INSCRIÇÃO: | 00407 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP09 |
TÍTULO: | Igualdade nos direitos desde crianças |
AUTORES: | TUIAKYS PEREIRA DA CUNHA (FACULDADE MARTHA FALCÃO DEVRY); LUANA OLIVEIRA FREITAS (FACULDADE MARTHA FALCÃO DEVRY); CAROLINA MATTOS BAISI (FACULDADE MARTHA FALCÃO DEVRY); QUEREN DE OLIVEIRA SERRÃO (FACULDADE MARTHA FALCÃO DEVRY); ZAYRA FURTADO FROTA (FACULDADE MARTHA FALCÃO DEVRY); CARLOS FÁBIO MORAIS GUIMARÃES (FACULDADE MARTHA FALCÃO DEVRY) |
PALAVRAS-CHAVE: | anúncio impresso, campanha publicitária, crianças, feminismo, machismo |
RESUMO | |
Este trabalho consiste em abordar como o machismo afeta a forma de pensamento das crianças e seu reflexo na sociedade. O anúncio impresso foi o meio utilizado por acreditarmos que tenha mais impacto e propagação, sendo desde o princípio nossa intenção criar algo simples que tivesse a capacidade de informar uma ideia sem perder o foco e que, sendo algo de interesse nacional, também pudesse estar em diversas localidades do país e estivesse ao alcance de várias faixas sociais. A peça final tem o objetivo de transmitir a ideia de igualdade desde a infância. | |
INTRODUÇÃO | |
Neste trabalho abordaremos os efeitos do machismo quando crianças são expostas a ele, e como relações mais igualitária seriam mais justas e trariam benefícios a sociedade. O machismo em si, trabalha os conceitos e morais da sociedade para favorecer o homem como líder, chefe, dono e superior a mulher no aspecto de liderança, atitude e poder. Não apenas isso, ele também instiga a má distribuição de direitos e deveres, de forma a deixar mulheres em posições inferiores às dos homens. Por outro lado, há o feminismo. O feminismo, que embora tenha um nome que tem "feminino" como base de sua construção, não consiste em direitos diferentes ou melhores para as mulheres, na verdade o feminismo busca a igualdade dos sexos em diversos aspectos sociais, políticos e econômicos. Não havendo assim um sexo superior ou com mais direitos. Neste ponto, vemos que em muitos locais são abordadas as duas formas de pensamento, o machismo e o feminismo, mas, em geral, não se tem a mesma preocupação quando se trata dos efeitos deles no desenvolvimento das crianças. Assim, queremos trazer à tona uma visão mais igualitária desde a infância, onde meninas não precisam só brincar de boneca, podem brincar com carros, bonecos de ação ou qualquer que seja a brincadeira que a faça feliz, sem que sejam discriminadas apenas por se divertir. Utilizando este conceito como princípio para nosso trabalho, buscamos utilizar de imagens simples, para representar a parcela infantil do tema, mas com uma forte mensagem que pudesse ser lida e entendida com facilidade inclusive pelos pais. Assim, a escolha do anúncio impresso como o meio de comunicação utilizado foi decisivo para todas as outras etapas do trabalho, desde a concepção da arte como as técnicas e cores utilizadas. | |
OBJETIVO | |
O objetivo deste trabalho foi criar um anúncio impresso que mostrasse que para brincar, você só precisa ser criança, sem distinção de gênero. Muitas crianças no mundo inteiro são ensinadas que certas brincadeiras não são adequadas para elas, que inclusive algumas brincadeiras podem determinar ou interferir na opção sexual da mesma. Encontrar uma menina brincando com um carrinho ou um menino com panelinhas, é determinado por grande parte da sociedade como incomum ou até errado. O trabalho se opõe a opiniões como essas, pois não deveria haver problema em brincar de boneca ou carrinho, em ser criança. Assim, mostramos através das técnicas e habilidades adquiridas no campo visual e semântico, com esta peça publicitária, que desfrutar de descobertas e encantamentos faz parte do ser infantil, imaginar e sonhar, isso é ser criança. | |
JUSTIFICATIVA | |
Ao nosso ponto de vista, este anúncio impresso foi necessário para que pudéssemos enviar uma mensagem que não é vista com frequência, ou não é vista de forma alguma. Sendo algo de extrema relevância hoje, ontem e que será ainda por muito tempo, decidimos que além de um trabalho bem executado, era necessário um tema igualmente importante e de destaque. O machismo é algo muito presente ainda em nossa sociedade, e muitas convicções que tomamos como senso comum hoje, são devido à forte influência que ele ainda exerce, muito notavelmente ainda em relação as crianças. Diversos conceitos e princípios baseados nisso são passados para as crianças durante o seu desenvolvimento, e mesmo que seja de forma inconsciente, acaba gerando muitos dos preconceitos e diferenças que criamos durante a adolescência e vida adulta.伀 攀砀攀洀瀀氀漀 洀愀椀猀 挀氀猀猀椀挀漀 搀椀猀猀漀 琀愀氀瘀攀稀 猀攀樀愀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 椀琀攀渀猀 搀攀 甀猀漀 搀愀 挀爀椀愀渀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 甀洀 洀攀渀椀渀漀 甀猀愀渀搀漀 爀漀猀愀 漀甀 甀洀愀 洀攀渀椀渀愀 甀猀愀渀搀漀 愀稀甀氀 瀀漀搀攀 挀愀甀猀愀爀 挀漀渀昀甀猀漀 漀甀 搀攀猀挀漀渀昀漀爀琀漀 瀀愀爀愀 愀氀最甀渀猀⸀ 䌀氀愀爀漀 焀甀攀Ⰰ 愀 挀漀渀昀甀猀漀 瀀攀爀昀攀椀琀愀洀攀渀琀攀 愀挀攀椀琀瘀攀氀Ⰰ 洀愀猀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 漀甀 挀爀攀爀 焀甀攀 挀漀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀砀甀愀氀 搀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 戀愀猀琀愀渀琀攀 椀洀瀀爀漀瘀瘀攀氀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 搀攀瘀攀爀愀洀漀猀 攀渀挀漀爀愀樀愀爀 焀甀攀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀砀瀀愀渀搀愀洀 猀攀甀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀椀爀攀攀猀Ⰰ 攀猀琀愀洀漀猀 氀椀洀椀琀愀渀搀漀 攀氀愀猀 搀攀猀搀攀 愀 椀渀昀渀挀椀愀 愀 挀爀攀爀 焀甀攀 洀攀渀椀渀漀 搀攀 瘀攀爀搀愀搀攀 渀漀 甀猀愀 爀漀猀愀 攀 渀攀渀栀甀洀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 栀漀樀攀 猀漀 氀椀最愀搀愀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀猀 洀攀渀椀渀愀猀⸀ Indo para outra situação ainda muito comum, mas pouco analisada, é a grande quantidade de estímulos que as meninas recebem para que se preparem para serem mães, enquanto pouco ou nenhum estímulo é dado aos garotos a serem pais. As meninas brincam de bonecas, têm carrinhos de bonecas e etc, enquanto os meninos são encorajados a serem piratas, aventureiros, militares e etc.䔀猀猀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 猀漀 渀漀琀瘀攀椀猀 攀 洀甀椀琀猀猀椀洀漀 最爀愀渀搀攀猀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀⸀ 䔀猀琀椀洀甀氀愀爀 漀猀 洀攀渀椀渀漀猀 愀 挀甀椀搀愀爀攀洀 搀攀 戀攀戀猀 瀀漀搀攀爀椀愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 漀 愀戀愀渀搀漀渀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀愀椀猀Ⰰ 漀甀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 洀愀椀漀爀 搀攀 焀甀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 瀀漀搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀爀 甀洀 氀愀爀 攀渀焀甀愀渀琀漀 甀洀 瀀愀椀 瀀漀搀攀 猀攀爀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀甀椀搀愀爀 搀愀 挀爀椀愀渀愀⸀ 䄀 洀攀渀椀渀愀 焀甀攀 戀爀椀渀挀愀 搀攀 挀愀爀爀椀渀栀漀 攀 最漀猀琀愀 搀攀 愀稀甀氀Ⰰ 渀漀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 猀攀渀琀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀琀爀愀漀 瀀漀爀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 搀漀 洀攀猀洀漀 猀攀砀漀Ⰰ 挀漀渀攀挀琀愀爀 攀猀猀愀猀 搀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 渀漀 昀愀稀 漀 洀攀渀漀爀 猀攀渀琀椀搀漀⸀ 儀甀攀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀 猀攀 漀猀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀猀 猀漀 搀攀 洀攀渀椀渀漀 漀甀 洀攀渀椀渀愀 猀漀 漀猀 愀搀甀氀琀漀猀Ⰰ 渀漀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 椀渀椀戀攀洀 攀猀猀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 瀀漀爀 椀最渀漀爀渀挀椀愀 攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䌀爀椀愀渀愀猀 猀漀 瀀甀爀愀猀Ⰰ 渀漀 瘀攀攀洀 搀椀昀攀爀攀渀愀 渀漀猀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀猀 搀攀 洀攀渀椀渀愀猀 攀 洀攀渀椀渀漀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 渀漀 挀愀爀爀攀最愀洀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 猀漀戀爀攀 爀愀愀Ⰰ 挀漀爀 漀甀 爀攀氀椀最椀漀⸀ ⠀䜀䠀䤀䰀䄀刀䐀䤀Ⰰ ㈀ 㘀⤀ 嘀攀洀漀猀 攀渀琀漀 焀甀攀 攀渀焀甀愀渀琀漀 渀漀 琀椀瘀攀爀洀漀猀 甀洀愀 攀搀甀挀愀漀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀愀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 焀甀攀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 瀀攀渀猀愀爀攀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀最甀愀氀椀琀爀椀愀 渀攀猀猀愀 昀愀猀攀 焀甀攀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 猀攀甀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀Ⰰ 渀漀 瀀漀搀攀爀攀洀漀猀 琀攀爀 洀攀氀栀漀爀愀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀 琀愀渀琀漀 渀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀椀渀搀愀 猀漀 瘀椀猀琀愀猀 攀洀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 最攀爀愀氀 漀甀 挀漀洀漀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 琀愀洀戀洀Ⰰ 猀攀樀愀洀 攀氀攀猀 瘀椀猀琀漀猀 挀漀洀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀攀猀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 琀甀搀漀 漀甀 攀氀愀猀 搀攀氀椀挀愀搀愀猀 攀 瀀攀爀昀攀椀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀洀猀琀椀挀漀⸀ 匀攀 焀甀椀猀攀爀洀漀猀 焀甀攀 愀氀最漀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 洀甀搀攀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 愀最椀爀 搀攀猀搀攀 栀漀樀攀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 昀愀稀攀爀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 渀猀Ⰰ 瀀漀爀 渀猀 攀 瀀愀爀愀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 洀攀氀栀漀爀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀猀琀攀 愀渀切渀挀椀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 昀漀椀Ⰰ 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀⸀ 一漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 昀漀渀琀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀攀猀搀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 氀漀最漀琀椀瀀漀Ⰰ 愀琀 愀 搀愀 瀀攀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 愀洀戀愀猀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀漀爀 猀攀爀攀洀 搀漀 琀椀瀀漀 ᰀ猠愀渀猀 猀攀爀椀昀ᴀ†焀甀攀 挀漀洀漀 䌀氀愀甀搀椀漀 刀漀挀栀愀 挀漀氀漀挀愀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 攀洀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 倀爀漀樀攀琀漀 吀椀瀀漀最爀昀椀挀漀⸀ 伀 琀攀爀洀漀 猀攀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀漀甀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀猀挀渀椀漀 焀甀攀 愀 愀渀琀椀最愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀最瀀挀椀愀 挀愀甀猀漀甀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀甀爀漀瀀攀甀猀 搀愀焀甀攀氀愀 瀀漀挀愀⸀ 䄀猀 猀愀渀猀 猀攀爀椀昀 搀攀猀瀀漀渀琀愀爀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀Ⰰ 搀攀猀瀀椀渀搀漀 愀猀 愀渀琀椀最愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 琀漀搀漀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 搀攀挀漀爀愀攀猀 猀甀瀀爀昀氀甀愀猀 漀甀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 渀愀挀椀漀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀ ⠀刀伀䌀䠀䄀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀 ㌀㈀⤀ Este aspecto de remover-se do comum e trazer conceitos novos é muito marcante na ideia do trabalho e precisava ser refletivo em todos os seus aspectos. As fontes possuem alto grau de legibilidade e entendimento, enviando a mensagem com facilidade e com um mínimo de ruído enquanto não transmite origens em ideias antigas, mantendo-se assim original e firme ao tema.一漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 挀漀爀攀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 愀渀切渀挀椀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 渀愀 氀漀最漀 昀椀渀愀氀 昀漀爀愀洀 琀漀搀愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 挀爀挀甀氀漀 挀爀漀洀琀椀挀漀 搀攀 䰀甀挀椀愀渀漀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 洀漀猀琀爀愀搀漀 攀洀 猀甀愀 漀戀爀愀Ⰰ 䄀 䌀漀爀 挀漀洀漀 䤀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 攀 漀 挀椀愀渀漀 挀漀洀漀 挀漀爀攀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 攀 焀甀攀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 瀀攀愀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 搀漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 搀漀 愀洀漀爀 攀 搀愀 瀀愀椀砀漀 攀 漀 挀椀愀渀漀 搀愀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀愀稀Ⰰ 愀洀戀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀愀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 攀 渀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 愀 猀攀爀 瀀愀猀猀愀搀愀 瀀漀爀 攀氀愀猀⸀ Na produção da logo da loja, utilizamos o programa Adobe Illustrator, utilizando variações. Para as fotografias, realizamos uma sessão de fotografias onde utilizamos uma câmera Nikon D200, em luz ambiente. A imagem foi editada no programa Adobe Photoshop, onde foram adicionados efeitos de luz, feitas correções de cores, adição de texturas e planos de fundo e texto na imagem final. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
O produto em si, é um anuncio impresso de uma loja em que ambos os sexos são incentivados a brincar com qualquer tipo de brinquedo. Tendo isso em vista, iniciamos o processo de desenvolvimento do trabalho pela logo da loja.䘀椀最甀爀愀 ⴀ 䤀洀愀最攀洀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀愀 氀漀最漀 攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀⸀ 䘀漀渀琀攀㨀 伀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 䐀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 昀漀椀 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 猀攀爀椀愀 椀渀猀琀椀最愀渀搀漀 愀 椀洀愀最椀渀愀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 渀漀 猀漀 愀瀀攀渀愀猀 漀猀 最愀爀漀琀漀猀 焀甀攀 猀攀 愀瘀攀渀琀甀爀愀洀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 愀氀最甀渀猀 爀愀猀挀甀渀栀漀猀 愀琀 挀栀攀最愀爀洀漀猀 渀愀 氀漀最漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 瘀攀椀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 洀愀最椀愀Ⰰ 愀氀攀最爀椀愀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀⸀ 䔀猀琀攀猀 琀爀猀 瀀椀氀愀爀攀猀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 搀攀挀椀猀漀 攀洀 瘀爀椀愀猀ऀ攀琀愀瀀愀猀 愀琀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 攀 瘀椀猀琀漀 挀氀愀爀愀洀攀渀琀攀 渀愀 氀漀最漀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀 攀猀猀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 攀 攀猀猀愀 洀愀最椀愀 挀漀洀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 最愀爀漀琀愀 搀攀 戀爀愀漀猀 愀戀攀爀琀漀猀 洀漀渀琀愀渀搀漀 甀洀 搀爀愀最漀⸀ Figura 2 - Da esquerda para a direita: primeiros esboços e rascunho do dragão a ser usado. Fonte: Os autores, 2016. Figura 3 - Da esquerda para a direita: arte final da logo e suas variações em branco e preto. Fonte: Os autores, 2016. Tendo a logo, buscamos um mote que refletisse a ideia em forma textual, para quem o lesse. Através de brainstorms e diversas tentativas, além de termos como inspiração e guia o livro de Celso Figueiredo, Redação Publicitária, onde ele demonstra e mostra técnicas muito utilizadas e muito versáteis de criação, publicidade e comunicação em geral, chegamos a um consenso de utilizamos o seguinte texto em nosso anúncio impresso: CLARO QUE NÃO PODE! ISSO É BRINQUEDO DE MENINO. Realizando apenas algumas modificações onde a palavra NÃO aparece riscada e a MENINO tem a palavra CRIANÇA escrita sobre ela, com uma fonte em destaque e com textura de giz de cera. Desta forma, estamos modificando uma frase bastante comum, e utilizando ela de forma a mostrar que brinquedos e brincadeiras não precisam ter gêneros específicos, e podem ser apreciados por qualquer criança.䘀椀最甀爀愀 㐀 ⴀ 䐀攀猀攀渀栀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀椀猀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 䘀漀渀琀攀㨀 伀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 䄀瀀猀 琀攀爀洀漀猀 愀 氀漀最漀 攀 漀 洀漀琀攀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀洀 猀椀⸀ 䐀攀挀椀搀椀洀漀猀 焀甀攀 琀攀爀愀洀漀猀 甀洀愀 洀攀渀椀渀愀 攀 甀洀 洀攀渀椀渀漀Ⰰ 戀爀椀渀挀愀渀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀椀氀愀爀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 最渀攀爀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 猀攀 昀攀稀 攀洀 瀀最椀渀愀 搀甀瀀氀愀 攀 挀漀洀 甀洀 昀漀爀琀攀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀 愀氀最漀 琀椀爀愀搀漀 搀攀 甀洀 猀漀渀栀漀 漀甀 椀洀愀最椀渀愀搀漀⸀ Figura 5 – Mockup da arte final do anúncio impresso. Fonte: Os autores, 2016. | |
CONSIDERAÇÕES | |
A disciplina, como o curso como um todo, contribuiu grandemente com o debate, que é de grande importância, mas também em aplicarmos diversas técnicas e práticas que adicionaram ao nosso crescimento acadêmico como um todo. Utilizamos neste trabalho uma gama enorme de conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula mas também dos conhecimentos de mundo e gerais que obtemos em nossos dia a dia, tudo para mostrarmos da maneira mais clara e mais direta possível que de todas as áreas onde o machismo afeta a sociedade, acreditamos que sua influência na infância é a responsável por todas as outras. A fase de amadurecimento, descobrimento e desenvolvimento de crenças e senso comum sobre diversos aspectos da sociedade e da vida como um todo. Neste momento, é preciso que se aceite todas as diferenças raciais, religiosas e também às diferenças sexuais e de ponto de vista, assim a sociedade cresce de maneira mais harmoniosa e mais diversificada, onde pensamentos e formas de agir que sejam diferentes ou que são categorizadas por simples fatores como cores ou gostos, não influenciem e nem sejam alvo de preconceito da sociedade. Portanto, buscando isso para as crianças de hoje, incentivando elas a aceitarem mais e serem mais críticas a respeito do que lhes é passado sem acreditar que comportamentos ou gostos diferentes sejam merecedores de tantas perspectivas negativas mas sim, aceitas para mostrar que o melhor dos indivíduos não está na cor que usa, ou o brinquedo que ela brinca, mas na pessoa que ela é. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
FIGUEIREDO, Celso. Redação publicitária (sedução pela palavra). São Paul,: Pioneira Thomson Learning, 2005. 137 p. FURBINO, Zulmira. Novas configurações de família trazem desafios de lidar com realidades distintas e multiplicidade de amores. Disponível em:栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀愀椀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀愀瀀瀀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀猀愀甀搀攀⼀㈀ 㐀⼀㈀⼀ 㠀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀ⴀ猀愀甀搀攀Ⰰ㤀 㔀㐀⼀ ⠀䄀挀攀猀猀愀搀漀 㘀⼀⼀㈀ 㘀⤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䤀䴀䄀刀쌀䔀匀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀漀㬀 ⠀㈀ ⤀ 䄀 挀漀爀 挀漀洀漀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ ⠀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 戀椀漀昀猀椀挀愀Ⰰ 氀椀渀最甀猀琀椀挀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀⤀⸀ ⠀㌀ꨀ 䔀搀椀漀⤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䄀渀渀愀戀氀甀洀攀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 㐀㜀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䠀䤀䰀䄀刀䐀䤀Ⰰ 倀洀攀氀愀⸀ 䜀甀爀椀 搀攀 爀漀猀愀Ⰰ 最甀爀椀愀 挀漀洀 戀漀氀愀⸀ 倀攀氀漀 昀椀洀 搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 http://atl.clicrbs.com.br/atlgirls/2016/04/06/guri-de-rosa-guria-com-bola-pelo-fim-do-preconceito/ (Acessado 04/11/2016) GHILARDI, Pâmela. Machismo infantil – pelo fim do “isso é coisa de menino”. Disponível em:栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀琀氀⸀挀氀椀挀爀戀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀愀琀氀最椀爀氀猀⼀㈀ 㘀⼀ 㘀⼀㔀⼀洀愀挀栀椀猀洀漀ⴀ椀渀昀愀渀琀椀氀ⴀ瀀攀氀漀ⴀ昀椀洀ⴀ搀漀ⴀ椀猀猀漀ⴀ攀ⴀ挀漀椀猀愀ⴀ搀攀ⴀ洀攀渀椀渀漀⼀ ⠀䄀挀攀猀猀愀搀漀 㐀⼀⼀㈀ 㘀⤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀一윀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䜀愀戀爀椀攀氀愀㬀 䴀伀刀䔀一伀Ⰰ 䄀渀愀⸀ 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 甀猀愀洀 挀漀渀琀漀猀 搀攀 昀愀搀愀猀 攀 挀愀爀琀愀稀攀猀 瀀愀爀愀 攀渀猀椀渀愀爀 搀椀爀攀椀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/professoras-usam-contos-de-fadas-e-cartazes-para-ensinar-direitos-sociais.html (Acessado 06/11/2016) LIMA, Raymundo. O machismo das mães. Disponível em:栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀猀瀀愀挀漀愀挀愀搀攀洀椀挀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀ 㔀㜀⼀㔀㜀氀椀洀愀⸀栀琀洀 ⠀䄀挀攀猀猀愀搀漀 㐀⼀⼀㈀ 㘀⤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䌀䠀䄀Ⰰ 䌀氀甀搀椀漀㬀 ⠀㈀ ㈀⤀ 倀爀漀樀攀琀漀猀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀猀⸀ ⠀㌀ꨀ 䔀搀椀漀⤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䌀爀漀洀漀猀攀琀攀 䜀爀昀椀挀愀 攀 䔀搀椀琀漀爀愀 䰀琀搀愀⸀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 㘀㠀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |