ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00544</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Uma história de conduta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Alan Rodrigues de Lima (Faculdade Boas Novas); Raphael Henrique Cortezão (Faculdade Boas Novas); John Silva de Brito (Faculdade Boas Novas); Isabela Bastos Pio (Faculdade Boas Novas); Jaqueline Dias Cabral (Faculdade Boas Novas); Rosangela Brito Pereira Teles (Faculdade Boas Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornalismo, Ética, Deontologia, Código de Ética, Roteiro</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O referido trabalho tem como objetivo apresentar, o roteiro da minissérie televisiva "Uma história de conduta" que explora questões ligadas à ética e à deontologia no contexto do jornalismo. O produto foi elaborado como avaliação final da disciplina de Legislação e Ética em Jornalismo. A intenção foi ilustrar situações do cotidiano do jornalista que exigem decisões profissionais baseadas no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. O trabalho ratifica a importância do conhecimento do Código de Ética e contribui para conscientizar acadêmicos e profissionais sobre a necessidade do exercício do jornalismo de forma correta e ética.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Jornalismo tem como principal característica a velocidade de sua produção e enfrenta desafios no que tange a seu ethos de modo geral. Isso afeta o cumprimento do código deontológico para a profissão, afinal a notícia é um objeto de interesse público e universal. A moral e a ética são dois conceitos que possuem a mesma finalidade: auxiliar o indivíduo a distinguir o bem e o mal, o lícito e o ilícito, bem como a controlar o seu comportamento por meio de premissas que o levam a estar em harmonia com a sociedade e consigo mesmo. Contudo, as características particulares devem ser especificadas para, então, melhor entendermos o que é a deontologia. A moral define-se como um sistema de valores e princípios que orientam o comportamento dos indivíduos, com a finalidade de promover e manter a harmonia entre os membros de um grupo social, e conter e superar momentos de crise. De acordo com Vásquez (1915, p. 39), "a moral só pode surgir quando o homem supera a sua natureza puramente natural, instintiva, e possui já uma natureza social: isto é, quando já é membro de uma coletividade". Cada grupo social possui sua moral, que pode ou não ser compartilhada com outros grupos, e está sujeita a sofrer alterações. Já a ética se encontra em um âmbito mais reflexivo da moral. No campo profissional, o que direciona o comportamento do indivíduo no sentido de fazer o bem, de acordo com os valores morais de sua sociedade é a deontologia. Deontologia é a ética profissional. Ela "considera o aspecto moral do homem exercendo sua profissão. Essa parte da ética fixa-se especialmente o conteúdo e na honradez das atividades e trabalhos, comprometendo, desta forma, a própria profissão" (BRAJNOVIC, 1978, p. 76) e ajuda a definir direitos e deveres dos jornalistas. A proposta deste trabalho é evidenciar situações profissionais relacionadas à conduta ética do jornalista que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho. O local escolhido para desenvolver a minissérie foi uma redação jornalística.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é criar o roteiro de uma minissérie televisiva baseada nos conceitos aprendidos durante as aulas de Ética, Legislação e Deontologia. E por meio disto, desenvolver os textos de forma que abordem as questões éticas no contexto do jornalismo. A ideia inicial e mais importante do projeto foi a de que, qualquer que fosse o produto final, este, precisaria transmitir de forma prática algumas atitudes consideradas antiéticas. Partindo deste propósito inicial e norteador, tivemos como objetivos específicos: produzir três episódios de ficção televisiva seriada; criar um universo ficcional com locações, figurinos e maquiagem específicos; escrever um roteiro original; utilizar planos, trilha e montagem que aproximassem o espectador do que foi proposto. A proposta desenvolvida nos leva ainda a ter como intenção a divulgação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros; a conscientização de acadêmicos e profissionais sobre o correto exercício da profissão e por fim, suscitar o debate sobre deontologia do jornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornalismo deve ser entendido como uma atividade que requer criatividade e responsabilidade, pois envolve a construção da notícia para a sociedade. A informação transmitida de forma mal apurada pode trazer consequências para o jornalista, ao veículo de comunicação, aos envolvidos na matéria e ao público que recebe a notícia. Os artigos 3º e 4º do capítulo II do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que trata da conduta profissional do jornalista, afirmam que o exercício da profissão jornalística é uma atividade de natureza social e o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade nos relatos dos fatos, devendo pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação. A produção contemporânea do Jornalismo, ao operar num ritmo veloz, se insere numa perspectiva de rede, em que a mesma informação flui em diferentes mídias. Assim, o jornalista como homem de ação (TUCHAMN, 1993) assume as características da era individualista contemporânea, na qual as práticas profissionais ocorrem em acordo com o sistema midiático como um todo, modificando sua conduta ética para acompanhar o sistema midiático. Em um mercado competitivo é importante que o profissional faça constantes reflexões éticas no exercício de sua função, não se deixando levar pelas pressões da rotina acelerada. Essa atitude pode evitar a transgressão do Código de Ética contribuindo para a construção de um jornalismo sério, responsável e comprometido com a verdade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto foi formulado a partir dos ensinamentos aprendidos em sala de aula, e por pesquisa bibliográfica sobre conduta ética e moral no fazer jornalístico. O intuito foi de reportar aos telespectadores situações do cotidiano do jornalista que exigem decisões baseadas em princípios éticos. Com este objetivo, optou-se em dividir a minissérie em três capítulos, utilizando um roteiro que suscita questões éticas por meio das escolhas profissionais das personagens envolvidas. Foi realizada uma pesquisa sobre o Código de Ética para fundamentar as falas e cenas inseridas na minissérie. O processo de elaboração do roteiro envolveu reunião de discussão do tema, pesquisa referente ao Código de Ética e elaboração do roteiro. Neste ponto, a equipe tomou, sempre, o cuidado de esmiuçar bem as cenas para que, no momento da gravação houvesse o foco no maior número de detalhes. Outro fator importante levado em conta para a formatação do roteiro, foi a concordância dos textos para o meio televisivo, onde seria veiculado. O autor deve saber desde o início como adaptar seu texto para o meio, o que ele está tentando passar, como espera que o público se relacione com o material e se o que ele quer é possível do ponto de vista técnico e financeiro. (MCLEISH, 2001, p. 180) Após a finalização do roteiro, foram definidos os membros do grupo que dariam vida a cada personagem criado, para que o texto pudesse ser ensaiado antes do processo de gravação. Além da interpretação, foi indispensável o uso de recursos como efeitos sonoros e visuais e trilha musical, pois todo um conjunto de signos facilita a criação da expectativa quanto ao final da trama. Uma vez finalizados os ensaios, ocorreu o processo de gravação. Para produzir as imagens de Uma História de Conduta, contamos com a parceria da produtora Makro Vídeo e Som Manaus, que cedeu a sua sede para captação das imagens. No set, foram utilizados uma câmera digital (DSLR) Canon T3i com duas baterias, um microfone comum, iluminação de led para estúdio, travelling e chroma key. O conteúdo OFF foi gravado através de uma interface de áudio integrada no computador, pelo programa Sound Forge, porém todo o conteúdo (vídeo e som) foram editados no software de edição das imagens Adobe Premiere CC versão 2014. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A minissérie televisiva "Uma história de conduta" foi inspirada segundo os artigos do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Com o intuito de promover o amplo conhecimento sobre o Código, a minissérie, que possui sete personagens, apresenta o cenário de uma redação de um jornal televisivo, suas características e possíveis questões éticas que podem surgir a partir das matérias produzidas. O roteiro foi escrito por uma dupla e decupado em conjunto logo depois. Definimos que o ambiente para captação de imagens devia representar o mundo de uma redação jornalística, quais lugares poderiam ser locações interessantes para criar o universo da série. Chegou-se à conclusão de que uma produtora com escritório e estúdio se adequava melhor à construção da narrativa. Pela questão da facilidade de um dos integrantes da equipe trabalhar em uma locação do jeito que fora pensado, decidiu-se fazer as gravações na Makro Vídeo e Som em Manaus, localizada no conjunto Vieiralves. Iniciou-se logo após o processo de construção dos personagens e a definição de quem iria interpretá-los. Cada personagem da série ganhou uma ficha com características de personalidade, sugestões de figurinos, cabelo e maquiagem. Todos os figurinos foram do próprio acervo pessoal dos acadêmicos e a maquiagem ficou por conta da maquiadora Elianne Coelho. A questão principal da minissérie trata da relação misteriosa de uma jornalista (Júlia Brandão) com um vereador (Antônio Carlos). O vereador deseja prejudicar um deputado (Marcos Pereira) e, para isso, conta com o apoio de Júlia. Fascinada com a possibilidade de ascensão profissional, a jornalista cede às propostas e presentes do vereador e passa a desenvolver uma matéria, sem apuração, que acusa o deputado de corrupção. Ana Louise, jornalista que trabalha com Júlia, faz escolhas éticas completamente diferentes. Ela apura seu material com seriedade e dedicação, não se envolve com matérias compradas e busca trabalhar de maneira íntegra. A empresária e proprietária do grupo Ávila de Comunicação é a jornalista e empresária Elizabeth Ávila. Ela é uma mulher que busca uma conduta ética correta e exige isso de seus funcionários, sempre acompanhando o trabalho realizado por eles. O desenvolvimento da história envolve situações do cotidiano da redação do jornal Amazônia News, as escolhas feitas por cada personagem e as respectivas consequências, sempre na perspectiva da ética, suscitando reflexões sobre o tema. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A ética profissional do jornalista brasileiro, regida pelo código de ética, é um assunto de extrema importância e precisa ser amplamente discutido no ambiente acadêmico, para contribuir com a formação de futuros jornalistas. O compromisso com a ética é uma escolha individual, entretanto, possui consequências coletivas e que podem beneficiar ou prejudicar o processo de transmissão de informações à sociedade. A comunicação baseada na busca pela verdade é o que torna o jornalismo uma profissão com função social e de extrema relevância. Dentro do prazo de um mês conseguimos nos basear nos textos para produzir um roteiro baseado no que estudamos em sala de aula objetivando criar um universo ficcional plausível e com a finalidade de despertar a curiosidade do espectador. Pode-se afirmar que os objetivos foram atingidos, pois saímos em busca de produzir três episódios completos de uma minissérie televisiva de ficção. Por fim, acreditamos que desenvolver e produzir  Uma História de Conduta no contexto da disciplina, possibilitou a equipe uma experiência de crescimento pessoal, profissional e a reflexão sobre todos os conhecimentos obtidos em sala de aula na matéria de Legislação e Ética em Jornalismo, buscando abordar uma questão relevante para profissionais da área. A ética, especialmente relacionada à comunicação, é um tema de grande contribuição para a cidadania. É dever do jornalista construir e transmitir notícias de forma clara e verídica, baseando suas decisões profissionais no código de ética, buscando o interesse público como prioridade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRAJNOVIC, Luka. Deontologia periodista. 2ª edição ampliada e reestruturada. Pamplona: Ed. Universidad de Navarra, 1978<br><br>MCLEISH, Robert. Produção de rádio  Um guia abrangente de produção radiofônica. 4e. São Paulo: Editora Summus, 2001.<br><br>TUCHMAN, G. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, N (Org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1993.<br><br>VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Art Line, 1999.<br><br> </td></tr></table></body></html>