INSCRIÇÃO: 00536
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: Manaus. DOC
 
AUTORES: JOÃO FELIPE ALVES DA SILVA (Faculdade Metropolitana de Manaus); MACRI ELAINE COLOMBO (Faculdade Metropolitana de Manaus); PAULA REGINA LEAL BATISTA (Faculdade Metropolitana de Manaus)
 
PALAVRAS-CHAVE: Documentário, Extensão, Pluralidade, Sociedade,
 
RESUMO
O presente trabalho apresenta os esforços compreendidos na elaboração, desenvolvimento e execução de um projeto chamado "Manaus.Doc.". Em especial, o texto procura destacar o caráter colaborativo do processo, à medida que buscou integrar jovens a uma pluralidade não vista da sociedade, o trabalho, foi elaborado pelos educandos do 3° período de jornalismo, que consistia em uma abordagem diferente dos trabalhos acadêmicos habituais, a ideia era fazer um produto inspirados em outros telejornais de cunho investigativo. Os alunos estiveram empenhados em executar este projeto institucional de caráter pedagógico e interdisciplinar.
 
INTRODUÇÃO
O Manaus.DOC foi um projeto acadêmico de gênero documental realizado por alunos da Faculdade Metropolitana de Manaus- Fametro. Além de ser apenas um trabalho acadêmico, o produto audiovisual ofereceu uma experiência de aprimoramento na área jornalística, uma vez que os alunos foram a campo, levantar dados, pesquisas, elaboração de roteiros, produção de matérias, pautas e etc., foi idealizado pelos discentes do 3° período a pedido do professor José Félix, que propôs que alguns alunos produzissem um curta com assunto relevante para a sociedade. Foi uma oportunidade de conhecer de perto alguns problemas que de certa forma, passam despercebidos aos olhos exaustos pelo estresse do dia a dia causado pelo caos urbano, que esconde aquilo que é "inadequado" para uma bela cidade. Em 2016, ano de realização do vídeo por meio de uma disciplina, os alunos conduziram as ações de filmagem e visitas a locais carentes ou em entidades filantrópicas, afim de fazer um levantamento de dados para iniciar as filmagens, constituiu uma frente de repórteres contando com figurinista, pauteiro, produtor e cinegrafista. O trabalho foi ofertado para que fosse avaliado por todos os docentes afim de se tornar um produto interdisciplinar do segundo semestre do mesmo ano, e foi aprovado e orientado pela Coordenadora do Curso de Jornalismo, professora mestre Macri Elaine Colombo. Em paralelo, o vídeo foi exibido na instituição, para proporcionar não apenas uma visão acadêmica, mas sim, para que assumisse também, um caráter social, portanto, foi realizado durante os meses de outubro e novembro, o processo de criação, produção e convivência com os moradores em situação de rua, que posteriormente apareceriam nas gravações. Foram planejados e executados todos requisitos de apresentação do vídeo, com o auxílio de um detalhado relatório para avaliação posterior.
 
OBJETIVO
O trabalho desenvolvido teve, como objetivo geral, planejar, executar e avaliar de maneira integrada o contexto social dos moradores em situação de rua no segundo semestre de 2016. Especificamente por construir uma pequena esfera envolvendo alunos de diferentes visões e pensamentos ideológicos em torno de um projeto de caráter interdisciplinar houve uma experimentação dos alunos com a mídia tradicional em uma situação socialmente desfavorável, criou e gerou vínculos entre os educandos e seu público alvo, e integrou os jovens e uma nova realidade dando-lhes uma pluralidade por meio de uma atividade pedagógica colaborativa. o Intuito era inserir os alunos em uma realidade completamente desconhecida a eles. O trabalho tem como base a contextualização dos moradores em situação de rua, as barreiras "impostas" pela sociedade e os meio que os levaram ao seu atual estado, a partir das informações obtidas através de uma pesquisa de campo (questionário), e de uma pesquisa teórica em órgãos públicos, a partir dessas ações, o produto teve seu processo de execução iniciado. Vale ressaltar que os objetivos foram propostos e decididos de forma conjunta em todo o processo de planejamento e execução do projeto.
 
JUSTIFICATIVA
A escolha desse tema foi promovida pela equipe para propor não só uma análise acadêmica, mas, uma análise sobre a sociedade como um todo, apresentando elementos necessários para gerar uma discussão que vai além dos assuntos disciplinares. Apresentou as dificuldades de um projeto que mostrou uma ótica até então desconhecida para parte do público. Outro ponto importante é o fato do produto estar em uma sintonia com a realidade urbana, o pouco ou nenhum conhecimento de como essas pessoas sobrevivem ou de como foram parar nas ruas, faz desse trabalho um verdadeiro desafio ético e emocional para os futuros comunicadores que tiveram a oportunidade de fazer o jornalismo em sua essência. O valor teórico desse projeto é facilmente superado pelo valo empírico, que certamente será fundamental na carreira dos alunos que realizaram esse trabalho, afinal o produto não se restringiu somente ao modelo pessoal de vida de cada morador de rua, mas ao contexto em si, como a forma de inserção nesse meio, os locais, motivos, e formas de sobrevivência e os obstáculos enfrentados por cada um deles em seu dia a dia, e para que pudesse ser ratificado esse estudo feito através dos questionários, é que houve a necessidade de se fazer um produto audiovisual, com o objetivo de mostrar de forma visceral a realidade que se esconde na fumaça dos carros, nas luzes da cidade e nas placas de publicidade. O trabalho desenvolvido "Manaus.DOC" veio para se um diálogo efetivo entre universitários, instituição de ensino e sociedade, revelando essa afinidade que vai além das instalações da instituição, como uma espécie de extensão. Paulo Freire define bem essa forma de se estender para além de uma sala de aula. O conhecimento não se estende do que se julga sabedor até aqueles que se julga não saberem; o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações (FREIRE, 2006: 36). E é nesse sentido que temos a grande oportunidade de disseminação de conhecimento, compartilhando informações que são advindas de um ambiente acadêmico, e neste momento, a consequência dessa produção, é a aliança entre teoria e prática. Nesse contexto, o documentário vislumbrou aliar as teorias com a oportunidade de contribuir para um fortalecimento dos conceitos éticos e sociais dos discentes por meio da produção audiovisual. O "Manaus.DOC" se utilizou de um novo conceito estabelecido que realiza uma junção educativa, social e libertadora com todos os envolvidos, desde professores a alunos. Assim, o plano comunicacional é integrar uma atividade pedagógica desenvolvendo um processo formativo com os próprios alunos. Os acessos a essas mídias devem ser apoiados por uma linha metodológica que estimule e pregue o respeito e aflore o senso crítico de cada indivíduo, dando-lhes margem e embasamento para que possam a partir de então, opinar a respeito de determinados assuntos, fazendo assim parte de uma construção coletiva de conhecimento, valorizando saberes éticos e morais, e que estimule mudanças nos processos cotidianos de uma sociedade.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A elaboração do plano de execução do “Manaus.DOC” foi realizada como trabalho interdisciplinar da Fametro. Contou com a participação de 6 alunos matriculados no curso de jornalismo. As atividades foram planejadas e postas e executadas entre os mesmos de outubro e novembro de 2016, por alunos do curso.਀ A etapa diagnóstica do planejamento do produto compôs-se dos seguintes métodos: Pesquisa documental: Foram analisados, comentados e selecionados documentos que de alguma maneira pudesse contribuir de forma construtiva no planejamento das atividades por meio de dados secundários: relatório da secretaria de Secretaria Municipal De Assistência Social E Direitos Humanos (SMASDH), textos de matérias referentes a questão dos moradores em situação de rua, dentre outros. ਀ Todos esses dados foram reunidos e analisados minunciosamente, para que não houvesse falhas na transposição da informação, todo eles foram fundamentais para que o texto inicial de elaboração do produto fosse iniciado. ਀ Entrevistas: A equipe realizou entrevistas com líderes de grupos de apoio de instituições religiosas, que relatou a dificuldade em oferecer amparo a essa população. A equipe realizou também entrevistas com moradores de rua, que relataram suas experiências pela cidade de Manaus como uma parte da população que vive nas ruas. A equipe o modelo de entrevista não-estruturada, deixando o entrevistador mais a vontade para que ele pudesse desenvolver o questionário da forma da que considerasse adequada, por meio de uma modalidade mais focalizada, o entrevistado fala livremente a medida que se refere aos assuntos comentados, cabendo ao entrevistador apenas conduzir o entrevistado para que não haja fuga do assunto.਀ Participação em reunião: Com o objetivo de levantar informações, a equipe se reuniu com um grupo cristão que oferecia apoio aos sem-teto, essa reunião tinha o intuito de conhecer melhor o ambiente, as pessoas, e tudo que pudesse complementar o planejamento, a equipe participou de um encontro com os organizadores desse grupo. Aconteceu em Manaus, cidade onde o documentário é filmado em um antigo prédio abandonado onde já funcionou o IBGE, aconteceu no mês de novembro. Naquela ocasião, imagens foram feitas e entraram na produção do curta, estão na edição final do produto. ਀ Com base nas atividades descritas, foram elaboradas as seguintes ações de produção:਀ Reuniões de pauta: Foram realizadas durante o processo de execução do trabalho inúmeras reuniões de pauta para definir de que forma cada entrevista, imagem entraria na edição do vídeo, ordem prioritária, definição de qual repórter faria as entrevistas e de como seria a abordagem com os entrevistados, visto que a possibilidade de uma recepção ser consideravelmente alta, foi necessário fazer uma escolha de local e personalidade, essas reuniões eram fundamentais para definir a logística que seria utilizada que consistia em: estrutura de filmagem, nesse caso relacionadas a equipamentos cinematográficos, obtenção e manuseio de microfones, vestimenta e respaldo em relação a segurança, uma vez que alguns locais visitados eram considerados de alto risco, portanto foi tentada uma parceria com órgãos públicos como por exemplo a polícia militar, porém não obtivemos êxito, entretanto, os locais foram definidos e as filmagens realizadas sem respaldo em relação a segurança. Vale ressaltar que os próprios membros da equipe isentaram a instituição de qualquer responsabilidade caso houvesses houvessem perdas e danos, tanto no material utilizado como equipamentos e veículos, quanto a integridade dos alunos, uma vez que decisão de prosseguir com o projeto foi da própria equipe.਀ Execução das filmagens: Foram marcadas datas para que as filmagens pudessem ser realizadas, com a marcação de locais para o encontro com os moradores em situação de rua, foram feitas entrevistas em caráter preliminar para que fossem posteriormente avaliadas em grupo, com o intuito de selecionar o melhor material para que pudessem entrar na edição final do produto audiovisual. Essas entrevistas ainda que passassem por uma triagem não foram descartadas e foram reagrupadas, caso houvessem imprevistos com os entrevistados, e ainda, os questionários não selecionados poderão fazer parte de um outro projeto que ainda está em fase de avaliação. As filmagens foram realizadas em período de duas semanas na cidade de Manaus, abrangeu três zonas da cidade e o centro, não houveram problemas de filmagens nas zonas, leste, sul e norte, contudo, parte das filmagens que seriam realizadas no centro da cidade foram interrompidas por falta de segurança, horário inoportuno, policiamento ausente naquele momento contribuíram para que a equipe tomasse essa decisão.਀ Pesquisa: A equipe elaborou um pequeno questionário para aplicação junto aos eventuais participantes do produto. O questionário deveria coletar dados quantitativos e qualitativos acerca do perfil do entrevistado que viviam em situação de rua e das atividades praticadas pelo mesmo para sobreviver nestas condições, inclusive no que tange à divulgação do objetivo do produto. A amostra compunha-se de 2 questionários, sendo um no âmbito pessoal e outro no profissional, em determinado momento havia uma mescla entre as perguntas de acordo com a progressão das respostas do indivíduo. O questionário começava da seguinte forma: O repórter se apresentava ao possível entrevistado, de forma reservada e longe de qualquer câmera, eles tinham uma conversa preliminar, com a coleta de dados básicos como, nome, idade e etc., a partir desse momento, o eventual entrevistado decidia se respondia ou não ao questionário elaborado, se sim, as respostas eram comentadas de forma oral, e com o auxílio de um gravador previamente autorizado, as respostas eram gravadas para o perfil do entrevistado fosse traçado. O dialogado tinha total liberdade para interromper a entrevista no momento que julgasse conveniente, o e entrevistador tinha liberdade para ser flexível na ordem das perguntas, afinal, ele era o termômetro para que o conversado se sentisse à vontade. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 ᰀ䴠愀渀愀甀猀⸀䐀伀䌀ᴀ†昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 搀愀 䘀愀洀攀琀爀漀⸀ 䌀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 㘀 愀氀甀渀漀猀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀漀猀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 昀漀爀愀洀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 攀 瀀漀猀琀愀猀 攀 攀砀攀挀甀琀愀搀愀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ A escolha desse tema foi promovida pela equipe para propor não só uma análise acadêmica, mas, uma análise sobre a sociedade como um todo, apresentando elementos necessários para gerar uma discussão que vai além dos assuntos disciplinares. Apresentou as dificuldades de um projeto que mostrou uma ótica até então desconhecida para parte do público. Outro ponto importante é o fato do produto estar em uma sintonia com a realidade urbana, o pouco ou nenhum conhecimento de como essas pessoas sobrevivem ou de como foram parar nas ruas, faz desse trabalho um verdadeiro desafio ético e emocional para os futuros comunicadores que tiveram a oportunidade de fazer o jornalismo em sua 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CONSIDERAÇÕES
O caráter colaborativo e integrado do plano de execução do “Manaus.DOC” foi, sem dúvida, seu maior diferencial. A integração deu-se não somente ao nível do planejamento, mas, e principalmente, no âmbito de sua execução no tocante a sua ideia principal. Mais que o produto resultante desta atividade, os processos desencadeados durante o desenvolvimento do projeto proporcionaram ganhos valiosos a nível acadêmico, profissional e, sobretudo, humanístico.਀ A convivência com os moradores em situação de rua, a experiência adquirida, trouxe aos alunos, uma abertura maior para o entendimento de quem fica à margem do que consideramos civilizadamente correto, conhecer a motivação de cada a estar ali, é conhecer a aura que cerca cada indivíduo, o momento das gravações foi muito propicio para abrir um debate entre os próprios alunos.਀ Essas perguntas foram amplamente debatidas em sala, mediadas pelo avaliador do produto, os alunos expuseram os seus pontos de vistas, e expressaram de forma sintética os seus pensamentos sobre este assunto. A necessidade de trazer à tona um assunto como este, dada as circunstâncias e o período em que o documentário foi gravado (era o momento em que políticos estavam em campanhas eleitorais), o vídeo se tornou peça chave para acalorar debates políticos e sociais em sala de aula.਀ Em especial, todos os membros da equipe, que assumiram postura ativa, autônoma e proeminente durante todas as etapas e relataram ao final do processo quão importante foi para eles a experiência de viver um pouco o cotidiano jornalístico. Se uma atividade como esta fosse até então impossível para alguns, agora não é mais, e mais além o ganho experimental, de poder acertar e errar, construindo de forma conjunta diversos fazeres ético-sociais. Ainda puderam vivenciar no cotidiano, coletivamente, os resultados de seus esforços.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䜀䤀伀刀䜀䔀吀吀䤀Ⰰ 䌀愀洀椀氀愀㬀 䴀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 刀甀愀㨀 唀洀愀 焀甀攀猀琀漀 猀漀挀椀愀氀㼀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䘀愀瀀攀猀瀀Ⰰ 䔀䐀唀䌀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 䤀匀䈀一 㠀㔀ⴀ㈀㠀㌀ⴀ 㔀㄀㔀ⴀ㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 SOUZA, M, Aparecida, Transformações humanas: encontro, amor ágape e resiliência, São Paulo, Fapesp, EDUC, 2011, ISBN 85-314-1323-0਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀匀吀䄀Ⰰ 䄀⸀ 倀⸀ 䴀⸀ 倀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀㨀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀⸀ 䄀爀琀椀最漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀 倀氀愀渀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䄀琀攀渀漀  倀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 刀甀愀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀渀猀甀氀琀漀爀椀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀  唀一䔀匀䌀伀 攀 愀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀漀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 匀漀挀椀愀氀 攀 䌀漀洀戀愀琀攀  䘀漀洀攀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 刀攀瘀椀猀琀愀 嘀椀爀琀甀愀氀 吀攀砀琀漀猀 ☀ 䌀漀渀琀攀砀琀漀猀Ⰰ 渀먀 㐀Ⰰ 搀攀稀⸀ ㈀  㔀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㈀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ᰀ倠爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀ᴀ†䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀愀渀愀甀猀⸀愀洀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀ 䄀挀攀猀猀漀  ㌀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ᰀ匠攀挀爀攀琀愀爀椀愀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 搀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀ᴀ†䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀搀栀⸀最漀瘀⸀戀爀 䄀挀攀猀猀漀 ㈀㤀⼀ ㌀⼀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ᰀ匠攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 䨀甀猀琀椀愀Ⰰ 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 攀 䌀椀搀愀搀愀渀椀愀ᴀ†栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀攀樀甀猀挀⸀愀洀⸀最漀瘀⸀戀爀 䄀挀攀猀猀漀 ㌀ ⼀ ㌀⼀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀