ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00549</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Acorda Manaus</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;IZAIAS GODINHO VIEIRA (FACULDADE BOAS NOVAS); YASMIN SOUZA (FACULDADE BOAS NOVAS); WELCON COSTA (FACULDADE BOAS NOVAS); REBECA SILVA (FACULDADE BOAS NOVAS); FERNANDA SANTOS (FACULDADE BOAS NOVAS); CLEDIONE MOURA (FACULDADE BOAS NOVAS)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Radiojornal, jornalismo, regional, prática rediofônica, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa "Acorda Manaus" é um produto radiofônico, que visa difundir a cultura regional por meio de um programa de radiojornalismo. Que faz alusão à cultura regional do Amazonas, com a proposta de atender ao público manauara, promovendo a interatividade, através de um jornal diferenciado como forma de atrair os ouvintes, em especial o público jovem. Este projeto foi desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social- Jornalismo da Faculdade Boas Novas e possibilitou os estudantes vivenciarem a rotina jornalística de elaborar, produzir e apresentar um programa produzido nos estúdios da própria faculdade, onde se desenvolveu várias etapas deste projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção jornalística no rádio envolve várias etapas e um trabalho de co-dependência entre os envolvidos. O texto informativo presente neste meio de comunicação é simplificado para que o ouvinte possa entender integralmente às notícias, de forma rápida e clara. O presente trabalho foi solicitado na disciplina de Introdução ao Jornalismo no segundo período da Faculdade Boas Novas, Manaus, AM. Tem como objetivo descrever o processo de construção do programa laboratorial de rádio "Acorda Manaus". Contam-se os métodos utilizados para seu desenvolvimento, o que é um programa de rádio, e em quê está baseado. Para elaborá-lo, foi feita uma pesquisa acerca do que é um programa de rádio, o que está faltando para os jovens ou até mesmo os adultos atentar às informações que norteiam nosso país. É uma forma de noticiar, porém, usa-se apenas a voz e a escrita. Deve-se fazer a pauta e depois a locução. Para desenvolvê-lo foi necessário escolher o gênero da rádio. Entre eles são, Gênero de variedades, popular, informativo, esportivo e humorístico. É claro que não é necessário utilizar apenas um dos gêneros, mas é uma forma de classificá-lo. Optou-se pelo gênero informativo e popular, pois o programa "Acorda Manaus", tem como principal objetivo informar os ouvintes sobre a cidade de Manau de uma forma diferente, e também não direcionado apenas público jovem. Entre as informações estão, trânsito, músicas, entrevistas, quadro de humor, dicas de cinema entre outros.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa "Acorda Manaus" irá desenvolver as técnicas jornalísticas do Rádio, e apresenta ao público matinal a notícia de uma forma diferente. Têm-se como um dos objetivos o fornecimento de vários blocos de interesse, como "Dicas de Profissões" que auxiliará pessoas com dificuldades de realizar a escolha certa para o seu futuro. Neste projeto tem-se a oportunidade de participar de todas as etapas de produção de um programa de rádio. Os objetivos específicos são: 1. Capacitar os alunos na construção de pauta em um radiojornal, passando pela reportagem até chegar à locução. Outras etapas também foram consideradas: a montar o espelho e o roteiro seguido pelos locutores. Além de aprimorar os alunos na dicção e desenvoltura diante de uma estrutura de rádio. 2. Usar os recursos jornalísticos do rádio para transmitir informações relevantes a um determinado segmento da sociedade, no caso, para pessoas que estavam saindo de casa ou chegando no trabalho, faculdade, consulta médica ou até mesmo ao procurar e um emprego.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa "Acorda Manaus" busca incentivar a cultura regional por meio da rádio, passando para o ouvinte uma forma diferente de receber a informação. A ideia central é resgatar a valorização dos talentos da terra. A forma dos amazonenses se comunicar é diferente de outras partes do país, em cada canto da Amazônia tem um marco cultural. Parte dessa herança cultural sobrevive ao tempo, e outra parte ganha novas formas com a incorporação de novos costumes e crenças. Nesse processo de fusão, a cultura indígena deu lugar aos costumes de outros povos, desde o início da colonização, como afirmava Samuel Benchimol (pag. 17,2009): Esses valores culturais foram sendo incorporadas, por via de adaptação, assimilação, competição e difusão, novas instituições, instrumentos, técnicas, incentivos e motivações transplantados pelos colonizadores e povoadores. Entre eles: portugueses, espanhóis, em particular, europeus, com algumas contribuições africanas, semíticas e asiáticas, além de novos valores aqui aportados por migrantes nordestinos e de outras regiões brasileiras. (BENCHIMOL, pag. 17; 2009) A cultura é uma ferramenta que pode permitir a projeção do ser regional como elemento essencial à construção de uma nova sociedade, onde todos podem falar a qualquer momento. Dessa forma, influenciado, o amazônida também pode influenciar. O programa sustenta essa visão de que o homem regional pode apresentar ao mundo os valores regionais, influenciando quem o influencia. Sobre o formato do programa, trata-se de temas variados. O formato de um programa vai além da escolha das músicas que serão transmitidas. Segundo Carl Hausman et al. (pag. 07, 2010), a técnica para defini-lo "pode ser expressa como produção, personalidade e programação". Ou seja, o formato que define uma programação vai além um simples conjunto de músicas. É necessária uma avaliação do segmento de público que se espera ter como ouvintes, neste caso não tem-se um público específico, é aberto para jovens e adultos. Os autores consideram ainda que "os formatos de rádio desfrutam de uma vantagem especial no mundo da mídia porque alcançam de modo confiável um público identificável" (idem, pag. 09). Nesse sentido, o programa "Acorda Manaus" tem aspecto informativo e de entretenimento trazem em cada bloco matérias e dicas para determinado tema, que interessem o público de forma geral, esses que saem de casa para ir para o trabalho,escola, faculdade e até mesmo a procura de um emprego. Por fim, o programa foi pensado para o rádio por ser um veículo de fácil acesso, amplamente utilizado pela população e traz uma grande proximidade com o ouvinte, pois, conforme McLuhan, o rádio é tambor tribal da atualidade: O rádio afeta as pessoas, digamos, como que pessoalmente, oferecendo um mundo de comunicação não expressa entre o escritor locutor e o ouvinte. Este é o aspecto mais imediato do rádio. Uma experiência particular. As profundidades subliminares do rádio estão carregadas daqueles ecos ressoantes das trombetas tribais e dos tambores antigos. Isto é inerente à própria natureza deste meio, com seu poder de transformar a psique e a sociedade numa única câmara de eco. (MCLUHAN, 1964, pp. 336-337)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa ''Acorda Manaus'' teve o objetivo de divulgar informações relevantes a população de Manaus, assim, gravar entrevistas de situações reais, através de pesquisas, apuração, pautas, reportagens e etc. Mantendo um diálogo com entrevistados e garantir a compreensão dos ouvintes a cerca dos assuntos oferecidos no programa. A entrevista, em todos os seus tipos e modelos, é formalmente um diálogo que representa uma das fórmulas mais atraentes da comunicação humana. Produz-se uma interação mútua entre o entrevistado e o entrevistador, fruto do diálogo. Esta interação  natural na comunicação humana a nível oral  exerce um efeito de aproximação no ouvinte, que se sente incluído no clima coloquial, ainda que não possa participar (PRADO, 1985p. 57). Sabemos que com a chagada da Tv, internet, blogs, portais e etc, a rádio ainda contribui para preencher qualquer espaço na sociedade em questão de comunicar, com informações relevantes, notas, entretenimentos, como músicas que atrai o público jovem. E assim, mostrar que conteúdos radiofônicos são, sim, importantes. O presente trabalho visa estritamente investigar os hábitos de consumo de conteúdos radiofônicos por um grupo de ouvintes não contemplado pelos estudos de recepção no país: jovens estudantes de Jornalismo, que nos próximos anos aspiram assumir o importante papel de mediadores sociais, levando informação ao grande público. Espera-se, com isso, apontar tendências nos usos da mídia sonora e contribuir para preencher ao menos uma pequena parte da lacuna existente nesse campo de pesquisa(KISCHINHEVSKY, 2008, p. 5). Os métodos de elaboração do "Acorda Manaus" seguiram as etapas de montagem de um radiojornal com duração de 15 minutos. Em todo processo foi seguido o conceito básico de radiojornalismo, informar para formar, e fazendo o uso do entretenimento como meio de quebrar a formalidade, o projeto trouxe uma maneira descontraída de fazer notícia, com quadros interativos que atingissem o objetivo que é a conquista dos corações dos ouvintes. Esta foi a base que desenvolveu o conteúdo do programa. O rádio com caráter informativo "aprofunda e contrapõe ideias e opiniões com facilidade e orienta as massas urbanas como o cão de um cego.", diz Meditsch (p.31, 2007). A começar pelo título do programa, os idealizadores gostariam de transmitir em seu título a ideia matinal e também regional. Ao juntar o verbo ''acordar'' ao nome da capital do Amazonas, onde seria transmitido o programa, surgiu a nomenclatura ''Acorda Manaus''. A elaboração e a produção do "Acorda Manaus" seguiu os princípios de montagem, com uso de notas: notícia de um fato importante caracterizada pelo uso de sua brevidade, reportagens: textos jornalísticos mais aprofundados e de caráter sendo descrito pela narrativa, impessoalidade e descrição do ambiente noticiado, notícias: texto caracterizado pela sua efemeridade e por ser não-literário, dicas: sugestões de filmes, trajetos e músicas e entrevistas. O intuito de gerar identificação com o público local, foi suprido ao informar os melhores trajetos no transito, o uso de gírias da região como: ''busão", "maninho","enxerido" e atingido também, dessa forma, a coloquialidade esperada. Mas o conteúdo pôde ir além das fronteiras da Amazonia, ao abordar assuntos como as eleições americanas, na escolha das músicas de artistas nacionais e internacionais e dados sobre os filmes que estão em alta. Optou-se por enxergar a melhor maneira de fazer o uso dos equipamentos disponíveis e a relevância do seu fim, para que o programa cumprisse a missão de além de informar e entreter, formar pensadores "E é somente assim, permanecendo à margem de qualquer estrutura ou meio, que os seus princípios e linhas de força podem ser percebidos. Pois os meios têm o poder de impor seus pressupostos e sua própria adoção aos incautos. A predição e o controle consistem em evitar este estado subliminar de transe narcísico. Mas o melhor adjutório para este fim consiste simplesmente em saber que o feitiço pode ocorrer imediatamente, por contato, como os primeiros compassos de uma melodia. Passagem para a Índia, de E. M. Forster, é um estudo dramático da inabilidade das culturas orientais, intuitivas e orais, de assimilar e compreender os padrões de experiência europeus, racionais e visuais. Para os ocidentais, há muito tempo, "racional", naturalmente significa "seqüência uniforme e contínua". Em outras palavras, confundimos razão com instrução letrada e racionalismo com uma tecnologia isolada. Dessa forma, na era da eletricidade, o homem parece tomar-se irracional aos olhos do ocidental comum. No romance de Forster, o momento da verdade e da desalienação do transe tipográfico ocidental ocorre nas Cavernas Marabar. A força de argumentação de Adela Quested não pode medir-se com o campo de ressonância total e inclusiva que é a Índia. Depois das Cavernas, "a vida continuou como sempre, mas sem conseqüências, isto é, os sons não tinham eco nem o pensamento se desenvolvia. Tudo parecia cortado pela raiz e infectado de ilusão". Passagem para a Índia (a expressão é de Whitman, que viu a América marchando para o Oriente) é uma parábola do homem ocidental na era da eletricidade e só incidental-mente se refere à Europa ou ao Oriente." (MARSHAL, 1947 p. 31) Quanto ao equipamento utilizado: Mesa de som, analógica, onde se permite a mistura dos sons que por ela é captado, podendo assim regular volumes e fazer as devidas equalizações e balanços, para que o resultado esperado fosse obtido. Placa de som externa de dois canais, que é necessária para realizar a conversão dos sinais sonoros digitais gerados após a captação dos com. Um microfone condensador (profissional de emissora), para haver uma melhor captação, podendo se ouvir detalhes concentrando no objeto a ser equalizado. Gravador digital com microfone externo. Além das referências e dos equipamentos que foram utilizados, a orientação dada pelo docente foi fundamental para a desenvoltura de cada apresentador, desta forma, apresentado o resultado final com excelência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como forma de avaliação parcial da disciplina de Introdução ao Jornalismo, referente ao segundo período do curso de Comunicação Social-Jornalismo, da Faculdade Boas Novas, a produção do programa laboratorial "Acorda Manaus" foi uma atividade proposta pela professor Cledione Moura, aos graduandos. A atividade foi realizada no final do mês de novembro e finalizada na segunda semana do mês de dezembro, período próximo à data de 25 de dezembro, em que se comemora o Natal. Para a produção na disciplina, desde o início do semestre, os 40 alunos da turma foram divididos em quatro grupos de sete alunos. Cada um desses grupos definiu para qual público, ou seja, o segmento da população para o qual as notícias, dicas e reportagens seriam direcionadas. Após esta definição, foram delimitadas as funções em regime de revezamento: locução, reportagem, redação e produção, onde cada aluno da equipe pôde desenvolver a habilidade na qual fora destinado a estar. Nas gravações e montagem do trabalho, os alunos utilizaram o laboratório da faculdade (estúdio). O espaço é destinado às atividades do Curso, aonde foram realizadas as gravações para haver melhor captação, umas vez que o local é um ambiente controlado propício a estes tipo de trabalho. O "Acorda Manaus" é formado por três blocos dois intervalos, que totalizam uma duração de quinze minutos (15') no ar. O primeiro bloco traz informações sobre o trânsito da cidade, ao passo que a repórter descreve a situação do transito nas principais avenidas da cidade, também dá dicas de como o ouvinte pode chegar da melhor maneira ao seu destino. No primeiro bloco há também a apresentação de uma música internacional de estilo avulso e que esteja em auge nos principais canais e revistas, para abranger e conquistar o publico. O boletim de notícia também faz parte do primeiro bloco, onde se é apresentado os principais destaques da cidade, e interatividade. A segunda parte começa com quadro voltado para o mundo acadêmico, com dicas de redação com a entrevista exclusiva feita com um professor que capta o publico acadêmico e do colegial , quadro sobre profissões assim também solucionando dúvidas de muitos pré-vestibulandos sobre as profissões, boletim de notícia e música desta vez, apresentando um artista que represente o que esteja em auge nacional. No terceiro bloco tem-se música, notícias sobre o esporte, dicas de cinema e encerramento com mensagem regional seguido de música. O intuito do projeto é informar questões que sejam de interesse aos que situam na região Norte , seja com informações de cunho regional, nacional ou internacional, buscando a abrangência de conteúdo. Mas também é apresentar entretenimento, como as músicas e as dicas de filmes, sempre em busca de despertar a atenção de diferentes públicos mas sempre não negligenciando o que é de riqueza cultural aos olhos manauaras. A equipe realizadora do programa "Acorda Manaus" procurou realizar a missão de não usar de maneira avulsa o que seria um grande instrumento de renovação das mentes, e visou não apenas fazer um programa para aquisição de nota acadêmica, mas um meio de influenciar, principalmente o público de classe mais baixa a busca pela informação e cultura. E em razão disso se dá a explicação de ser um programa totalmente eclético e cheio de variedades. Com um tom informal na fala dos apresentadores, pode-se transmitir uma linguagem leve e se é possível gerar um contato maior junto ao público. A logomarca do program é um relógio sobre um rádio e o abaixo, o título contendo o nome do programa. Para que a ideia de que é um programa matinal, pudesse ser elevada em sua logomarca. Fazendo o uso de das cores azul, amarelo e branco, demonstrando singeleza e sem que houvesse poluição visual. O projeto visou mudar o paradigma de que os programas de rádio estão ultrapassados, ao apostar com temas tão jovens e relevantes o formato que já está tão usado. Utilizando-se de métodos que outrora estivesse cristalizado, trazendo à tona a jovialidade de conteúdos : Assim como Selye trata da situação ambiental total em sua teoria da doença baseada no stress, assim as mais recentes abordagens ao estudo dos meios levam em conta não apenas o "conteúdo", mas o próprio meio e a matriz cultural em que um meio ou veículo específico atua, O antigo desconhecimento dos efeitos sociais e psicológicos dos meios pode ser ilustrado praticamente por qualquer um dos pronunciamentos oficiais. Ao aceitar um grau honorífico da Universidade de Notre Dame, há alguns anos, o Gen. David Sarnoff declarou o seguinte: "Estamos sempre inclinados a transformar o instrumental técnico em bode expiatório dos pecados praticados por aqueles que os manejam. Os produtos da ciência moderna, em si mesmos, não são bons nem maus: é o modo com que são empregados que determina o seu valor." Aqui temos a voz do sonambulismo de nossos dias. É o mesmo que dizer: "Uma torta de maçãs, em si mesma, não é boa nem má: o seu valor depende do modo com que é utilizada." Ou ainda: "O vírus da varíola, em si mesmo, não é bom nem mau: o modo como é usado é que determina o seu valor." E ainda: "As armas de fogo, em si mesmas, não são boas nem más: o seu valor é determinado pelo modo como são empregadas." Vale dizer: se os estilhaços atingem as pessoas certas, as armas são boas; se o tubo de televisão detona a munição certa e atinge o público certo, então ele é bom. Não estou querendo ser maldoso. Na afirmação de Sarnoff praticamente nada resiste a analise, pois ela ignora a natureza do meio, dos meios em geral e de qualquer meio em particular, bem no estilo narcisístico de alguém que se sente hipnotizado pela amputação e extensão de seu próprio ser numa forma técnica nova" (MEDITSH 2007, p. 25). O processo de criação não foi pesaroso ou enfadonho, mas aconteceu naturalmente pelos docentes, onde houve a contribuição de cada um na concepção do projeto de maneira em que houvesse a ''tempestade de ideias'', ponde foi viável tornar o ''Acorda Manaus'' um projeto construído através da unidade e contribuição de cada aluno presente na equipe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O rádio é um meio de comunicação que pode ser utilizado para vários fins: informar, entreter e divulgar. Por esse motivo, quando se pensa no conteúdo de um programa, este deve ser pensado de acordo com o interesse do público, por isso que o intuito de suprir a necessidade e a escassez de programação local, para permitir a valorização do trabalho desenvolvido por artistas e profissionais, regionais. O "Acorda Manaus" é um programa que tem como objetivo principal levar informação aos seus ouvintes, de uma forma dinâmica e diferente de todos os outros. A ideia de criar o programa para este segmento é de grande importância visto que na atualidade as programações das rádios seguem um viés predominantemente musical. A elaboração, produção e apresentação do programa, durante a disciplina de Introdução ao Jornalismo, proporcionaram aos acadêmicos do curso vivenciar na prática todos os processos que são envolvidos no desenvolvimento de um programa jornalístico no rádio: "a busca constante de informação qualificada, séria, apartidária, honesta, fiel e abrangente deve ser objeto de qualquer veículo que tenha como finalidade social a prestação de serviços"(BARBEIRO, 1946, p.12) O método de ensino-aprendizagem da disciplina de Introdução de Jornalismo, através do programa, foi marcado pela prática e pelas experiências, tanto individuais quanto em grupo. Além disso, muitos alunos puderam conhecer e refletir sobre a área jornalística (impresso, rádio, telejornal, web, etc.) que querem focar e se aperfeiçoar. Por isso a importância dos estudantes vivenciarem uma linha jornalística como o jornalismo radiofônico. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARBEIRO, Heródoto. Manual do radiojornalismo, Rio de Janeiro:Campus, 1946<br><br>HAUSMAN, Carl, Rádio Produção, Programação e Performance, 2010<br><br>MCLUHAN, Marshall. Os meios de Comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.<br><br>ALFARO, Rosa Maria et al in MATA, Maria Cristina (org). Mulher e rádio popular. São Paulo: Paulinas, 1997.<br><br> </td></tr></table></body></html>