漀 攀砀瀀漀爀 猀甀愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀洀 洀甀椀琀愀 ᰀ洠愀焀甀椀愀最攀洀ᴀⰠ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀ⴀ猀攀 漀 洀愀椀猀 渀愀琀甀爀愀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀攀洀 挀爀椀愀爀 氀愀漀猀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀猀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  䔀猀猀攀  甀洀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀 搀攀猀猀攀 渀漀瘀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀洀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 愀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 漀渀搀攀 搀攀猀搀攀 漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 愀琀 漀 昀椀最甀爀椀渀漀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀Ⰰ 挀愀戀攀氀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀Ⰰ 攀爀愀洀 愀氀琀攀爀愀搀漀猀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀愀 猀爀椀攀 搀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀  瀀漀猀猀瘀攀氀 漀甀瘀椀爀 戀愀爀甀氀栀漀 搀攀 愀甀琀漀洀瘀攀椀猀 攀 漀 挀愀渀琀漀 搀漀猀 瀀猀猀愀爀漀猀 愀漀 昀甀渀搀漀 搀漀 甀搀椀漀⸀ 䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 樀切爀椀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 攀猀琀愀爀 搀愀 挀愀猀愀 搀攀 搀漀渀愀 䴀愀爀椀愀 䰀切挀椀愀Ⰰ 氀甀最愀爀 搀愀 挀愀猀愀 漀渀搀攀 愀 愀瀀漀猀攀渀琀愀搀愀 洀愀椀猀 瀀愀猀猀愀 猀攀甀 琀攀洀瀀漀 攀 琀愀洀戀洀 漀渀搀攀 爀攀挀攀戀攀 愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀⸀   A trilha sonora escolhida para representar todo o projeto foi a música que inspirou o próprio nome da série, “Como vai você”, interpretada por Zezé di Camargo e Luciano. Essa versão foi gravada em 2005 quando a dupla lançou seu filme autobiográfico “Dois Filhos de Francisco”. A escolha desta versão foi feita pela produção por se tratar de uma dupla carismática no cenário brasileiro, além de serem tidos como um símbolo de humildade, reforçando algumas das características dos personagens da produção.਀䌀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀洀 甀洀 渀漀洀攀 焀甀攀 昀愀稀 洀攀渀漀  琀攀洀琀椀挀愀 挀攀渀琀爀愀氀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 攀 爀攀氀愀琀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 琀漀洀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 最甀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀Ⰰ 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀猀琀攀 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀搀愀猀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 渀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 攀 攀搀椀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀⸀ 䔀猀猀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瘀椀猀愀 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 猀甀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 攀瘀椀琀愀渀搀漀 愀 洀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 攀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 搀攀猀焀甀愀氀椀昀椀挀愀爀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 攀瀀椀猀搀椀漀 椀渀琀爀漀搀甀琀爀椀漀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ传 䘀爀甀琀漀 搀漀 一漀猀猀漀 䄀洀漀爀ᴀⰠ 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀 愀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 挀漀渀琀愀渀搀漀 焀甀攀 洀甀搀漀甀 搀攀 匀椀洀漀 䐀椀愀猀 ጀ†䄀爀愀挀愀樀甀 瀀愀爀愀 漀 氀椀琀漀爀愀氀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀 琀爀洀椀渀漀 挀漀洀 漀 最爀愀渀搀攀 愀洀漀爀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 琀攀洀 甀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 戀愀猀攀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀 爀攀氀愀琀漀⸀  A narração de tal história também permitiu, ao longo da própria entrevista, a entrevistada chegar a algumas reflexões sobre suas vidas e sobre a trajetória que a levou ser quem é, como conta “Lucinha”, no começo da entrevista que não tem mais alegrias em sua vida e que não fazia nenhuma diferença entre estar viva ou morta, mas depois que começa a falar sobre sua rotina, seu amor pelos seus netos e filhos, encerra sua fala dizendo que vive por eles e que embora diga muitas vez o contrário, não quer morrer, porque acredita ter uma vida simples e boa.਀伀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀樀甀搀愀爀 渀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀漀洀漀 䴀愀爀椀愀 䰀切挀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀Ⰰ 昀愀稀 甀洀 爀攀猀最愀琀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 猀漀戀爀攀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 洀椀最爀愀爀愀洀 搀漀 渀漀爀搀攀猀琀攀 瀀愀爀愀 漀 猀甀搀攀猀琀攀 搀漀 瀀愀猀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 渀愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 瘀椀搀愀 愀氀洀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 愀琀攀洀瀀漀爀愀椀猀 焀甀攀 愀昀攀琀愀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 最攀爀愀攀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 琀爀愀椀漀Ⰰ 愀洀漀爀Ⰰ 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀戀漀爀琀漀Ⰰ 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀⸀ 䄀椀渀搀愀 焀甀攀 渀漀 猀攀 琀攀渀栀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 攀洀 琀愀椀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀 渀愀琀甀爀愀氀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 琀攀洀 最爀愀渀搀攀 瘀漀挀愀漀 瀀愀爀愀 挀愀甀猀愀爀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O Produto mostrou-se um fortalecedor de intercâmbio cultural e espaço de troca de experiências, uma vez em que foram escutados diferentes pontos de vista de sujeitos oriundos de localidades díspares e com experiências de vida únicas e singulares, além da própria veiculação ser um fator agregador para o intercâmbio cultural, visto que o material produzido ficará exposto na internet para que outro sujeitos em outros contextos sociais, históricos e geográficos possam acessar, ressignificar e interagir com o mesmo.਀倀愀爀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 昀漀爀琀愀氀攀挀攀甀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀猀 最爀愀搀甀愀渀搀漀猀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ጀ†䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀栀愀洀愀搀漀 ᰀ映愀爀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀ᴀⰠ 焀甀攀 渀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 洀愀椀猀 愀瀀甀爀愀搀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀愀瀀愀稀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 渀攀氀愀Ⰰ 戀漀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 愀最爀攀最愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ ᰀ䌠漀洀漀 嘀愀椀 嘀漀挀㼀ᴀ†琀愀洀戀洀 琀爀漀甀砀攀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 猀漀戀爀攀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀攀猀 搀漀椀猀Ⰰ 瀀氀漀猀 攀砀琀爀攀洀漀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀攀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀⸀ De forma gratificante, a websérie, possibilitou a sujeitos idosos darem sua primeira entrevista para algum veículo de comunicação, o que não somente teve como efeito uma autorreflexão em cada um dos personagens enquanto constituíam sua trajetória, mas também permitiu a criação de um espaço para representação dessas narrativas dentro de um cenário onde elas ainda não se encontram em número significativo para se fazer visível as questões pertinentes a temática. Espera-se que essa representação signifique uma aproximação humana mais frequente, troca efetiva e pluralização dentro dos sites de cultura colaborativa. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀䰀吀刀쌀伀Ⰰ 䰀甀椀稀⸀ 䤀渀椀挀椀愀漀  昀椀氀漀猀漀昀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䄀最椀爀Ⰰ ㄀㤀㘀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀刀伀Ⰰ 䄀氀攀砀愀渀搀爀攀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀椀稀愀漀㨀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 攀 䤀洀瀀愀猀猀攀猀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ 堀䤀䤀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀猀 䜀爀甀瀀漀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 一攀椀搀攀⸀ 䄀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 愀 攀搀甀挀愀漀㨀 甀洀愀 瘀椀猀漀 挀爀琀椀挀愀⸀ 䤀渀㨀 嘀䤀䤀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 搀攀 吀愀爀甀洀㨀 준琀椀挀愀 攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 搀攀 甀洀愀 攀搀甀挀愀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ 吀愀爀甀洀㨀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀Ⰰ  㤀 愀 ㄀㈀ 搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 倀漀氀氀礀愀渀愀⸀ 䄀 昀漀爀愀 搀愀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀㨀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀 ጀ†㈀먀 攀搀⸀ ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀猀琀愀漀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀 攀 䌀漀爀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀一䬀䤀一匀 Ⰰ 䠀攀渀爀礀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀攀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ ㈀  㤀⸀ 倀⸀㈀㜀ⴀ㔀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀唀䠀䄀一Ⰰ 䴀愀爀猀栀愀氀氀⸀ 伀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀漀 攀砀琀攀渀猀攀猀 搀漀 栀漀洀攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀甀氀琀爀椀砀Ⰰ ㄀㤀㘀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀嘀夀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀⸀ 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀⸀ 吀爀愀搀甀漀 搀攀 䌀愀爀氀漀猀 䤀爀椀渀攀甀 搀愀 䌀漀猀琀愀 ⴀ  匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ ㌀㐀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀Ⰰ ㈀㘀㐀瀀⸀ ⠀䌀漀氀攀漀 吀刀䄀一匀⤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䤀䴀伀Ⰰ 䄀氀攀砀⸀ 伀 䄀猀瀀攀挀琀漀 刀攀氀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀猀 䤀渀琀攀爀愀攀猀 渀愀 圀攀戀 ㈀⸀ ⸀ 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀⸀ ㈀  㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀唀一Ⰰ 吀漀戀椀愀猀⸀ 匀挀爀攀攀渀ⴀ䈀椀爀琀栀猀㨀 攀砀瀀氀漀爀椀渀最 琀栀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀琀椀瘀攀 瀀漀琀攀渀琀椀愀氀 椀渀 琀爀愀渀猀 瘀椀搀攀漀 戀氀漀最猀 漀渀 夀漀甀吀甀戀攀 ⠀一愀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀洀 琀攀氀愀猀㨀 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀 攀洀 戀氀漀最猀 搀攀 瘀搀攀漀 渀漀 礀漀甀琀甀戀攀⤀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 刀漀猀欀椀氀搀攀⸀ 䐀椀渀愀洀愀爀挀愀⸀ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 䨀猀猀椀挀愀 吀甀愀渀攀 搀攀⸀ 䌀愀渀愀氀 搀愀 戀攀攀 ⴀ 漀 夀漀甀琀甀戀攀 挀漀洀漀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 愀琀椀瘀椀猀洀漀 䰀䜀䈀吀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 䨀甀氀椀愀渀漀 䘀攀爀爀攀椀爀漀 搀攀⸀ 匀䄀䬀唀䴀䄀Ⰰ 䄀甀爀氀椀漀 吀猀甀最甀椀漀⸀ 䜀伀䈀䈀䤀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀⸀ 䴀椀最爀愀渀琀攀猀 攀 渀愀琀椀瘀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀㨀 挀洀戀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀漀 攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 堀 堀 䌀漀渀昀攀爀渀挀椀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䴀搀椀愀 䌀椀搀愀搀 攀 嘀 䌀漀渀昀攀爀渀挀椀愀 匀甀氀ⴀ䄀洀攀爀椀挀愀渀愀 搀攀 䴀搀椀愀 䌀椀搀愀搀⸀ 䈀愀甀爀甀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀倀匀䌀伀吀吀Ⰰ 䐀漀渀⸀ 䄀 栀漀爀愀 搀愀 最攀爀愀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䌀漀洀漀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 挀爀攀猀挀攀爀愀洀 甀猀愀渀搀漀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀猀琀漀 洀甀搀愀渀搀漀 琀甀搀漀Ⰰ 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 愀漀猀 最漀瘀攀爀渀漀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀