ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00484</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal Mais Informação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Welcon Gomes Costa (Faculdade Boas Novas); Andreza Karoline de Souza Lopes (Faculdade Boas Novas); Fernanda Kelly Santos (Faculdade Boas Novas); Iago Oliveira de Albuquerque (Faculdade Boas Novas); Izaías Godinho Vieira (Faculdade Boas Novas); Isaura do Socorro Santos dos Santos (Faculdade Boas Novas); Jeanne Holanda dos Santos (Faculdade Boas Novas); Nieli da Costa Silva (Faculdade Boas Novas); Rebeca Suzane Araújo da Silva (Faculdade Boas Novas); Suzana de Oliveira Vale (Faculdade Boas Novas); Yasmin Feitosa da Silva (Faculdade Boas Novas); Gláucia Regina Chair Batista Gersanti (Faculdade Boas Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Academia, Jornal Impresso, Jornal-laboratorial, Manaus, Reportagens</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar o processo de construção do Jornal Mais Informação, desafio apresentado em sala, na disciplina de Técnicas em Jornal Impresso, no 2º Período de Comunicação Social-Jornalismo da Faculdade Boas Novas de proximidade é uma das características abordadas. O Jornal Mais Informação apresenta editorias de Cultura, Economia,Culinária e Educação, tendo um compromisso com os leitores, não apenas da academia, mas também da localidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A construção deste projeto assemelha-se à clássica construção do jornal impresso, conforme o trabalho em uma redação. E leva não só informação, mas, também formação de opinião. "O jornalismo tem uma função educativa, visando esclarecer a opinião pública para que aja com discernimento buscando o progresso, a paz e a ordem da comunidade. Em outras palavras, a finalidade do jornalismo é a busca do bem comum." (BELTRÃO, 1992, p.66) Toda a produção gráfica, pautas, textos e fotografias do jornal ficam a cargo do estudante ainda que sob a orientação do corpo docente da instituição. Apreciação e valorização desse experimento estão fundamentadas para estabelecer uma sintonia com a prática profissional exercida no mercado de trabalho. "O Jornal Laboratório é um veículo que pode ser desenvolvido a partir de um conjunto de técnicas específicas para um público peculiar, com base em pesquisas sistemáticas em todos os âmbitos. Esse ambiente inclui a experimentação constante de novas formas ou linguagem, conteúdo e apresentação gráfica. Eventualmente seu público pode ser interno, desde que não tenha caráter institucional." ( SANTOS apud LOPES, 1986, p.50) O espaço dentro da universidade é necessário para debater e pesquisar temas relevantes do cotidiano trazendo para a comunidade informações de utilidade pública, ao mesmo tempo em que os alunos tomam consciência das responsabilidades que envolvam a profissão. "Parece não haver dúvidas da imparcialidade do jornal laboratório para o aprendizado do jornalismo, principalmente um país como o Brasil, onde a legislação trabalhista veta o estágio em empresas jornalísticas." ( LOPES, 1989,p.34) A proposta do Jornal Laboratório  Mais Informação é o de simular a um ambiente de trabalho semelhante àquele que o estudante irá encontrar no exercício da profissão, evitando vícios inerentes ao cotidiano dos meios de comunicação convencionais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da matéria  Técnicas de Reportagem do Jornal Impresso , ministrada pela professora Glaucia Chair, iniciou-se a construção do jornal acadêmico Mais Informação, com o objetivo de publicar informações com uma ótica regional. Também houve a preocupação de publicar reportagens de cunho histórico sobre a cidade de Manaus, visando à abrangência de conteúdo cultural. O Objetivo é que a publicação seja trimestral, com distribuição no campus da Faculdade Boas Novas (FBN). "O jornalismo não deve ser exercido por meros cumpridores de pautas, por profissionais silenciados pela rotina produtiva. Este é um espaço para debates, tensões que refletem os interesses em jogo e que espelham, inclusive, o esforço individual e coletivo de servir a sociedade. Então, o jornal- laboratório se constitui em um dos espaços que buscamos nossa autonomia". (DIAS, 2010, p.74) O trabalho busca mostrar o processo de elaboração de um jornal, e todos os seus aspectos a cerca de pesquisas feitas em relação ao Jornal Laboratorial. Abrangendo as funções de um editor-chefe, pautas, repórteres, prazos, entrevistas e etc. Com o objetivo de produzir matérias de cunho regional, traz para a academia a importância da localidade e comunidades nas quais está inserida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No ambiente acadêmico, é comum a discussão sobre a importância da teoria e como esta deve se relacionar com a prática para o preparo do estudante no curso de Jornalismo. O trabalho de reportagem não é apenas o de seguir um roteiro de apuração e apresentar um texto correto. Como qualquer projeto de pesquisa, envolve imaginação, insight: a partir dos dados e indicações contidos na pauta, a busca do ângulo (às vezes apenas sugerido ou nem isso) que permita relevar uma realidade, a descoberta de aspectos das coisas que poderiam passar despercebidos. (LIMA, 2004, p.35) Enquanto a teoria é importante no desenvolvimento do pensamento crítico e na relação do trabalho jornalístico, com outras áreas do conhecimento, a prática é essencial para que o aluno adquira experiência na produção de reportagens. O jornal-laboratório permite que o aprendiz de Jornalismo se exercite na capacidade e análise dos problemas de sua comunidade, de seu país e da civilização contemporânea, ao mesmo tempo em que se desperta interesse pela especialização, fazendo-o descobrir quais dos aspectos e atividades da profissão o seduzem mais. (LOPES, 1989, p.49) Desde o princípio da apuração, redação, até o resultado final, a prática é importante para que o acadêmico aprenda a lidar com as fontes e adquira mais desenvoltura em relação à produção do texto jornalístico, conforme informa Vieira: O laboratório é importante para o aluno porque o ajuda a conhecer em vários sentidos, desde a pauta, checagem das fontes envolvidas no assunto, entrevistas, pesquisa no banco de dados, leitura complementar e a produção do texto. O aluno transporta para as páginas do jornallaboratório a vivência teórica da sala de aula, que fica distante do praticar jornalismo. Incentivado pelo exercício, o aluno vai canalizar seu conhecimento e buscar formas de aplicar e desenvolver sua criatividade na construção de um texto jornalístico apurado e refinado. (VIEIRA, 2002, p. 76) Além de contribuir para a formação do aluno de Jornalismo, jornais laboratórios são importantes não apenas para a comunidade universitária, mas para toda a região por onde circula a publicação, pois, reproduz a realidade e cria inovações em relação ao que existe na sociedade (LOPES, 1989). O projeto jornal acadêmico  Mais Informação se justifica pela possibilidade do acadêmico, interpretar os conceitos adquiridos em sala de aula, por meio da disciplina  Técnicas de Jornal Impresso , ofertada no Segundo Período de Comunicação Social - Jornalismo, da Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas e Sociais Biotecnológicas, Manaus-AM. Procuramos criar um jornal de grande relevância, onde o jornal  Mais Informação , está recheado de informações sobre a cidade de Manaus, com notícias reais, procurando aproveitar para obter experiências, aprendendo a dialogar com entrevistados e como conseguir fontes oficiais e apuração. Um dos aspectos mais importante na elaboração do jornal-laboratório é a importância da escrita, onde buscamos corrigir textos, entender a linguagem culta, porém, simples e direta, uma das características do texto jornalístico, oferecendo aos universitários este contato direto com a elaboração de textos jornalísticos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">4.1 Equipes de trabalho Sob orientação da professora Gláucia Chair que submeteu a pratica da disciplina de Técnicas de Jornal Impresso, atrelado aos conteúdos explanados em sala de aula, realizou-se a distribuição das equipes de trabalho, tais como: edição, arte, fotografia e reportagem. Considerando que a prática da reportagem é o objetivo principal na disciplina, todos os alunos produziram conteúdo, ao longo do desenvolvimento do projeto, exercitando de maneira criteriosa a busca pelos melhores assuntos a serem abordados. Além das equipes, designou-se entre os alunos, o editor-chefe e o subeditor. Esses ficaram responsáveis, respectivamente, por pautarem as matérias sugeridas pela professora influenciando positivamente na organização do material. Os editores distribuíram as pautas, o prazo de entrega dos conteúdos e a definição estrutural do cumprimento de pautas. 4.2. Pauta, apuração e produção de textos Na primeira parte do processo de produção do jornal, realizou-se a reunião de pauta onde e discutido o que cada pessoa fará acerca do tema proposto. Os alunos contribuíram com ideias, sobre assuntos que consideravam relevantes e que deveriam fazer parte do jornal acadêmico, que viria a ser com uma pegada regional mostrando um pouco de Manaus e vários aspectos, em virtude de nossa cidade ser muito bela aos olhos de quem o ver por fora e por dentro, portanto merece destaque e valorização. Além do tema, as estudantes ofereciam angulações. As fontes e entrevistados ficaram sob-responsabilidade dos editores e professora orientadora que articulava toda a evolução do projeto. Discutida a pauta, os alunos passaram a produzir as reportagens, indo ao encontro dos entrevistados e extraindo deles tudo o quanto podiam, para apresentar o melhor conteúdo regional existentes nos segmentos de Cultura, Economia, Esporte e etc, tudo para deixar o nosso leitor bem informado. Nesse intervalo de tempo, durante as aulas, os alunos foram orientados pela professora a respeito de todas as etapas da produção e estruturação do trabalho. A professora e os editores frisavam sobre a importância da entrega dos textos dentro do deadline previsto, para evitar o atraso nas etapas seguintes: diagramação e a edição das páginas. Ensinando o compromisso e responsabilidade e disciplina que o profissional deve ter na pontualidade, pois isso conta muito para boa conduta do jornalista que deseja trabalhar com seriedade e confiança dos veículos e colegas de profissão afinal somos equipe. 4.3. Edição e diagramação Ao término da produção dos conteúdos vem umas das partes mais importantes do jornal impresso, trabalho que necessita de extremo cuidado, pois, se trata de uma espécie de acabamento do material adquirido ao longo das pesquisas e interações de repórteres e fontes entrevistadas, os repórteres enviavam os textos aos editores responsáveis juntamente com as imagens que deveriam esta de acordo com a matéria e outros tópicos, que, sob orientação da professora Glaucia Chair, aprenderam a editar e finalizar o material, sendo criterioso na observância de excessos nos textos , analisando construção de estruturas textuais mais claras tornando os assuntos de fácil interpretação ao leitor, corrigindo erros ortográficos e de concordância deixando os textos mais agradáveis a leitura , além de melhorias em falhas de apuração como a questão de analises das fontes visando a veracidade das informações, mantendo sempre o dialogo com os repórteres, de maneira a não modificar a essência do texto. De acordo com Medina, o editor de texto: "Por definição, é o sujeito &#8213; bem informado, sensível à demanda, que antevê a oportunidade de determinadas coberturas, que sabe selecionar as informações essenciais que o repórter traz, que sugere perguntas e que, acima de tudo, angula a matéria" (MEDINA, 2010, p.79). Depois dos textos passarem por esse longo processo de lapidação, vem a parte de organização dos conteúdos no jornal impresso, afinal ele possui todo um leiaute de como será exposta as matérias, primeiro a escolha das cores elemento fundamental que coopera na hora de chamar a atenção de nosso publico e despertar neles o interesse pelos assuntos em foco A escolha da logomarca ou nome do jornal também e de grande importância, tendo em vista os impactos que pode causar nos leitores, como despertar confiança e credibilidade itens importantes para manutenção destes veículos de comunicação. Em seguida vem as formas de exposição do conteúdo de maneira ordenada deixando a gosto da criatividade da equipe produtora e do diagramador, a organização das matérias dependendo da relevância de cada uma, dividir por cadernos também e uma boa ideia, as manchetes que geralmente são pontos chaves para uma grande reportagem tem que ter destaque juntamente com as matérias especiais o qual instiga o leitor a conhecer mais sobre determinado assunto, no jornal Mais informação a matéria de capa foi acerca da cultura do Amazonas abordando na historia, sua época de ouro tempo da borracha. E necessário porem que haja disciplina na hora de apresentar as noticiais que nada se perca, deve ser observado também se tudo esta em sintonia, causando no leitor uma boa impressão e estreitando laços de respeito para com ele. No projeto ora apresentado, os repórteres tiveram o prazo de uma semana para entregar o conteúdo ao diagramador tarefa árdua que nos da muito orgulho quando esta finalizado, antes, porém, os textos passaram pela edição para evitar erros. 4.4. Fechamento Com a diagramação finalizada o jornal acadêmico foi revisado pelos editores-chefes sob orientação da professora Glaucia Chair, base deste projeto e motivadora deste sonho realizado a equipe já pode gozar de uma alegria. Com a edição finalizada, os acadêmicos fizeram a ultima revisão, atentos a possíveis erros em legendas, fotos ou ortografia, por fim com sentimentos de ter ganhado novas experiências o jornal e impresso e entregue em nossas mãos, fruto de muito trabalho, dedicação e emprenho e principalmente compromisso com informação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal acadêmico laboratorial  Mais Informação é produzido no formato tablóide (cada página mede aproximadamente 33x28cm) contém dez páginas com periodicidade trimestral. As pautas abordadas na edição foram:  A Manaus que Você Precisa Conhecer, Skatistas Pedem Mais Espaço, Zezinho Correia, a eterna voz do Carrapicho, Crise Afeta o Polo industrial de Manaus, além de seção de entretenimento. As fotos do Jornal acadêmico  Mais Informação foram feitas pelos integrantes do grupo, apenas três imagens ilustrativas foram utilizadas, o que também é comum na composição das páginas. A capa do jornal foi elaborada pelos alunos de acordo com os destaques escolhidos. A diagramação foi elaborada com ajuda de terceiros, apenas para a composição gráfica. Tem um visual totalmente voltado a jornal acadêmico, contém cinco chamadas de matérias com foto e a principal destacada com A Manaus que você precisa conhecer:  Uma época de grandes riquezas, conhecida como Belle Époque, período este que trouxe crescimento econômico e cultural . O editorial do jornal  Mais Informação , faz uma crítica a desigualdade social no Brasil, destaca-se  O Brasil ainda é um país preconceituoso em relação à diversidade de suas raças , mostrando a opinião do jornal na questão do respeito no ambiente de trabalho, o bullyng e mostra a existência da ignorância em relação à formação cultual. A elaboração das matérias ficou a critério dos integrantes do grupo, é claro que suas pesquisas seriam corrigidas pela a orientadora do trabalho, de certa forma deu um  empurrãozinho , para que os alunos pudessem explorar o campo de reportagem e criação de texto jornalístico. Assim, o jornal  Mais Informação aborda não só o editorial, mas também, a Educação, Economia, Esporte, Entretenimento, Eventos, Cultura, Entrevista Especial e por fim a Crônica. Para elaborar as crônicas os integrantes do grupo se espelharam em Nilson Lage, pois, o fato do jornal ter o objetivo de aproximar o acadêmico com o meio de trabalho, contribuiu para a elaboração das pautas. As pautas de notícias incluem: a) eventos programados ou sazonais; b) eventos continuados; c) desdobramentos de fatos geradores de interesse e d) fatos constatados por observação direta e que estão lá, esperando ser noticiados. (LAGE, 2008). Todos os temas abordados estão voltados à cidade Manaus, seus pontos históricos como o Teatro Amazonas, a Igreja São Sebastião e o Relógio Municipal do estado do Amazonas. A construção de uma noticia seja ela impressa, falada ou televisionada, exige muito um olhar acurado sobre o objeto. A sensibilidade de quem escreve sem conteúdo se misturar no texto, pois este pede imparcialidade. Embora sejam diversos os formatos da noticia impressa, pois no caso do jornal, são diversos os gêneros escritos, tais como: artigo, editorial, nota, reportagens, noticias (estas duas focam as varias características da sociedade) e ainda a charge. Todos os gêneros têm por finalidade descrever o fato revelando as características frequentemente a ele atribuídas, tais como singularidade, imprevisibilidade e descontinuidade. As noticias também sofrem ação do tempo que podem ser curtas e longas, ou seja, passam de simples noticias a suítes. Há também noticias que se estendem por sua importância cientifica, podendo tomar varias paginas do jornal. Verifica-se a importância de desenvolver o jornal com atenção a cada detalhe, o enquadramento da noticia independente do tamanho, e destacar as mais importantes desde a fonte da manchete, as imagens que mais descrevem o fato e o desenrolar da mesma atentando para erros ortográficos, digitação e frases mal construídas, com sentido dúbio.Para que o leitor perceba o detalhe da noticia, é necessário que a construção discursiva seja impecável, por isso o esforço na revisão textual e o enfoque dado aos conceitos que cercam a noticia são relevantes. Um texto bem escrito atrai o leitor e o torna um ser pensante, que deseja questionar, vir para a ação e escolher um lado da história. A ideia do jornal impresso é essa ser uma ponte de uma perspectiva construtivista no campo de produção jornalística. O jornalista leva o fato desconhecido à sociedade desconstruindo tabus e construindo conceitos, por isso precisa saber como dispor das noticias por ordem de relevância no jornal impresso. Isto pode ser feito quando os atos e fatos passam a ser nomeado e explicitado a sociedade, que antes não percebia o que lhe cercava. Devemos entender que o poder midiático impõe ao mundo a forma do acontecimento e ainda a interpretação destes. Para todos os efeitos a noticia gera emoções, sensações e utilizam-se de estratégias discursivas que reforçam o sentido do sofrimento que por vezes, aproximando-se de uma grande margem da sociedade, considere-se o pressuposto de que a forma do discurso de informação da atualidade é por excelência o acontecimento, e como descrito pode levar a comoção, como no caso de noticias violentas. Para a formação do jornal impresso Mais Informação a elaboração não diverge, há não ser pelo fato que seus construtores são acadêmicos, desejosos de transcender em seus conhecimentos. Estes lançaram-se nos mais diversos meios. Foram de uma simples nota, a um editorial, escrevendo artigos, reportagens, notícias, charges, cruzadas e crônica. Utilizando-se da mídia e de outras fontes. Partindo dos acontecimentos do cotidiano ate mesmo àqueles que fazem parte do entretenimento. O conteúdo ficou amplamente enriquecido pela presença de artistas locais no que tange a cultura, que contemplou a musica e a dança regional, revelando a emoção do povo amazonense. Permeou a tão falada crise econômica, dando o foco para a vida acadêmica e as dificuldades evidenciadas com a crise e também a vida do trabalhador do setor industriário, que no caso do Amazonas é hoje a principal máquina econômica do estado, e como se desenrolou em meio a demissões, com o enfoque dado ao terceiro setor da economia, informal, e os empreendedores de pequeno e médio porte. A formação da noticia não esta embutida com seu histórico de subjetividade, mas é uma produção da verdade e a revelação de um esforço de grupo em oferecer o melhor a seus leitores, de forma a torná-los fiéis. Os construtores do Jornal Mais Informação, utilizaram uma característica do jornal brasileiro que é o ponto de vista pragmático, ou seja, revela o real em tempo real, com a transparência que lhe é própria.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Cada etapa do processo de produção do jornal acadêmico  Mais Informação , demonstrada por meio desse trabalho, mostra também a participação dos alunos no jornal laboratório, o que contribui para a formação de um profissional técnico, crítico e convergente. Para contextualizar o novo momento do impresso, o texto também trouxe uma linguagem simples, baseado em novas tendências de textos digitais que têm sido incorporadas aos textos jornalísticos impressos. Com um visual  clean e agradável, buscou produção de conteúdo em uma página com layout moderno e de fácil leitura. O jornal Mais Informação , pretende ser um espaço democrático para manifestação da opinião dos alunos, além de se transformar em referência de informação na Faculdade Boas Novas, como informativo trimestral. Além disso, o jornal pretende produzir matérias com informações e notícias relevantes ao público alvo, não apenas acadêmicos, mas também colaboradores da própria faculdade. A construção do Jornal Acadêmico em sala de aula foi de suma importância para os acadêmicos do 2º Período de Jornalismo, na Faculdade Boas Novas, não só pela produção de conteúdo, mas também porque se reproduziu em sala de aula, o cotidiano de um jornal impresso, com suas características peculiares.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">LOPES, D. F. Jornal Laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.<br><br>LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 7. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.<br><br>MEDINA, Cremilda. Notícia um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. 2ª ed. São Paulo: Summus, 1988.<br><br>VIEIRA JUNIOR, Antônio. Uma pedagogia para o jornal-laboratório. 2002, 280 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação)  Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.<br><br> </td></tr></table></body></html>