INSCRIÇÃO: | 00470 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA01 |
TÍTULO: | Corrente Jornalística |
AUTORES: | Sheyévena do Nascimento (Faculdade Metropolitana de Manaus); Robson Adriano Gomes dos Santos (Faculdade Metropolitana de Manaus); Jussara Guimarães (Faculdade Metropolitana de Manaus); Kefferson Klay Rocha Mariano (Faculdade Metropolitana de Manaus); Patricia Souza de Assis (Faculdade Metropolitana de Manaus); Walney Leão (Faculdade Metropolitana de Manaus); Macri Elaine Colombo (Faculdade Metropolitana de Manaus) |
PALAVRAS-CHAVE: | Jornalismo, Teorias, Curta-metragem, Gnose, |
RESUMO | |
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Jornalista atualmente é um termo aplicado para profissionais que trabalham nas mídias tradicionais e sociais. Traquina (2004) afirma que para se compreender as notícias é preciso ter conhecimento da cultura dos profissionais que as elaboram, os jornalistas, que é integrante ativo da indústria midiática. O mesmo autor sustenta que "a comunidade jornalística é uma tribo e as características e ideologias dessa tribo são um fator crucial na elaboração do produto jornalístico" (TRAQUINA, 2004, p. 12). Pena (2015) denomina a cultura profissional, como algo que possa ser passado. "Acredito que a identidade da comunidade jornalística é formada por uma estrutura gnóstica. Não no sentido religioso, mas sim no caráter fáustico e restritivo de seus costumes, vocabulário e ritos de iniciação" (PENA, 2015, p. 139). Não é segredo que a produção da notícia passa por etapas. Inicialmente através de uma fonte determinado fato chega às redações e após o processo de apuração pode se tornar noticia. Um jornalista é responsável por triar qual notícia será encaminhada para publicação e qual será barrada, influenciando diretamente na construção da objetividade. A profissão sofre com o peso do capitalismo, que vaga pelas empresas desde os seus primórdios. É necessário saber lidar com interesses maiores e o caráter industrial e capitalista dos veículos de comunicação, que é visto unicamente como fonte de lucro. Dessa forma foi elaborado o curta metragem, intitulado Correntes Jornalísticas. Com o intuito de trazer à tona uma reflexão sobre a dinâmica da profissão. | |
OBJETIVO | |
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Quando questionados sobre as razões que levaram os alunos a optar pela escolha do jornalismo, em seu discurso, esquecem ou simplesmente não sabem as exigências de um profissional que deve possuir múltiplo conhecimento de diversos assuntos e lidar com diferentes tipos de públicos. "O jornalismo é uma ocupação que leva seu profissional a manter contato com diversos domínios da vida urbana e exige que ele tenha conhecimento dos códigos sociais (TRAVANCAS, 1993, p. 82)". A configuração social da profissão está além das paredes da redação. Seus estigmas refletem em todas as áreas da sua vida. "Ele é, segundo proporções variáveis, um coletor de informações e um produtor de textos. Ele é, depois, o assalariado de uma empresa de comunicação e de sua hierarquia (...) Saindo da empresa de comunicação, todo jornalista é também, na relação com seus colegas, um sócio-rival (TUNSTALL apud NEVEU, 2006, p. 105 – 106)". Pena (2015) ao debruçar-se sobre as características comuns do profissional já reiterava o que Traquina (2004) havia discorrido ao analisa-los como uma tribo. "Nas palavras de Nelson Traquina, os membros da comunidade jornalística partilham não só uma maneira de ver, mas também uma maneira de agir e uma maneira de falar, o "jornalês" (Pena, 2015, p. 141)". Compreender como funciona o mecanismo de ação da profissão, e o processo de comunicação interpessoal entre os profissionais, permite um maior entendimento de como funciona a produção de notícia e a dinâmica da redação. Considerado um ambiente sagrado, é na redação que se intensifica o fluxo de informação, e também onde se observa a divisão hierárquica do veiculo de comunicação. Cada veiculo de comunicação possui uma linha editorial, e nela consta o posicionamento social e político da empresa, que acaba por ditar como cada notícia será organizada hierarquicamente e qual terá maior ênfase. O jornalista funciona como um satélite que fica em órbita dessa linha editorial, oriundo às suas normas, regras e orientações. E para produzir os jornalistas são organizacionalmente divididos, em editorias ou no âmbito profissonal-organizativo-burocrático³, porém, comungam do mesmo hábito, costumes, vocabulário, ensinamentos e técnicas. Conhecer como funciona a dinâmica da profissão é fator crucial e decisivo para prosseguir na mesma. É uma variável que deve ser levada em consideração no momento em que decide juntar-se à tribo. Diante disso, justifica-se a elaboração da produção audiovisual, intitulada Correntes Jornalísticas. A obra busca uma reflexão acerca da profissão, cultura profissional, visão de mundo e seu estilo de vida dentro da redação que consequentemente reflete em sua vida pessoal. O protagonista da estória representa tal cenário, ao ponto de suas atitudes interferirem em ambos os aspectos. Ao adotar as teorias gnóstica e organizacional visamos contextualizar como os costumes, hábitos e cultura da profissão estão correlacionados com a empresa e sua rotina de trabalho. A produção também foi desenvolvida com o intuito de atingir acadêmicos de jornalismo que muitas vezes desconhecem a configuração da profissão e seus paradigmas. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
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do curta metragem caracteriza-se como qualitativo com auxílio do quantitativo, no昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀愀猀漀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀琀渀漀最爀昀椀挀愀⸀ ᰀ䄠 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀琀渀漀最爀昀椀挀愀
pode ser entendida como o estudo de um grupo ou povo (GEHARD; SILVEIRA, 2009,瀀⸀ 㐀⤀⸀ᴀ†䤀渀椀挀椀愀洀漀猀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀
acerca do tema escolhido e de literatura na área de produção audiovisual, a fim搀攀 琀攀爀 洀愀椀漀爀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 琀挀渀椀挀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䐀甀愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 昀漀爀愀洀 挀攀渀琀爀愀椀猀
para a elaboração da produção: gnóstica e organizacional. Felipe Pena (2015), Nelson吀爀愀焀甀椀渀愀 ⠀㈀ 㐀⤀ 攀 䤀猀愀戀攀氀 吀爀愀瘀愀渀挀愀猀 ⠀㤀㤀㌀⤀Ⰰ 猀甀戀猀椀搀椀愀爀愀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀
elaboração do trabalho e foram comumente consultados a fim de uma maior挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀ⴀ挀愀瀀椀琀愀氀椀猀琀愀 攀 漀猀
jornalistas como um ser dotado de cultura, hábitos, costumes, vícios e攀渀猀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䔀洀
sala de aula foram ministrados debates entre os alunos a fim de explorar o挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀洀瀀爀椀挀漀 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀
Não obstante, para conhecer ainda mais sobre o mundo jornalístico filmes como: Scoop:伀 最爀愀渀搀攀 䘀甀爀漀 ⠀䐀椀爀攀漀㨀 圀漀漀搀礀 䄀氀氀攀渀Ⰰ 倀爀漀搀甀漀㨀 䰀攀琀琀礀 䄀爀漀渀猀漀渀⸀ 䔀唀䄀㨀 䘀漀挀甀猀
Features, 2007); Todos os homens do presidente (Direção: Alan J. Pakula,倀爀漀搀甀漀㨀 圀愀氀琀攀爀 䌀漀渀戀氀攀稀⸀ 䔀唀䄀㨀 圀愀爀渀攀爀 䈀爀漀猀Ⰰ 㤀㜀㘀⤀ 攀 匀瀀漀琀氀椀最栀琀 ጀ†匀攀最爀攀搀漀猀
Revelados (Direção: Tom McCarthy, Produção: Blye Faust. EUA: Anonymous Content,㈀ 㔀⤀Ⰰ 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀 攀 洀攀猀愀猀 爀攀搀漀渀搀愀猀 挀漀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀⸀ 倀愀爀愀 爀攀搀愀漀 搀漀
roteiro utilizamos o autor Doc Comparato (Pseudonimo de Luís Felipe Loureiro䌀漀洀瀀愀爀愀琀漀⸀ 䄀琀漀爀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀爀 攀 渀漀瘀攀氀椀猀琀愀⤀ 㰀猀甀瀀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀洀猀漀ⴀ猀瀀愀挀攀爀甀渀㨀 礀攀猀㬀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀猀甀瀀㸀焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀 攀琀愀瀀愀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀Ⰰ
sendo: ideia, conflito, personagens, ação dramática, tempo dramático e unidade搀爀愀洀琀椀挀愀⸀ 䔀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 爀攀搀椀最椀洀漀猀 漀 猀琀漀爀礀氀椀渀攀⸀ ᰀ䌠漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 猀琀漀爀礀 氀椀渀攀
determinar o conflito; escrever uma sinopse é descobrir as personagens;攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 甀洀愀 愀漀 搀爀愀洀琀椀挀愀㬀 攀氀愀戀漀爀愀爀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 爀漀琀攀椀爀漀 挀栀攀最愀爀
aos diálogos e ao tempo dramático (COMPARATO, 2000, p. 29).” Após a criação da椀搀攀椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀猀漀氀瘀攀甀 搀攀氀椀渀攀愀爀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 攀猀琀爀椀愀 椀爀椀愀 猀攀爀
contada e produzida, e adotando a classificação vigente dada pelo Screen圀爀椀琀攀爀猀 䜀甀椀搀攀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀Ⰰ 愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀洀漀猀 漀 昀椀氀洀攀 挀漀洀漀 搀漀
gênero drama e subgênero comédia. Vale ressaltar que embora seja preconizada瀀攀氀漀 最甀椀愀Ⰰ 琀愀氀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀 攀 猀甀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 瀀漀猀猀甀椀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀
da indústria de massa. “A classificação que demos anteriormente segue uma via搀攀 愀洀瀀氀漀 瀀爀愀最洀愀琀椀猀洀漀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀氀 攀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀洀 愀
este mundo compreendam, em princípio, de que gênero de produto se trata (COMPARATO,㈀ Ⰰ 瀀⸀ ㌀㈀⤀ᴀ⸠ 伀 猀琀漀爀礀 氀椀渀攀Ⰰ 焀甀攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀 ᰀ愠 挀漀渀搀攀渀猀愀漀 搀漀 挀漀渀昀氀椀琀漀
básico cristalizado em palavras” (COMPARATO, 2000, p. 23), ou seja, é um texto挀甀爀琀漀 搀攀 甀洀 瀀愀爀最爀愀昀漀 攀 愀琀 挀椀渀挀漀 氀椀渀栀愀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀椀渀琀琀椀挀愀 琀漀搀愀
a estória, passando pelo conflito-matriz e os fundamentos da trama. Dessa洀愀渀攀椀爀愀 漀 猀琀漀爀礀 氀椀渀攀 昀椀挀漀甀 愀猀猀椀洀㨀 䴀漀愀挀椀爀Ⰰ 渀漀瘀愀琀漀 渀愀 爀攀搀愀漀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀愀氀愀搀漀 瀀愀爀愀
cobrir um colega que faltara. Entre as inúmeras pautas, o tempo voa e não se da挀漀渀琀愀 搀愀猀 挀漀椀猀愀猀 焀甀攀 搀攀椀砀漀甀 瀀愀猀猀愀爀 攀洀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 猀攀甀 挀栀攀昀攀 漀 挀漀戀爀愀 攀 漀 搀攀愀搀 氀椀渀攀
é curto, deixando o acorrentado ao seu trabalho. Cada uma das etapas do roteiro 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 攀氀甀挀椀搀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 漀 昀椀氀洀攀 焀甀攀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀
audiovisual é a integração dessas etapas, e as cenas são a representação da椀搀攀椀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀⸀ 䄀瀀猀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 瀀愀猀猀愀洀漀猀 愀 爀攀搀椀最椀爀
o roteiro técnico, que é aquele que contém todas as indicações técnicas para a琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 攀洀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 一攀猀猀攀 搀椀猀挀甀琀椀洀漀猀 愀 瀀漀猀椀漀 搀愀 挀洀攀爀愀Ⰰ
ângulos de enquadramento, movimentação da câmera e dos atores, entre outros攀氀攀洀攀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀漀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 昀椀最甀爀椀渀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀
detalhes de composição da cena. Como utilizamos Comparato (2000) como爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 琀攀爀椀挀漀 攀 琀挀渀椀挀漀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀⸀
As cenas e sequências foram criadas de acordo com o conceito definido pelo愀甀琀漀爀⸀ ᰀ匠攀焀甀攀渀挀椀愀 攀 挀攀渀愀 猀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀甀爀愀洀攀渀琀攀 最攀漀最爀昀椀挀漀猀⸀ 䔀洀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 甀洀愀
sequência engloba tudo o que sucede numa localização (COMPARATO, 2000, p.㌀ ㈀⤀⸀ᴀ†䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 愀猀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀猀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 渀愀猀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ
em uma sala previamente agendada. As cenas variam de locação, entre a sala de爀攀搀愀漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀 攀 愀 猀愀氀愀 搀愀 搀椀爀攀漀Ⰰ 漀渀搀攀 昀椀挀愀 漀 攀搀椀琀漀爀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䄀 挀洀攀爀愀
utilizada foi Cannon Powershot SX530 HS e editado através do software Ligthworks眀椀渀㌀㈀ 瘀攀爀猀漀 ㈀⸀㘀⸀㰀⼀瀀㸀
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Gravado em dois dias, o curta Correntes䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 㰀⼀椀㸀琀攀洀 㤀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀⸀ 䐀甀愀猀 猀愀氀愀猀 昀漀爀愀洀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 servir de locação para as gravações. A sala escolhida foi a mais próxima昀椀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 愀 甀洀愀 爀攀搀愀漀⸀ 䄀猀 爀漀甀瀀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 gravação foram de recursos próprios. Moacir é o protagonista, a estória têm瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 挀漀愀搀樀甀瘀愀渀琀攀猀 䌀猀愀爀 ⠀挀栀攀昀攀 搀愀 爀攀搀愀漀⤀ 攀 Catarina (esposa). E personagens de aparição rápida como o padre Jubileu e䘀氀瘀椀愀 ⠀昀椀氀栀愀 搀攀 䴀漀愀挀椀爀⤀ 挀漀洀 猀攀甀 渀愀洀漀爀愀搀漀⸀ 䌀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 dicotomia existente, da vida de jornalista. Uma das mensagens do curta é樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 栀 甀洀 攀洀戀愀琀攀 攀渀琀爀攀 攀猀猀攀猀 搀漀椀猀 洀甀渀搀漀猀㨀 漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 漀 da família. Em pesquisa realizada no decorrer de três anos, com cerca de挀椀渀焀甀攀渀琀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 吀爀愀瘀愀渀挀愀猀 ⠀㤀㤀㌀⤀ 挀漀氀栀攀甀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 novatos e veteranos de redações. E constatou que a família quase sempre é搀攀椀砀愀搀愀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀氀愀渀漀⸀ 䄀 琀攀渀猀漀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀 攀 攀猀琀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀猀 depoimentos como até mesmo na própria dificuldade, por eles manifesta, de洀愀渀琀攀爀 爀攀氀愀攀猀 挀漀渀樀甀最愀椀猀 搀甀爀愀搀漀甀爀愀猀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 搀攀猀琀愀挀愀洀Ⰰ 攀 neste caso não apenas mulheres, é que no dia a dia a família sai muito瀀爀攀樀甀搀椀挀愀搀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀漀洀甀渀猀 愀猀 焀甀攀椀砀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 猀漀戀爀愀 瀀愀爀愀 攀氀愀 (Travancas, 1993, p. 92). O personagem de Catarina e Flávia, esposa e filha de䴀漀愀挀椀爀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 椀氀甀猀琀爀愀洀 攀猀猀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀⸀ 䄀漀 猀攀爀攀洀 ᰀ愠戀愀渀搀漀渀愀搀愀猀ᴀ†攀洀 casa, e o encontram na redação. Outro ponto central é a relação do profissional挀漀洀 漀 猀攀甀 猀甀瀀攀爀椀漀爀⸀ 䴀漀愀挀椀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀 猀漀稀椀渀栀漀Ⰰ 攀 挀漀戀爀攀 漀甀琀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀ Hábitos como o café, a correria. O caráter empresarial também faz presença, uma瘀攀稀 焀甀攀 瀀愀爀愀 猀攀甀 挀栀攀昀攀 漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 渀攀洀 焀甀攀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ fique mais horas na redação. Mesmo com todo esse viés, como o jornalismo ainda昀愀稀 愀搀攀瀀琀漀猀㼀 吀爀愀瘀愀渀挀愀猀 ⠀㤀㤀㌀⤀ 攀洀 猀甀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀漀渀猀琀愀琀漀甀 焀甀攀 琀甀搀漀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 de adesão à profissão. “Vários entrevistados salientam que apesar do desgaste e挀漀爀爀攀ⴀ挀漀爀爀攀 搀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 最爀愀琀椀昀椀挀愀渀琀攀Ⰰ 渀漀 猀 瀀攀氀愀 猀甀愀 responsabilidade social sempre enfatizada, como pelas relações que ela瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 ⠀吀爀愀瘀愀渀挀愀猀Ⰰ 㤀㤀㌀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㌀⤀⸀ᴀ†伀 昀椀洀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 漀 瀀椀挀攀 搀愀 reflexão que o grupo fez acerca da profissão. Uma vez apaixonado pelo seu漀昀挀椀漀Ⰰ 䴀漀愀挀椀爀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 猀愀椀爀 搀漀 氀漀挀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 昀椀挀愀 瀀愀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 em sua mesa. Está acorrentado à sua profissão, é o que Travancas (1993) afirmar猀攀爀 甀洀愀 瀀愀椀砀漀 攀 甀洀愀 愀搀攀猀漀⸀ 倀愀椀砀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 猀攀爀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 攀Ⰰ portanto, estará ao lado da emoção e não da razão, e significará um攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀爀搀攀洀 愀昀攀琀椀瘀愀 挀漀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀漀 瀀攀渀猀愀爀 攀猀琀愀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 瘀漀甀 empregar o conceito de adesão (Travancas,㤀㤀㌀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㐀⤀⸀ 吀愀氀瘀攀稀 猀攀樀愀 甀洀愀 搀愀猀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 焀甀攀 渀漀猀 昀愀愀 entender os motivos de tanta paixão pela profissão, de tal maneira, que愀戀搀椀挀愀洀漀猀 搀攀 攀猀琀愀爀洀漀猀 挀漀洀 渀漀猀猀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀Ⰰ 挀渀樀甀最攀猀 攀 愀洀椀最漀猀Ⰰ 攀洀 瀀爀漀氀 搀愀 adrenalina da rotina. | |
CONSIDERAÇÕES | |
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