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INSCRIÇÃO: | 00513 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO16 |
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TÍTULO: | Mulheres no Cárcere |
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AUTORES: | NAINE CARVALHO DA SILVA (DEVRY MARTHA FALCÃO); LUCIANE GUIOMAR BARBOSA (DEVRY MARTHA FALCÃO); SUSY ELAINE DA COSTA FREITAS (DEVRY MARTHA FALCÃO) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Detentas, Documentário, Encarceramento, Grávidas, Histórias |
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RESUMO |
Esse trabalho é resultado de uma pesquisa experimental documentária sobre as histórias de grávidas do sistema penitenciário em Manaus, realizada durante a conclusão do curso de Comunicação Social habilitação em Jornalismo da Faculdade DeVry/Martha Falcão. O objetivo do documentário é apresentar também a definição e a importância desse tipo de produção audiovisual, dados locais sobre o encarceramento no país e a descrição do perfil das personagens e do processo de produção do produto. Com base nessa pesquisa, concluiu-se que a maioria das presas gestantes entra para a criminalidade influenciada pelo companheiro e já estava grávida quando foi presa. Todavia, essas mulheres acabam saindo do regime provisório antes do nascimento do bebê, com exceção das reclusas condenadas que entregam seus filhos aos familiares após o período de seis meses. |
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INTRODUÇÃO |
A ideia do produto nasceu de uma inquietação sobre a forma como, geralmente, as detentas grávidas do sistema penitenciário de Manaus são retratadas ao grande público, em especial, através do jornalismo. Não raro elas não são personagens contextualizadas, as quais conseguimos entender as vivências, anseios e os motivos que as levaram para a criminalidade, sendo mais comum que surjam como elementos que geram dados estatísticos de violência e ilegalidade. Com base nisso, o formato de documentário foi escolhido por dar maior chance de trazer esse diferencial na abordagem da temática. É um tipo de produção audiovisual que o autor Nichols (2012, p. 47) defende como sendo uma representação da realidade em que vivemos, uma forma de ver e entender o mundo. Segundo ele, diferente da reprodução da realidade que seria a réplica ou cópia de algo já existente. "Julgamos uma reprodução por sua fidelidade ao original - sua capacidade de se parecer com o original, de atuar como ele e de servir aos mesmos propósitos" (NICHOLS, 2012, p. 47-48). Com isso, demos voz às detentas do Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) e da Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), ambas localizadas no quilômetro 8 da BR-174, em Manaus, as quais permitiram contato com mulheres condenadas pela justiça e aquelas que ainda aguardam pelo julgamento, respectivamente, já que o documentário permite documentar, ouvir várias fontes, depoimentos, trabalhar melhor as técnicas da narrativa visual, auditiva, produção, edição, entre outros recursos explorados. Portanto, demos ênfase aos pontos de interseção entre jornalismo e documentário no que diz respeito aos modos de produção do produto, o que também surge como aplicação dos conhecimentos adquiridos em nível acadêmico. Mais que isso, o trabalho espera gerar reflexão tanto para a sociedade vítima de atos ilegais, como tráfico de drogas, quanto para aqueles que os praticam, mostrando as consequências, anseios e esperanças de ambos os lados. |
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OBJETIVO |
O trabalho tem o objetivo geral de apresentar um documentário sobre a história de mulheres grávidas nas penitenciárias femininas do regime aberto e fechado da capital amazonense, a fim de informar e despertar a reflexão crítica na sociedade sobre o assunto. Para isso, tem-se como objetivos específicos apresentar o conceito de documentário, bem como a importância desse tipo de produção audiovisual para a sociedade e as formas de estruturação desse tipo de conteúdo com base nas principais recomendações, da pré-produção à montagem final. Além de trazer pesquisas de cunho documental e bibliográfico para aprofundar os conhecimentos sobre a realidade da população carcerária feminina local. E por fim, descrever o processo de produção do produto, desde a apresentação dos personagens ao roteiro de produção e edição. Vale ressaltar que no âmbito do documentário, o tempo e espaço não são tidos como uma preocupação necessária, sendo levados em consideração de forma bastante distinta por ter uma liberdade maior de exploração do conteúdo, afim de "extrapolar o horizonte do eticamente correto, aprofundando e valorando sua dimensão histórica" (RAMOS, 2008, p. 34). Isso pode dar mais autenticidade e segurança na mensagem a ser passada ao espectador. |
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JUSTIFICATIVA |
No Amazonas, a população carcerária feminina aumentou progressivamente ao longo dos anos. De acordo com dados divulgados em novembro de 2015 pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, o número de mulheres presas cresceu 89% entre 2007 e junho de 2014, saltando de 279 para 528. É 49% a mais que o número de homens presos, o qual cresceu em 41%. O Estado também ocupa a quinta colocação em detentas sem condenação, com percentual de 59%. A situação também chama atenção para os fatores que levam estas mulheres ao envolvimento com a criminalidade: segundo o levantamento, as drogas são apontadas como o principal motivo, com 54%. A superlotação agrava ainda mais as péssimas condições já existentes nos presídios, principalmente, quando se tratam de gestantes. Exemplo disso é a repercussão de um caso no portal A Crítica, em 12 de agosto de 2015. De acordo com um dos trechos da notícia, a situação foi constatada durante visita de parlamentares em uma unidade prisional, localizada no Km 8 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista. O local abrigava 295 mulheres, números expressivos quando comparados à capacidade, que é de 180 pessoas (Portal ACrítica, 2015). Criticamente, o minidocumentário Tortura e encarceramento em massa no Brasil (PASTORAL CARCERÁRIA CNBB, 2015, parte 2) aborda essa situação ressaltando as dificuldades tanto para a mãe como do ponto de vista jurídico. De um lado, mostra-se a preocupação em não causar impactos negativos na vida das crianças ao serem privadas de liberdade logo nos primeiros meses de vida. Tendo em vista que esse é um direito assegurado pelo artigo 5° da Constituição Federal "às presidiárias" para que tenham "condições [...] de permanecer com seus filhos durante o período de amamentação" (PLANALTO, online). Por outro lado, afastá-las de suas genitoras tão cedo é "considerado uma tortura psicológica pesada" (PASTORAL CARCERÁRIA CNBB, 2015, parte 2). O tratamento dado às mulheres encarceradas traz outra importante discussão, como a questão da utilização das algemas durante o trabalho de parto e após o parto. De acordo com a Pastoral Carcerária (2004, p. 111) vai contra "os padrões de direitos humanos". Mas ainda são sujeitas ao uso como medida de segurança mesmo que não ofereça risco de fuga durante escolta até a maternidade. Diante do papel social do jornalismo, o documentário em questão retrata o assunto de maneira expositiva, que é um dos "seis modos de representação que funcionam como subgêneros do gênero documentário propriamente dito: poético, expositivo, participativo, observativo, reflexivo e performático" apresentados por Nichols (2012, p. 135). Tal estilo é caracterizado pelo uso de "legendas ou vozes que a propõem uma perspectiva, expõem um argumento ou recontam a história" (NICHOLS, 2012, p. 142). Permitiu-se assim o resgate histórico livre sobre os motivos que as levaram para a prisão, a gestação, bem como a realização do pré-natal, alimentação, visitas e a expectativa delas com o nascimento dos filhos pelos quais elas dividem o sentimento de ansiedade, preocupação com o futuro e a dor do momento de separação. Para entendermos a importância do produto, é preciso refletir sobre o papel do documentário perante a sociedade, justamente, por permitir uma produção de caráter autoral sobre o mundo em que vivemos. De acordo com Ramos (2008, p. 56), "o documentário deve ser púlpito (...) a partir do qual se enunciem asserções que eduquem as massas, e se propagandeiem não só os produtos e a indústria britânica, mas também a possibilidade de um liberalismo de massa". A proposta também visa documentar os relatos e aproximar o público da realidade das grávidas presas na capital amazonense e do funcionamento do cárcere voltado às mulheres. Acredita-se que esse tipo de produção audiovisual, potencialmente, também auxilie indiretamente na ressocialização das internas, por meio de um ponto de vista embasado em pesquisa. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Após compreender o conceito de documentário e a realidade carcerária feminina, surgiu a necessidade de explorar as histórias e rotinas de grávidas do sistema penitenciário, em Manaus, por meio desse tipo de produção audiovisual, com a intenção de trazer uma abordagem mais aprofundada da temática sob a perspectiva dessas mulheres, as quais passam por um período importante de suas vidas, no entanto, privadas de liberdade.
Para a produção do documentário, primeiramente, buscamos embasamento teórico com a realização de pesquisas bibliográfica e documental sobre a temática na biblioteca da Faculdade Martha Falcão/DeVry, na internet, levando em consideração as dicas literárias dadas pela professora orientadora do trabalho Susy Elaine Freitas, como obras de Bill Nicholls (2012), Sérgio Puccini (2012) e Fernão Pessoa Ramos (2008). Além da leitura de livros-reportagem como Presos que menstruam da jornalista Nana Queiroz e de assistir vários documentários, como O cárcere e a rua (2004), para melhor compreensão sobre a realidade do encarceramento no Brasil.
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Seguidamente, entramos em contato com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) por meio de telefone, e-mail e entrega de ofício na sede do órgão para autorização das visitas nas unidades prisionais.刀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀椀猀椀琀愀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㈀㐀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 渀漀 䌀䐀倀䘀⤀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀椀爀攀漀 搀愀 甀渀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 渀漀瘀攀 搀攀琀攀渀琀愀猀 最爀瘀椀搀愀猀Ⰰ 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀Ⰰ 渀愀 瀀漀挀愀 愀 琀攀渀攀渀琀攀 匀漀挀漀爀爀漀⸀ 伀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 渀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀猀瀀漀渀琀渀攀愀 搀愀猀 搀攀琀攀渀琀愀猀 嘀愀氀搀攀渀椀挀攀 䰀椀洀愀 䈀愀最愀琀愀Ⰰ 䬀攀氀氀椀愀渀攀 䴀愀爀椀渀栀漀 搀攀 䰀椀洀愀 攀 ᰀ䴠愀爀最愀爀椀搀愀ᴀ†⠀渀漀洀攀 昀椀挀琀挀椀漀⤀⸀
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Retornamos no dia 10 de agosto de 2016 para filmagem com a presa Kelliane Marinho, já que faltavam alguns dias para o parto. Sendo assim, a autorização foi dada pela Susam no dia 17, um dia após o nascimento da criança, no Instituto da Mulher Dona Lindú, sob o acompanhamento de um policial. Já no dia 17 de setembro foram realizadas as imagens do chá de bebê da personagem “Margarida” e no dia 23 ela concedeu a entrevista na própria residência, no bairro da Glória, zona Oeste da capital.伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀 搀愀 倀䘀䴀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 搀椀愀 ㈀ 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 琀椀瘀攀洀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀愀 爀攀攀搀甀挀愀渀搀愀 ᰀ删漀猀愀ᴀ†挀漀洀 漀 昀椀氀栀漀 渀漀 戀攀爀爀椀漀⸀ 一漀 搀椀愀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀 愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀搀漀 猀 最攀猀琀愀渀琀攀猀 攀 挀漀洀 漀 愀搀瘀漀最愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 洀搀椀挀愀 攀 樀甀爀搀椀挀愀 渀愀 瀀爀椀猀漀⸀ 䄀洀戀漀猀 猀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 唀洀愀渀椀稀稀愀爀攀 ጀ†䜀攀猀琀漀 倀爀椀猀椀漀渀愀氀 倀爀椀瘀愀搀愀 攀 愀琀甀愀洀 渀漀 䌀䐀倀䘀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀漀甀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 愀 搀椀爀攀琀漀爀愀 搀愀 倀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀稀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ删攀洀椀漀 瀀攀氀愀 䰀攀椀琀甀爀愀ᴀⰠ 甀洀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀 瀀漀爀 洀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀搀甀漀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 搀椀愀猀 搀愀 瀀攀渀愀⸀
Por fim, as últimas gravações do documentário ocorreram no dia 5 de novembro na casa da Kelliane Marinho, no bairro Nova Floresta, na zona Leste da cidade e dia 29 de novembro com imagens dos atendimentos médicos realizados na UBS Sálvio Belota, localizada no bairro Santa Etelvina, próxima a barreira policial. 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀搀攀渀琀爀愀爀洀漀猀 渀愀猀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀爀椀猀椀漀渀愀椀猀 琀椀瘀攀洀漀猀 搀攀 猀攀最甀椀爀 漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 挀漀洀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 挀愀搀愀猀琀爀漀 搀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀爀椀愀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 搀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 渀愀 攀渀琀爀愀搀愀 攀砀琀攀爀渀愀 攀 椀渀琀攀爀渀愀 攀 爀攀琀椀爀愀爀 琀漀搀漀猀 搀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 焀甀攀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 漀昀攀爀攀挀攀洀 爀椀猀挀漀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀猀猀愀 爀攀愀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀氀最椀漀Ⰰ 挀椀渀琀漀Ⰰ 戀爀椀渀挀漀猀 攀 最爀愀洀瀀漀猀 搀攀 挀愀戀攀氀漀⸀
Após toda a coleta do material ao longo de seis meses, partimos para a seleção do conteúdo e montagem do documentário, onde escolhemos os personagens e imagens para compor o produto final. Antes e durante esse processo foram anotadas todas as ideias de estruturação de modo sequencial para guiar a edição, etapa que precisou de 10 dias para a conclusão do produto.伀 挀漀渀琀爀漀氀攀 搀攀猀猀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 倀甀挀挀椀渀椀 ⠀㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㘀ⴀ㜀⤀ 瀀漀搀攀 琀攀爀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 椀渀椀挀椀愀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 爀攀挀漀爀琀攀Ⰰ 猀攀氀攀漀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀漀 昀椀氀洀攀 搀攀 昀椀挀漀 漀渀搀攀 愀 爀漀琀攀椀爀漀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 搀攀猀搀攀 愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀
Durante a finalização foi necessário usar os recursos de legenda para melhor compreensão do áudio da detenta Kelliane Marinho, efeitos de transição de imagens, BG (Blackgroung), sons ambientes, ajustes de áudio e artes feitas no Adobe After Effects CC 2015 para apresentação do perfil das grávidas. Além de embaçar o rosto e distorcer a voz de duas personagens que não permitiram mostrar seus rostos.倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㈀ 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㈀㤀 猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 愀猀猀椀洀 瀀愀爀愀 愀 昀椀氀琀爀愀最攀洀 攀 漀爀搀攀渀愀漀 搀愀猀 洀甀椀琀愀猀 栀漀爀愀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 挀愀瀀琀愀搀愀猀⸀
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O documentário mostra ainda o julgamento, ocorrido no dia 24 de julho de 2016, na 2a Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (VECUTE) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Valdenice ficou em liberdade 15 dias após o julgamento e espera o nascimento do bebê para dezembro de 2016.
Kelliane Marinho de Lima
A Kelliane Marinho de Lima, 26 anos, foi presa transportando drogas de Manaus para Mato Grosso do Sul e ficou em um presídio na cidade de Camapuã, de onde fugiu voltando para a capital amazonense. Foragida da justiça, ela foi capturada em casa e ficou presa no CDPF por 7 meses. 䜀爀瘀椀搀愀 搀攀 㤀 洀攀猀攀猀 搀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 昀椀氀栀漀Ⰰ 愀 搀攀琀攀渀琀愀 爀攀氀攀洀戀爀愀 漀 挀漀洀攀漀 搀愀 瘀椀搀愀 渀漀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 搀爀漀最愀猀 攀 爀攀氀愀琀愀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀愀 最攀猀琀愀漀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 渀愀 甀渀椀搀愀搀攀 瀀爀椀猀椀漀渀愀氀⸀ 䬀攀氀氀椀愀渀攀 琀攀瘀攀 漀 戀攀戀 渀漀 搀椀愀 㘀 搀攀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ 㘀 搀攀 瀀愀爀琀漀 挀攀猀愀爀椀愀渀漀 渀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀愀 䴀甀氀栀攀爀 䐀漀渀愀 䰀椀渀搀甀⸀ 䨀 甀洀 搀椀愀 愀渀琀攀猀 搀攀 猀愀椀爀 搀愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀 攀氀愀 爀攀挀攀戀攀甀 漀 愀氀瘀愀爀 搀攀 猀漀氀琀甀爀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 昀椀挀愀猀猀攀 攀洀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 挀漀渀搀椀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀最甀愀爀搀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 愀甀搀椀渀挀椀愀⸀
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A condição da detenta permite mostrar um pouco da maternidade dentro do sistema prisional de Manaus, assim como a experiência dela como mãe que pela primeira vez está cuidando de um filho, pois além do bebê, a personagem teve mais três antes de ser presa. ऀᰀ删漀猀愀ᴀ†椀渀昀漀爀洀漀甀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀 挀爀椀愀渀愀 昀椀挀愀爀 挀漀洀 愀 椀爀洀 愀瀀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 猀攀椀猀 洀攀猀攀猀Ⰰ 琀攀洀瀀漀 洀渀椀洀漀 搀攀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 渀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀搀漀 瀀攀氀愀 䰀攀椀 搀攀 䔀砀攀挀甀漀 倀攀渀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 昀漀椀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 切渀椀挀愀 焀甀攀 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀 猀甀愀猀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 渀漀 攀渀挀愀爀挀攀爀愀洀攀渀琀漀⸀ 吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 攀爀愀洀 洀攀猀 愀渀琀攀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 樀 攀猀琀愀瘀愀洀 最爀瘀椀搀愀猀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 攀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 瘀椀瘀攀渀搀漀 愀琀爀猀 搀愀猀 最爀愀搀攀猀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀爀愀洀 漀甀 愀挀愀戀愀爀愀洀 攀渀最爀愀瘀椀搀愀渀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀爀椀猀椀漀渀愀椀猀⸀ 䔀 漀 焀甀攀 挀栀愀洀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀琀攀渀漀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 洀愀琀攀爀渀愀氀 瀀攀氀漀猀 昀椀氀栀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀猀 瀀漀爀 攀氀愀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 渀漀瘀愀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 攀洀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀Ⰰ 挀愀猀漀 挀漀渀琀椀渀甀攀洀 瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 琀攀爀漀 搀攀 攀渀琀爀攀最ⴀ氀漀猀 愀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 愀瀀猀 猀攀椀猀 洀攀猀攀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀爀漀甀砀攀 攀猀猀攀 爀攀猀最愀琀攀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 搀攀琀攀渀琀愀猀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 攀渀琀爀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀 洀甀渀搀漀 搀愀 挀爀椀洀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 愀椀渀搀愀 渀愀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 瀀漀爀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀攀 愀洀椀最漀猀 攀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀漀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀椀 爀搀甀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀洀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 愀甀琀漀爀椀稀愀攀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀攀琀攀渀琀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀椀愀洀 搀攀猀椀猀琀椀爀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀攀氀漀 洀攀搀漀 搀愀 攀砀瀀漀猀椀漀⸀ 䔀洀 洀甀椀琀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 渀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 洀漀猀琀爀愀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀甀氀琀漀 攀 攀砀愀洀攀猀 搀攀 瀀爀ⴀ渀愀琀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 攀 爀攀最爀愀猀 搀愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀⸀ 䘀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 洀甀椀琀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 瀀愀爀愀 琀攀渀琀愀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 攀 搀愀爀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀爀愀 搀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 渀愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀 攀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 攀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 愀猀 瀀爀攀猀愀猀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 愀漀 戀甀猀挀愀爀洀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 瀀漀甀挀漀 昀攀椀琀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 最爀愀瘀椀搀攀稀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀渀挀愀爀挀攀爀愀搀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 氀攀椀 攀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 渀攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 愀挀愀戀愀洀 猀攀渀搀漀 瘀椀漀氀愀搀漀猀⸀ 䄀挀爀攀猀挀攀渀琀愀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 愀 搀攀洀漀爀愀 搀漀猀 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 瀀攀氀愀 樀甀猀琀椀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀愀猀猀攀洀 洀愀椀猀 琀攀洀瀀漀 瀀爀攀猀愀猀⸀ 䄀搀椀愀渀琀攀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀漀猀猀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 搀攀 愀氀最甀洀 洀漀搀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 挀爀琀椀挀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 搀攀 焀甀攀洀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀 漀甀 琀攀洀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 攀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䌀刀䤀吀䤀䌀䄀⸀䌀伀䴀⸀ 䐀攀琀攀渀琀愀猀 最爀瘀椀搀愀猀 攀猀琀漀 猀攀洀 氀攀椀琀漀 渀漀 䌀漀洀瀀氀攀砀漀 倀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀漀 䄀渀猀椀漀 䨀漀戀椀洀Ⰰ 攀洀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀挀爀椀琀椀挀愀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀䐀攀琀攀渀琀愀猀ⴀ最爀愀瘀椀搀愀猀ⴀ攀猀琀愀漀ⴀ氀攀椀琀漀ⴀ䌀漀洀瀀愀樀开 开㐀 㔀㠀㠀㤀㜀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 洀愀爀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 匀漀挀椀愀氀⸀ 㘀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀一䘀伀倀䔀一 䴀唀䰀䠀䔀刀䔀匀⸀ 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 倀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀漀 一愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䰀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䤀渀昀漀爀洀愀攀猀 倀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀愀猀 ⴀ 䨀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ 㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀樀甀猀琀椀挀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀攀猀琀甀搀漀ⴀ琀爀愀挀愀ⴀ瀀攀爀昀椀氀ⴀ搀愀ⴀ瀀漀瀀甀氀愀挀愀漀ⴀ瀀攀渀椀琀攀渀挀椀愀爀椀愀ⴀ昀攀洀椀渀椀渀愀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀⼀爀攀氀愀琀漀爀椀漀ⴀ椀渀昀漀瀀攀渀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㔀 搀攀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 㔀⸀ 攀搀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䰀䄀一䄀䰀吀伀⸀ 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀 䘀攀搀攀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀攀 㤀㠀㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀氀愀渀愀氀琀漀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀挀椀瘀椀氀开 ㌀⼀挀漀渀猀琀椀琀甀椀挀愀漀⼀挀漀渀猀琀椀琀甀椀挀愀漀挀漀洀瀀椀氀愀搀漀⸀栀琀洀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀ 搀攀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀吀䄀䰀 䐀䄀 匀䔀䄀倀⸀ 唀渀椀搀愀搀攀猀 倀爀椀猀椀漀渀愀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀攀愀瀀⸀愀洀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀甀渀椀搀愀搀攀猀ⴀ瀀爀椀猀椀漀渀愀椀猀ⴀ㈀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀ 搀攀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㨀 䐀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀䴀伀匀Ⰰ 䘀攀爀渀漀 倀攀猀猀漀愀⸀ 䴀愀猀 愀昀椀渀愀氀⸀⸀⸀ 漀 焀甀攀 洀攀猀洀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㼀 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀渀愀挀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀伀刀吀唀刀䄀 䔀 䔀一䌀䄀刀䌀䔀刀䄀䴀䔀一吀伀 䔀䴀 䴀䄀匀匀䄀 一伀 䈀刀䄀匀䤀䰀 ጀ†䄀匀 䴀唀䰀䠀䔀刀䔀匀 䔀 伀 䌀섀刀䌀䔀刀䔀⸀ 䐀椀爀攀漀㨀 䌀愀椀漀 䌀愀猀琀漀爀⸀ 倀爀漀搀甀漀㨀 倀愀猀琀漀爀愀氀 䌀愀爀挀攀爀爀椀愀 搀愀 䌀一䈀䈀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 㤀ᤀ〠㐀ᴀ⸠ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀礀漀甀琀甀⸀戀攀⼀挀吀匀最䈀栀匀唀ⴀ搀䤀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䰀䠀伀匀 䐀伀 䌀섀刀䌀䔀刀䔀⸀ 䐀椀爀攀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀㨀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ ᤀ㈠ᴀ⸠ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀礀漀甀琀甀⸀戀攀⼀䜀 欀䄀吀稀匀礀搀漀眀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀쌀䔀匀 䐀伀 䌀섀䌀䔀刀䔀⸀ 䐀椀爀攀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀㨀 倀爀漀最爀愀洀愀 䌀漀渀攀砀漀 刀攀瀀爀琀攀爀⸀ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ ᤀ㔠 ᴀ⸠ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀礀漀甀琀甀⸀戀攀⼀唀㤀伀吀䔀䌀伀戀搀眀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 䌀섀刀䌀䔀刀䔀 䔀 䄀 刀唀䄀⸀ 䐀椀爀攀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀㨀 䰀椀氀椀愀渀愀 匀甀氀稀戀愀挀栀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ ᤀ㠠 ᴀ⸠ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀礀漀甀琀甀⸀戀攀⼀昀爀㌀戀氀夀㤀䘀氀伀漀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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