INSCRIÇÃO: 00523
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO03
 
TÍTULO: Jornal Laboratório Contexto
 
AUTORES: RONIERY MARINO BENTES (FACULDADE DEVRY MARTHA FALCÃO); Larissa Nagyla Abreu Silva (FACULDADE DEVRY MARTHA FALCÃO); Sephora de Mendonça Melo (FACULDADE DEVRY MARTHA FALCÃO); Glaucia Brasil Kramer (FACULDADE DEVRY MARTHA FALCÃO); Glecem Emilia de Castro Gaia (FACULDADE DEVRY MARTHA FALCÃO)
 
PALAVRAS-CHAVE: jornal-laboratório, Contexto, Jornalismo, Reportagem,
 
RESUMO
Este trabalho é o produto final do projeto jornal-laboratório desenvolvido pelos alunos do 5° período da Faculdade Martha Falcão. Foi desenvolvido com o intuito de colocar em prática técnicas jornalistas e também as aulas teóricas de impresso do curso de Comunicação Social – Jornalismo. O produto é composto de 16 páginas e contém 12 editoriais obedecendo a premissa tradicional estabelecida pelo professor da disciplina. O jornal-laboratório Contexto deve como objetivo elaborar um jornal no estilo tradicional do jornalismo tendo como foco as pautas que acontecem em Manaus.
 
INTRODUÇÃO
Desde o início do curso de Comunicação Social - Jornalismo na Faculdade Devry Martha Falcão (DeVry-FMF), a disciplina Jornal-Laboratório compõe a grade curricular para atender a obrigatoriedade da matéria e estimular a prática jornalística nos alunos, saindo do âmbito teórico e se aprofundando na prática do dia a dia, começando a criar o portfólio dos alunos a partir do desenvolvimento da disciplina.਀一漀 瀀攀爀漀搀漀 ㈀ ㄀㘀⼀㈀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䌀愀爀氀漀猀 䘀戀椀漀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀甀 搀椀瘀椀搀椀甀 愀 猀愀氀愀 攀洀 搀甀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 攀 猀漀氀椀挀椀琀漀甀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 搀漀椀猀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀㨀 甀洀 渀漀 攀猀琀椀氀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 昀漀爀洀愀氀 攀Ⰰ 漀甀琀爀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 洀愀椀猀 ᰀ攠猀挀爀愀挀栀愀搀愀ᴀⰠ 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 焀甀攀 琀爀漀甀砀攀猀猀攀 漀猀 挀氀椀挀栀猀 攀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 焀甀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 攀瘀椀琀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀⸀ 一漀猀猀漀 樀漀爀渀愀氀 猀攀 瀀爀漀瀀猀 愀 愀琀攀渀搀攀爀 漀 攀猀琀椀氀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 搀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 焀甀攀 漀戀攀搀攀挀攀爀 愀 瀀愀搀爀攀猀 最爀昀椀挀漀猀 攀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 洀愀椀猀 猀戀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 搀攀洀愀渀搀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀猀昀漀爀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 攀 漀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 琀攀渀搀攀渀挀椀漀猀愀猀⸀ Visto que muitos acadêmicos não atuam na área jornalística, a disciplina vem atender, colocar em prática, as ferramentas e os procedimentos de produção. Sendo assim, o objetivo da disciplina é elaborar jornais, de forma laboratorial, para que todos possam passar pelas fases de produção. ਀伀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀愀 䘀䴀䘀  搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 ᰀ䌠漀渀琀攀砀琀漀ᴀ†攀 樀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 渀漀 猀攀甀 㘀뀀 愀渀漀Ⰰ 挀漀洀 攀搀椀攀猀 愀琀攀渀搀攀渀搀漀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀  搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 愀 琀甀爀洀愀 搀漀 㔀뀀 瀀攀爀漀搀漀 昀漀椀 椀渀挀甀洀戀椀搀愀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀爀 愀 攀搀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀  Procurou-se no Jornal Contexto montar um trabalho que obedecia às normas jornalísticas para instigar as práticas jornalísticas, sincronizar ideias como uma produção completa e trazer para dentro da sala de aula, a realidade de uma redação jornalística.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀爀 漀 樀漀爀渀愀氀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 攀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀氀漀焀甀椀愀氀 攀 昀愀稀攀爀 愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 渀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀⸀ 䄀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 䔀洀 爀愀稀漀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀愀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀  愀 爀漀琀椀渀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀⸀  O jornal contexto é um exemplo disso, foi criado com uma proposta de formato tradicional, com o intuito de apresentar notícias factuais mais que com um tempo não se tornem obsoletas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 渀愀猀挀攀甀 搀愀 挀愀爀渀挀椀愀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀愀猀 爀漀琀椀渀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 搀攀 爀攀搀愀漀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀猀椀最渀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀甀渀攀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 攀氀攀猀㨀 攀搀椀琀漀爀 挀栀攀昀攀Ⰰ 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀爀Ⰰ 攀 漀 焀甀攀 挀愀搀愀 愀氀甀渀漀 ⠀愀⤀ 昀愀爀椀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 猀椀洀甀氀愀渀搀漀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀搀愀漀Ⰰ 攀 愀氀琀攀爀愀渀搀漀 昀甀渀攀猀Ⰰ 愀琀甀愀渀搀漀 挀漀洀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 搀椀愀猀 攀 搀愀琀愀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀攀最愀爀⸀ 一攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 挀甀樀愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 攀 愀瘀愀氀椀愀漀 昀椀挀漀甀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䌀愀爀氀漀猀 䘀戀椀漀 䜀甀椀洀愀爀攀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀愀洀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀 爀攀搀愀漀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀攀洀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀⸀ 一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀㨀 ਀伀 䨀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 戀猀椀挀漀 搀攀 甀洀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 昀甀琀甀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀ 䄀 猀甀愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀  愀 搀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 甀洀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀攀渀栀愀洀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 攀砀攀挀甀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 愀挀攀爀瘀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 琀挀渀椀挀漀ⴀ瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀椀稀愀渀琀攀⸀ ⠀䴀䔀䰀伀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀Ⰰ 瀀⸀㔀㄀⤀ ਀䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 愀甀砀椀氀椀愀 愀 椀渀猀攀爀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 甀洀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀Ⰰ 攀砀椀最椀渀搀漀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 洀甀氀琀椀琀愀爀攀昀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀琀椀挀漀 攀 琀攀爀椀挀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀Ⰰ 瘀 猀攀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 甀渀椀漀 ᰀ琠攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀ᴀⰠ 愀琀攀渀搀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀琀甀愀氀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 猀攀 昀攀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀⸀  Esta prática, segundo Beltrão (1986, p.49) “... se transforma no substituto da prática de treinamento nas redações”. Neste sentido, na falta de oportunidade do aluno ir à redação, a disciplina Jornal Laboratório atende a necessidade da prática quando este se coloca na posição de jornalista no exercício de função, na rua ou na pesquisa e aprofundamento de pauta. ਀䄀氀洀 搀攀 愀琀攀渀漀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 昀愀挀琀甀愀氀Ⰰ 漀 椀洀攀搀椀愀琀椀猀洀漀 搀愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀椀爀椀愀Ⰰ 愀 瘀攀渀搀愀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 攀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 吀愀洀戀洀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 漀 琀椀瀀漀 攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 渀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 爀漀琀椀渀愀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀 椀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 焀甀攀 椀渀琀攀爀愀最攀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 甀洀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 挀漀漀瀀攀爀愀漀 瀀爀琀椀挀愀⸀ Todos os exercícios práticos são válidos nesse processo de formação do aluno. Neste contexto, a importância do aluno em aproveitar e mensurar suas afinidades quanto melhor se adapta à determinada situação vivenciada. Neste sentido, avaliar seu network, suas fontes, sua interação com as notícias atuais, se ligado nas notícias do momento. Estas são ferramentas importantes dentro do ambiente de trabalho. Vê-se nesta disciplina Jornal Laboratório, um projeto futuro para um melhor aprendizado prático.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 樀漀爀渀愀氀 䌀漀渀琀攀砀琀漀 琀攀瘀攀 猀甀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 搀攀挀椀搀椀搀愀猀 攀洀 挀漀洀甀渀栀漀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 攀洀 爀攀甀渀椀攀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀洀 猀攀最甀椀渀搀漀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀攀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ As saídas para a composição das matérias eram previamente programadas e na maioria das vezes acompanhadas de um produtor. As imagens utilizadas para compor o jornal foram: a maior parte de forma autoral.਀倀愀爀愀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 猀漀 愀瀀攀渀愀猀 椀渀搀椀挀愀攀猀 搀攀 昀愀琀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀漀猀Ⰰ 搀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀漀 ⠀猀甀琀攀⤀ 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 樀 漀挀漀爀爀椀搀漀猀 攀 搀漀猀 焀甀愀椀猀 猀攀 攀猀瀀攀爀愀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀⸀  ਀嬀⸀⸀⸀崀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀甀瀀攀洀 漀甀琀爀漀 渀瘀攀氀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 伀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 攀猀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 ⠀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀  愀 洀愀琀爀椀愀ⴀ 瀀爀椀洀愀 愀戀甀渀搀愀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 愀爀Ⰰ 攀 渀漀 挀愀爀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瀀攀琀爀氀攀漀⤀ 攀 瀀漀搀攀洀 漀甀 渀漀 猀攀爀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀猀 ⠀漀甀 琀漀爀渀愀搀漀猀 漀瀀漀爀琀甀渀漀猀⤀ 瀀漀爀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ ⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀Ⰰ 瀀⸀㔀㔀⤀⸀ ਀䄀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 挀甀椀搀愀搀漀猀愀洀攀渀琀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀愀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀爀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 搀椀爀攀琀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 愀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀ ਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 爀攀猀甀氀琀愀 搀愀 挀漀渀樀甀渀漀 搀攀 搀漀椀猀 昀愀琀漀爀攀猀⸀ 䐀攀 甀洀 氀愀搀漀Ⰰ 愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 攀洀愀爀愀渀栀愀搀漀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 爀椀琀甀愀椀猀 爀攀氀愀琀椀瘀漀猀 猀 昀甀渀攀猀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀 攀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ  挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀漀搀甀琀漀 ጀ†愀 渀漀琀挀椀愀 ጀ†攀 猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 瀀爀攀猀椀搀攀洀  猀甀愀 挀漀渀昀攀挀漀⸀ 䐀攀 漀甀琀爀漀Ⰰ 愀猀 爀攀猀琀爀椀攀猀 氀椀最愀搀愀猀  漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 焀甀愀椀猀 猀攀 挀爀椀愀洀 挀漀渀瘀攀渀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 氀攀最椀琀椀洀愀洀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀漀 ጀ†搀攀猀搀攀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 愀琀 愀 猀攀氀攀漀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀渀昀攀挀漀 搀漀 渀漀琀椀挀椀爀椀漀 ጀ†攀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 瀀愀爀愀 猀攀 瀀爀攀瘀攀渀椀爀 搀愀猀 挀爀琀椀挀愀猀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ 䘀椀挀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 挀爀椀琀爀椀漀猀 ጀ†漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 搀漀 最爀愀甀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 ጀ†焀甀攀 搀攀昀椀渀攀洀 愀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀㨀 漀 洀漀搀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀  挀漀渀猀琀爀甀搀愀 猀甀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀 攀洀 渀漀琀挀椀愀⸀ ⠀圀伀䰀䘀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 攀砀攀挀甀琀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䌀愀爀氀漀猀 䘀戀椀漀Ⰰ 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 瀀爀愀琀椀挀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀猀猀漀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 挀漀洀漀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 爀攀搀愀漀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀⸀ 䄀 猀愀氀愀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 搀甀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 攀 甀洀 琀愀戀氀漀椀搀攀⸀ 一愀 搀椀瘀椀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 漀 樀漀爀渀愀氀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀  Em seguida a equipe se reuniu para realizar a reunião de pauta. A pauta é definida segundo O Manual de Redação e estilo de O Estado de S. Paulo, da seguinte forma:਀ Chama-se pauta tanto o conjunto de assuntos que uma editoria está cobrindo para determinada edição do jornal como a série de indicações transmitidas ao repórter, não apenas para situá-lo sobre algum tema, mas, principalmente, para orientá-lo sobre os ângulos a explorar na notícia. A pauta constitui um roteiro mínimo fornecido ao repórter. A pauta não deve ser só uma agenda. Precisa se preocupar em levantar enfoques diferenciados sobre os temas, buscar ângulos novos de abordagem, mostrar agilidade na identificação de novas tendências. (p.20)਀ 5.1 Editorias ਀伀 䨀漀爀渀愀氀 䌀漀渀琀攀砀琀漀 琀攀瘀攀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀㨀 漀瀀椀渀椀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 攀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀漀氀挀椀愀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 攀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 挀椀渀挀椀愀 攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 愀挀愀搀攀洀椀愀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀漀 攀 猀愀切搀攀⸀ 䌀愀搀愀 洀攀洀戀爀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 甀洀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 昀漀爀愀洀 愀 挀愀洀瀀漀 挀漀氀攀琀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 攀渀琀爀愀爀愀洀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 愀氀最甀洀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀  No Editorial, a editora do jornal-laboratório, Samy Gabriela trabalhou m um texto sobre a corrupção diária no Brasil, cruzando com a política citando o Impeachment que a presidente Dilma Rousseff tinha passado na época. ਀ O editorial, espaço opinativo reservado à instituição jornalística, no qual a empresa apresenta suas posições acerca de diversos assuntos, é, provavelmente, o gênero que melhor ilustra a tensão entre interesses públicos e privados no Jornalismo. Em outras palavras, o editorial se configura mais nitidamente como um espaço para o jornal “fazer política” e pressionar o poder público, além de ser uma forma de colocar assuntos na pauta coletiva de discussões. (ARMAÑANZAS, NOCÍ, 1996; AZEVEDO, 2006; MELO, 1985 apud MONT'ALVERNE; MARQUES, 2015)਀ A aluna Sephora Melo escreveu um artigo para o trabalho sobre as eleições e a importância das fichas limpas, levantando a consciência sobre a corrupção no Brasil e a responsabilidade do leitor sobre o voto. ਀䜀氀攀挀攀洀 䜀愀椀愀Ⰰ 猀甀戀攀搀椀琀漀爀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 攀猀挀爀攀瘀攀甀 漀 猀攀最甀渀搀漀 愀爀琀椀最漀 搀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀⸀ 䐀椀猀挀漀爀爀攀甀 戀爀攀瘀攀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 搀椀爀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 漀 洀愀挀栀椀猀洀漀 攀 愀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀  Na editoria de “Cidades” a aluna Helciana Lobato produziu três matérias sobre a cidade de Manaus, a primeira matéria foi sobre o terminal de ônibus que, na época, estava sendo alvo de críticas da população manauara. Pegando isto como gancho, a aluna foi até o terminal e falou com cidadãos para saber sobre a opinião da população. ਀䄀 愀氀甀渀愀 琀愀洀戀洀 攀猀挀爀攀瘀攀甀 猀漀戀爀攀 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 搀攀 䰀䔀䐀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀 攀 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀瀀攀爀搀挀椀漀 搀攀 瘀攀爀搀甀爀愀猀 攀 昀爀甀琀愀猀 渀愀猀 昀攀椀爀愀猀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 昀愀氀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 搀椀洀椀渀甀椀爀 漀 氀椀砀漀 攀 挀漀洀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀 漀 搀攀猀瀀攀爀搀挀椀漀 瀀愀爀愀 猀攀 愀氀椀洀攀渀琀愀爀攀洀⸀  Em Política, a matéria de Sephora Melo visou instruir o leitor sobre a votação, discorrendo assim sobre o sistema de voto e como é contabilizado os números no Brasil. ਀一愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 倀漀氀挀椀愀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 刀漀渀椀攀爀礀 䈀攀渀琀攀猀 瀀爀漀搀甀稀椀甀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 猀漀戀爀攀 漀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 昀甀爀琀漀猀 攀 爀漀甀戀漀猀 挀漀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 伀 愀氀甀渀漀 戀甀猀挀漀甀 搀愀搀漀猀 渀愀 瀀漀氀挀椀愀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀漀甀 挀漀洀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀⸀ 伀 愀氀甀渀漀 琀攀渀琀漀甀 攀渀琀爀愀爀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 渀漀 栀漀甀瘀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀⸀  Daniele Marinho trouxe em sua matéria na editoria de Economia os dois lados da crise econômica no Brasil. Foram citados exemplos de pessoas que aproveitaram a crise para se impulsionar em novos negócios e outros que foram obrigados a fechar os seus estabelecimentos. A aluna também produziu uma matéria cruzando o impeachment e o a instabilidade financeira no Brasil. ਀䄀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 挀愀瀀愀 猀甀爀最椀甀 甀洀 瀀漀甀挀漀 愀渀琀攀猀 搀漀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀搀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀洀 愀猀猀甀洀椀甀 昀漀椀 愀 爀攀瀀爀琀攀爀 䠀攀氀挀椀愀渀愀 䰀漀戀愀琀漀 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀 渀漀琀挀椀愀 猀漀戀爀攀 漀 攀猀琀漀焀甀攀 戀愀椀砀漀 搀攀 猀愀渀最甀攀 渀愀 䘀甀渀搀愀漀 䠀漀猀瀀椀琀愀氀愀爀 搀攀 䠀攀洀愀琀漀氀漀最椀愀 攀 䠀攀洀漀琀攀爀愀瀀椀愀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 ⠀䠀攀洀漀愀洀⤀⸀ 䄀 洀愀琀爀椀愀 瘀漀氀琀漀甀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 焀甀攀洀 瀀漀搀攀 搀漀愀爀Ⰰ 挀漀洀漀 搀漀愀爀 攀 漀渀搀攀 搀漀愀爀 猀愀渀最甀攀⸀  A aluna Larissa Abreu trabalhou nas matérias de Esporte, trazendo o Torneio Internacional de Futebol Feminino que iria estar pela primeira vem Manaus. Ainda, a aluna trouxe um infográfico sobre o Campeonato Amazonense de 2016. A aluna também produziu uma matéria sobre o menino Lucas que ganhou 2 medalhas de ouro e uma de prata em competição em São Paulo. ਀䔀洀 䐀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ 愀 愀氀甀渀愀 䜀氀攀挀攀洀 䜀愀椀愀 琀爀漀甀砀攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 瀀愀爀愀 漀 搀椀瘀攀爀琀椀洀攀渀琀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 挀漀洀漀 栀漀爀猀挀漀瀀漀Ⰰ 挀椀琀愀攀猀 攀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀  Na editoria de Cultura, a aluna Stephane Simões foi ao centro de Manaus e trouxe as matérias sobre o Museu Casa Eduardo Ribeiro e a Biblioteca Emídio Vaz d’Oliveira. O conteúdo dos dois textos foi extenso, tendo que passar diversas vezes por edição e cortes para ser colocado dentro da página do jornal. ਀䔀洀 䄀挀愀搀攀洀椀愀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 䨀切氀椀漀 䌀猀愀爀 瀀爀漀搀甀稀椀甀 搀甀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀椀琀愀渀搀漀 攀渀琀爀攀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 椀渀最氀猀 挀漀洀 瀀爀攀漀 爀攀搀甀稀椀搀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 䔀一䔀䴀 攀洀 ㈀ ㄀㘀⸀  A aluna Glaucia Brasil trabalhou em cima da editorial de Ciência e Tecnologia. Em sua matéria principal falou do estudante Daniel Motta, da FUCAPI, que criou um protótipo de biorreator. Em sua matéria menor, a aluna falou sobre a Biblioteca Virtual do Amazonas e a utilidade da plataforma criado pelo governo do Amazonas. ਀ 㔀⸀㈀ 䐀椀愀最爀愀洀愀漀  A diagramação foi feita pela subeditora do jornal-laboratório, Glecem Gaia no programa da Adobe, InDesign CC. O tipo de fontes usadas no jornal foram Minion Pro Regular e Georgia. Alguns problemas surgiram na hora de executar, pois algumas matérias ficaram muito longa e foi preciso cortar e editar muitas vezes algumas matérias para que coubesse dentro de uma página. Para diferenciar as editorias foram usadas cores diferentes para dividir o caderno de notícias.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䨀漀爀渀愀氀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 昀漀椀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 渀漀猀 昀攀稀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 琀漀搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 渀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀⸀ 䌀漀洀 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 昀甀渀攀猀 昀攀椀琀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 椀洀愀最椀渀愀爀洀漀猀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀爀椀愀 攀洀 甀洀愀 爀攀搀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䄀猀 挀漀戀爀愀渀愀猀 瀀愀爀愀 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀愀稀漀猀Ⰰ 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀洀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀 攀 琀漀搀漀猀 漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 猀漀洀愀爀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ Com o objetivo de trazer assuntos não-factuais, o Jornal Contexto traz conteúdos relevantes e atemporais. Através deste, esperamos, também, somar de forma positiva e agregar conhecimento aos leitores, alcançando-os com a diversidade de temas que o jornal oferece.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀 攀 吀挀渀椀挀愀 搀漀 吀攀砀琀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 㜀 䔀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  㔀 瀀⸀ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 渀漀琀挀椀愀⸀ 㘀 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀⸀ 䌀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀攀搀愀最漀最椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀漀渀琀✀䄀氀瘀攀爀渀攀㬀 䴀愀爀焀甀攀猀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀⸀ ꬀䄀 漀瀀椀渀椀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 渀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀㨀 倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ ㌀ 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀愀渀甀愀氀 搀攀 爀攀搀愀漀 搀愀 䘀漀氀栀愀 搀攀 匀⸀ 倀愀甀氀漀⸀ 䔀搀椀漀 ㄀㈀⸀ 倀甀戀氀椀昀漀氀栀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 ㈀  㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ጀ†倀漀爀焀甀攀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀 挀漀洀漀 猀漀⸀ ㌀ 䔀搀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀洀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 昀甀渀漀 攀 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀漀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀묀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀猀琀甀搀漀猀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䴀搀椀愀⸀ 唀䘀匀䌀⸀ 䌀漀渀猀甀氀琀愀搀漀 攀洀  㤀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀伀䰀䘀Ⰰ 䴀愀甀爀漀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䰀椀猀戀漀愀㨀 倀爀攀猀攀渀愀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀