INSCRIÇÃO: 00470
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA01
 
TÍTULO: Corrente Jornalística
 
AUTORES: Sheyévena do Nascimento (Faculdade Metropolitana de Manaus); Robson Adriano Gomes dos Santos (Faculdade Metropolitana de Manaus); Jussara Guimarães (Faculdade Metropolitana de Manaus); Kefferson Klay Rocha Mariano (Faculdade Metropolitana de Manaus); Patricia Souza de Assis (Faculdade Metropolitana de Manaus); Walney Leão (Faculdade Metropolitana de Manaus); Macri Elaine Colombo (Faculdade Metropolitana de Manaus)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo, Teorias, Curta-metragem, Gnose,
 
RESUMO
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Jornalista atualmente é um termo aplicado para profissionais que trabalham nas mídias tradicionais e sociais. Traquina (2004) afirma que para se compreender as notícias é preciso ter conhecimento da cultura dos profissionais que as elaboram, os jornalistas, que é integrante ativo da indústria midiática. O mesmo autor sustenta que "a comunidade jornalística é uma tribo e as características e ideologias dessa tribo são um fator crucial na elaboração do produto jornalístico" (TRAQUINA, 2004, p. 12). Pena (2015) denomina a cultura profissional, como algo que possa ser passado. "Acredito que a identidade da comunidade jornalística é formada por uma estrutura gnóstica. Não no sentido religioso, mas sim no caráter fáustico e restritivo de seus costumes, vocabulário e ritos de iniciação" (PENA, 2015, p. 139). Não é segredo que a produção da notícia passa por etapas. Inicialmente através de uma fonte determinado fato chega às redações e após o processo de apuração pode se tornar noticia. Um jornalista é responsável por triar qual notícia será encaminhada para publicação e qual será barrada, influenciando diretamente na construção da objetividade. A profissão sofre com o peso do capitalismo, que vaga pelas empresas desde os seus primórdios. É necessário saber lidar com interesses maiores e o caráter industrial e capitalista dos veículos de comunicação, que é visto unicamente como fonte de lucro. Dessa forma foi elaborado o curta metragem, intitulado Correntes Jornalísticas. Com o intuito de trazer à tona uma reflexão sobre a dinâmica da profissão.

 
OBJETIVO
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Quando questionados sobre as razões que levaram os alunos a optar pela escolha do jornalismo, em seu discurso, esquecem ou simplesmente não sabem as exigências de um profissional que deve possuir múltiplo conhecimento de diversos assuntos e lidar com diferentes tipos de públicos.  "O jornalismo é uma ocupação que leva seu profissional a manter contato com diversos domínios da vida urbana e exige que ele tenha conhecimento dos códigos sociais (TRAVANCAS, 1993, p. 82)". A configuração social da profissão está além das paredes da redação. Seus estigmas refletem em todas as áreas da sua vida. "Ele é, segundo proporções variáveis, um coletor de informações e um produtor de textos. Ele é, depois, o assalariado de uma empresa de comunicação e de sua hierarquia (...) Saindo da empresa de comunicação, todo jornalista é também, na relação com seus colegas, um sócio-rival (TUNSTALL apud NEVEU, 2006, p. 105 – 106)". Pena (2015) ao debruçar-se sobre as características comuns do profissional já reiterava o que Traquina (2004) havia discorrido ao analisa-los como uma tribo. "Nas palavras de Nelson Traquina, os membros da comunidade jornalística partilham não só uma maneira de ver, mas também uma maneira de agir e uma maneira de falar, o "jornalês" (Pena, 2015, p. 141)". Compreender como funciona o mecanismo de ação da profissão, e o processo de comunicação interpessoal entre os profissionais, permite um maior entendimento de como funciona a produção de notícia e a dinâmica da redação. Considerado um ambiente sagrado, é na redação que se intensifica o fluxo de informação, e também onde se observa a divisão hierárquica do veiculo de comunicação. Cada veiculo de comunicação possui uma linha editorial, e nela consta o posicionamento social e político da empresa, que acaba por ditar como cada notícia será organizada hierarquicamente e qual terá maior ênfase. O jornalista funciona como um satélite que fica em órbita dessa linha editorial, oriundo às suas normas, regras e orientações. E para produzir os jornalistas são organizacionalmente divididos, em editorias ou no âmbito profissonal-organizativo-burocrático³, porém, comungam do mesmo hábito, costumes, vocabulário, ensinamentos e técnicas. Conhecer como funciona a dinâmica da profissão é fator crucial e decisivo para prosseguir na mesma. É uma variável que deve ser levada em consideração no momento em que decide juntar-se à tribo. Diante disso, justifica-se a elaboração da produção audiovisual, intitulada Correntes Jornalísticas. A obra busca uma reflexão acerca da profissão, cultura profissional, visão de mundo e seu estilo de vida dentro da redação que consequentemente reflete em sua vida pessoal. O protagonista da estória representa tal cenário, ao ponto de suas atitudes interferirem em ambos os aspectos. Ao adotar as teorias gnóstica e organizacional visamos contextualizar como os costumes, hábitos e cultura da profissão estão correlacionados com a empresa e sua rotina de trabalho. A produção também foi desenvolvida com o intuito de atingir acadêmicos de jornalismo que muitas vezes desconhecem a configuração da profissão e seus paradigmas.

 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
਀ ਀ ਀㰀瀀 猀琀礀氀攀㴀∀洀愀爀最椀渀㨀  挀洀  挀洀  瀀琀㬀 琀攀砀琀ⴀ愀氀椀最渀㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀∀㸀䐀攀 挀愀爀琀攀爀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 do curta metragem caracteriza-se como qualitativo com auxílio do quantitativo, no਀昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀愀猀漀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀琀渀漀最爀昀椀挀愀⸀ ᰀ䄠 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀琀渀漀最爀昀椀挀愀 pode ser entendida como o estudo de um grupo ou povo (GEHARD; SILVEIRA, 2009,਀瀀⸀ 㐀㄀⤀⸀ᴀ†䤀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀 acerca do tema escolhido e de literatura na área de produção audiovisual, a fim਀搀攀 琀攀爀 洀愀椀漀爀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 琀挀渀椀挀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䐀甀愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 昀漀爀愀洀 挀攀渀琀爀愀椀猀 para a elaboração da produção: gnóstica e organizacional. Felipe Pena (2015), Nelson਀吀爀愀焀甀椀渀愀 ⠀㈀  㐀⤀ 攀 䤀猀愀戀攀氀 吀爀愀瘀愀渀挀愀猀 ⠀㄀㤀㤀㌀⤀Ⰰ 猀甀戀猀椀搀椀愀爀愀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 elaboração do trabalho e foram comumente consultados a fim de uma maior਀挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀ⴀ挀愀瀀椀琀愀氀椀猀琀愀 攀 漀猀 jornalistas como um ser dotado de cultura, hábitos, costumes, vícios e਀攀渀猀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀  瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䔀洀 sala de aula foram ministrados debates entre os alunos a fim de explorar o਀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀洀瀀爀椀挀漀 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ Não obstante, para conhecer ainda mais sobre o mundo jornalístico filmes como: Scoop:਀伀 最爀愀渀搀攀 䘀甀爀漀 ⠀䐀椀爀攀漀㨀 圀漀漀搀礀 䄀氀氀攀渀Ⰰ 倀爀漀搀甀漀㨀 䰀攀琀琀礀 䄀爀漀渀猀漀渀⸀ 䔀唀䄀㨀 䘀漀挀甀猀 Features, 2007); Todos os homens do presidente (Direção: Alan J. Pakula,਀倀爀漀搀甀漀㨀 圀愀氀琀攀爀 䌀漀渀戀氀攀稀⸀ 䔀唀䄀㨀 圀愀爀渀攀爀 䈀爀漀猀Ⰰ ㄀㤀㜀㘀⤀ 攀 匀瀀漀琀氀椀最栀琀 ጀ†匀攀最爀攀搀漀猀 Revelados (Direção: Tom McCarthy, Produção: Blye Faust. EUA: Anonymous Content,਀㈀ ㄀㔀⤀Ⰰ 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀 攀 洀攀猀愀猀 爀攀搀漀渀搀愀猀 挀漀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀⸀ 倀愀爀愀 爀攀搀愀漀 搀漀 roteiro utilizamos o autor Doc Comparato (Pseudonimo de Luís Felipe Loureiro਀䌀漀洀瀀愀爀愀琀漀⸀ 䄀琀漀爀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀爀 攀 渀漀瘀攀氀椀猀琀愀⤀ 㰀猀甀瀀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ猀瀀愀挀攀爀甀渀㨀 礀攀猀㬀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀猀甀瀀㸀焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀 攀琀愀瀀愀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀Ⰰ sendo: ideia, conflito, personagens, ação dramática, tempo dramático e unidade਀搀爀愀洀琀椀挀愀⸀ 䔀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 爀攀搀椀最椀洀漀猀 漀 猀琀漀爀礀氀椀渀攀⸀ ᰀ䌠漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 猀琀漀爀礀 氀椀渀攀  determinar o conflito; escrever uma sinopse é descobrir as personagens;਀攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀  漀爀最愀渀椀稀愀爀 甀洀愀 愀漀 搀爀愀洀琀椀挀愀㬀 攀氀愀戀漀爀愀爀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 爀漀琀攀椀爀漀  挀栀攀最愀爀 aos diálogos e ao tempo dramático (COMPARATO, 2000, p. 29).” Após a criação da਀椀搀攀椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀猀漀氀瘀攀甀 搀攀氀椀渀攀愀爀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 攀猀琀爀椀愀 椀爀椀愀 猀攀爀 contada e produzida, e adotando a classificação vigente dada pelo Screen਀圀爀椀琀攀爀猀 䜀甀椀搀攀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀Ⰰ 愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀洀漀猀 漀 昀椀氀洀攀 挀漀洀漀 搀漀 gênero drama e subgênero comédia. Vale ressaltar que embora seja preconizada਀瀀攀氀漀 最甀椀愀Ⰰ 琀愀氀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀  猀甀戀樀攀琀椀瘀愀 攀 猀甀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 瀀漀猀猀甀椀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 da indústria de massa. “A classificação que demos anteriormente segue uma via਀搀攀 愀洀瀀氀漀 瀀爀愀最洀愀琀椀猀洀漀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀氀 攀  猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀洀 愀 este mundo compreendam, em princípio, de que gênero de produto se trata (COMPARATO,਀㈀   Ⰰ 瀀⸀ ㌀㈀⤀ᴀ⸠ 伀 猀琀漀爀礀 氀椀渀攀Ⰰ 焀甀攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀  ᰀ愠 挀漀渀搀攀渀猀愀漀 搀漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 básico cristalizado em palavras” (COMPARATO, 2000, p. 23), ou seja, é um texto਀挀甀爀琀漀 搀攀 甀洀 瀀愀爀最爀愀昀漀 攀 愀琀 挀椀渀挀漀 氀椀渀栀愀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀椀渀琀琀椀挀愀 琀漀搀愀 a estória, passando pelo conflito-matriz e os fundamentos da trama. Dessa਀洀愀渀攀椀爀愀 漀 猀琀漀爀礀 氀椀渀攀 昀椀挀漀甀 愀猀猀椀洀㨀 䴀漀愀挀椀爀Ⰰ 渀漀瘀愀琀漀 渀愀 爀攀搀愀漀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀愀氀愀搀漀 瀀愀爀愀 cobrir um colega que faltara. Entre as inúmeras pautas, o tempo voa e não se da਀挀漀渀琀愀 搀愀猀 挀漀椀猀愀猀 焀甀攀 搀攀椀砀漀甀 瀀愀猀猀愀爀 攀洀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 猀攀甀 挀栀攀昀攀 漀 挀漀戀爀愀 攀 漀 搀攀愀搀 氀椀渀攀 é curto, deixando o acorrentado ao seu trabalho. Cada uma das etapas do roteiro਀ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 攀氀甀挀椀搀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 漀 昀椀氀洀攀 焀甀攀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 audiovisual é a integração dessas etapas, e as cenas são a representação da਀椀搀攀椀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀⸀ 䄀瀀猀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 瀀愀猀猀愀洀漀猀 愀 爀攀搀椀最椀爀 o roteiro técnico, que é aquele que contém todas as indicações técnicas para a਀琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 攀洀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 一攀猀猀攀 搀椀猀挀甀琀椀洀漀猀 愀 瀀漀猀椀漀 搀愀 挀洀攀爀愀Ⰰ ângulos de enquadramento, movimentação da câmera e dos atores, entre outros਀攀氀攀洀攀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀漀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 昀椀最甀爀椀渀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 detalhes de composição da cena. Como utilizamos Comparato (2000) como਀爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 琀攀爀椀挀漀 攀 琀挀渀椀挀漀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀⸀ As cenas e sequências foram criadas de acordo com o conceito definido pelo਀愀甀琀漀爀⸀ ᰀ匠攀焀甀攀渀挀椀愀 攀 挀攀渀愀 猀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀甀爀愀洀攀渀琀攀 最攀漀最爀昀椀挀漀猀⸀ 䔀洀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 甀洀愀 sequência engloba tudo o que sucede numa localização (COMPARATO, 2000, p.਀㌀ ㈀⤀⸀ᴀ†䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 愀猀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀猀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 渀愀猀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ em uma sala previamente agendada. As cenas variam de locação, entre a sala de਀爀攀搀愀漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀 攀 愀 猀愀氀愀 搀愀 搀椀爀攀漀Ⰰ 漀渀搀攀 昀椀挀愀 漀 攀搀椀琀漀爀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䄀 挀洀攀爀愀 utilizada foi Cannon Powershot SX530 HS e editado através do software Ligthworks਀眀椀渀㌀㈀ 瘀攀爀猀漀 ㄀㈀⸀㘀⸀㰀⼀瀀㸀 ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 ਀ ਀

Gravado em dois dias, o curta Correntes਀䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 㰀⼀椀㸀琀攀洀 㤀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀⸀ 䐀甀愀猀 猀愀氀愀猀 昀漀爀愀洀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 servir de locação para as gravações. A sala escolhida foi a mais próxima਀昀椀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 愀 甀洀愀 爀攀搀愀漀⸀ 䄀猀 爀漀甀瀀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 gravação foram de recursos próprios. Moacir é o protagonista, a estória têm਀瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 挀漀愀搀樀甀瘀愀渀琀攀猀 䌀猀愀爀 ⠀挀栀攀昀攀 搀愀 爀攀搀愀漀⤀ 攀 Catarina (esposa). E personagens de aparição rápida como o padre Jubileu e਀䘀氀瘀椀愀 ⠀昀椀氀栀愀 搀攀 䴀漀愀挀椀爀⤀ 挀漀洀 猀攀甀 渀愀洀漀爀愀搀漀⸀ 䌀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 dicotomia existente, da vida de jornalista. Uma das mensagens do curta é਀樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 栀 甀洀 攀洀戀愀琀攀 攀渀琀爀攀 攀猀猀攀猀 搀漀椀猀 洀甀渀搀漀猀㨀 漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 漀 da família. Em pesquisa realizada no decorrer de três anos, com cerca de਀挀椀渀焀甀攀渀琀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 吀爀愀瘀愀渀挀愀猀 ⠀㄀㤀㤀㌀⤀ 挀漀氀栀攀甀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 novatos e veteranos de redações. E constatou que a família quase sempre é਀搀攀椀砀愀搀愀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀氀愀渀漀⸀ 䄀 琀攀渀猀漀  瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀 攀 攀猀琀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀猀 depoimentos como até mesmo na própria dificuldade, por eles manifesta, de਀洀愀渀琀攀爀 爀攀氀愀攀猀 挀漀渀樀甀最愀椀猀 搀甀爀愀搀漀甀爀愀猀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 搀攀猀琀愀挀愀洀Ⰰ 攀 neste caso não apenas mulheres, é que no dia a dia a família sai muito਀瀀爀攀樀甀搀椀挀愀搀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀漀洀甀渀猀 愀猀 焀甀攀椀砀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 猀漀戀爀愀 瀀愀爀愀 攀氀愀 (Travancas, 1993, p. 92). O personagem de Catarina e Flávia, esposa e filha de਀䴀漀愀挀椀爀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 椀氀甀猀琀爀愀洀 攀猀猀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀⸀ 䄀漀 猀攀爀攀洀 ᰀ愠戀愀渀搀漀渀愀搀愀猀ᴀ†攀洀 casa, e o encontram na redação. Outro ponto central é a relação do profissional਀挀漀洀 漀 猀攀甀 猀甀瀀攀爀椀漀爀⸀ 䴀漀愀挀椀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀 猀漀稀椀渀栀漀Ⰰ 攀 挀漀戀爀攀 漀甀琀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀ Hábitos como o café, a correria. O caráter empresarial também faz presença, uma਀瘀攀稀 焀甀攀 瀀愀爀愀 猀攀甀 挀栀攀昀攀 漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀  瀀爀漀搀甀稀椀爀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 渀攀洀 焀甀攀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ fique mais horas na redação. Mesmo com todo esse viés, como o jornalismo ainda਀昀愀稀 愀搀攀瀀琀漀猀㼀 吀爀愀瘀愀渀挀愀猀 ⠀㄀㤀㤀㌀⤀ 攀洀 猀甀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀漀渀猀琀愀琀漀甀 焀甀攀 琀甀搀漀  甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 de adesão à profissão. “Vários entrevistados salientam que apesar do desgaste e਀挀漀爀爀攀ⴀ挀漀爀爀攀 搀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 愀 挀愀爀爀攀椀爀愀  最爀愀琀椀昀椀挀愀渀琀攀Ⰰ 渀漀 猀 瀀攀氀愀 猀甀愀 responsabilidade social sempre enfatizada, como pelas relações que ela਀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 ⠀吀爀愀瘀愀渀挀愀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㌀⤀⸀ᴀ†伀 昀椀洀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀  漀 瀀椀挀攀 搀愀 reflexão que o grupo fez acerca da profissão. Uma vez apaixonado pelo seu਀漀昀挀椀漀Ⰰ 䴀漀愀挀椀爀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 猀愀椀爀 搀漀 氀漀挀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 昀椀挀愀 瀀愀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 em sua mesa. Está acorrentado à sua profissão, é o que Travancas (1993) afirmar਀猀攀爀 甀洀愀 瀀愀椀砀漀 攀 甀洀愀 愀搀攀猀漀⸀ 倀愀椀砀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 猀攀爀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 攀Ⰰ portanto, estará ao lado da emoção e não da razão, e significará um਀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀爀搀攀洀 愀昀攀琀椀瘀愀 挀漀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀漀 瀀攀渀猀愀爀 攀猀琀愀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 瘀漀甀 empregar o conceito de  adesão (Travancas,਀㄀㤀㤀㌀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㐀⤀⸀ 吀愀氀瘀攀稀 猀攀樀愀 甀洀愀 搀愀猀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 焀甀攀 渀漀猀 昀愀愀 entender os motivos de tanta paixão pela profissão, de tal maneira, que਀愀戀搀椀挀愀洀漀猀 搀攀 攀猀琀愀爀洀漀猀 挀漀洀 渀漀猀猀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀Ⰰ 挀渀樀甀最攀猀 攀 愀洀椀最漀猀Ⰰ 攀洀 瀀爀漀氀 搀愀 adrenalina da rotina.

 
CONSIDERAÇÕES
਀ ਀ ਀㰀瀀 猀琀礀氀攀㴀∀洀愀爀最椀渀㨀 㘀瀀琀  挀洀 ㄀㈀瀀琀㬀 琀攀砀琀ⴀ愀氀椀最渀㨀 樀甀猀琀椀昀礀㬀 氀椀渀攀ⴀ栀攀椀最栀琀㨀 渀漀爀洀愀氀㬀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀✀昀漀渀琀ⴀ昀愀洀椀氀礀㨀 ∀吀椀洀攀猀 一攀眀 刀漀洀愀渀∀Ⰰ∀猀攀爀椀昀∀㬀 昀漀渀琀ⴀ猀椀稀攀㨀 ㄀㈀瀀琀㬀✀㸀䘀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀  甀洀愀 tarefa fácil, devido a todos os fios que costuram uma profissão que possui um਀猀琀愀琀甀猀 猀漀挀椀愀氀 攀 甀洀愀 挀漀渀昀椀最甀爀愀漀 挀漀洀瀀氀攀砀愀⸀ 匀甀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀洀攀渀琀愀爀 愀 sociedade de informação e formar opiniões, não deve ser levada à esmo. A਀搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 猀 愀甀洀攀渀琀愀 焀甀愀渀搀漀 搀攀戀愀琀攀洀漀猀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 nas redações, tachados de operários intelectuais, o jornalista. Esse ser que਀昀漀最攀 愀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 焀甀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀Ⰰ 猀攀 椀渀昀漀爀洀愀Ⰰ 攀 瘀椀瘀攀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀 氀椀最愀搀漀 渀漀猀 acontecimentos, um escravo da indústria e dos acontecimentos. Ao utilizar a਀昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀椀挀愀洀漀猀 氀椀瘀爀攀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 渀漀猀猀漀猀 estudos acerca do tema, e de observação sobre a cultura profissional. Nesta਀漀戀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 挀洀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 搀爀愀洀琀椀挀愀 搀愀 situação. Não com o objetivo de desestimular os iniciantes, mas o de apresentar਀攀猀猀攀 洀甀渀搀漀 愀漀猀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 琀漀洀ⴀ氀漀 挀漀洀 愀猀 洀漀猀⸀ 䘀椀挀漀甀 瀀攀爀昀攀椀琀愀洀攀渀琀攀 挀氀愀爀愀 愀 necessidade de referências bibliográficas, seja em manuais ou com depoimentos਀搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 焀甀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀愀洀 愀 瘀椀搀愀 挀漀爀爀椀搀愀 搀愀猀 爀攀搀愀攀猀⸀ 䄀 最爀愀渀搀攀 氀椀漀 焀甀攀 漀 curta deixou para o grupo foi prover a leitura do mundo jornalístico. Um਀攀渀爀椀焀甀攀挀椀洀攀渀琀漀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀 瀀愀爀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 昀甀琀甀爀愀猀Ⰰ 攀 搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 territorial. O terreno jornalístico é firme, mas está sujeito a mudanças਀爀攀瀀攀渀琀椀渀愀猀 搀攀 挀氀椀洀愀⸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀瀀㸀 ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀䤀一Ⰰ 䌀⸀Ⰰ 䌀䠀䄀刀刀伀一Ⰰ 䨀⸀Ⰰ 䈀伀一嘀䤀䰀䰀䔀Ⰰ 䨀⸀ ⠀㈀  㐀⤀Ⰰ 一愀琀甀爀攀 攀琀 吀爀愀渀猀昀漀爀洀愀琀椀漀渀 搀甀 䨀漀甀渀愀氀椀猀洀攀 ጀ†吀栀漀爀椀攀 攀琀 爀攀挀栀攀爀挀栀 攀洀瀀椀爀椀焀甀攀猀⸀ 䤀渀㨀 䌀唀一䠀䄀Ⰰ 䤀猀愀戀攀氀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䴀攀搀椀愀 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ጀ†䠀漀洀攀渀愀最攀洀 愀 一攀氀猀漀渀 吀爀愀渀焀甀椀渀愀⸀ 䰀椀猀戀漀愀㨀 䰀愀戀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀⸀ 䐀愀 挀爀椀愀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀漀挀挀漀Ⰰ ㈀   ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䐀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 挀愀瀀椀琀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀渀愀椀猀 搀愀 䌀漀渀昀攀爀渀挀椀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䴀搀椀愀 䌀椀搀愀搀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䔀刀䠀䄀刀䐀吀Ⰰ 吀⸀ 䔀⸀Ⰰ 匀䤀䰀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䐀⸀ 吀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 唀䘀刀䜀匀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀嘀䔀唀Ⰰ 䔀⸀ 匀漀挀椀漀氀漀最椀愀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䰀漀礀漀氀愀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀唀一䠀䄀Ⰰ 䤀⸀ 䘀⸀㬀 䌀䄀䈀刀䔀刀䄀Ⰰ 䄀㬀 匀伀唀匀䄀Ⰰ 䨀⸀ 倀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 洀攀搀椀愀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ጀ†䠀漀洀攀渀愀最攀洀 愀 一攀氀猀漀渀 吀爀愀焀甀椀渀愀⸀ 倀漀爀琀甀最愀氀㨀 䰀愀戀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一⸀ 䄀 琀爀椀戀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 ጀ†甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 琀爀愀渀猀渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䰀椀猀戀漀愀㨀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 一漀琀挀椀愀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀嘀䄀一䌀䄀匀Ⰰ 䤀⸀ 匀⸀ 伀 洀甀渀搀漀 搀漀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䠀䤀吀䔀Ⰰ 䐀⸀ 䴀⸀ 伀 最愀琀攀欀攀攀瀀攀爀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 挀愀猀漀 渀愀 猀攀氀攀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ 䤀渀㨀 倀攀渀愀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀