|
INSCRIÇÃO: | 00506 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO10 |
|
TÍTULO: | Dia de visita ao Cigs |
|
AUTORES: | Rayanne Azevedo de Souza (Faculdade Martha Falcão Devry); Rebeca Navarro Dantas (Faculdade Martha Falcão Devry); Luciano da Silva Nogueira (Faculdade Martha Falcão Devry); Carlos Fábio Guimarães (Faculdade Martha Falcão Devry) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | CIGS, Sustentabilidade, Videorreportagem, Zoológico, |
|
RESUMO |
Com uma média de público que beira 30 mil pessoas por mês, o Zoológico administrado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) é a melhor pedida para agradar o público infantil. Por esse motivo, e visto que não há outro zoológico desse porte na cidade, o presente trabalho traz à tona, por meio da videorreportagem jornalística, a questão da socialização e a sustentabilidade, uma vez que o CIGS não realiza a captura de animais, mas recebe para tratamento do Centro de Triagem de Animais Selvagens do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA). Por fim, o resultado está em uma matéria que poderia ser facilmente veiculada na TV ou internet, com informações e linguagem que penetra todas as classes sociais, de todas as idades. |
|
INTRODUÇÃO |
Localizado na Avenida São Jorge, em Manaus, o Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) é referência na capital amazonense, e reúne ainda exemplares da onça pintada, arara azul, gavião real, macaco prego e onça negra. Além destes, outros 200 animais integram o complexo que conta com o Aquário Amazônico, a Oca do Conhecimento e o Memorial Coronel Jorge Teixeira.䌀爀椀愀搀漀 攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 䔀砀爀挀椀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 漀 䌀䤀䜀匀 愀戀爀椀甀 愀猀 瀀漀爀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 㤀㘀㜀⸀ 䔀洀 ㈀ 㐀Ⰰ 昀椀挀漀甀 攀渀琀爀攀 漀猀 ㈀㔀 洀攀氀栀漀爀攀猀 稀漀漀氀最椀挀漀猀 攀 愀焀甀爀椀漀猀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 最愀渀栀愀渀搀漀 漀 瀀爀洀椀漀 吀爀愀瘀攀氀攀爀猀ᤀ†䌀栀漀椀挀攀吀䴀 娀漀漀氀最椀挀漀猀 攀 䄀焀甀爀椀漀猀Ⰰ 搀漀 吀爀椀瀀䄀搀瘀椀猀漀爀 ጀ†漀 洀愀椀漀爀 猀椀琀攀 搀攀 瘀椀愀最攀渀猀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀ 伀 稀漀漀氀最椀挀漀 搀漀 䌀䤀䜀匀 昀椀挀漀甀 攀洀 먀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 㐀먀Ⰰ 渀愀 䄀洀爀椀挀愀 搀漀 匀甀氀⸀
Nesse sentido, escolhemos ressaltar a importância desse local no seio de Manaus. Utilizando a videorreportagem, o objetivo é despertar o interesse do telespectador para visitar e conhecer o local. Mais do que uma ‘matéria de serviço’, o presente trabalho busca um fundamento histórico, levando em conta os critérios de noticiabilidade do valor-notícia de acordo com a empatia da audiência.吀愀洀戀洀 瀀爀攀琀攀渀搀攀洀漀猀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ ᰀ猠攀最甀渀搀漀 漀 刀攀氀愀琀爀椀漀 搀攀 䈀爀甀渀搀琀氀愀渀搀 ⠀㤀㠀㜀⤀Ⰰ 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 㨀 ᠀猠甀瀀爀椀爀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀 最攀爀愀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 猀攀洀 愀昀攀琀愀爀 愀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 最攀爀愀攀猀 昀甀琀甀爀愀猀 搀攀 猀甀瀀爀椀爀 愀猀 猀甀愀猀ᴀ⸠
Com a videorreportagem o intuito também é de criar uma imagem na cabeça do telespectador acerca do local, quando mostramos animais em seu habitat natural, agindo livremente sobre o local onde moram no zoológico. A ideia é de levar o sentido ao lúdico e ao imaginário, tanto em adultos quanto em crianças que estiverem assistindo, fomentando o interesse de conhecer mais sobre a fauna e a flora da região Amazônica.倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 搀攀瀀愀爀愀洀漀ⴀ渀漀猀 挀漀洀 甀洀 搀攀猀昀攀挀栀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 琀攀洀愀⸀ 唀洀 挀漀渀瘀椀琀攀 昀攀椀琀漀 愀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 䌀䤀䜀匀⸀
|
|
OBJETIVO |
Tendo em mente a importância da preservação e contemplação da fauna no estado do Amazonas, decidiu-se por meio de uma videorreportagem, abordar o assunto de forma que ficasse evidente a função do CIGS- Centro de Instrução de Guerra na Selva- quanto à preservação desses animais. A proposta estipulada pela equipe ao início das gravações foi a de um futuro uso dessas informações por parte da sociedade que, em geral tem pouco conhecimento sobre o zoológico e seus habitantes. 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 搀攀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 㨀 䄀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 䌀䤀䜀匀 渀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 昀愀甀渀愀 愀洀愀稀渀椀挀愀⸀
Os objetivos específicos do material são: ⴀ 䐀椀瘀甀氀最愀爀 搀愀搀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀㬀
- Provocar interesse do público na visitação do zoológico; ⴀ 倀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 氀愀稀攀爀㬀
- Informar sobre o funcionamento geral do local.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀 搀漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 瀀攀氀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 昀漀椀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 搀漀 䌀䤀䜀匀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 昀愀甀渀愀 愀洀愀稀渀椀挀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀愀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀漀猀 洀椀氀椀琀愀爀攀猀 瀀愀爀愀 攀砀瀀攀搀椀攀猀 渀愀 猀攀氀瘀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀ⴀ猀攀 搀漀猀 攀渀猀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 渀漀 稀漀漀氀最椀挀漀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 挀漀洀漀 搀攀瘀攀洀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀爀 攀洀 洀愀琀愀 昀攀挀栀愀搀愀 攀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀攀 爀最漀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀 䌀䤀䜀匀 愀甀砀椀氀椀愀 渀愀 挀漀渀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 攀猀瀀挀椀攀 挀漀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀攀 攀 漀爀搀攀渀愀洀攀渀琀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀
Após a morte da onça pintada Juma, mascote do zoológico CIGS, muitas opiniões negativas e bombardeios de comentários aversivos quanto o trabalho feito pelos profissionais encarregados do local emergiram. Essa foi uma das razões pelas quais houve a iniciativa por parte da equipe para a produção da videorreportagem. É necessário o esclarecimento sobre a real importância do trabalho de preservação feito pelo zoológico. Como é dito no site oficial do Centro de Instrução de Guerra na Selva, “A educação ambiental se faz presente, tanto na instrução militar envolvendo recrutas e profissionais, quanto no trabalho educativo junto às escolas de ensino médio e fundamental da região metropolitana de Manaus e na área do entorno do CIGS”, segundo o site do CIGS.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 ᰀ䐠椀愀 搀攀 嘀椀猀椀琀愀 愀漀 䌀䤀䜀匀ᴀ뤠 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 琀攀爀椀挀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀愀爀漀 猀攀渀搀漀 氀椀猀琀愀搀漀猀 渀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀猀⸀
A partir da delimitação do tema pela professora Vanessa Sena, a equipe criou uma pauta em cima do Centro de Instrução de Guerra na Selva, popularmente conhecido como CIGS, na cidade de Manaus. 伀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀 攀猀挀漀氀栀攀甀 甀猀愀爀 漀 ᰀ洠攀椀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀ᴀ†瀀愀爀愀 洀愀椀漀爀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀漀 漀氀栀愀爀 琀愀渀琀漀 愀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 愀漀 昀甀渀搀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀攀 洀攀砀攀渀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀
A escolha de a repórter ficar perto da jaula das onças, foi também para relembrar de forma ilícita a morte da onça Juma no ano passado, trazendo assim um infeliz lembrete de que aquele infortúnio ainda é lembrado por muitos até hoje. 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 猀攀 搀椀瘀椀搀椀甀 攀渀琀爀攀 愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀⸀ 䘀漀椀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀爀 猀攀洀瀀爀攀 甀渀椀搀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 焀甀愀渀搀漀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀猀琀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 攀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀猀 甀渀猀 愀漀猀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀 猀甀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 琀漀爀渀愀洀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 攀 琀愀洀戀洀 挀甀洀瀀爀攀洀 洀攀氀栀漀爀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀
Durante as gravações foram utilizadas uma câmera compacta semiprofissional, Canon Powershot G11, 10.4 Mp, com flash integrado, lente própria (28mm; f/2.8 – f/4.5), ISO, e balanço de brancos em modo “nublado”.倀愀爀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 愀甀砀椀氀椀愀爀攀猀 攀 最爀愀瘀愀漀 搀漀猀 伀昀昀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 愀椀渀搀愀 甀洀 琀攀氀攀昀漀渀攀 挀攀氀甀氀愀爀 椀倀栀漀渀攀 㔀匀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 椀匀椀最栀琀 搀攀 㠀 䴀瀀Ⰰ 䘀甀氀氀 䠀䐀Ⰰ 氀攀渀琀攀 挀漀洀 昀⼀㈀⸀㈀Ⰰ 搀甀愀氀 昀氀愀猀栀 搀攀 䰀䔀䐀 椀渀琀攀最爀愀搀漀 攀 爀攀猀漀氀甀漀 搀攀 㤀㈀ 砀 㠀 瀀椀砀攀氀猀Ⰰ 攀 洀漀搀漀 愀甀琀漀洀琀椀挀漀 搀攀 ㌀ 昀瀀猀 ⠀昀漀琀漀猀 瀀漀爀 猀攀最甀渀搀漀⤀ 渀愀 最爀愀瘀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 漀 琀爀椀漀 搀攀挀椀搀椀甀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀猀 搀攀氀椀洀椀琀愀攀猀 瘀椀猀琀愀猀 攀洀 愀甀氀愀Ⰰ 昀愀稀攀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀漀 䌀䤀䜀匀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 挀漀渀琀愀渀搀漀 愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 焀甀攀 漀 氀漀挀愀氀 瀀漀猀猀甀椀⸀
Reuniões foram feitas com o trio, com a função de colocar em prática as técnicas aprendidas em meio acadêmico, para assim desenvolver o presente trabalho da melhor forma possível. 䄀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀爀椀漀甀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 攀 爀攀瀀愀猀猀漀甀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀攀洀⸀ 䄀 爀攀瀀爀琀攀爀 渀愀爀爀愀 愀 猀椀琀甀愀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 漀昀昀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 昀愀稀 甀洀 猀琀愀渀搀ⴀ甀瀀 渀漀 稀漀漀氀最椀挀漀⸀
O cinegrafista fez imagens externas, com o intuito de situar o telespectador naquele ambiente, além de escolher o “meio primeiro plano” para obter o enquadramento da repórter e também dos animais ao fundo. 䄀瀀猀 猀攀爀 昀攀椀琀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 氀攀瘀愀洀漀猀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 攀搀椀琀漀爀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀 䐀椀攀最漀 䄀爀愀切樀漀⸀ 䔀氀攀 甀猀漀甀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 匀漀甀渀搀琀爀愀挀欀 倀爀漀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀攀 猀漀洀Ⰰ 挀漀爀爀椀最椀渀搀漀 攀挀漀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 爀甀搀漀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀
E para a edição de vídeo o Adobe Premiere, onde nele foi colocada as imagens junto com o off, e também o stand-up que a repórter fez no local, além da inserção das legendas com o nome e função de cada membro da equipe. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 琀攀洀愀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 搀攀猀琀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀椀渀愀氀 攀洀 焀甀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 挀愀瀀愀稀 搀攀 挀栀攀最愀爀 攀砀瀀攀 焀甀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀 䌀䤀䜀匀 渀漀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 椀最渀漀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 渀瘀攀氀⸀
Alem disso, é concluído por meio do material produzido que a presença de um zoológico com iniciativas conservativas na cidade de Manaus, a maior cidade do estado do Amazonas que, de acordo com pesquisas, possui a maior e mais diversa fauna do planeta, e faz-se extremamente necessária. 䄀 攀搀甀挀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 昀漀椀 最爀愀渀搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀漀 稀漀漀氀最椀挀漀 攀渀最氀漀戀愀洀 愀 椀渀猀琀爀甀漀 焀甀愀渀琀漀 愀漀猀 愀渀椀洀愀椀猀 焀甀攀 栀愀戀椀琀愀洀 漀 氀漀挀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 爀攀氀愀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䤀渀猀琀爀甀漀 搀攀 䜀甀攀爀爀愀 渀愀 匀攀氀瘀愀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀挀氀甀椀爀 焀甀攀 搀攀猀搀攀 猀攀洀瀀爀攀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀漀 氀漀挀愀氀 攀爀愀 搀攀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀爀 漀 攀猀琀愀搀漀 挀漀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 昀愀甀渀愀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 攀洀 最攀爀愀氀 攀 漀 爀攀猀最甀愀爀搀漀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀
|
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS |
LARANGEIRA, Rodnei. Sustentabilidade Ambiental: Estruturação. [s.e.]: São Paulo, 2009.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀唀䰀伀Ⰰ 䘀漀氀栀愀 搀攀 匀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀愀 刀攀搀愀漀⸀ 㐀ꨀ 䔀搀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 倀甀戀氀椀昀漀氀栀愀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䄀吀吀匀Ⰰ 䠀愀爀爀椀猀⸀ 伀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 䘀椀氀洀攀 攀 嘀搀攀漀 搀愀 䈀䈀䌀⸀ 嬀猀⸀氀⸀崀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 㤀㤀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|