ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00567</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;SUMA HAITI</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;THAYNA DE SOUZA RODRIGUES (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE); EVERSON ALEXANDRE DA SILVA SANTIAGO (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE); ALEX KEN OTANI (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Haiti, obrigado, Comunicação, Manaus, imigrante</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho desenvolvido demonstra o processo de uma campanha publicitária institucional de cunho social, com a finalidade de captar a atenção da população manauara sobre a integração dos imigrantes haitianos, na cidade de Manaus. Visando uma imagem com aspecto de igualdade e participação na identidade cultural e social. Através do briefing, analisando o problema, realizamos uma pesquisa de campo para verificar se o problema analisado era real. Elaboramos um planejamento estratégico de curto prazo com soluções para responder aos problemas de comunicação do cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi realizada uma campanha institucional com a finalidade de abordar a atenção da população manauara sobre a integração dos imigrantes haitianos, na cidade de Manaus. Visando uma imagem com aspecto de igualdade para com todos e participação na identidade cultural e social. O público-alvo é definido em ambos os sexos, com idade a partir de 18 a 70 anos, Classe social B e C, residentes na cidade de Manaus. Através da campanha, temos informações na finalidade de reverter à imagem no qual a população possui dos imigrantes haitianos. Mostrando que esta integração traz benefícios na agregação de valores para sociedade. A campanha tem veiculação de três meses corridos e tem por finalidade a consciência social como o princípio de que o homem entende as necessidades do próximo e pretenda cooperar através de diversos mecanismos sociais, juízos morais que podem refletir valores ou normas sociais. A prefeitura de Manaus visa oferecer aos imigrantes haitianos oportunidades para um melhor modo de vida, na capital. Fortalecer a imagem da prefeitura como acolhedora, fazendo jus ao seu slogan  sempre ao seu lado . Transmitindo informações na finalidade de reverter à imagem, no qual a população manauara possui pelos imigrantes haitianos. Mostrando que esta integração traz benefícios na agregação de valores para sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha tem como objetivo geral a integração dos haitianos na sociedade Manauara e com o objetivo de oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos. Nossa campanha se trata principalmente de inclusão social de outra cultura e etnia na cidade de Manaus, trazendo a emoção como ponto forte para passar a mensagem. Mostrando novas oportunidades de sustento de vida, mostrando também a preocupação da socialização dos imigrantes na cidade e agregando valores a sociedade Manauara.  Vidas refeitas no Brasil A quebra do preconceito - quando imigrantes chegam ao Brasil, a população em grande parte, sempre os retrata como pessoas que vão tomar empregos dos brasileiros, a partir deste fato inicia-se o preconceito. No qual, muitas vezes é construído de forma problemática desde a infância. Em Manaus, houve um caso de xenofobia muito grave, no começo de 2010 quando haitianos refugiados começaram a residir na cidade. Enfrentaram muitas dificuldades em se adaptar, logo conseguiram se estabilizar, entretanto o preconceito ainda os rodeia, mesmo depois de aproximadamente 6 anos. Nosso objetivo com a campanha é sensibilizar o público ambos os sexos, com idade a partir de 18 a 70 anos, Classe social B e C, residentes na cidade de Manaus mostrando que os imigrantes haitianos estão contribuindo para agregação de valores na sociedade manauara. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A imigração haitiana no Amazonas teve início no ano de 2010, passando a ser evidenciada logo após o grande terremoto que abalou seu País de origem, em particular, a capital Porto Príncipe. Muitos imigrantes haitianos seguiram para a capital Manaus, em busca de uma oportunidade, porém, tiveram que enfrentar certas dificuldades como o relacionado ao idioma e à cultura, entretanto, a necessidade fez com que eles se adaptassem à nova realidade, conseguindo emprego e aprendendo um novo idioma, o português. Infelizmente, poucos haitianos tiveram boas-vindas de fato, sofrendo a discriminação e o preconceito, sua receptividade não levou em conta que, grande parte desses seres humanos são graduados e pós-graduados, conseguindo mesmo com sacrifício, emprego ou subemprego. Com base nesse cenário, resolvemos criar uma campanha para mostrar o lado humano do imigrante, evidenciando seu histórico de vida, desde sua saída de casa para novas aventuras, até conseguir sua estabilidade em Manaus, nosso vídeo publicitário mostra o depoimento em  crioulo haitiano , pensando justamente em deixar o depoente à vontade para falar e tentar criar um ambiente familiar, visto que o conteúdo seria efetivamente sobre sua vida. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para dar conta da composição das categorias de analise para o cumprimento dos objetivos definidos nesta pesquisa, será necessário abordar alguns aspectos teóricos que circundem primeiramente, a propaganda.  A publicidade e a propaganda se caracterizam principalmente pela persuasão, ou ato de convencer com argumentos (verdadeiros ou não), as pessoas sobre qualquer assunto . (Marcio Carbaça Gonçalez, 2008, página 7). Comunicar é o ato de transmitir e receber mensagens por meio da linguagem falada ou escrita, de sinais, de ideias, de comportamentos a um ou mais receptores. A comunicação é inerente ao ser humano e se processa a todo instante, em qualquer lugar. Uma comunicação eficaz e hábil é a base do sucesso para qualquer atividade profissional. O destaque da palavra AÇÃO faz sentido na medida em que você compreender que a comunicação não é um fenômeno por si só. Ela só acontecerá se você efetivamente agir; ou melhor, se você realmente emitir uma mensagem para alguém. (Como elaborar campanhas promocionais. SEBRAE/MG -- Pág. 15) O processo de briefing ocorre todas as vezes que uma informação vai de um ponto para outro, ou seja, de uma pessoa para outra, de uma empresa para outra, e seu propósito é assegurar a passagem da informação correta entre todos os pontos da cadeia que leva o objetivo do anunciante à mente (e ao bolso) do consumidor. Isso significa levar a informação certa para outra pessoa certa na hora certa, da maneira certa e com o custo certo. O sucesso ou fracasso dessa operação depende, é claro, de saber o que é certo no contexto, pois o que é certo para uma situação pode não ser o certo para outra. (RAFAEL SAMPAIO - Propaganda de A à Z - pág. 284). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de realização do filme publicitário foi realizado em quatro etapas, sendo elas: 1) Brainstorming sobre as possíveis locações e personagens. 2) Realização do roteiro e storyboard, elencando as principais cenas, depoimento em crioulo haitiano, lettering, e logo da campanha encerrando o vídeo 3) Produção do vídeo em diferentes locações de Manaus, tais como o bairro Tancredo Neves e Largo de São Sebastião, e entrevista captada com um imigrante Haitiano que solicitou que sua identidade não fosse revelada. 4) Por fim, a edição e a pós-produção, realizando a escolha e manipulação das imagens, sincronizando imagem  depoimento  trilha. 5.1 MATERIAL UTILIZADO Câmera de Captação: Canon T3i Software de Edição: Adobe Premiere Iluminação: Luz natural com auxílio de rebatedor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Muitos imigrantes haitianos que vieram para a cidade de Manaus, tiveram que enfrentar a discriminação e o preconceito, por isso, nosso objetivo com a campanha foi o de sensibilizar o público de que a integração dos haitianos na sociedade Manauara, longe de tirar empregos, enriquece a nossa sociedade com a diversidade cultural adquirida. Na produção do VT pudemos aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula, em uma atividade prática, e que apesar das diversidades encontradas, nossa motivação foi sempre maior do que nossa frustração. Todo o processo de criação do filme publicitário nos rendeu uma experiência de extrema satisfação, pois trabalhar para derrubar o preconceito e agregar valores aos imigrantes haitianos, nos possibilitou desmistificar a concepção errônea de que estão invadindo nossa cidade e tomando empregos da população local, mas que eles estão na verdade trazendo maior diversidade cultural, criando vínculos e laços para que possamos crescer juntos e fortes para uma nação mais íntegra. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARRETO. Tiago Vende-se em 30 segundos: manual do roteiro para filme publicitário. São Paulo: Editora Senac São Paulo,2004 <br><br>ELIN, L., e A. LAPIDES. O Comercial de Televisão - Planejamento e Produção. São Paulo: Bossa Nova, 2006.<br><br>GONÇALEZ, Marcio Carboça, Publicidade e propaganda /Marcio Carboça Gonçalez  CuritibaPR: JEDSE Brasil, 2012.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009<br><br> </td></tr></table></body></html>