INSCRIÇÃO: 00455
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Identidade Visual da 4ª Mostra Experimental de Comunicação Visual
 
AUTORES: Lucas Silva Sousa (Universidade Federal do Acre); Milton Chamarelli Filho (Universidade Federal do Acre)
 
PALAVRAS-CHAVE: Identidade Visual, Comunicação Visual, logotipo, Plano, tipografia
 
RESUMO
Projeto desenvolvido com a finalidade de apresentar o processo de planejamento e construção da identidade visual do 4ª Mostra Experimental de Comunicação Visual realizada de 14 a 21 de abril de 2016, pelos discentes do 5º período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) como parte avaliativa da disciplina de Comunicação Visual. Neste processo criativo buscamos desenvolver uma marca atrativa e condizente com os objetivos do projeto de extensão em questão.
 
INTRODUÇÃO
A 4ª Mostra Experimental de Comunicação Visual é um projeto de extensão que tem como finalidade a aplicação dos conceitos ministrados na disciplina de Comunicação Visual do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac. A mostra é realizada pelos discentes do 5º período, e esta exposição fotográfica faz parte da avaliação da disciplina, sendo também uma atividade prática pelo qual os alunos têm que demonstrar conhecimentos de técnicas de curadoria em fotografia. Esta Mostra realizada de 14 a 21 de abril de 2016, conta com um diferencial das outras já realizadas, pois pretendem despertar a sensibilidade do aluno para a imagem em preto e branco, mostrando que, por trás do ato fotográfico, há recursos de composição de imagem que muitas vezes não são notados pelo grande público, mas que servem para construir o significado da imagem e fazer com que ela seja mais do que um retrato do real, mas uma interpretação do real. A partir dos conhecimentos adquirido na disciplina de Comunicação Visual e diante da proposta da atividade, busca-se desenvolver uma identidade visual capaz de transmitir os objetivos do evento e chamar a atenção do público em geral para prestigiar esta atividade acadêmica através deste instrumento fundamental para as políticas de marketing.
 
OBJETIVO
Existem modos diferentes de identificar uma marca, seu nome, sua história, seu ambiente são exemplos dessa identidade, porém a mais utilizada é a identidade visual. A padronização das formas, tipografias, cores e demais elementos presentes no logotipo e nos materiais gráficos (papelaria, folders, catálogos, rótulos, embalagens, cartão de visita, uniformes, etc), são informações que solidificam a imagem visual do produto, da empresa e/ou do serviço. Esta identificação busca a lembrança futura da marca fazendo com que o público a reconheça futuramente. É importante o produto ter qualidade e o serviço ofertado ser eficiente, porém essa informação deve chegar de forma clara ao publico e é nessa necessidade de transmitir tais informações que entra comunicação visual. O objetivo da comunicação visual é chamar a atenção do receptor, fisgando-o através de uma composição de cores, formas, imagens e uma variedade de elementos do alfabeto visual e o objetivo da construção da identidade visual da 4ª Mostra Experimental de Comunicação Visual será similar, pois através desta visamos obter visibilidade e personalidade ao evento através de logotipo, símbolo gráfico, tipografia e cor.
 
JUSTIFICATIVA
A construção de uma identidade visual é de grande importância pois esta é o "seu rosto", a primeira impressão que o público terá do serviço ou produto, conforme Torquato (2012), "Os logotipos e as marcas, em geral, exercem a importante função de chamar a atenção dos consumidores e públicos-alvo para produtos, ideias e valores defendidos pelas organizações". Tendo a marca e logotipo essa importância e esses sendo parte do conjunto que compõem a identidade visual, podemos justificar a construção deste projeto gráfico para a 4ª Mostra Experimental de Comunicação Visual.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a elaboração identidade visual da 4ª Mostra Experimental de Comunicação Visual, lançamos mão da metodologia pertencente à área do design gráfico, elaborada por Chamma e Pastorelo (2007) que consiste em quatro fases fundamentais: diagnóstico, cenários, design e implantação. Na etapa denominada Diagnóstico, realizamos o levantamento de dados relacionados ao evento, buscando identificar o público-alvo, objetivos e justificativas. Também foram verificados em livros e paginas web, imagens e elementos gráficos que poderiam compor nosso produto final. A segunda etapa, Cenário, dentro desta metodologia de elaboração do design consiste em, "compreender a proposição de ações para a construção da imagem" (Chamma e Pastorelo, 2007). Está etapa será a de definição dos conceitos e no desenvolvimento de alternativas possíveis para a construção identidade visual da 4ª Mostra. O conteúdo obtido na etapa anterior foi utilizado para a elaboração de esboços que passaram por correções ate chegarmos forma definitiva. Na metodologia de Chamma e Pastorelo as cabe à terceira etapa, conhecida por Design, o desenvolvimento do projeto. Para esta utilizamos softwares de desenho vetorial para assim desenvolver o logotipo, que é composto pelo símbolo gráfico e a tipografia, que foram rascunhados na segunda etapa e previamente digitalizados para facilitar esse processo de desenho vetorial. A quarta e ultima etapa da metodologia de Chamma e Pastorelo é a de Implementação, nela acontece as aplicações e protótipos do projeto. Nesta aplicaremos nosso logotipo e tipografia para assim compor os elementos básicos identidade visual que segundo Peón (2003) são: o logotipo, o símbolo, a marca, as cores institucionais e o alfabeto institucional, além de outros eventuais elementos acessórios, que são aplicados em itens específicos (material de papelaria, letreiros, uniformes, sinalização, embalagens, gráfica ambiental etc). Estes veículos são chamados de aplicações (PEÓN, 2003, p. 13). Como técnicas utilizaremos os quatros princípios básicos do design proposto por Williams (2013): "proximidade, alinhamento, repetição e contraste". No principio de proximidade Williams (2013) afirma que "devemos agrupar itens relacionados, aproxima-los fisicamente, para que sejam vistos como um grupo coeso em vez de um monte de pedaço sem relação". A finalidade básica desse principio é a organização, tornando os itens que compõem a identidade visual em uma unidade visual harmoniosa. Com o principio do alinhamento sabemos que "nada deve ser colocado de maneira arbitraria na pagina. Cada item deve ter uma conexão visual com outro elemento" (Williams, 2013, p33). Os elementos escolhidos para compor a identidade visual não devem ser lançados aleatoriamente, devemos unificar e organizar os elementos visuais de forma consciente e coesa, escolhendo sempre um item do projeto gráfico para centralizar e/ou alinhar os demais elementos. Conforme o principio de repetição devemos repetir alguns aspectos de nosso design por toda a peça (WILLIAMS, 2013). Esta repetição se dará nas fontes tipográficas, cores e elementos gráficos escolhidos, criando assim um interesse visual e identidade ao nosso produto final, fazendo com que este seja visto e reconhecido pelo publico. Utilizaremos também o principio do contraste que tem como finalidade "criar uma hierarquia organizacional entre elementos diferentes" (Williams, 2013, p65). Em nosso projeto esse contraste se dará na organização de texto e forma levando em consideração a ordem de prioridade entre esses elementos buscando a visualização correta e clara destas informações que compõem a identidade visual da 4ª Mostra Experimental de Comunicação Visual.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Desde 2013, estudantes do 5º período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac realizam a Mostra Experimental de Comunicação Visual. Sob a orientação do professor doutor, Milton Chamarelli Filho, os alunos demonstram na prática, os conceitos repassados em sala de aula. A exposição 2016 contou com uma novidade, as fotografias produzidas pelos acadêmicos foram em preto e branco, ou seja, os estudantes não tiveram o recuso das cores nas suas composições. Porém, outros detalhes ganham destaque, como por exemplo, o contraste de sombra e luz, de grande e pequeno. Para a elaboração da identidade visual desta 4ª Mostra foram usadas com inspiração não só os conceitos de comunicação visual, mas também esse diferencial, as fotos produzidas serem monocromáticas.਀倀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 㐀ꨀ 䴀漀猀琀爀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 嘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 甀洀 氀漀最漀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 猀攀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 攀 漀 渀漀洀攀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀 洀愀爀挀愀⸀ 伀猀 琀爀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀椀爀挀甀氀愀爀攀猀 愀漀 挀攀渀琀爀漀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀洀 甀洀愀 氀攀渀琀攀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 甀洀 漀氀栀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀攀猀 搀漀椀猀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 挀愀瀀琀愀爀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 伀 攀氀攀洀攀渀琀漀 爀攀琀愀渀最甀氀愀爀 氀攀瘀攀洀攀渀琀攀 椀渀挀氀椀渀愀搀漀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 甀洀 戀愀氀漀 搀攀 搀椀氀漀最漀 ⠀洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 昀愀氀愀 漀甀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀⤀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀甀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 焀甀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀漀搀攀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀⸀ 䄀 椀渀挀氀椀渀愀漀  瀀愀爀愀 椀洀瀀爀椀洀椀爀 琀攀渀猀漀 攀 琀爀愀稀攀爀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 愀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀⸀ 䨀 漀 琀爀愀漀 愀挀椀洀愀 渀漀 挀愀渀琀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀椀爀攀椀琀漀 搀漀 戀愀氀漀  瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 甀渀椀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 洀焀甀椀渀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀愀 洀漀猀琀爀愀⸀ 䄀漀 昀甀渀搀漀 昀漀椀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 甀洀愀 洀愀渀挀栀愀 搀攀 琀椀渀琀愀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ Para compor o nome do evento foram utilizadas duas fontes tipográficas sem serifas, ou seja, letras sem os habituais prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras serifadas, a Quicksand, desenvolvidas por Andrew Paglinawan, que foi usada para o numero ordinal quatro e a fonte Raavi para o nome do evento. As fontes sem serifas foram escolhidas por serem fontes que possuem suavidade e leveza, dando bastante clareza ao que está escrito.਀伀 最爀愀渀搀攀 搀攀猀愀昀椀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 猀攀 搀攀甀 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 瀀漀椀猀 猀攀最甀椀渀搀漀 漀 洀攀猀洀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀愀 㐀ꨀ 䴀漀猀琀爀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 嘀椀猀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 洀漀渀漀挀爀漀洀琀椀挀愀 焀甀攀 挀漀洀漀 搀攀昀椀渀攀 圀椀氀氀椀愀洀猀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ ᰀ† 挀漀洀瀀漀猀琀愀 搀攀 甀洀愀 挀漀爀 挀漀洀 甀洀 渀切洀攀爀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 搀攀 猀甀愀猀 猀漀洀戀爀愀猀 攀 氀甀稀攀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀ᴀ⸠ 䔀 愀 挀漀爀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 昀漀椀 漀 瀀爀攀琀漀 攀洀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀渀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀攀 氀甀稀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 挀漀洀瀀漀爀 琀漀渀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀攀 挀椀渀稀愀⸀ O logotipo pode ser usado de duas formas diferentes: uma com a marca da mostra a cima e o logo bem abaixo que foi assim usado em cartazes. A outra forma é com o logo a esquerda da marca, ou seja, uma utilização horizontal do conjunto, usada em banners, faixas, materiais mais estreitos. Para as camisas do evento optamos por usar apenas a logo em cor branca e tecido em cor preta, sem mais nenhuma informação, dando a estas um uso atemporal. Os convites do evento também utilizamos a logo e texto na cor branca em papel preto transmitindo assim seriedade e nobreza ao material.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 挀漀洀瀀漀爀 攀猀琀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 㐀ꨀ 䴀漀猀琀爀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 嘀椀猀甀愀氀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀爀椀愀爀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀Ⰰ 攀爀爀愀爀Ⰰ 挀漀爀爀椀最椀爀 攀 漀甀猀愀爀⸀ 伀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 漀戀琀椀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 昀漀椀 瀀漀猀琀漀 攀洀 瀀爀愀琀椀挀愀 瀀漀搀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀甀琀爀愀猀 渀漀瘀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 攀 挀愀搀愀 攀琀愀瀀愀 渀攀氀攀 挀漀渀琀椀搀漀⸀ O objetivo de divulgar com clareza esse evento realizado pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social/ Jornalismo da Ufac foi atingida com sucesso, pois ao visualizar o produto o público se sentiu atraído a comparecer e prestigiar os trabalhos apresentados.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CHAMMA, Norberto “Lelé”; PASTORELO, Pedro D. Marcas e sinalização: práticas em design corporativo. 1. Ed. SP: Editora Senac São Paulo, 2007.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. 3. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

TORQUATO, Gaudêncio. Cultura, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira Thomson, 1992.

WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: Noções básicas do planejamento visual. 4.ed. São Paulo: Callis Editora, 2013.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀