ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00469</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O cuidado começa por você</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LAURA MOSS DE OLIVEIRA (FACULDADE MARTHA FALCÃO - DEVRY); Kevvin Sales da Costa de Oliveira (FACULDADE MARTHA FALCÃO - DEVRY); Deodato de Miranda Leão Neto (FACULDADE MARTHA FALCÃO - DEVRY); Liliana Rodrigues da Silva (FACULDADE MARTHA FALCÃO - DEVRY)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;peça publicitária , ação solidária , doações, publicidade, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de divulgar uma ação de cunho social criada pelo 5º período do curso de Publicidade e Propaganda de 2016, a peça  O Cuidado Começa por Você , elaborada então com o propósito de arrecadação de mantimentos e objetos necessários para o funcionamento de uma instituição voltada para idosos, foi veiculada durante o período da ação solidária em redes sociais nos perfis da instituição de ensino, professores e alunos que participaram da criação e arrecadação de donativos, obtivendo como resultado um grande volume de doações de toda a faculdade, que foram entregues no Asilo São Vicente de Paulo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na realidade da sociedade muitas vezes tão desigual, principalmente no que se diz respeito à questões financeiras, é cada vez mais comum a prática da ação social vinda espontaneamente de indivíduos no dia-a-dia ou mesmo organizada por grupos através de mobilizações com objetivo de ajudar o próximo. Com o propósito de fazer um Natal mais feliz e apoiar uma instituição necessitada de auxílio, foi criada a iniciativa de arrecadação de objetos e alimentos pelo 5º período do curso de Publicidade e Propaganda de 2016 da Faculdade Martha Falcão  Devry. Na ação solidária, com o objetivo de atender um público muitas vezes secundário, foi selecionada uma instituição voltada apenas para o cuidado de idosos, chamada Asilo São Vicente de Paulo, que contava com pouco mais de 25 idosos morando nas dependências da instituição A partir da colaboração de toda a sala, foi desenvolvido o projeto social e a produção das peças, que renderam durante todo o período de arrecadação um grande engajamento tanto nas redes sociais quanto na própria faculdade. A divulgação resultou em uma enorme quantidade de doações entre alimentos não perecíveis, roupas, fraldas, roupas de cama e itens de higiene, que foram entregues pela turma organizadora e renderam um dia de felicidade para o asilo beneficiado, as pessoas que o residem e os alunos que participaram, tanto pelas doações quanto pelo tempo de companhia e descontração. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diferente do que se tem comumente na execução de anúncios publicitários, voltados principalmente para a divulgação de produtos e serviços onde o público alvo tem interesse pelo assunto e através da sua aquisição recebe benefícios próprios, uma ação social tem como fim imediato e material apenas o benefício de outras pessoas, enquanto o público que normalmente seria o target das campanhas mercadológicas participa, não recebendo, mas doando algo material para o próximo, ação que acontece em função da empatia presente no público, que pode ser significada na publicidade como: [...]  sentir o que se passa no íntimo ,  sentir dentro da pessoa ou coisa, sentir com o indivíduo ou coisa. Pode ser que a pessoa não esteja expressando sentimento algum, mas se encontre em situação que despertaria em nós certos sentimentos se nos achássemos nessa situação. E, imaginando-nos em seu lugar, chegamos ao sentimento apropriado à situação. Identificamo-nos com a pessoa. O sentimento da empatia frequentemente se manifesta no comportamento externo. (SANT ANNA; JÚNIOR; GARCIA, 2015, p. 85) O objetivo da campanha, além de ajudar outras pessoas a partir da arrecadação de doações, era o de observar a influência da publicidade em um âmbito diferente do mercadológico, que se tem normalmente. Através da veiculação de peças voltadas para a divulgação, se esperava ter e mensurar o alcance de resultados a partir da participação voluntária do público que fosse atingido pela publicidade da ação social, vivenciando se a influência publicitária tão reconhecida pelas grandes marcas no processo de consumo, poderia ser utilizada também de forma eficiente e eficaz em ações de cunho social. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É reforçando uma mensagem positiva de ajuda e cuidado com o próximo que o Asilo São Vicente de Paulo vem realizando tantas conquistas no decorrer de suas mais de três décadas de existência, onde durante muito tempo foi mantido apenas com ajuda de doações e da mensalidade que os aposentados pagam para morar no local. Sabe-se, porém, que o desafio de qualquer instituição que sobrevive de doações é ter que conviver com carência financeira, que se tornou uma luta constante das direções e voluntários para oferecer o melhor conforto e qualidade de vida para os necessitados. Foi a partir destes fatores, da necessidade de receber doações, e das possibilidades que ações publicitárias como esta oferecem ao propagar e divulgar causas sociais tão importantes, que o Asilo São Vicente de Paulo foi escolhido para ser o beneficiado pela campanha criada pelo 5º período do curso de Publicidade e Propaganda de 2016 da Faculdade Martha Falcão  Devry. Sendo realizado no decorrer de todo o período, o projeto, que adquiriu forças tanto através de postagens online, quando panfletagem pelos corredores da instituição e criação de stands de recebimento de doações, recebeu um grande apoio e visibilidade. Buscou-se utilizar imagens que retratam os idosos de uma forma afetiva e emotiva, afim de sensibilizar e passa a mensagem desejada àqueles que a recebiam. Portanto pode-se afirmar que alcançou-se aquilo que foi pretendido com a campanha  O Cuidado Começa por Você . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Existem diversos processos que estimulem o processo criativo de peças e redações publicitárias, empregamos um dos processos que estavam sendo instruídos e praticados no quinto semestre. Mesmo utilizando dessas técnicas, é necessário, acima de tudo, uma pesquisa prévia sobre esse assunto. [...] o processo criativo depende de informação. Quanto mais informação acumulada, mais fácil será criar. Portanto, para começar qualquer criação, primeiro busque saber tudo  ou o que for possível  sobre o assunto a ser abordado. (OLIVEIRA, 2008, p. 12) Para elaboração do material desta ação, utilizamos técnicas já cotidianas da redação publicitária, como a associação de ideias. Esse método consiste em obtermos palavras relacionadas sobre determinado tema, por meio de contiguidade, semelhança, sucessão e contraste (MARTINS, 1997). Podemos ver esse método como um cruzamento de palavras e ideias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o título  O Cuidado Começa por Você e o slogan  Nesse natal, junte-se a esta causa e faça um idoso mais feliz , a peça publicitária produzida pela sala de Publicidade e Propaganda consiste em dois modelos de cartazes com o mesmo padrão visual onde foi estabelecida a imagem de um idoso e uma idosa juntamente com a redação contendo sugestões sobre a arrecadação dos materiais e alimentos, o nome da ação solidária e o slogan. As peças além de serem utilizadas como cartazes, foram modificadas posteriormente como peças para rede sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> A possibilidade de criação para ações solidárias são diversas e os seus benefícios tanto para quem as faz quanto para quem as recebe são infinitos. Em praticamente todos os âmbitos da vida em sociedade é possível achar uma brecha para fazer o bem e tornar a vida de todos mais leve, sendo por isso tão praticada atualmente e principalmente em datas comemorativas importantes com o objetivo de fazer o bem ao próximo. Tendo seus objetivos alinhados com a comunicação e possuindo a publicidade como uma poderosa ferramenta, os objetivos de causas sociais ultrapassam a barreira de pequenas ações, para alcançar grandes campanhas voltadas para pontos específicos e que através da divulgação em grande escala conseguem atingir um número muito maior de pessoas interessadas no assunto e dispostas a ajudar na causa. Através da ação social realizada pela sala de Publicidade e Propaganda, agregando tanto a causa comunitária quanto os fundamentos e exercícios da publicidade, foi percebido que é possível de fato se obter resultados além das expectativas, e que a partir do uso de meios de comunicação, tanto online quanto off-line, para a divulgação e comunicação entre emissor e receptor no processo de realização de projetos como esse traz uma maior capacidade de troca de informações, traduzidas diretamente em resultados, que nesse caso são as doações oferecidas pelo público alvo da publicidade. Em função do trabalho realizado, pode-se afirmar que a publicidade é atualmente uma ferramenta importante e fundamental para bons resultados não apenas no comércio, mas em áreas voltadas para as causas sociais, que assim como um produto ou serviço, demandam a divulgação de informações em formato de peças criativas e principalmente emotivas, que possibilitem que os interessados não apenas participem diretamente, mas se sintam tocados pelas causa defendidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ACRÍTICA..http://www.acritica.com/channels/manaus/news/universitarios-criam-campanha-de-engajamento-social-para-ajudar-abrigo-de-idosos. Acessado em 13 de Abril de 2017<br><br>AMAZONASNOTICIAS..http://www.amazonasnoticias.com.br/alunos-entregam-donativos-arrecadados-para-abrigo-de-idosos-nesta-quarta-feira-7/. Acessado em 13 de Abril de 2017<br><br>MARTINS, Jorge S. Redação Publicitária: teoria e prática  2 ed  São Paulo: Atlas, 1997<br><br>OLIVEIRA, Newton Dezar. Mídia impressa  2. ed - Rio de Janeiro: 2AB, 2008.<br><br>PORTALDOHOLANDA. http://www.portaldoholanda.com.br/amazonas/alunos-entregam-donativos-arrecadados-para-abrigo-de-idosos, acessado em 13 de Abril de 2017<br><br>SANT ANNA, Armando; JÚNIOR, Ismael Rocha; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática  8ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.<br><br> </td></tr></table></body></html>